Projetos de extensão
314 registro(s) encontrado(s)
A arte contemporânea como prática sensível.
Contribuir para que os participantes do projeto se reconheçam como produtores de mudança social, através do envolvimento artístico que articula uma participação
relevante e ativa do ser na comunidade que pertence.
A coleta de recicláveis como instrumento de desenvolvimento social e educação ambiental (Proesde)
Busca mobilizar os catadores de recicláveis para que desenvolvam seu trabalho com maior segurança e eficiência econômica e objetiva colaborar para a redução dos resíduos sólidos, educando a população sobre a importância da coleta seletiva.
O projeto busca identificar, mobilizar e capacitar os trabalhadores da coleta e seleção de materiais recicláveis para a gestão de seu negócio. Ao mesmo tempo, busca mobilizar a sociedade civil por meio de um projeto em escolas, enfatizando a importância da separação adequada dos materiais e maximização das oportunidades de desenvolvimento sustentável para aqueles que trabalham com recicláveis. Tem sido replicado em seis municípios do Alto Vale do Itajaí: Rio do Sul, Presidente Getúlio, Ituporanga, Leoberto Leal, Taió e José Boiteux. Para mais informações sobre o projeto, basta acessar: Acadêmicos e professores do Proesde produzem material para sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da reciclagem.
A Educação Ambiental e a Preservação da Reserva do Aguaí em escolas do Território Paulo Freire II.
Possibilitar o envolvimento da comunidade escolar em ações que visem à integração da Reserva Biológica Estadual do Aguaí no contexto educacional, em escolas existentes no Território Paulo Freire II, buscando contribuir para o desenvolvimento de posturas e ações compatíveis com a preservação e conservação dos recursos naturais.
A Formação de professores e o currículo base do território catarinense no município de Bocaina
A Formação de professores e o currículo base do território catarinense no município de Bocaina do Sul/SC
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos#conteudo
A linguagem teatral como formadora na comunicação verbal e corporal dos estudantes.
Aplicar métodos teatrais de comunicação verbal e corporal, a fim de auxiliar a formação do discente na sua vida acadêmica e/ou profissional que virá a posteriori;
A preservação de recursos hídricos (Proesde)
O projeto objetiva sensibilizar a comunidade local sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. Ainda, colabora para a aquisição de conhecimentos técnico-científicos e geração de ações transformadoras, por meio da Educação Ambiental.
O monitoramento ambiental dos recursos hídricos é de fundamental importância para um desenvolvimento efetivamente sustentável, com o objetivo da preservação dos recursos naturais para as gerações futuras. A gestão ambiental é uma ferramenta que possibilita o gerenciamento dos recursos naturais, monitoramento da interação com o meio ambiente e a identificação de problemas para o desenvolvimento de ações preventivas e corretivas. Tem sido replicado em dois municípios do Alto Vale do Itajaí: Leoberto Leal e Alfredo Wagner. E será estendido para Vitor Meireles, Presidente Getúlio e José Boiteux. Conheça mais sobre o projeto em nossa página: Projeto de Intervenção (Proesde/SED) propõe o monitoramento para preservação dos recursos hídricos.
Abrindo caminhos para o ensino superior: explorando a física por meio de questões do Enem.
Auxiliar os estudantes de ensino médio de escolas públicas da região no preparo para o ENEM por meio do aprofundamento do conteúdo explorando questões do próprio
ENEM.
Academia Escola de Musculação.
As atividades vivenciadas no projeto Academia Escola Unochapecó proporcionam aos usuários qualidade de vida e saúde, e aos alunos/bolsistas condição de integração, desenvolvimento, conhecimento e intervenção profissional com os usuários, criando o espaço e tempo de ensino-aprendizado e de interrelação teoria-prática, como possibilidade qualificação da formação acadêmica e profissional humana.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Acervo de rochas do Estado de Santa Catarina
É voltado à sociedade de maneira geral que tiver interesse em conhecer um pouco sobre a gênese das rochas e sua distribuição na superfície, principalmente no estado de Santa Catarina.
Consiste em três ações: Projeto Cobertura do Estado; Evento de “Inauguração do Acervo de Rochas do Estado de Santa Catarina; e Projeto “Conhecendo a História Do Mar ao Deserto”.
Clique aqui para mais informações sobre o Acervo de rochas do Estado de Santa Catarina.
Ações de continuidade da Feira de Economia Solidária da Unesc (FES-UNESC)
Ações de continuidade da Feira de Economia Solidária da Unesc (FES-UNESC) em contexto de Pandemia e pós-pandemia do COVID-19.
Contribuir com a continuidade da Feira de Economia Solidária da Unesc (FES/UNESC) em contexto de Pandemia e pós-pandemia do COVID-19.
Água Viva: do recurso ao patrimônio
As atividades envolvem cursos de capacitação, oficinas, palestras expositivas e dialogadas, visitas de estudo e intervenções artísticas.
O projeto visa à popularização de conhecimentos sobre a qualidade e a importância da água para as comunidades da região de abrangência da bacia hidrográfica do Rio Itajaí-Açú, e dos Rios Tijucas, Biguaçu e contíguas. As atividades envolvem cursos de capacitação, oficinas, palestras expositivas e dialogadas, visitas de estudo e intervenções artísticas. O projeto tem trabalhado desde 2015 para a compreensão e legitimação da água como um “patrimônio natural”, bem como a responsabilidade de todos na sua preservação.
Clique aqui e acesse mais informações.
Alimentação Saudável e Nutrição Solidária.
Contribuir com ações de alimentação saudável e nutrição voltadas para feirantes da Feira de Economia Solidária da Unesc (FES-UNESC), através de capacitação adequada em todo processo de produção e comercialização de seus produtos.
AmaViva - Amadurecer e viver: associando saberes na UNIVILLE.
Amadurecer e viver: associando saberes na UNIVILLE.
Congregar artesãs, remanescentes dos projetos que orientam para o trabalho e renda desenvolvidos pela Extensão Universitária da UNIVILLE, com vistas à promoção do empreendedorismo e da formação profissional continuada.
AMICO (amigos do coração) no contexto da COVID-19
O projeto AMICO (amigos do coração) tem como objetivo a implementação de uma proposta de reabilitação cardiovascular metabólica baseada em programa de educação em saúde, vinculada ou não ao exercício físico supervisionado.
Em decorrência do atual momento de saúde pública vivenciado e acompanhando a tendência atual, o projeto AMICO, por meio desta proposta de extensão, tem por objetivo a implementação de um programa de prevenção primária e reabilitação na infecção por COVID-19 para acadêmicos e funcionários da Unidavi.
Aplicação da Justiça Restaurativa para casos de bullying no ambiente escolar.
Instaurar os procedimentos da Justiça Restaurativa em ambiente escolar, objetivando a resolução de conflitos provenientes da prática de bullying.
Apoio Para Implementação Do Plano De Contingência Nas Escolas
Apoio Para Implementação Do Plano De Contingência Nas Escolas Da Sede Do Município De São José Do Cerrito/SC
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos#conteudo
Apoio Para Implementação Do Plano De Contingência Nas Escolas Da Sede Do Município De São José Do Cerrito/SC
Apoio psicológico para familiares com dependentes químicos
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Apoio psicológico para familiares com dependentes químicos
Apresentações lúdicas sobre a zootecnia
A Sensibilização de crianças sobre os produtos de origem animal, guarda responsável e o papel do Zootecnista.
A melhor forma de sensibilizar o ser humano é a partir de ações realizadas ao público infantil. Estando em idade de puro aprendizado, crianças absorvem conhecimento e informações como ninguém. Por esse motivo, o Grupo PET Zootecnia tem como uma de suas principais ações, o projeto de extensão intitulado “Apresentações Lúdicas sobre a Zootecnia e o Zootecnista: Sensibilização de crianças sobre os produtos de origem animal, guarda responsável e o papel do Zootecnista”. Realizado com crianças com faixa etária entre 4 e 10 anos, o projeto tem como objetivo a conscientização e esclarecimento de dúvidas sobre o alimento de origem animal, com vistas a sensibilizar as crianças sobre a importância do respeito aos animais durante todo o ciclo da produção, aspectos relacionados à preservação ambiental, bem como mostrar a partir das histórias qual é o papel do zootecnista neste processo.
Clique aqui e acesse as informações completas sobre este Projeto de Extensão.
Arqueologia pública no extremo sul catarinense
Arqueologia pública no extremo sul catarinense: Patrimônio arqueológico e a história e cultura dos Povos Indígenas nas séries iniciais.
Envolver por meio de ações educativas as escolas municipais e estaduais nos municípios que são integrantes do Geoparque Aspirante Caminhos dos Cânions do Sul, o Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz-LAPIS/PPGCA, o Curso de Geografia, História, Ciências Biológicas da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, e as comunidades indígenas, localizadas nos municípios de Imaruí/SC e Torres/RS, visando o conhecimento, a valorização e a proteção do patrimônio arqueológico, bem como a história e cultura indígena.
Arquitetura e Cidades Saudáveis
O projeto objetiva promover a melhora das condições espaciais de áreas livres, de uso público e equipamentos comunitários, levando em consideração a participação dos usuários, visando assim a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
A proposta do projeto Arquitetura e Cidades Saudáveis é desenvolver ações de qualificação ambiental dos diversos espaços e equipamentos urbanos nos municípios pertencentes a AMFRI, fortalecendo os vínculos entre a UNIVALI, a comunidade e a cidade. O projeto objetiva promover a melhora das condições espaciais de áreas livres, de uso público e equipamentos comunitários, levando em consideração a participação dos usuários, visando assim a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Nesse primeiro momento, a equipe desenvolveu as atividades de melhoria das condições espaciais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Balneário Camboriú em parceria com a Prefeitura de Balneário Camboriú. A iniciativa busca priorizar a participação dos usuários, visando a promoção da qualidade de vida das pessoas
Clique aqui e acesse mais informações.
Articulação em rede para geração de renda e inclusão social de catadores autônomos no gerenciamento
Articulação em rede para geração de renda e inclusão social de catadores autônomos no gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos em programas de coleta seletiva solidária do Território Paulo Freire I.
Desenvolver oficinas participativas dialogadas por meio de estratégias etnográficas para a organização e identidade de lugar de catadores/as autônomos/as
em relação a seus direitos e seu papel na sustentabilidade ambiental.
Assistência ao Preso
O projeto visa proporcionar aos detentos a assistência jurídica gratuita, com a análise e acompanhando dos PEC's.
Considerando o alto índice da população carcerária no sistema prisional de Itajaí/SC e região, e tendo em vista a situação precária dos inúmeros condenados e a deficiência quanto à assistência jurídica para o devido acompanhamento dos processos de execução penal (PEC), o curso de Direito criou o projeto Assistência ao Preso. Formalizado por meio de convênio entre a Univali de Itajaí e a Vara de Execução Penal de Itajaí, o projeto visa proporcionar aos detentos a assistência jurídica gratuita, com a análise e acompanhando dos PEC's. As atividades são desenvolvidas no Escritório Modelo de Advocacia de Itajaí e Tijucas.
Clique aqui e acesse mais informações.
Atelier Solidário
Elaborar produtos utilizando materiais de descarte que, por meio da gestão criativa do design, contribuam para a melhoria de vida das comunidades locais e para a preservação do meio ambiente.
O projeto tem como principal objetivo elaborar produtos utilizando materiais de descarte que, por meio da gestão criativa do design, contribuam para a melhoria de vida das comunidades locais e para a preservação do meio ambiente. As ações são realizadas por bolsistas, voluntários e professores da Univali e a comunidade local. Após detectar os problemas sociais e ambientais da região, todos os envolvidos são convidados a colaborar com a manufatura dos artigos utilizando materiais de descarte têxtil e/ou resíduos fabris de empresas da região. O projeto Atelier Solidário beneficiou, com a elaboração participativa de figurinos, as organizações Grupo Musical Morro do Boi e Projeto Oficinas do município de Balneário.
Clique aqui e acesse mais informações.
Atendimento com estudantes
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Atendimento com estudantes
Atendimento Multidisciplinar em Acupuntura e outras Práticas Integrativas - AMAPI.
Fornecer atendimento multidisciplinar através das Práticas Integrativas Complementares aos funcionários, acadêmicos da Unesc e aos pacientes das Clínicas Integradas, em consonância à missão da Unesc: “Educar, por meio do ensino, pesquisa e extensão, a fim de promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida”.
Atividades práticas com alunos do ensino médio de escolas públicas como ferramenta para conhecimento
Atividades práticas com alunos do ensino médio de escolas públicas como ferramenta para conhecimento da área das engenharias - IIª fase.
Estimular os alunos do ensino médio de escolas públicas a optarem pela área tecnológica/Engenharias para formação em nível de graduação e incentivar as atividades profissionais nesta área.
Aula Magna do Curso de Direito
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Aula Magna do Curso de Direito
AURORA 4: Acadêmicos solidários: uma proposta multi e interdisciplinar
AURORA 4: Acadêmicos solidários: uma proposta multi e interdisciplinar de apoio a instituições do Terceiro Setor de São Bento do Sul.
Promover o empreendedorismo social junto aos acadêmicos da Univille, campus São Bento do Sul, por meio de ações de apoio a instituições do Terceiro Setor do município, com base em uma proposta multi e interdisciplinar.
Avaliação toxicológica de efluentes com o uso de macrófitas aquáticas da espécie Landoltia punctata
Avaliação toxicológica de efluentes com o uso de macrófitas aquáticas da espécie Landoltia punctata e práticas educativas de conscientização ambiental.
Desenvolver atividades práticas educativas de conscientização ambiental em escolas públicas estaduais de ensino médio no município de Criciúma, SC, através da avaliação toxicológica de efluentes do esgoto sanitário com o uso de plantas bioindicadoras.
Bem Viver com Alzheimer.
Fornecer apoio aos cuidadores dos pacientes com a Doença de Alzheimer em consonância à missão da Unesc: “Educar, por meio do ensino, pesquisa e extensão, a fim de promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida”.
BOA MESA - A Boa Mesa: Formação Continuada para Garçons.
A Boa Mesa: Formação Continuada para Garçons.
