• Plataforma ON
  • contato@comunitarias.org.br

Consórcio das Universidades
Comunitárias Gaúchas: COMUNG

O maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul

Em 1993, um grupo de instituições comunitárias do Rio Grande do Sul firmou um Protocolo de Ação Conjunta, constituindo o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG. 

Implantado oficialmente em 27 de abril de 1996, o COMUNG é formado por 14 Instituições de Ensino que representam uma verdadeira rede de Educação, Ciência e Tecnologia abrangendo quase todos os municípios do Estado e prestando relevantes serviços de interesse comunitário, com destaque para a educação e a saúde. 

As IES Comunitárias, criadas pela sociedade civil e pelo poder público local, são reconhecidas pelas comunidades regionais como um importante fator de desenvolvimento, constituindo-se de um patrimônio público. Sem fins lucrativos, com gestão democrática e participativa, são autênticas instituições públicas não estatais. Em 2013, as Instituições Comunitárias lograram a aprovação da Lei nº 12.881, que dispõe sobre a definição, qualificação, prerrogativa e finalidades dos ICES. 

Hoje, o COMUNG representa uma série de conquistas para as instituições nas suas diversas áreas de atuação: ensino de graduação e de pós- graduação; pesquisa; extensão; gestão; tecnologia, inovação e empreendedorismo; e Políticas Públicas para Educação e Saúde, entre outras, com parcerias históricas e efetivas.