Acadêmicos da Univali vencem competição de nautidesign
28.08.2023
A equipe Aegir, formada por cinco acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), foi uma das vencedoras do Desafio Universitário de Nautidesign – Duna. Os estudantes desenvolveram e construíram um modelo funcional, em escala reduzida, de uma embarcação do tipo rebocador e conquistaram o primeiro lugar na categoria Li-Ion Universitário. A competição ocorreu em Joinville (SC), entre os dias 21 e 26 de agosto.
O professor Jhonatan Acácio Silva, que orientou os acadêmicos ao longo de todo o processo de fabricação do barco, destacou que a embarcação feita pelos estudantes da Univali conquistou uma excelente estabilidade, fator que a fez superar os adversários de sua categoria.
“Embora o modelo não fosse o mais forte ou o mais veloz, mostrou-se o mais resistente cumprindo todas as etapas sem quebrar. Este resultado demonstra que o processo construtivo, adotado pelos nossos alunos, foi realmente muito bom", comemora o professor.
A equipe Aegir representou a única Universidade não pública presente na competição, sendo também o único grupo formado exclusivamente por alunos da Engenharia Mecânica. “Os estudantes, vinculados a Escola Politécnica, competiram com outras seis equipes inscritas na mesma categoria, formadas por adversários vindos de cursos de Engenharia Naval de universidades públicas", observou o docente.
Esta é a quinta edição que alunos da Univali participam do Duna, sendo que a equipe deste ano atuou no projeto desde fevereiro, com atividades de construção e testes da embarcação. O grupo foi composto pelos estudantes Caio Fernando Nunes (capitão), Otavio Schuaigert Proche (tenente), Gustavo Orthmann da Costa (piloto), Samuel do Amaral Machado e Evelyn Coelho Dias.
Sobre o Duna
O Desafio Universitário de Nautidesign - Duna é um projeto criado pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, campus Joinville. A competição universitária, que é inédita no Brasil e tem abrangência internacional, estimula os universitários a desenvolver um modelo de embarcação do tipo rebocador, numa escala reduzida e funcional.
Os modelos construídos pelas equipes inscritas são submetidos a uma série de provas, que ocorrem em vários dias, a fim de avaliar a qualidade de seu projeto e construção. O objetivo da iniciativa é incentivar a geração de inovações na área de engenharia naval e estimular a interação entre os acadêmicos da área, sobretudo a naval.