Desenvolver uma ação de formação básica aos garçons que atual nos bares e restaurantes associados à Câmara Setorial de Gastronomia e Entretenimento de Joinville / CDL Joinville a fim de torná-los capazes de aplicar os princípios básicos de atendimento em sala e bar, viabilizando o funcionamento do mesmo através dos conceitos adquiridos.
Boi de Mamão na Comunidade: intercâmbios culturais que fazem a diferença.
Desenvolver ações de extensão universitária com o compromisso de envolver a comunidade regional, com intercâmbio cultural entre a Escola Estadual de Morro Chato – Turvo/SC e instituições parceiras da UNESC, capacitando os envolvidos a assumirem o papel de protagonistas, na perspectiva de evidenciar a Cultura Popular na Escola, fortalecendo as Patrimônio Cultura Material e Imaterial da região Sul de Santa Catarina, em consonância com a missão institucional e articulada com o ensino e pesquisa e a cultura.
Brincando no Hospital.
O projeto vem sendo realizado desde o ano de 2001 e deu origem ao que hoje é denominado de Programa Sorriso para vida. A ação caracteriza-se como intervenção lúdica e educativa que possibilita a vivência e reflexão de práticas corporais, objetivando a (re) significação do tempo/espaço da hospitalização infantil e de adolescentes, em tratamento oncológico ou ambulatorial e seus cuidadores, a ser implementado no Hospital Regional do Oeste e Hospital da Criança em Chapecó, podendo vir a ser realizado em instituições hospitalares da região, a partir de demandas e condições específicas. O projeto tem sob sua responsabilidade a gestão e oferta de atividades na Brinquedoteca do Hospital da Criança.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
BRINEQUO - Design, Sustentabilidade e aprendizagem Maker no desenvolvimento de brinquedos pedagógico
Design, Sustentabilidade e aprendizagem Maker no desenvolvimento de brinquedos pedagógico
Desenvolver brinquedos educativos e terapêuticos, por meio de abordagens do Design, da Sustentabilidade e da Aprendizagem Maker, para auxiliar na reabilitação e na integração social de crianças, jovens, adultos e idosos de Joinville e região.
CAF - Centro de Atividades Físicas
Centro de Atividades Físicas
Propiciar aos alunos a oportunidade de participação em atividades físicas e recreativas que contribuam para o processo de desenvolvimento pessoal e profissional valorizando em sua totalidade a preocupação com o corpo e nas relações interpessoais consigo mesmo, com os outros e com a natureza.
E-mail: pedro.jorge@univille.br
Calçada cidadã: acessibilidade e arte de rua para todos no Território Paulo Freire.
Promover a socialização do conhecimento por meio de atividades relacionadas ao diálogo sobre a inclusão social, especialmente das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida nas esferas ambiental (acessibilidade das calçadas) e cultural/social (arte de rua) com vistas de encaminhar alternativas de soluções aos problemas sociais, contribuindo para a melhoria da qualidade do ambiente de vida da comunidade no Território Paulo Freire II.
Cálculo do Custo do Cesto de Produtos Básicos e da Cesta Básica do município de Chapecó.
O projeto cesto básico realiza mensalmente o levantamento de preços e o cálculo do Cesto de Produtos Básicos para o município de Chapecó, tendo como base a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 1994. O objetivo é a realizar a comparação de preços e sua evolução com o intuito de informar a população chapecoense para que tomar as melhores decisões de consumo.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Caminhando é que se faz o Caminho
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Caminhando é que se faz o Caminho
Caminho Da Ressocialização De Adolescentes Infratores Da Semiliberdade De Lages/SC
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Caminho Da Ressocialização De Adolescentes Infratores Da Semiliberdade De Lages/SC
Cardume Criativo
É um programa guarda-chuva vinculado ao Curso de Publicidade e Propaganda com projetos que atendem às demandas socioeducativas na área da comunicação.
O Cardume Criativo é um programa guarda-chuva vinculado ao Curso de Publicidade e Propaganda com projetos que atendem às demandas socioeducativas na área da comunicação. O programa promove a integração entre a Universidade e a comunidade por meio dos diferentes projetos: Na Ponta da Língua Programetes para Rádio; Na Ponta da Língua Livro; Ações Sociais e Campanhas Educativas e Produção de conteúdo e qualificação profissional para Rádios Educativas/Comunitárias.
Clique aqui e acesse mais informações.
Casulo: a informação que transforma
O projeto atua na produção de um programa de TV Olhares Múltiplos dirigido ao público jovem.
O projeto atua na produção de um programa de TV Olhares Múltiplos dirigido ao público jovem. A linha editorial é orientada pela premissa da informação que transforma, com a cobertura de assuntos que envolvem as políticas públicas e os ODS. O programa tem periodicidade semanal e vai ao ar na TV Univali e também pode ser acessado no FACEBOOK e YOUTUBE. O programa tem 20 minutos de duração e é produzido por estudantes dos cursos de PRODUÇÃO AUDIOVISUAL, RELAÇÕES PÚBLICAS e JORNALISMO.
Clique aqui e acesse mais informações.
CCJ - Programa de Assessoria Técnico-Científica ao Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica
Programa de Assessoria Técnico-Científica ao Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão Norte e Cachoeira
Assessorar técnico-cientificamente o CCJ – Comitê Cubatão Joinville.
E-mail: ccj.apoio@gmail.com
Centro de Atendimento a Comunidade - CAC Chapecó.
O CAC Chapecó vinculam-se fortemente à comunidade regional, atendendo uma população que historicamente não teve acesso e/ou acessou de forma muito precária os seus direitos de cidadania. Atende prioritariamente a população residente na Comarca de Chapecó, com renda familiar de até 03 salários mínimos.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina - Ceom.
O CEOM Objetiva salvaguardar, pesquisar e comunicar acervos arqueológicos, documentais e bibliográficos, sejam eles, materiais e imateriais, realizar e estimular pesquisa, comunicação e extensão universitária em Patrimônio Cultural, Memória, História, Arquivologia,
Arqueologia e Museologia, com enfoque na região Oeste de Santa Catarina. Tem se configurado numa das principais instituições de salvaguarda, pesquisa e difusão do patrimônio histórico e arqueológico no estado de Santa Catarina por atuar de forma sistemática há quase
30 anos. Ao longo dessas décadas, contribuiu para formação de profissionais, publicou mais de 70 obras bibliográficas, produziu e exibiu mais de 60 exposições, e tem sob sua proteção mais de 400 metros lineares de acervo histórico e aproximadamente 100 mil peças arqueológicas que remontam a mais de 10 mil anos de história.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Centro Memorial da UNIVILLE
Criar na UNIVILLE um espaço destinado à preservação, ao estudo e à exposição de sua memória, bem como aproximá-la dos espaços existentes em outras universidades.
E-mail: memorial@univille.br
Cesfi sem Fronteiras
Estabelecer um canal de diálogo entre graduandos do curso de Engenharia de Petróleo e Administração Pública com alunos que passaram por intercâmbios.
Oferece aos estudantes de Engenharia de Petróleo e Administração Pública informações sobre modalidades de bolsas para estudos no exterior, universidades pelo mundo, além de depoimentos e experiências de quem já vivenciou estudos fora do país.
Clique aqui para mais informações sobre o Cesfi sem Fronteiras.
Cidadania e saúde: cuidado compartilhado ao autista
Desenvolver ações que tenham relevância para o modelo de desenvolvimento do autista utilizado na Fundação da Associação de Pais dos Portadores e Amigos do Autista – AMA-REC/SC, com intervenções eficazes que contribuam para a melhoria das condições de saúde, qualidade de vida e habilidades sociais do autista matriculado na Instituição, e por extensão, a seus familiares.
Cidadania Legal e Universidade em Ação
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos#conteudo
Cidadania Legal e Universidade em Ação
Cidades Sustentáveis
O projeto visa tornar mais eficientes edificações públicas municipais em seu consumo de energia elétrica e água potável. Promover ações estruturantes visando melhoria no conforto térmico e luminoso, eficiência energética e redução do consumo de água potável, conscientização sobre sustentabilidade e ações adotadas em uma escola de ensino fundamental na cidade de Camboriú/SC.
Clique aqui e acesse mais informações.
Cineclube Helena.
Cinema Novo, buscando identificar e incentivar todas as “He-lenas” dos diferentes âmbitos artísticos. Como cineclube, este projeto visa apresentar periodicamente um circuito temático. De produções audiovisuais nacionais e internacionais com discussões sobre as temáticas abordadas. Após cada exibição, é promovido um momento para debate e reflexão com a presença de estudantes, professores, profissionais e o público que prestigiou sessão. Nascido da iniciativa de estudantes de Produção Audiovisual e Cinema e Vídeo da Unochapecó, o Cineclube Helena vem atender a uma demanda regional por espaços de exibição e de discussão de conteúdos audiovisuais e de temáticas emergentes e urgentes na sociedade. Organizado por um Conselho Fiscal e Diretoria Executiva, o Cineclube teve sua primeira exibição realizada em 11 de maio de 2018, na Unochapecó, e desde então vem cumprindo sua periodicidade.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Ciranda: protegendo a infância contra a violência
O projeto promove ações educativas de prevenção aos abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes através da conscientização e mobilização da sociedade civil. As atividades são realizadas na Região do Vale do Rio Tijucas (Tijucas, Canelinha, São João Batista, Nova Trento e Major Gercino) e Costa Esmeralda (Itapema, Porto Belo e Bombinhas), e envolvem crianças, adolescentes e suas famílias, além de profissionais da educação, saúde e agentes comunitários. A ênfase do projeto é dada à prevenção primária - ensinando as crianças a identificarem o problema, a se defenderem e encorajado- as denunciar os abusos. Promove ainda a capacitação dos profissionais da educação para identificação e enfrentamento do problema. A equipe do projeto é formada pro professores e alunos dos cursos de Direito e Pedagogia.
Clique aqui e acesse mais informações.
COE Tipo / LRPD – UNIVILLE - Parceria Interinstitucional – de um sonho à realidade
Parceria Interinstitucional – de um sonho à realidade
Implantação de um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO Tipo III) e um Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD) na Universidade da Região de Joinville (Univille) em consonância com sua missão, visão, valores, objetivos e princípios institucionais.
Com os olhos de criança: análise dos espaços e das relações no Complexo Educacional
Com os olhos de criança: análise dos espaços e das relações no Complexo Educacional Bairro da Juventude pelas crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Compreender os conceitos de espaço público, privado e coletivo por meio das vivências nos espaços, abertos e fechados da escola, transpondo-os para o bairro e
a cidade.
Comissão de Integração Ensino e Serviço para o Sistema Único de Saúde da Foz do Rio Itajaí-Açú
Representa uma instância colegiada que faz articulação, diálogo, negociação e pactuação interinstitucional logo-regional.
A Comissão de Integração Ensino e Serviço (CIES) representa uma instância colegiada que faz articulação, diálogo, negociação e pactuação interinstitucional logo-regional. Juntamente com a Comissão Intergestora Regional (CIR), conduzem a Política Nacional de Educação Permanente, possibilitando a formulação e a integração de ações de educação permanente dos distintos atores locais (atenção, ensino, gestão e controle social) seguindo a determinação da Portaria GM/MS nº 1.996, de 2007. O trabalho realizado busca contribuir na construção uma Política de formação e desenvolvimento para o conjunto dos profissionais de saúde através da Educação Permanente (EP), realizando produção de conhecimento para a mudança das práticas de saúde, bem como para a educação popular e para a gestão das Políticas Públicas de Saúde na abrangência da Região de Saúde da Foz do rio Itajaí.
Clique aqui e acesse mais informações.
Computação para adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Computação para adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Capacitar adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em ferramentas computacionais importantes para inserção no mercado de trabalho e desenvolvimento do raciocínio lógico.
Comunica+Ação: práticas educomunicativas e inclusão digital e midiática na Casa da Infância.
Este projeto tem como objetivo principal apoiar educadores sociais na integração de práticas educomunicativas na Casa da Infância visando o desenvolvimento de estratégias e ações de inclusão digital e midiática de crianças e adolescentes, a criação de ecossistemas comunicativos e o desenvolvimento profissional dos envolvidos.
Consciência nas escolas
O projeto tem como propósito levar conhecimento, principalmente de âmbito jurídico, a adolescentes discentes das séries finais do ensino fundamental (8° e 9° anos), fortalecendo os princípios de direitos humanos e estimulando o pensamento crítico.
Esse projeto, além de levar muito conhecimento e conscientização aos alunos das escolas envolvidas, também proporcionará um enorme aprendizado aos acadêmicos do curso de Direito da Unidavi; Os acadêmicos estudam os conteúdos de suas apresentações, e, ao mesmo tempo, praticam a retórica e a oratória, que são competências muito importantes para o futuro operador do Direito.
Coral da Udesc
Aberto aos alunos, professores, servidores e comunidade em geral o seu principal objetivo é proporcionar atividades musicais variadas.
O Coral Udesc de Florianópolis é um projeto de extensão coordenado pelo professor Sérgio Figueiredo desde 2006. Aberto aos alunos, professores, servidores e comunidade em geral o seu principal objetivo é proporcionar atividades musicais variadas. O repertório é composto por diversos tipos de compositores, estilos e épocas. Os ensaios ocorrem todas as segundas-feiras e quartas-feiras das 19h às 21h30.
Clique aqui e acesse mais informações sobre o Coral.
Coral Univali
O Coral Univali mantém repertório musical para apresentações em eventos de toda a região.
Fundado em 1982, o Coral Univali mantém repertório musical para apresentações em eventos de toda a região, sob o comando da Regente e Professora do Curso de Música (licenciatura e bacharelado) MSc. Cristiane Müller. Conta com a participação de acadêmicos, instrumentistas, funcionários, voluntários e membros da comunidade.
Atividade de extensão ligada à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), se caracteriza como coral multidisciplinar. Possui repertório popular, focado na descoberta, no desenvolvimento da cultura musical e na difusão da arte em diversos eventos, dentro e fora da universidade.
Clique aqui e acesse as informações completas sobre o Coral.
Coro Universitário.
O Coro Universitário Unochapecó, que atua há 22 anos, desenvolve atividades culturais desde a formação vocal inicial (com base técnica e conhecimentos específicos de canto, voz, música e estética artística) até a participação e promoção de eventos culturais de música vocal. Promove a sensibilização estética e artística dentro e fora do ambiente
acadêmico. Foi o projeto de extensão universitária pioneiro no modelo de evento que intenta no encontro e troca de experiências em canto coral e música, com nível e reconhecimento regional – Encontro Brasileiro de Coros Universitário, que chegou a sua décima sétima edição.
Suas atividades ocorrem de fevereiro a dezembro, com ensaios semanais que contemplam até 7 horas/semana. O Projeto Coro Universitário recebeu o Prêmio Méritus de 2012, como projeto
destaque em extensão universitária.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Cozinha Cidadã: Hortas dos Afetos Terapêuticos, Aromáticos e Culinários
O projeto atua junto ao público jovem com o desenvolvimento de ações educativas sobre hortas terapêuticas com plantas medicinais, aromáticas e culinárias de base orgânica sustentável que façam parte dos patrimônios agroalimentares das cozinhas de Bombinhas SC. As atividades educativas sobre hortas e uma cozinha ‘afetiva’ tem o propósito de levar os jovens a refletirem sobre suas vidas e o planeta em que vivem, suas responsabilidades individuais e coletivas com eles próprios, suas famílias e a comunidade.
Clique aqui e acesse mais informações.
Curso de Culinária Profissional e Segurança Alimentar
Conheça mais sobre o Curso de Culinária Profissional e Segurança Alimentar.
Capacitar adolescentes, jovens e adultos através da implantação de oficinas de culinária e curso de boas práticas de manipulação de alimentos em entidades sociais do município de Criciúma, para possibilitar o acesso ao mercado de trabalho através da qualificação adequada.
Da proposta ao fomento em um exercício para problemas sociais concretos
Da proposta ao fomento em um exercício para problemas sociais concretos: o uso de metodologias ágeis na proposição de soluções inovadoras.
Incentivar, por meio do diálogo com comunidade do entorno, o fomento de modelos de negócios inovadores.
DEAMB - Desenho Ambiental
Desenho Ambiental
Promover a Educação Ambiental por meio do desenvolvimento de animações, de forma integrada, entre os alunos do 2º ano do curso de Design com habilitação em Animação Digital e alunos da escola municipal Prof. Aluízius Sehnem. A proposta visa, ainda, mobilizar a comunidade educacional por meio dos conteúdos do canal Desenho Ambiental (no Youtube) e de oficinas de animação Stop-Motion para apoiar atividades pedagógicas de professores, bem como o compartilhamento dos resultados obtidos a partir destas práticas.
Debatendo gênero na escola
O objetivo é proporcionar um espaço de conversa para adolescentes acerca do tema "gênero", promovendo a construção de uma sociedade mais respeitosa e inclusiva. Objetiva-se, especificamente, superar preconceitos, repreensão e discriminações.
Espera-se com esta proposta contribuir socialmente, por meio da prevenção e promoção de saúde, educar e orientar para o respeito à diversidade e contribuir para o bem-estar e saúde mental da sociedade.
DECIJ-IV- Desenvolvendo competências interpessoais em jovens
Desenvolvendo competências interpessoais em jovens
Desenvolver competências interpessoais nos integrantes dos grupos de jovens vinculados a movimentos cristãos de São Bento do Sul e Região a fim de promover o desenvolvimento integral do ser humano, fortalecendo o perfil desses jovens visando sua inserção/manutenção no mercado de trabalho.
Design como ferramenta de criatividade na escola e facilitador no processo de ensino e aprendizagem.
Promover e desenvolver a criatividade associada a metodologia do Design como facilitadora nos processos de ensino e aprendizagem no ensino médio.
DESOL: Design Social na autogestão criativa de empreendimentos em artesania
Design Social na autogestão criativa de empreendimentos em artesania.
Desenvolver propostas voltadas ao design social com vistas à autogestão criativa de empreendimentos em artesania.
irma.haensch@gmail.com
Diagnóstico Social Das Famílias Realocadas do Ponte Grande No Município De Lages
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Diagnóstico Social Das Famílias Realocadas do Ponte Grande No Município De Lages
Diálogos urbanos no território paulo freire
Diálogos urbanos no território paulo freire - políticas públicas e construção do direito á cidade Etapas II - Cidade Mineira e Vila Manaus.Rede ler: espaço on-line de formação de leitores literários.
Promover o debate, o fortalecimento da identidade de lugar e o intitulamento de lideranças comunitárias, diretores de escolas, agentes comunitários e demais moradores residentes no Território Paulo Freire (bairros Cidade Mineira e Vila Manaus)– sobre em aspectos de qualidade do ambiente urbano sobre as temáticas: urbanismo e urbanidade, mobilidade urbana, regularização fundiária, gerenciamento de resíduos e inclusão social, saneamento ambiental, gestão pública, educação cidadania e territorialidade.
Direito Intergeracional e Transversalidade
Desenvolve programa de formação continuada e de assessoria jurídica à comunidade escolar, fortalecendo a cidadania e trabalhando temas transversais, como justiça socioambiental, gênero e políticas étnico-raciais. As oficinas são realizadas em escolas parceiras nas cidades de Itajaí e São José. Também é objetivo do projeto formar multiplicadores em cidadania infanto-juvenil, a partir da aplicação do material teórico produzido pela equipe, intitulado “Caderno de Cidadania”. Além da comunidade escolar e do trabalho com crianças, o projeto participa da vida comunitária, estando presente em conselhos municipais, auxiliando associações de moradores e atendendo demandas jurídicas de baixa complexidade por meio de orientação e encaminhamento jurídico.
Clique aqui e acesse mais informações.
Discutindo a relação
Desenvolve ações para a promoção da saúde e o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento integral do adolescente, envolvendo a comunidade escolar e os profissionais da Estratégia de Saúde da Família.
O projeto Discutindo a Relação (D.R.) é voltado para adolescentes matriculados na rede municipal de Itajaí e atua na Escola Centro Educacional Prof. Cacildo Romagnani - CAIC. Desenvolve ações para a promoção da saúde e o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento integral do adolescente, envolvendo a comunidade escolar e os profissionais da Estratégia de Saúde da Família. Trata-se de uma proposta interprofissional e interdisciplinar que envolve três cursos vinculados a Escola de Ciências da Saúde: Biomedicina, Enfermagem e Psicologia. Trabalha com os temas de sexualidade, violência e cultura da paz e prevenção ao uso de drogas, preconizados pelo Programa Saúde na Escola (PSE).
Clique aqui e acesse mais informações.
Doutores da beleza
Atua em diversas frentes sociais.
O projeto Doutores da Beleza atua em duas frentes: a primeira envolve o desenvolvimento de ações voluntárias por professores e acadêmicos do Curso de Estética da Universidade do Vale do Itajaí em instituições como asilos, creches e orfanatos e outras instituições, desenvolvendo atividades como massagem, penteados, unhas artísticas, maquilagens, as quais estimulam o bem estar, a autoestima e motivação do publico beneficiado. A segunda frente de trabalho promove cursos profissionalizantes de curta duração, ofertando treinamento profissional comunitário, gerando desta forma oportunidades para mulheres e homens empreenderem na área da Estética. As atividades são realizadas em parceria com a Fundação Educação Profissional e Administração Pública – FAEPI - de Itajaí e o CRAS – Centro de Referência a Assistência Social – Balneário Camboriú, e projeto Jovem Aprendiz da Univali.
Clique aqui e acesse mais informações.
Doutores da beleza no âmbito social
O Projeto desenvolve cursos profissionalizantes gratuitos na área de estética e bem estar beneficiando mulheres baixa renda ou desempregadas moradoras dos bairros Monte Verde, Saco Grande, João Paulo, Trindade, Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui e Ratones, Canasvieiras e Ingleses no município de Florianópolis . Além dos cursos realizados no campus Florianópolis, o projeto se estendeu atividades de cursos profissionalizantes dentro do presídio feminino de Florianópolis, a fim de contribuir com a ressocialização das mulheres apenadas.
Clique aqui e acesse mais informações.
Educação Ambiental e Ciências do Solo como fundamentos para práticas sustentáveis em uma escola
Educação Ambiental e Ciências do Solo como fundamentos para práticas sustentáveis em uma escola de educação básica no município de Criciúma (SC).
Possibilitar o envolvimento da comunidade escolar com ações voltadas a alternativas de práticas sustentáveis que visem a melhoria da qualidade do ambiente de vida.
Educação e promoção de saúde aos privados de liberdade e colaboradores do sistema penitenciário
Educação e promoção de saúde aos privados de liberdade e colaboradores do sistema penitenciário feminino de Criciúma/SC.
Promover a saúde no âmbito do Sistema Prisional de Criciúma, contribuindo para o controle e ou redução dos agravos mais frequentes à saúde da população feminina encarcerada, bem como dos colaboradores do Sistema Penitenciário Feminino de Criciúma/SC.
Educação em Direitos Humanos
O projeto constitui-se na formação de professores e gestores do sistema básico de ensino dos municípios parceiros em matéria de direitos humanos, além de implementar a prática e a cultura da educação em direitos humanos no cotidiano da Escola.
O projeto Educação em Direitos Humanos iniciou em 2015 com uma parceria entre o Observatório do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (doravante OSIDH) e a Secretaria de Ensino do Município de Palhoça, com vistas a suprir um déficit bastante presente na Educação Básica Nacional: a ausência de elementos curriculares e práticas pedagógicas e de vivência pautados nos Direitos Humanos é uma das principais causas para este quadro. Em 2018 o projeto passou a desenvolver suas atividades junto à rede de Ensino de São José (SC). O projeto constitui-se na formação de professores e gestores do sistema básico de ensino dos municípios parceiros em matéria de direitos humanos, além de implementar a prática e a cultura da educação em direitos humanos no cotidiano da Escola por meio de três grandes eixos: a) formação continuada de docentes e técnicos das Secretarias de Educação em matéria de Educação em Direitos Humanos; b) realização de oficinas de Educação em Direitos Humanos ministradas pelos alunos de graduação diretamente nas Escolas da Rede; e c) assessoramento para inclusão das diretrizes da Educação em Direitos Humanos nos documentos institucionais da Escola (Projeto Político-pedagógico) e da Rede (Instruções Normativas), bem como prestação de assessoria especializada (pareceres) em matéria de Educação em Direitos Humanos. As atividades do projeto são realizadas nos campus Palhoça, São José
Clique aqui e acesse mais informações.
Educação em saúde com usuários de dispositivos inalatórios nas Clínicas Integradas de Saúde da UNESC
Educação em saúde com usuários de dispositivos inalatórios nas Clínicas Integradas de Saúde da UNESC: uma estratégia de promoção de autonomia para o uso racional de medicamentos e melhoria da condição de saúde.
Promover a autonomia de pessoas em uso de dispositivos inalatórios para o uso racional destes medicamentos e para melhoria da sua condição de saúde.
Educação financeira para jovens e adolescentes em escolas do ensino médio.
Desenvolver atividades de extensão universitária por meio do estímulo a jovens e adolescentes matriculados no curso técnico de Administração do Centro de Educação Profissional Abílio Paulo na qualificação em cidadania e educação financeira, no sentido de planejar e controlar as finanças da família e das instituições.
Educação para transformação: meio-ambiente, saúde e gênero
O Projeto busca promover educação popular em saúde, meio ambiente e gênero para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da agricultura familiar, estimulando a participação cidadã com propósito de mudança e autonomia. A equipe é formada por professores e acadêmicos das Escolas de Ciências da Saúde, do Mar Ciência e Tecnologia, de Negócios e de Ciências Jurídicas e Sociais. As atividades estimulam agricultura sustentável, nas atividades realizadas com as mulheres agricultoras que produzem alimentos dentro das tecnologias de agricultura sustentável, e nas atividades da Horta Orgânica Experimental. Estimulando a autonomia das mulheres frente às questões ambientais, de saúde e bem-estar, promovendo o empoderamento e independência para a transformação do seu território.
Clique aqui e acesse mais informações.
Educação Permanente Gerenciamento de Resíduos
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Educação Permanente Gerenciamento de Resíduos
Educação popular em saúde: a construção de relações dialógicas em um grupo educacional e terapêutico
Educação popular em saúde: a construção de relações dialógicas em um grupo educacional e terapêutico para pacientes com diabetes mellitus.
Implantar um grupo educacional e terapêutico para pacientes com Diabetes Mellitus usuários do Programa de Automonitoramento Glicêmico (PAMG) da UNESC pertencentes às comunidades da Grande Santa Luzia – Criciúma/SC.
EDUPAZ - A linguagem da não-violência: uma possibilidade para a construção da cultura da paz
A linguagem da não-violência: uma possibilidade para a construção da cultura da paz
Desenvolver valores que contribuam para a cultura da paz ao conscientizar-se de que a linguagem é permeada pela violência, afetando a subjetividade e as relações humanas.
Elaboração de projetos e captação de recursos (Proesde/SED e Rede Laço)
O projeto tem por objetivo colaborar para a captação de recursos de organizações do terceiro setor e entidades sem fins lucrativos no sentido da elaboração de projetos robustos, maximizando suas chances de acesso a fontes de financiamento e recursos.
O projeto está sendo desenvolvido em cooperação com a Rede Laço, plataforma que reúne voluntários no Estado de Santa Catarina. Além da sua importância na conexão com voluntários, a Rede Laço participa de várias iniciativas e chamadas que requerem a elaboração de projetos, abrangendo várias necessidades e emergências de caráter social, econômico e de saúde. A primeira capacitação foi realizada nos dias 26 e 27 de agosto de 2021.
Em Foco: Identidade e Beleza Negra
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Em Foco: Identidade e Beleza Negra
Empreendedorismo e plano de negócios: Ações direcionadas a capacitação de jovens e adolescentes
Empreendedorismo e plano de negócios: Ações direcionadas a capacitação de jovens e adolescentes do Bairro da Juventude.
Desenvolver atividades de extensão universitária estimulando jovens e adolescentes do Bairro da Juventude na geração de trabalho e renda, com inclusão
social, por meio de capacitação empreendedora.
Empregabilidade e empreendedorismo para adolescentes assistidos pela casa da infância
Empregabilidade e empreendedorismo para adolescentes assistidos pela casa da infância e seus familiares.
Desenvolver atividades de extensão universitária capacitando os adolescentes, de 12 a 17 anos, assistidos da Casa da Infância e seus familiares nos primeiros passos para a empregabilidade e empreendedorismo.
Ensino de ciências com laboratório didático acessível.
Partindo da atual realidade das escolas públicas de ensino fundamental II (sexto ao
nono ano) e médio de ausência quase completa ou total de um laboratório de ensino de ciências e, além disso, da necessidade de um maior dinamismo nas aulas de ciências,
prover aos professores uma alternativa para suas aulas e aos estudantes uma diferente
perspectiva além da aula tradicional de ciências por meio de experimentos de baixo custo em modalidade itinerante, presencial ou virtual.em modalidade itinerante, presencial ou virtual.
Ensino e aprendizagem da leitura e da comunicação
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Ensino e aprendizagem da leitura e da comunicação
Entre livros: Biblioterapia
Fomentar a ampliação dos vínculos da comunidade da Grande Santa Luzia com a leitura, de forma a expandir as relações de afetividade entre os participantes e consigo
mesmos, assim como o sentimento de solidariedade.
Escola de imigrantes
Promover a oficinas e rodas de conversa de integração social de migrantes e de seus/suas filhos/as – sejam eles, migrantes econômicos, refugiados e solicitantes de refúgio documentados-, em especial de origem africana e caribenha, que se deslocaram, na contemporaneidade, para a cidade de Criciúma, e que se encontram em situação de vulnerabilidade social, por meio da criação de estratégias para a inserção efetiva desse público nas comunidades escolares criciumense, objetivando a integração, valorização, formação e o combate ao racismo e a xenofobia.
Escola de pais e filhos: diálogos entre universidade, escolas e comunidade.
Implantar e implementar a “Escola de Pais e Filhos” em escolas municipais de Criciúma/SC, pertencentes ao Território Paulo Freire, através de atividades de extensão universitária sobre os temas educação em saúde, direito, cidadania, relação família com a escola, cultura de paz, assistência social.
Escola Sustentável
Escola Sustentável No Município De Campo Belo Do Sul/SC
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos#conteudo
Esperança do verbo esperançar: fortalecimento dos vínculos comunitários
Esperança do verbo esperançar: fortalecimento dos vínculos comunitários para a promoção de saúde no território Paulo Freire II.
Promover o fortalecimento dos vínculos comunitários para a promoção da saúde.
Estratégia 360: desenvolvimento do planejamento estratégico de micro e pequenos empreendimentos
Estratégia 360: desenvolvimento do planejamento estratégico de micro e pequenos empreendimentos de forma ágil, dinâmica e interativa.
Desenvolver o Planejamento Estratégico de forma ágil, dinâmica e interativa, de micro e pequenos empreendimentos da região AMREC e AMESC.
Estúdio de pintura APOTHEKE
O Programa de extensão 'Estúdio de pintura Apotheke' visa oferecer oficinas, mini cursos, palestras, aulas abertas e residências artísticas, que envolvam a temática da pintura, para estudantes de Graduação e Pós-Graduação e comunidade acadêmica.
O Programa de extensão 'Estúdio de pintura Apotheke', coordenado pela Professora Dr.ª Jociele Lampert (jocielelampert.com.br), oferece oficinas, micro práticas, palestras, aulas abertas e residências artísticas, que envolvem a temática da pintura, para estudantes de Graduação, Pós-Graduação e comunidade acadêmica (e fora da UDESC), interessados na área de Artes Visuais, especificamente na linguagem pictórica. Desta forma, oportuniza um espaço para conhecimento e aprofundamento sobre determinadas técnicas e processo pictórico, bem como, conversas e trocas de saberes com artistas que tenham conhecimento e notoriedade no meio artístico.
Clique aqui para mais informações sobre o projeto de extensão.
Extensão Universitária
São mais de 90 mil atendimentos realizados anualmente.
A FURB cria, organiza e mantém programas e projetos de extensão, colocando em prática o poder transformador que a união entre ensino e pesquisa pode ter sobre a sociedade. Anualmente, a Universidade realiza 350 atividades de extensão, beneficiando mais de 6 mil estudantes e prestando 90 mil atendimentos à comunidade de Blumenau e região.
Com bolsa de extensão, os acadêmicos participam de projetos de relevância social e comunitária. Os bolsistas podem desenvolver atividades relacionadas ao meio ambiente, defesa dos direitos, educação, saúde, organizações comunitárias, assistência, lazer e cultura.
Clique aqui e acesse todas as informações da Extensão Universitária.
Feira Sustentável da Agricultura Familiar da Unochapecó.
A Feira Sustentável da Agricultura Familiar da Unochapecó se constitui em projeto inovador, único na cidade de Chapecó e região Oeste do estado. Por se caracterizar como uma feira de produtos da agricultura familiar no ambiente universitário assume particularidades que perpassam lógica comercial entre feirantes e consumidores.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
FinPe – Finanças Pessoais - Administrando as contas da casa XV
Finanças Pessoais - Administrando as contas da casa XV
Conciliar a educação teórica dos alunos de graduação da UNIVILLE com a prática nas comunidades, apresentando instrumentos de Finanças Pessoais e sua utilização no dia-a-dia com o intuito de possibilitar a otimização dos recursos financeiros e evitar, na medida do possível, desperdício.
Formação de Professores do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental I
Formação de Professores do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental I para o desenvolvimento do pensamento teórico matemáticos nos estudantes.
Contribuir na formação de professores do Ensino Fundamental do primeiro e segundo ano da rede municipal de Içara, por meio do estudo e desenvolvimento da proposição do ensino de Matemática, na perspectiva Histórico-Cultural e desenvolvimental.
Formação Docente e as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação na área da Matemática
Formação Docente e as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação na área da Matemática na Educação Básica.
Apoiar o processo formativos dos docentes de Matemática, atuantes na Educação Básica – 6º ao 9º ano – para o desenvolvimento de conceitos matemáticos,
a partir da formação docente envolvendo metodologias ativas com o uso de recursos educacionais abertos com ênfase na plataforma GeoGebra.
Freeling para o Futuro.
Desenvolver em jovens de periferia a capacidade de produzir peças gráficas de comunicação por meio do aprendizado de princípios básicos de design e uso de aplicativos gratuitos para design em smartphone.
FURBMÓVEL - Promovendo Saúde Bucal e Cidadania
Departamento de Odontologia
O reconhecimento da vulnerabilidade de determinados grupos populacionais exige das instituições sociais, representadas pela Universidade, Escola e Serviços de Saúde, um esforço integrado e intersetorial para contemplar o preceito constitucional da universalidade de acesso à saúde, resgatando os princípios da integralidade e da equidade como possibilidade de diminuir as injustiças sociais. A extensão pode ser considerada um espaço capaz de integrar o ensino e a pesquisa, colocando o aluno em contato com a realidade social, possibilitando uma formação mais crítica e contextualizada. Esse programa é apresentado com linhas de intervenção em saúde bucal coletiva, na perspectiva da promoção de saúde, contendo cinco projetos direcionados às populações consideradas vulneráveis, a saber: crianças de Escolas do Campo, pacientes psiquiátricos em tratamento no CAPS II, pacientes usuários de drogas em tratamento no CAPS-AD, Idosos da Casa São Simeão e crianças participantes do Programa Federal Mais Educação, todos do Município de Blumenau. Apresenta como objetivo possibilitar o acesso à atenção básica em saúde bucal, na perspectiva da promoção de saúde, com seguimentos populacionais vulneráveis através do FURBMÓVEL, que já acontece desde fevereiro de 2007. Durante esses oito anos participaram ativamente mais de 200 acadêmicos, atualmente com três bolsistas (por período) e os demais voluntários. Esse Programa é desde o início viabilizado pela existência de um veículo denominado de FURBMóvel. Desde novembro de 2014 a Universidade adquiriu e adaptou um novo veículo e com a parceria de uma empresa recebemos a doação de um novo equipamento odontológico. Com esse novo FURBMóvel daremos continuidade às atividades de Extensão à população acima citada, além de integrar o ensino/ pesquisa/extensão, colocando o acadêmico em contato com a realidade social, possibilitando uma formação mais crítica e contextualizada. |
Geografia, Café e Temas
O Programa Geografia, Café e Temas 2016 é composto por sete projetos: Cartografia Para Crianças; Educação Ambiental; A Geografia Como Profissão; PET Geo Tube, PET Vestibular Solidário; PET Registra e Trilhas e Trilhos.
O Programa tem como objetivo promover palestras, saídas de campo, oficinas e cursos com temas ligados à Geografia, às políticas públicas, à educação, aos movimentos sociais e às questões ambientais. Busca aproximar a comunidade dos resultados obtidos na pesquisa universitária.
Clique aqui para mais informações sobre o projeto de extensão.
Gestão de custos em estabelecimento rurais (PROESDE/SED)
O desempenho adequado do setor agropecuário está ligado à capacidade de gestão dos estabelecimentos e suas atividades e a implementação de uma ferramenta de gestão de custos em propriedades rurais auxiliará os agricultores na tomada de decisão.
Os custos representam todos os gastos envolvidos de maneira direta e indireta na produção agropecuária, incluindo os custos com sementes, adubos, defensivos, mão-de-obra, dentre outros. O desempenho dos estabelecimentos rurais é afetado por fatores distintos. Em muitos casos, os agricultores não detêm o controle sobre determinadas variáveis, porém, a gestão dos custos é passível de controle. A sustentabilidade econômica da agricultura familiar e a melhora da qualidade de vida estão relacionadas à capacitação gerencial. O projeto tem sido replicado nos municípios de: Santa Terezinha e Vitor Meireles.
Gestão dos riscos e de desastres para a sustentabilidade
Apoiar a implementação do Plano de Gerenciamento dos Riscos de Desastres 2016-2020 de Ibirama, além de oferecer formação em Gestão de Riscos e Desastres para extensionistas do Núcleo Extensionista Rondon (NER) a Udesc.
Clique aqui para mais informações sobre Gestão dos riscos e de desastres para a sustentabilidade.
Gestão, Inovação e Desenvolvimento Regional.
O programa de Gestão, Inovação e Desenvolvimento Regional possibilita aos alunos da escola a produção e difusão do conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento regional sustentável e a formação profissional cidadã, que representa a missão da Unochapecó, por meio de programas e ações na comunidade, escolas, empresas e terceiro setor.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Gincana UP Administração
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Gincana UP Administração
HABITAT - Educação Científica, Inovação e Meio Ambiente
Departamento de Química
Como se pode integrar a universidade e a escola pública em percursos formativos para Educação Científica e Ambiental que contribuam para processos de criação, inovação e aprendizagens colaborativas? Com base nessa pergunta, propomos a organização de um Programa de Extensão denominado Habitat: Educação Científica, Inovação e Meio Ambiente que tem como objetivo desenvolver percursos de formação continuada de professores e práticas educativas com estudantes em um espaço híbrido de inovação, no encontro e na articulação entre a universidade e as escolas públicas, visando a Educação Científica (EC) e Educação Ambiental (EA). Com base em Zeichner, Payne e Brayko (2015), compreendemos um espaço híbrido como um lugar de percursos formativos de seus sujeitos, que não é na universidade e nem na escola, mas que constitui um terceiro lugar, híbrido, ancorado na universidade e que se estende para a escola, aos espaços de educação não formal e não escolares, ampliado e conectado com os espaços sociais virtuais. Trata-se de um espaço de inovação e compartilhamento no qual se articulam as diversas realidades educacionais e circulam e são valorizados conhecimentos e experiências de todos. O foco da proposta em educação científica e ambiental ocorre por uma demanda de escolas que buscaram, na universidade, subsídios para suas práticas educativas e, igualmente, na articulação com exigências da formação inicial e continuada de professores para contemplar a dimensão das discussões socioambientais do nosso tempo e suas relações com a profissão docente. O contexto do Programa são escolas públicas que integram a GERED Blumenau e a SEMED Blumenau, envolvendo especialmente professores e estudantes da Educação Básica e, por expansão, as comunidades nos quais estão inseridos. Três projetos de extensão estão articulados ao Programa: (a) Clubes de Ciências: Formação Docente e Práticas Educativas com estudantes; (b) Química das coisas: Formação em Educação científica para estudantes e professores; (c) Fauna e Flora: Disseminação de recursos para Educação Científica e Ambiental. Os projetos possibilitam que se forme um coletivo que desenvolverá os percursos formativos e as práticas educativas em um espaço híbrido, o qual será organizado em conjunto com os laboratórios da FURB, a saber: LIE (Laboratório Interdisciplinar de Educação Científica e Ambiental); LIFE (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores); LENQUI (Laboratório de Ensino de Química); LaBot (Laboratório de Botânica); LaMic (Laboratório de Microscopia), Laboratório de Taxidermia; EfeX (Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores), bem como os espaços das escolas parceiras. |
Hemeroteca Digital Catarinense
Tem por objetivo divulgar o acervo documental de publicações periódicas, em especial jornais editados e publicados em Santa Catarina a partir do século XIX.
A Hemeroteca Digital Catarinense é um esforço conjunto da Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina e da Udesc com vistas a divulgar o acervo documental de publicações periódicas, em especial jornais editados e publicados em Santa Catarina a partir do século XIX. Promovendo assim o acesso a fontes documentais selecionadas, organizadas e estruturadas em formato digital (pdf). Trata-se de uma parceria realizada entre o Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) / IDCH - Instituto de documentação e Investigação em Ciências Humanas da Universidade do Estado de Santa Catarina e a Biblioteca Pública de Santa Catarina - Fundação Catarinense de Cultura.
Clique aqui para mais informações sobre a Hemeroteca Digital Catarinense.
História da Educação Física
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
História da Educação Física
Hortoflorestal
Atualmente, possui cerca de vinte mil mudas de espécies de árvores nativas entre: Araucária; Canela-preta; Canela-sassafrás; Araçá; Cortiça; Cedro, entre outras.
É o principal elo entre a Unidavi e instituições preocupadas com o meio ambiente, desde a recuperação até a manutenção. Atualmente, possui cerca de vinte mil mudas de espécies de árvores nativas entre: Araucária; Canela-preta; Canela-sassafrás; Araçá; Cortiça; Cedro; Açoita-cavalo; Ingá-feijão; Dedaleiro; Tucaneira; Ipê-amarelo; Angico-vermelho; Cereja-do-rio-grande; Carobinha; Canjerana; Peroba; Guamirim; Chal-chal; Cafezeiro-do-mato; Cabreúna; Tarumã; Palmito; Coqueiro-jerivá; e Guamirim-ferro-de-gemballa. Há outras espécies onde também é adotado o sistema de coleta de mudas da regeneração natural de algumas áreas.
Clique aqui e saiba mais informações sobre o Hortoflorestal.
III Colóquio Internacional em Saúde
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
III Colóquio Internacional em Saúde
ImigraSUS: Facilitar o acesso e construir autonomia como estratégia de prevenção
ImigraSUS: Facilitar o acesso e construir autonomia como estratégia de prevenção e promoção da saúde dos migrantes domiciliados no território Paulo Freire II - Criciúma/SC.
Desenvolver atividades no território Paulo Freire II, proporcionando trocas de experiências e vivências que promovam o respeito, a solidariedade, os vínculos comunitários e oportunizando a comunidade de imigrantes a ter o direito do acesso à saúde concretizado por meio do incentivo à autonomia, prevenção, promoção de saúde e educação em saúde.
Inclusão digital na APAE: A Informática na promoção dos direitos da cidadania e da educação
Inclusão digital na APAE: A Informática na promoção dos direitos da cidadania e da educação por meio da acessibilidade aos recursos de informação e comunicação às pessoas com deficiência.
Este projeto visa promover a inclusão digital por meio do desenvolvimento de habilidades na utilização dos recursos tecnológicos oferecidos pelo computador para pessoas com deficiência na instituição Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Criciúma – APAE
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
O trabalho da Incubadora está estruturado quatro eixos: comercialização, cooperativas de catadores de materiais recicláveis, alimentação saudável e políticas públicas.
A ITCP é um programa institucional de extensão da Univali com o objetivo de fomentar iniciativas de economia solidária, nas regiões da Grande Florianópolis e do Litoral Norte de Santa Catarina. O trabalho da Incubadora está estruturado quatro eixos: comercialização, cooperativas de catadores de materiais recicláveis, alimentação saudável e políticas públicas. As ações são voltadas ao atendimento de empreendimentos econômicos solidários (EES) como cooperativas, associações, e grupos produtivos informais, além de apoiar outras entidades de apoio e fomento, gestoras e gestores públicos que atuam na economia solidárias nas duas regiões de atuação da ITCP. As atividades de incubação possuem caráter interdisciplinar e configuram-se como assessorias técnicas visando a viabilidade técnica, econômica e organizativa dos EES , formação em economia solidária, articulação política, acesso à crédito, além do desenvolvimento de pesquisas acadêmicas. A metodologia de trabalho tem se estabelecido dentro de um processo de adequação sociotécnica voltada para o desenvolvimento de tecnologias sociais.
Clique aqui e acesse mais informações.
Informática para a Melhor Idade
Incluir digitalmente o idoso por meio do aprendizado de informática básica, internet e redes sociais.
Inserção do Serviço Social no Escritório Modelo de Assistência Jurídica – EMAJ
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Inserção do Serviço Social no Escritório Modelo de Assistência Jurídica – EMAJ
Integração dos planos de recursos hídricos das bacias do extremo sul catarinense aos ODS
Integração dos planos de recursos hídricos das bacias do extremo sul catarinense aos ODS da Agenda Mundial 2030.
Promover, no período de março de 2021 à fevereiro de 2023, por meio deste projeto de extensão da Unesc, enquanto organização membro dos CBH do extremo sul catarinense, o desenvolvimento do processo de integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 4, 6, 11, 12, 14 e 15 definidos na Agenda 2030, nas metas e programas estabelecidos nos planos de recursos hídricos destas bacias, de modo à integrá-las à agenda mundial.
Intervenções educativas na escola José Contim Portella para redução do desperdício de alimentos
Intervenções educativas na escola José Contim Portella para redução do desperdício de alimentos e promoção da sustentabilidade
Implantar práticas sustentáveis por meio de intervenções educativas visando a redução do desperdício de alimentos e a promoção da sustentabilidade em uma unidade escolar no município de Criciúma, Santa Catarina.
IPGCCE Informação e propaganda: construindo laços de geração de conteúdo entre escolas, empresas
Construindo laços de geração de conteúdo entre escolas, empresas locais, estudantes do ensino médio e de graduação.
Produzir geração de conteúdo e materiais publicitários sobre a comunidade e empresas locais, tendo como participantes alunos do Ensino Médio e estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
ITCP - Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
ITCP/FURB
A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB) é um programa de extensão universitária da Universidade Regional de Blumenau (FURB), SC, criado em 1999 (Parecer do CEPE, Nº 145/2000) para implementar ações alternativas de geração de trabalho e renda na perspectiva da Economia Solidária (ES). Atualmente, a ITCP vem atuando com uma equipe interdisciplinar formada por docentes e discentes, visando socializar o conhecimento da academia junto aos setores excluídos do mundo do trabalho. Tem como objetivo geral fortalecer e ampliar a ES no município de Blumenau e região. A ES compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, empresas autogestionárias, redes de cooperação, complexos cooperativos, entre outras. Esse setor vem se desenvolvendo no Brasil desde os últimos anos do século passado e constitui uma resposta de parte da sociedade civil à crise das relações de trabalho e ao aumento da exclusão social.
IVGP - Índice de Variação Geral de Preços
Índice de Variação Geral de Preços
Determinar o índice de variação geral de preços – IVGP e disponibilizar seus indicadores junto à comunidade de Joinville e São Bento do Sul.
E-mail: ademir.jose@univille.br
JOCOZI - Projeto de Extensão Jovens Cozinheiros
Projeto de Extensão Jovens Cozinheiros
Promover a capacitação no setor de alimentação habilidades básicas de cozinha, para jovens que cursam o ensino médio das escolas públicas estaduais que abrangem a Gerência de Ensino da Região de Joinville, através de uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e com demais escolas de Ensino Médio de Joinville.
Juizado Especial Cível
Participação da Univille, através do Curso de Direito, em um trabalho de composição de litígios, que se traduz em atendimento aos anseios de uma comunidade ávida por conhecimentos e ações.
E-mail: juizadouniville@hotmail.com
Laboratório de Cidadania e Sustentabilidade
As atividades desse projeto envolvem cursos e oficinas voltados aos gestores públicos e lideranças multissetoriais e à comunidade.
A ação do projeto fomenta a cidadania e o desenvolvimento sustentável pela capacitação de lideranças multissetoriais na região da Foz do Rio Itajaí. Suas atividades envolvem cursos e oficinas voltados aos gestores públicos e lideranças multissetoriais (empresariais e comunitárias), bem como à comunidade em geral, especificamente no que diz respeito aos desafios e oportunidades da gestão socioambiental contemporânea. Temáticas desenvolvidas nas formações: desafios globais (mudança climática, riscos socioambientais); novas iniciativas e tendências (economia verde e a governança ambiental) e; sua contextualização com a realidade local em questões emblemáticas como gestão de uso e ocupação do solo, recursos hídricos, resíduos sólidos, zona costeira e governança participativa multissetorial.
Clique aqui e acesse mais informações.
Laboratório de línguas - Lablin.
O Laboratório de Línguas (Lablin) é um projeto permanente de extensão de caráter educativo e social, promotor de ações envolvendo língua portuguesa, línguas estrangeiras e qualificação acadêmica. Executa atividades em escolas parceiras, principalmente intervenções
didático-pedagógicas em escolas públicas de ensino regular. As metodologias utilizadas no processo formativo visam desenvolver competências por meio dos 5 eixos, conforme orienta a BNCC - oralidade, leitura, escrita, conhecimentos linguísticos e dimensão intercultural. O público-alvo é a comunidade em geral, pois as ações desenvolvidas contemplam a participação da comunidade acadêmica e da comunidade externa. O Lablin busca tornar-se um espaço de
referência enquanto promotor de atividades inerentes ao ensino-aprendizagem de línguas.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Laboratório Formativo Virtual: espaço de integração das tecnologias no ensino.
Promover o desenvolvimento profissional de professores da educação básica, para o ensino remoto ou presencial, a partir das ações vinculadas ao Laboratório Formativo Virtual, apoiando pedagogicamente e colaborativamente na elaboração de planos de atividades, estratégias metodológicas, integração de tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento de práticas pedagógicas educomunicativas.
LazerAtivo Virtual
Oferecer um programa de exercícios físicos de maneira virtual para idosos institucionalizados na casa de longa permanência – Asilo São Vicente de Paula/Criciúma, em tempos de COVID-19.
Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania.
Contribuir com a formação dos professores que atuam no “Projeto despertar para leitura” para resgatar a condição de cidadania de indivíduos encarcerados, estimulando a prática da leitura como fonte de lazer, conhecimento e reflexão com vistas ao crescimento pessoal.
Lite is Cool: introdução ao pensamento computacional e a cultura maker
É um programa de introdução ao pensamento computacional e cultura maker para estudantes do ensino fundamental e médio apoiado nos conhecimentos e práticas construídos pelos Grupos de Informática na Educação.
Lite is Cool é um programa de introdução ao pensamento computacional e cultura maker para estudantes do ensino fundamental e médio apoiado nos conhecimentos e práticas construídos pelos Grupos de Informática na Educação. O projeto busca proporcionar oportunidades para estudantes conhecerem e se engajarem em atividades de educação e inovação tecnológica. Os estudantes participam de um programa de atividades que desenvolve habilidades para a programação de computadores, a construção de aplicações robóticas. Os conhecimentos, materiais instrucionais e ferramentas utilizadas se apoiam nas práticas existentes nos cursos de graduação em Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Engenharia Mecânica, Mestrado Em Computação e Pós Graduação em Educação. Os docentes que propõem este projeto atuam nestes cursos e no grupo de pesquisa de Informática na Educação. As ações do projeto estão fundamentadas nas linhas de pesquisa definidas no Projeto Pedagógico dos cursos e alinhadas com as atividades que historicamente vem sendo conduzidas por esses grupos de pesquisa não apenas no escopo da graduação, mas incluindo também mestrados e doutorado.
Clique aqui e acesse mais informações.
Mãos de Vida: uma escola criativa para humanescer na cidadania
O projeto promove práticas educativas com base nos propósitos das Escolas Criativas, da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC), em instituições socioeducativas tendo em vista a promoção da educação e da saúde comunitária e a ampliação do exercício para a cidadania. O trabalho é orientado pela visão da Rede das Escolas Criativas (RIEC), em que a professora Maria Glória Dittrich é membro fundadora. A Rede é formada por mais de vinte universidades nacionais e internacionais, sendo que a sede está estabelecida na Universidade de Barcelona - Espanha. As atividades desenvolvidas compreendem a assistência transdisciplinar à saúde e à educação com a população de Itajaí e da AMFRI, efetivando e fortalecendo o tripé ensino, pesquisa e extensão.
Clique aqui e acesse mais informações.
Maricultura e Cidadania: em busca de um desenvolvimento sustentável no município de Penha
A equipe atua ainda juntos aos diversos fóruns de discussão, informando e capacitando tecnicamente os maricultores no atendimento à legislação.
O projeto desenvolve assessoria técnica aos produtores da Associação de Maricultores da Penha (AMAP) e da Cooperativa de Maricultores da Penha (COOPERMAPE). As atividades são desenvolvidas no Centro Experimental de Maricultura (CEMar) mantido pela Univali no município e também na Cooperativa de Maricultores. A equipe atua ainda juntos aos diversos fóruns de discussão, informando e capacitando tecnicamente os maricultores no atendimento à legislação. O professor responsável pelo projeto participa como membro da UNIVALI-PENHA, nos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, do Projeto Orla, Conselho da Cidade, Segurança Comunitária, Programa de Desenvolvimento Local (DEL), contribuindo nas discussões sobre o Saneamento Básico, Mobilidade Urbana, Plano Diretor, Implantação das Unidades de Conservação e nas ações que objetivem o desenvolvimento sustentável do município.
Clique aqui e acesse mais informações.
MATUR(A)IDADE - Programa A Matur(a)idade na Univille
Programa A Matur(a)idade na Univille
Valorizar os saberes do ser humano na maturidade e promover a cidadania e seu bem-estar por meio de atividades educativas e de integração na comunidade da UNIVILLE.
E-mail: karla.pfeiffer@univille.br
Memória e experiências em áudio: o podcast como narrativa na graduação em jornalismo
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Memória e experiências em áudio: o podcast como narrativa na graduação em jornalismo
Memória e narrativas de comunidades: história do bairro nas lembranças dos moradores
Memória e narrativas de comunidades: história do bairro nas lembranças dos moradores do Território Paulo Freire II (Criciúma, SC).
Organizar narrativas históricas de cada bairro a partir de relatos e diálogos com moradores do Território Paulo Freire II, por meio da metodologia do Círculo de Cultura.
Movimentação – Atividade Motora para Grupos Especiais MÃE D’ÁGUA e PROESA
Atividade Motora para Grupos Especiais MÃE D’ÁGUA e PROESA
Efetivar, junto à comunidade, um programa de atividades motoras para grupos especiais, consolidando o compromisso com a extensão e a possibilidade de trânsito entre teoria e a prática pedagógica propostos pela Univille.
E-mail: soniaproesa@gmail.com
Movimento pela Paz (MOP).
Fomentar o exercício de ações para construção da cultura de paz.
Mulheres Empodera: projeto de apoio a recolocação de mulheres no mercado de trabalho
Desenvolve atividades de orientação e qualificação profissional de mulheres do município de Itajaí cadastradas através do Balcão de Empregos e que se encontram em situação de desemprego e vulnerabilidade social.
O projeto desenvolve atividades de orientação e qualificação profissional de mulheres do município de Itajaí cadastradas através do Balcão de Empregos e que se encontram em situação de desemprego e vulnerabilidade social. O trabalho é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania com o objetivo de promover a inserção ou recolocação das mulheres no mercado de trabalho, contribuindo para a geração de emprego e renda das famílias.
Museu da Madeira
O local está aberto à visitação e a entrada é gratuita. Além da comunidade, diretores e professores podem agendar horários para que os alunos conheçam o local e mais da história.
Estimular valores culturais com o resgate do período do desenvolvimento econômico de origem e suas consequências. Este é um dos objetivos do Museu da Madeira, edificado em 2011, no Parque Universitário UNIDAVI. Possui serraria movida a roda d'água, acervo que conta a história do ciclo da exploração da madeira na região do Alto Vale do Itajaí, reserva técnica, área administrativa e visita guiada. O local está aberto à visitação e a entrada é gratuita. Além da comunidade, diretores e professores podem agendar horários para que os alunos conheçam o local e mais da história. Visitação: Sextas: das 14h às 18h Sábados: das 14h às 18h Agendamentos: museudamadeira@unidavi.edu.br ou (47) 3531- 6000.
Clique aqui e acesse as informações completas sobre o Museu da Madeira.
MZ- Material Zoológico: seu preparo e sua exposição pública
Material Zoológico: seu preparo e sua exposição pública
Dar continuidade aos processos de exposição de material zoológico preservado para aprimorar as noções conservacionistas de fauna dos cidadãos e proporcionar o preparo de espaço verde e área de interação com material zoológico natural, visando promover a convivência de visitantes com insetos polinizadores.
NAFSBS - Implantação e Operacionalização do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal na Univille
Manter o funcionamento do Núcleo de Estudos e Atividades em Direitos Humanos, capacitando estudantes, operadores do direito e cidadãos em geral, a fim de ampliar a quantidade de pessoas aptas a implementarem decisões e construírem políticas mais humanistas em São Bento do Sul e região.
E-mail: edina.elisangela@univille.br
Natação na Escola: Saúde e Educação
Uma interação entre a prática do esporte com a vivência do profissional da área
Organizar um ambiente de formação que possibilite aos escolares a aprendizagem do nadar, prática esportiva e de lazer bem como a assimilação de hábitos saudáveis e aos acadêmicos(as) a construção, a reflexão crítica e a apropriação dos conhecimentos para o exercício profissional associado a promoção da saúde e educação.
NATESC: Natação na Escola: Saúde e Educação
Natação na Escola: Saúde e Educação
Organizar um ambiente de formação que possibilite aos escolares a aprendizagem do nadar, prática esportiva e de lazer bem como a assimilação de hábitos saudáveis e aos acadêmicos(as) a construção, a reflexão crítica e a apropriação dos conhecimentos para o exercício profissional associado a promoção da saúde e educação.
E-mail: patricia.magri@univille.br
NEADH 4 - Núcleo de Estudos e Atividades em Direitos Humanos - fase IV.
Núcleo de Estudos e Atividades em Direitos Humanos - fase IV.
Manter o funcionamento do Núcleo de Estudos e Atividades em Direitos Humanos capacitando estudantes, operadores do direito e cidadãos em geral a fim de ampliar a quantidade de pessoas aptas a implementarem decisões e construírem políticas mais humanistas em São Bento do Sul e Região.
wilsono@univille.br
NEEM - Núcleo de Estudos de Ensino da Matemática
Departamento de Matemática
O alinhamento de práticas pedagógicas para o ensino e a aprendizagem da Matemática com as demandas da sociedade atual já vem sendo indicado nos documentos oficiais de reestruturação curricular e nos pressupostos teóricos de metodologias de ensino inovadoras. Nesse contexto, as ações propostas pelo Programa Núcleo de Estudo de Ensino de Matemática (NEEM) estão pautadas no objetivo de promover a aprendizagem matemática com equidade e compreensão, a partir das seguintes ações direcionadas para professores e estudantes da Educação Infantil ao Ensino Superior: (a) realização de formações continuadas para professores que ensinam Matemática, alinhadas com a proposta das Feiras de Matemática, (b) criação de grupos colaborativos direcionados ao estudo de propostas didáticas para o ensino de Matemática, (c) realização de oficinas com estudantes do ensino básico, apresentando propostas didáticas que valorizem a participação ativa do estudante no processo de aprendizagem, e (d) através da organização de Feiras de Matemática a nível municipal, regional, estadual e nacional, envolvendo professores e estudantes da Educação Infantil ao Ensino Superior, incluindo a Educação Especial. Com este viés pretende-se atender a demanda de professores e estudantes que buscam superar as práticas tradicionais de ensino e aprendizagem da Matemática, como também auxiliar na promoção de uma Educação de Matemática de qualidade em nosso país, ressignificando-a como uma ciência viva, em contínuo processo de desenvolvimento e fruto de necessidades práticas de diferentes culturas e em diferentes momentos da história. |
NEL - Núcleo de Estudos Linguísticos
Departamento de Letras
O Programa de Extensão Núcleo de Estudos Linguísticos (NEL) é um canal para a aproximação da comunidade externa e interna com a Universidade a fim de aprimorar os conhecimentos relativos à linguagem. Prioriza o papel múltiplo da Universidade no que tange à educação linguística, buscando desenvolver a competência comunicativa pela aquisição e aperfeiçoamento do uso dos mais variados recursos da língua. Leva em conta que a extensão, por ser considerada um processo educativo, cultural e científico, é um espaço interessante na articulação entre ensino e pesquisa, pois aproxima a Universidade e a Sociedade.
Novo observatório: um olhar humano e inclusivo sobre as condições de acessibilidade espacial
Novo observatório: um olhar humano e inclusivo sobre as condições de acessibilidade espacial das escolas municipais do município de Içara/SC.
Propor e desenvolver subsídios de tecnologia assistiva com ênfase na acessibilidade espacial de áreas internas e externas nas escolas públicas municipais de nível fundamental de Içara/SC.
Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é um projeto desenvolvido pela Receita Federal do Brasil em parceria com Instituições de Ensino Superior, cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais. O NAF é uma atividade de extensão, que promove a prática contábil, por meio da realização de atendimentos, visando ao aprimoramento do conhecimento acadêmico, além de prestar assistência aos contribuintes.
Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF- Univille
Promover atividades de educação fiscal por meio da implantação na Univille de um Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) em parceria com a Delegacia da Receita Federal de Joinville.
Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular
O objetivo é fortalecer o sistema de garantia de direitos sociais, coletivos e transindividuais, por meio da metodologia da problematização, no contato direto com os grupos coletivos.
Atua na formação e assessoramento de lideranças comunitárias, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e Fórum de Políticas Públicas de Florianópolis, apoiando as organizações e contribuindo na formação prático-teórica em direitos humanos sociais e coletivos. O objetivo é fortalecer o sistema de garantia de direitos sociais, coletivos e transindividuais, por meio da metodologia da problematização, no contato direto com os grupos coletivos no levantamento de diagnósticos participativos que envolvam a busca conjunta de soluções, além do oferecimento de assessoria e consultoria jurídica às organizações da sociedade civil, a fim de que estas sejam protagonistas em relação aos direitos reivindicados.
Clique aqui e acesse mais informações.
Núcleo de atenção interdisciplinar a saúde em oncologia – NAISO.
Prestar ações para melhorar continuamente a experiência do momento do diagnóstico ao pós tratamento oncológico, das pessoas e seus familiares em um serviço de apoio oncológico, da região Sul de Santa Catarina.
Núcleo de Estudos de Ciências Biológicas – NECBio
Desenvolver competências e habilidades para o exercício profissional dos acadêmicos, vinculando ensino, pesquisa e extensão de forma que as difusões do conhecimento ofereçam à comunidade infraestrutura para a solução de problemas.
O Núcleo de Estudos de Ciências Biológicas – NECBio - foi criado em 2011 a partir da necessidade de reunir acadêmicos e professores fora do ambiente de sala de aula, com o intuito de reunir informações e orientações científicas acerca dos mais diversos assuntos voltados à Ciências Biológicas. Esses assuntos estão inseridos nas três grandes áreas da Biologia: Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e Biotecnologia.
O objetivo do NECBio é desenvolver competências e habilidades para o exercício profissional dos acadêmicos, vinculando ensino, pesquisa e extensão de forma que as difusões do conhecimento ofereçam à comunidade infraestrutura (laboratorial e técnica) para a solução de problemas nas mais diversas áreas da Biologia, proporcionando, assim, melhores índices de desenvolvimento socioambiental para a região.
Além de estudos teóricos e ações internas, realizados entre acadêmicos e professores, o Núcleo promove à comunidade mostras científicas, palestras, cursos, oficinas, gincanas, identificação da Biodiversidade local e outras atividades referentes a área de Biologia. As atividades podem ser realizadas nos próprios laboratórios da Unoesc, ou em escolas, empresas e órgãos governamentais. Além de ações externas de Educação Ambiental.
Clique aqui para maiores informações.
Núcleo Extensionista Rondon
Possibilita o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da universidade em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional
Criado em 2010, o Núcleo Extensionista Rondon (NER - UDESC), uma das principais ações de extensão da Udesc, vem possibilitando o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da universidade em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional, buscando-se, assim, a garantia da interdisciplinaridade, da interação entre a universidade e a sociedade, da qualidade e do impacto das ações de extensão no âmbito da Udesc, reforçando a missão da universidade diante a realidade social.
Clique aqui e acesse as informações completas deste Projeto de Extensão.
O Curso de Direito e a comunidade
Visa prestar esclarecimentos sobre temas jurídicos à comunidade do Alto Vale do Itajaí, por meio de gravação de programas na Rádio UNIDAVI, gravação de vídeos, posts no Instagram e nas mídias eletrônicas.
A UNIDAVI, que por ser uma universidade comunitária engajada com o desenvolvimento com qualidade do Alto Vale do Itajaí, presta mais um serviço à comunidade, objetivando resguardar a cidadania, elevando o nome da instituição no aspecto das políticas públicas.
Observatório de Educação em Direitos Humanos com ênfase a igualdade de gênero
O projeto constitui-se na formação de professores e gestores do sistema básico de ensino dos municípios parceiros em matéria de direitos humanos.
O projeto Educação em Direitos Humanos iniciou em 2015 com uma parceria entre o Observatório do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (doravante OSIDH) e a Secretaria de Ensino do Município de Palhoça, com vistas a suprir um déficit bastante presente na Educação Básica Nacional: a ausência de elementos curriculares e práticas pedagógicas e de vivência pautados nos Direitos Humanos é uma das principais causas para este quadro. Em 2018 o projeto passou a desenvolver suas atividades junto à rede de Ensino de São José (SC). O projeto constitui-se na formação de professores e gestores do sistema básico de ensino dos municípios parceiros em matéria de direitos humanos, além de implementar a prática e a cultura da educação em direitos humanos no cotidiano da Escola por meio de três grandes eixos: a) formação continuada de docentes e técnicos das Secretarias de Educação em matéria de Educação em Direitos Humanos; b) realização de oficinas de Educação em Direitos Humanos ministradas pelos alunos de graduação diretamente nas Escolas da Rede; e c) assessoramento para inclusão das diretrizes da Educação em Direitos Humanos nos documentos institucionais da Escola (Projeto Político-pedagógico) e da Rede (Instruções Normativas), bem como prestação de assessoria especializada (pareceres) em matéria de Educação em Direitos Humanos. As atividades do projeto são realizadas nos campus Palhoça, São José e Biguaçu.
Clique aqui e acesse mais informações.
Observatório do Desenvolvimento Regional-SC
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Observatório do Desenvolvimento Regional-SC
Observatório Sócioeconomico para o Desenvolvimento Municipal (PROESDE/SED)
O projeto tem como propósito principal analisar a realidade do desenvolvimento recente da municipalidade, identificando problemas e propondo soluções e iniciativas que colaborem para colaborem para corrigir rumos e mitigar e/ou eliminar ameaças.
A implementação do Observatório de Desenvolvimento mediante a análise e o monitoramento da conjuntura social, econômica e de saúde coletiva contribui para a proposição de ações e projetos dirigidos às necessidades locais. É explorado quantitativa e qualitativamente o comportamento dos dados ao longo do tempo e as informações que servem de suporte para a construção de iniciativas que beneficiem a comunidade do município. Tem sido implementado em Rio do Sul.
OI PROFISSIONAL - Orientação e Informação Profissional
Orientação e Informação Profissional
Desenvolver ações de orientação e informação profissional para grupos de estudantes do ensino médio de escolas das redes pública e privada de ensino de Joinville, assim como daqueles que estão inseridos nas empresas/instituições como jovens aprendizes.
E-mail: oiprofissional@univille.br
Orquestra de Câmara.
A Orquestra de Câmara Unochapecó está há 12 anos em atividade. Vem
desenvolvendo atividades culturais desde a iniciação instrumental (que atualmente é atendida pelos Projetos Musicando e Musicalidade) até a participação e promoção de eventos culturais de música instrumental e de concerto. Promove a sensibilização estética e artística dentro e
fora do ambiente acadêmico. Foi o projeto de extensão universitária pioneiro no modelo de evento que intenta no encontro e troca de experiências entre orquestras, com nível e reconhecimento regional – Encontro Brasileiro de Orquestras, que chegou a sua oitava edição.
Suas atividades ocorrem de fevereiro a dezembro, com ensaios semanais que contemplam 3 horas e 30 minutos de ensaio coletivo, mais 1 hora de 30 minutos de ensaio de naipe e, pelo menos, 5 horas de ensaio individual. Os ensaios de naipe são proporcionados para retirada de dúvidas e trabalhos mais intensos sobre trechos musicais mais difíceis, com o auxílio do regente ou de instrutor.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Oxigênio Central de Podcast
O projeto atua na produção de programas temáticos e séries utilizando a linguagem e o suporte tecnológico do podcast.
Desenvolvido pelo curso de jornalismo da Univali, os programas abordam temas de interesse público com conteúdo educativo e pautas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para saber mais sobre os projetos e programas de extensão da Univali, acesse aqui
PALHAÇO – Palhaçoterapia
Palhaçoterapia
Resgatar na formação dos acadêmicos de cursos da Área da Saúde a preocupação com os aspectos humanísticos do cuidado à saúde.
PAMIF "intervenção interdisciplinar com grupos grávidos, grupos de mães e com bebês".
Promover a qualidade do ambiente de vida da família grávida e com bebês em consonância à missão da Unesc: “educar, por meio do ensino, pesquisa e extensão, para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida.”
Patrimônio escolar em movimento: artes e memórias.
Fomentar ações de educação visual por meio da exibição e produção de audiovisuais, possibilitando uma postura autônoma e atenta sobre este suporte
midiático, incentivando o protagonismo e a criticidade.
PDL Jovem: Programa de Desenvolvimento Lideranças Jovens
PDL Jovem: Programa de Desenvolvimento Lideranças Jovens: o empreendedorismo social para melhorar o ambiente de vida da geração atual e futura.
Oportunizar imersões de empreendedorismo social para o desenvolvimento de lideranças juvenis que visem a transformação e melhoria do ambiente de vida.
PEE - Programa Estruturante de Empreendedorismo
Programa Estruturante de Empreendedorismo
Contribuir para a formação de ambiente promotor da cultura empreendedora e para o surgimento de empreendimentos sustentáveis, por meio da estruturação de ações que integrem as competências e potenciais existentes da Univille.
E-mail: posso@univille.br
Pensar, gastar e poupar: iniciação na educação financeira na rede municipal de ensino
Pensar, gastar e poupar: iniciação na educação financeira na rede municipal de ensino de Morro da Fumaça - SC.
Promover ações sobre educação fiscal, financeira e finanças pessoais para alunos da rede municipal de ensino atendidos pelo Observatório Social do Morro da Fumaça/SC.
PIAE - Programa Institucional Arte na Escola
Programa Institucional Arte na Escola
Qualificar processos de ensino e aprendizagem com educadores parceiros do PIAE, a fim de construir propostas de ensino para arte, socializando e estendendo esses saberes à comunidade.
E-mail: arteescola@univille.br
PIER - Programa de Internacionalização de empresas Univille
Programa de Internacionalização de empresas Univille
O Programa de Internacionalização de Empresas - PIER é um programa de extensão da Univille em parceria com o Curso de Comércio Exterior e o Inovaparq. Visa apoiar as pequenas e médias empresas na inserção sustentável no mercado internacional, além de proporcionar ao acadêmico a vivência prática no mercado de trabalho.
E-mail: pier@univille.br
Planejamento e Controle Contábil na Atividade Rural.
Oportunizar aos agricultores de pequenas propriedades rurais familiares acesso e capacitação para utilização de instrumentos de planejamento e controle contábeis.
Plano de 60 dias: Consultoria Acadêmica em 60 dias para micro e pequenos empreendimentos.
Oferecer aos microempreendimentos uma consultoria acadêmica organizacional gratuita, num processo de interação entre acadêmicos e empresários num plano de intervenção em 60 dias.
Plante Saúde: plantas medicinais e alimentícias no cuidado com a saúde
O projeto desenvolve ações educativas e de assessoramento junto às comunidades locais que visem o cultivo e o uso de plantas medicinais e alimentícias para a promoção à saúde. Dentre elas, as plantas alimentícias nutritivas e de fácil cultivo, como as Plantas Alimentícias não Convencionais - PANCS, ou hortaliças não convencionais. O público-alvo do projeto abrange as crianças e professores das escolas de educação infantil, públicas e privadas, acadêmicos dos cursos da área da saúde na Univali; usuários e profissionais de saúde e agentes comunitários de saúde, que buscam orientações relacionadas às plantas medicinais e alimentícias, implantação de hortas, culinária com aproveitamento integral e higienização dos alimentos, compostagem e canteiros elevados e técnicas de produção orgânica.
Clique aqui e acesse mais informações.
Plataformas digitais e colaboração cidadã na web rádio Santa Luzia.
Proporcionar uma imersão progressiva nos projetos sociais intermediados pela Web Rádio em relação dialógica com a Universidade-comunidade amalgamada aos elementos que norteiam o universo social das plataformas digitais. E, por conseguinte reconhecer osbenefícios de vivenciar uma interação comunicativa que proporcione bem-estar e interação social entre os participantes e a comunidade.
Playground da Matemática
Propicia um canal de comunicação entre a universidade e a escola, caracterizando-se pelo desenvolvimento e aplicação de atividades de matemática na Educação Básica, especialmente com ações voltadas à Educação Infantil. Esse programa, em sua terceira edição, é reflexo do trabalho colaborativo entre professores e alunos do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ciências, Matemática e Tecnologias da UDESC.
Clique aqui e acesse as informações do Playground.
Politécnica Uno em Ação.
O Programa visa à integração de diferentes áreas do conhecimento no
desenvolvimento de projetos que respondam às demandas da comunidade, com ações que permitam interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no processo de construção do conhecimento e proposição de soluções nos campos da arquitetura, engenharias e tecnologia da informação. Espera-se como impacto social e resultados almejados a melhoria da qualidade de vida por meio de qualificação para o trabalho, utilização de recursos de forma sustentável, aplicados na produção de moradias, infraestrutura, produção de alimentos e produtos para a sociedade, produção de tangíveis e intangíveis (produtos e serviços) e também na prestação de serviços.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Popularização científica e tecnológica mediada pelo laboratório presencial e remoto.
Partindo da confecção e utilização de equipamentos de baixo custo e o espaço do Laboratório de Física Experimental da Unesc (LAFIEX), popularizar a ciência entre estudantes do ensino fundamental de Escolas Públicas e comunidade em geral por meio de um espetáculo itinerante, presencial ou remoto, provocando inserção dos atores/espectadores no universo científico tecnológico.
Pratica a Mente: promoção a saúde mental de adultos em Itajaí
O projeto promove a saúde mental com o desenvolvimento de ações que envolvem estudantes universitários e comunidade adulta atendida pela Rede de Atenção Psicossocial de Itajaí (RAPS). Em conjunto com o Programa Acolher e a Secretaria Municipal da Saúde de Itajaí realiza formações aos docentes, funcionários da Univali, assim como dos profissionais da RAPS e líderes comunitários, com a abordagem de temáticas voltadas a saúde mental, suas estratégias de manejo e as Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Também são realizados eventos com a promoção de vivências sobre o cuidado de si e do outro.
Clique aqui e acesse mais informações.
Prática do Badminton
O Programa tem como objetivo, através da disseminação e prática da modalidade esportiva Badminton,, promover um processo de integração recíproca entre campos de conhecimento, citando nessa perspectiva o esporte, a pesquisa e a educação.
A prática de badminton ocorre todas as quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 22h, no Ginásio de Esportes da Escola Eliseu Guilherme e reúne 60 participantes entre 8 a 40 anos. A iniciativa tem o apoio da Comissão Municipal de Esportes.
Clique aqui para mais informações sobre a Prática do Badminton.
Práticas Educativas e Formação Docente: Arte, Estética e Educação
Realizar formação continuada para profissionais da educação que atuam com mediação cultural, tendo como referência material educativo virtual e experiências estéticas em locais culturais no intuito de pensar ações voltadas ao público infantil (4 e 5 anos).
Práticas formativas para escola e comunidade
Apresenta como eixo central a promoção de práticas formativas para escola e comunidade, permitindo a construção e o compartilhamento de conhecimentos com foco no reconhecimento dos direitos das crianças e adolescentes.
O projeto Práticas Formativas para Escola e Comunidade apresenta como eixo central a promoção de práticas formativas para escola e comunidade, permitindo a construção e o compartilhamento de conhecimentos com foco no reconhecimento dos direitos das crianças e adolescentes, na diversidade étnica racial, metodologias ativas no ensino e aprendizagem da Matemática e do brincar na Educação Básica. O projeto desenvolve as atividades pautadas na perspectiva integrada e interdisciplinar e no envolvimento dos cursos de História, Matemática e Pedagogia da Univali com a participação dos acadêmicos, professores, bolsistas da extensão, da bolsa integração comunitária (BIC), Artigo 170 e voluntários, bem como comunidades dos municípios de abrangência da Universidade.
Clique aqui e acesse mais informações.
Práticas Gerontológicas: atenção à saúde do idoso com demência, seus familiares e a comunidade
O projeto atua em diferentes práticas gerontológicas com relação ao apoio, diagnóstico e estratégias de cuidado ao idoso em situações de demências, promovendo a qualidade de vida dos pacientes, familiares/e ou cuidadores. Os públicos beneficiados são atendidas por meio em duas estratégias gerontológicas: 1) GEAz : onde o público alvo são os cuidadores, familiares e profissionais que cuidam de pessoas com doença de Alzheimer ou outra doença similar. 2) Na Unidade Familiar de Saúde Comunitária (UFSC), setor F7: o público alvo são os pacientes idosos, especialmente aqueles em suspeita de demências após terem realizado a avaliação médica e verificado que há perda cognitiva significativa. O projeto constitui-se num espaço de troca de experiências e aprendizado de alunos e professores de diversos cursos da graduação da Escola da Saúde.
Clique aqui e acesse mais informações.
Predominância da Orientação Empreendedora no Curso de Administração
Predominância da Orientação Empreendedora no Curso de Administração de uma Universidade da Serra Catarinense
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Predominância da Orientação Empreendedora no Curso de Administração de uma Universidade da Serra Catarinense
Prevenção da síndrome da alienação parental.
Promover o conhecimento e conscientização acerca da Síndrome da Alienação Parental e difundir os instrumentos jurídicos da Lei da Alienação Parental (Lei 12.318 de 26/08/10) visando à convivência familiar saudável com seus filhos (crianças e adolescentes).
Prevenção, Identificação e Combate à violência contra crianças e adolescentes
Contribuem para a prevenção, identificação e combate ao fenômeno das violências contra as crianças e adolescentes, através de ações direcionadas aos educadores, às crianças e às famílias dentro das unidades escolares.
As atividades desenvolvidas pelo projeto contribuem para a prevenção, identificação e combate ao fenômeno das violências contra as crianças e adolescentes, através de ações direcionadas aos educadores, às crianças e às famílias dentro das unidades escolares, além de campanhas de conscientização junto à sociedade. O projeto integra a Rede de Prevenção as Violências no Município de Itajaí́, formada pela Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação, Poder Judiciário, Ministério Publico, Conselhos Tutelares, OAB. O atendimento fornecido pela rede objetiva auxiliar no fortalecimento dos vínculos familiares, na prevenção da violência, no combate aos preconceitos, além de assegurar proteção social imediata e atendimento interdisciplinar.
Clique aqui e acesse mais informações.
Proa Media Lab
Seus objetivos são gerir a produção e publicação de conteúdos online através do site do jornal-laboratório Cobaia dos Programas Pirão Catarina e Viva Voz.
O Projeto Proa Media Lab desenvolve conteúdos noticiosos para a comunidade da Foz do Rio Itajaí, em ambiente online com linguagens e ferramentas digitais inovadoras. Seus objetivos são gerir a produção e publicação de conteúdos online através do site do jornal-laboratório Cobaia dos Programas Pirão Catarina e Viva Voz, com notícias e reportagens para a comunidade da Foz do Rio Itajaí e desenvolver novas ferramentas digitais para criação de conteúdos de comunicação. O projeto busca ainda promover formações dirigidas aos profissionais e empresas de comunicação da região para o uso de ferramentas desenvolvidas no projeto e/ou o desenvolvimento em parceria de conteúdos originais.
Clique aqui e acesse mais informações.
PROFISSA TUBER 4 - A utilização da Cibercultura no processo de escolha profissional
A utilização da Cibercultura no processo de escolha profissional dos estudantes de Ensino Médio.
Auxiliar os estudantes do Ensino Médio no processo de escolha profissional utilizando a Cibercultura.
Programa Borboletas da Leitura
Tem como princípio norteador o incentivo à formação leitora de crianças e/ou jovens desprovidos do contato efetivo com o livro, a leitura e a biblioteca.
O foco do trabalho nas comunidades (bairros) da capital catarinense e nas Escolas Públicas serão as atividades de promoção e incentivo à leitura fundamentadas na literatura infantil e juvenil como arte literária. A parceria com a Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho se concretiza na dinamização desse espaço para a realização das ações para as crianças e jovens participantes do Programa e das comunidades próximas a biblioteca.
Clique aqui para mais informações sobre o Programa Borboletas da Leitura.
Programa Cidadania em Foco
O programa de extensão Cidadania em Foco objetiva socializar o conhecimento jurídico na comunidade, proporcionando ao cidadão informações sobre os seus direitos e deveres.
O programa de extensão Cidadania em Foco objetiva socializar o conhecimento jurídico na comunidade, proporcionando ao cidadão informações sobre os seus direitos e deveres. As atividades compreendem a realização de palestras interativas nas comunidades. Nos encontros são apresentadas informações básicas para o exercício da cidadania, com a discussão de problemáticas atuais e de grande relevância social e jurídica, tais como: cidadania e arte, a importância da água, Direitos Humanos para médicos, Direitos básicos do Direito do Trabalho, meio ambiente e sustentabilidade, uso da internet, noções de Direito Social do Trabalho, ética na administração. O programa é multi campi e as atividades são realizadas em Itajaí, Tijucas e Kobrasol.
Entre em contato conosco no email extensao@univali.br
Clique aqui e acesse mais informações.
Programa cuidando da saúde física e nutricional de colaboradores da UNESC.
Desenvolver ações nutricionais e de atividade física que proporcione uma melhor qualidade de vida dos colaboradores da UNESC, e promova a adoção de hábitos saudáveis de vida.
Programa da Escola de Comunicação e Criatividade
A Escola de Comunicação e Criatividade é formada por seis cursos que atuam em várias frentes possíveis de relacionamento e atenção à comunidade. Essa amplitude oferece condições para o atendimento de diversos projetos em conjunto nas áreas da comunicação, moda, gastronomia, design. Desta forma, é esperado que o contato com a comunidade forneça subsídios para o estabelecimento de demandas que resultem em aprendizado efetivo para os estudantes e uma inserção contributiva para a sociedade. Almeja-se impactar positivamente a comunidade da região, por meio da criação em conjunto de soluções para demandas reais sociais. Neste sentido, os resultados esperados vinculam-se aos projetos específicos de cada curso, assim como da interdisciplinaridade extensionista da escola.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Programa de Apoio a Extensão e Cultura
Trata-se de um programa de Extensão Universitária que se justifica por razões estratégicas da Instituição de Ensino Superior.
Trata-se de um programa de Extensão Universitária que se justifica pelas seguintes razões: a) necessidade de implantar na UNIARP um dispositivo institucional de apoio à Extensão universitária, que coloque o professor e o acadêmico em contato com a realidade, conhecendo-lhe seus problemas, uma vez que estes são objetos de estudos de uma Universidade inserida no seu meio; b) o Ensino, praticado na Universidade, deve interagir constantemente com a Extensão, propondo soluções para os principais problemas e carências emergentes do entorno, numa constante permuta de serviços, testando nele seus conhecimentos produzidos, ajustando-os e adequando-os às inquietações da sociedade, dando ênfase aos aspectos regionais; c) a universidade deve integrar-se com os diversos segmentos da sociedade, realizando a disseminação do conhecimento, como forma de retribuição do sustento financeiro que lhe vem daquela; d) necessidade de oportunizar os benefícios da cultura coletiva às parcelas comunitárias mais dela afastadas; e) institucionalização da Extensão Universitária, no aspecto de seguimento de linhas político-pedagógicas comuns.
Clique aqui e acesse as informações completas deste Projeto de Extensão.
Programa de Assessoria e Consultoria Contábil e de Organização das Documentações
Programa de Assessoria e Consultoria Contábil e de Organização das Documentações para Prestação de Contas das Associações de Pais e Professores - APP'S da Rede Pública Municipal.
Apoiar, por meio de orientação, assessoria e consultoria contábil às Associações de Pais e Professores – APP’s da rede pública municipal.
Programa de atenção multidisciplinar a saúde do idoso - PAMSI.
Contribuir para o envelhecimento ativo dos idosos da região sul de Santa Catarina, desenvolvendo ações coerentes a todas suas dimensões, visando sempre que estes idosos sejam autônomos, participativos e ativos no meio onde estão inseridos.
Programa de Educação Empreendedora
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Programa de Educação Empreendedora
Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) - Desenvolvimento
Proesde Desenvolvimento oferece bolsas de estudo aos alunos participantes e proporciona a eles um curso de extensão e desenvolvimento regional. Por meio do Proesde, os estudantes participantes recebem a gratuidade de 100% da mensalidade do curso durante um semestre, sendo que, em contrapartida, colocam em prática projetos de cunho social que são pensados visando atender demandas das comunidades. Essas intervenções que envolvem a comunidade externa contribuem para um perfil de diplomado com competências técnicas e formação cidadã marcada por essas vivências. Com isso a Universidade, o acadêmico e a sociedade promovem as transformações necessárias para o desenvolvimento pessoal, profissional e comunitário
Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) - Licenciatura
Valorizando profissionais da área de educação do município, do Estado e de outras instituições ligadas à educação e à temática em questão.
Ainda no que diz respeito às bolsas fomentadas pelo Uniedu, mais de 270 alunos da Unoesc tiveram acesso ao Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) licenciatura, estudando Planejamento Integrado por área de conhecimento para o Novo Ensino Médio. Em razão da pandemia, foi necessário assumir a tecnologia como principal ferramenta para a execução sistematizada e contínua das atividades. Uma alternativa, implantada desde o primeiro componente, foi a ampliação das aulas para outros espaços com “participações especiais”, valorizando profissionais da área de educação do município, do Estado e de outras instituições ligadas à educação e à temática em questão. Ao final do curso, foram elaborados pelos cursistas, orientados pelos professores, 79 planos de aula por área do conhecimento. Cada um dos planos contemplava temáticas, conceitos, competências e habilidades a serem desenvolvidos por meio de atividades propostas.
Clique aqui para maiores informações.
PROGRAMA DE EXTENSÃO AMICÃO
O programa Amicão visa estabelecer relação entre universidade e sociedade, tendo como propósito à saúde e bem-estar animal e da comunidade em questão; Conscientizar os munícipes de Orleans e outros municípios conveniados ao projeto, em relação à posse responsável, animais errantes, zoonoses e controle populacional através da execução do projeto nas escolas; Realizar atendimento aos animais por meio de aulas práticas que apresentem alguma patologia com objetivo de estudá-los com respeito, ética e responsabilidade, acompanhando suas evoluções.
Programa de Extensão Natal Cidadão
Este programa é uma parceria entre a Casa da Cidadania e o Unibave por meio da Coordenação de Extensão. O Natal Cidadão é uma forma de propagar o espírito solidário do Natal e, proporcionar alegria, por meio do acolhimento e aproximação das pessoas que semobilizam a doar algo para tornar o Natal de algumas crianças cheio de amor e alegria, oferecendo também seu carinho com a doação de um brinquedo.
Programa de Internacionalização de empresas Univille
Visa apoiar as pequenas e médias empresas na inserção sustentável no mercado internacional, além de proporcionar ao acadêmico a vivência prática no mercado de trabalho.
O Programa de Internacionalização de Empresas - PIER é um programa de extensão da Univille em parceria com o Curso de Comércio Exterior e o Inovaparq. Visa apoiar as pequenas e médias empresas na inserção sustentável no mercado internacional, além de proporcionar ao acadêmico a vivência prática no mercado de trabalho.
Programa de Mentoring para o desenvolvimento e apoio na criação de novos negócios
Programa de Mentoring para o desenvolvimento e apoio na criação de novos negócios: da ideia a pré-incubação.
Oportunizar ao público interno e externo da Unesc o acesso a mentoria no apoio técnico do planejamento e desenvolvimento de novos negócios – desde a concepção da ideia até a pré-incubação.
Programa de Promoção da Empregabilidade
Proporcionar às pessoas que estão em situação de desemprego um espaço para refletir sobre as características e demandas do mercado de trabalho, bem como desenvolver as qualificações comportamentais necessárias à empregabilidade.
Clique aqui e acesse as informações completas sobre este Projeto de Extensão.
Programa Esag Kids
Visa estimular crianças a desenvolver competências relacionadas a administração financeira, com foco em orçamento pessoal, e também em empreendedorismo e inovação.
A ESAG KIDS surgiu em 2014 como um programa de extensão do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Sua estrutura, como programa de extensão, é composta por outros cinco projetos:
Manual do Empreendedorismo Mirim;
Crianças na Universidade;
Esag Kids on the Road;
Capacitação de Educador Empreendedor;
Esag Kids no Rondon.
Clique aqui para mais informações sobre o projeto de extensão.
Programa Esag Sênior
Criado em 2003 é uma iniciativa que oferece Formação Complementar em administração, com duração de um ano. Voltado à atualização e profissionalização de pessoas de meia idade, tem foco na formação para o empreendedorismo, para o exercício do voluntar
A ESAG Sênior é um programa de Extensão que tem como objetivo principal, por meio do curso de Formação Complementar em Administração, a requalificação, de pessoas com mais de 45 anos, para o mercado de trabalho, nas áreas de empreendedorismo e voluntariado. No Curso são realizadas diversas atividades além das aulas, como palestras, oficinas, visitas técnicas guiadas e confraternizações. Estas possibilitam a integração e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. As aulas são ministradas três vezes por semana, as 2, 4ª e 6ª feiras, no período vespertino, das 14h00min às 17h40min.
Clique aqui para saber mais informações sobre o projeto de extensão.
Programa Estruturante de Empreendedorismo
Contribuir para a formação de ambiente promotor da cultura empreendedora e para o surgimento de empreendimentos sustentáveis, por meio da estruturação de ações que integrem as competências e potenciais existentes da Univille.
Programa História Oral
Criar mecanismos de suporte para o funcionamento do Laboratório de História Oral da UNIVILLE, principalmente no que diz respeito à criação de fontes orais, de acordo com os procedimentos teórico-metodológicos da História Oral.
E-mail: lhouniville1@gmail.com
Programa Jovem Aprendiz - Univali
O programa tem como objetivo qualificar o jovem para o mercado de trabalho a partir da formação profissional, possibilitando o acesso ao primeiro emprego como jovem aprendiz e garantindo o exercício da cidadania.
Comprometida com a busca de soluções para os problemas sociais e com a melhoria na qualidade de vida da população jovem, a Univali vem intensificando desde 2005, ações no âmbito de qualificação profissional de jovens de todas as regiões onde atua. O Programa Jovem Aprendiz oferece aos jovens com idade entre 14 e 24 anos, a oportunidade de conquistarem o primeiro emprego mais confiantes e preparados. Atua por conta da Lei nº 10.097, a lei da Aprendizagem. que determina que as empresas contratem jovens aprendizes na proporção de 5 a 15% de seu quadro funcional. O programa também possue parcerias com diversas instituições e empresas da região, garantindo o sucesso do trabalho na comunidade.
Para saber mais sobre os projetos e programas de extensao da Univali, clique aqui
Programa Música para Todos
Tem o objetivo de proporcionar experiências através da música para que pessoas com deficiência possam participar dentro das suas capacidades.
A ideia do programa surgiu a partir das vivências ocorridas nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Licenciatura em Música da Udesc, onde vários estudantes enfrentaram diversos desafios para oferecer atividades musicais para pessoas com deficiência incluindo pessoas com autismo e deficiência intelectual, por exemplo.
Clique aqui para mais informações sobre o projeto de extensão
Programa Reciclando Medicamentos
O programa Reciclando Medicamentos com Consciência é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Aplicados a Saúde – Neas. O programa tem como objetivo principal estimular a doação, o recebimento, o descarte correto de medicamentos.
O programa Reciclando Medicamentos com Consciência é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Aplicados a Saúde – Neas. O programa tem como objetivo principal estimular a doação, o recebimento, o descarte correto de medicamentos e a troca de experiências por meio da entrega de medicamentos entre a população, profissionais, comunidade acadêmica e colaboradores, visando à conscientização da população em geral em relação ao descarte correto de medicamentos e também para a reutilização na promoção de saúde.
Programa SAPS
Abrange atividades pedagógicas das áreas da estimulação de linguagem, apoio ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita, oficina de LIBRAS, musicalização e atividades físicas (Hip Hop)
O projeto visa prestar atendimento educacional especializado aos alunos surdos da região da AMFRI, abrangendo atividades pedagógicas das áreas da estimulação de linguagem, apoio ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita, oficina de LIBRAS, musicalização e atividades físicas (Hip Hop). Atua também na orientação às famílias dos usuários, com vistas a estimular a sua participação nos contextos nos quais seus filhos estão inseridos. O SAPS realiza ainda atendimento clínico por intermédio de terapias fonoaudiológicas e audiometrias. A equipe do projeto realiza visitas nas escolas dos usuários que frequentam o Ensino Regular, com o objetivo de promover a formação e o fortalecimento das redes de apoio voltadas às pessoas com deficiência.
Clique aqui e acesse mais informações.
Programa Unibave Solidário
A proposta deste programa é oportunizar atividades extensionistas, que tenham vínculo de solidariedade e contribuição social para a comunidade da região das Encostas da Serra, proporcionando a aproximação da academia junto à comunidade. Os projetos: Páscoa com o Unibave e Inverno Solidário e Ação Solidária com Crianças fazem parte desse Programa.
Programa Uninclui
O Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Trabalho da Univali – Uninclui, promove a inclusão e qualificação de pessoas com deficiência no mercado trabalho.
Desde sua criação, em 2016, o Uninclui identifica postos de trabalhos e possíveis candidatos para preenchê-los conforme a Lei de Cotas, art.93 da Lei nº 8.213/91. O Uninclui contribui para a inclusão da pessoa com deficiência e cumpre, a médio e longo prazo, a cota da Universidade como prevê a legislação. Por meio de um banco de dados, o programa seleciona e respalda os candidatos, orientando para o enquadramento, assistência social e encaminhamento. O programa também se relaciona com atores da sociedade civil e instituições atuantes no segmento, buscando firmar parcerias.
Para saber mais sobre os projetos e programas de extensão da Univali, clique aqui
Programa Universidade Aberta
O Programa tem como objetivo abrir espaço para o resgate da cidadania, propiciando melhor qualidade de vida ao ser humano na maturidade, gerando oportunidades de atualização e integração na comunidade.
O Programa Universidade Aberta da Maior Idade-UAMI propõe-se a desenvolver atividades relacionadas com o saber, o fazer e o lazer, possibilitando uma vida ativa, independentemente da idade que se tenha, pelas oportunidades de novos aprendizados e do convívio social. O Programa tem como objetivo abrir espaço para o resgate da cidadania, propiciando melhor qualidade de vida ao ser humano na maturidade, gerando oportunidades de atualização e integração na comunidade.
Clique aqui e acesse mais informações sobre o Projeto de Extensão.
Programa Universidade da Criativa Idade
O curso envolve oficinas, aulas expositivas, atividades práticas, leitura e visitas técnicas às empresas ligadas as artes, cultura, cosmética e estética, tecnologia, centros de inovação tecnológica, museus e galerias de arte.
O projeto “Universidade da Criativa Idade” atua em duas vertentes - a primeira envolve atendimentos gratuitos a grupos de idosos cadastrados na Secretaria de Saúde da Prefeitura Florianópolis. E, a segunda, atua na realização de um curso que acontece no campus Florianópolis que tem duração de um semestre. O curso envolve oficinas, aulas expositivas, atividades práticas, leitura e visitas técnicas às empresas ligadas as artes, cultura, cosmética e estética, tecnologia, centros de inovação tecnológica, museus e galerias de arte.
Clique aqui para mais informações.
Programa ‘Uniarp for change’
Atendimento a escolas e empresas.
O Programa ‘Uniarp for change’ tem por objetivo oportunizar a realização de palestras, seminários, capacitações, discussões, desafios e outros, para professores e estudantes do Ensino Fundamental e Médio e a formação profissional em empresas e intervenção nas necessidades da comunidade em geral. Visa um processo contínuo de conscientização, orientação pessoal e profissional, além de promover discussões sobre a inserção dos cidadãos na sociedade. Destaca-se que todas as atividades desenvolvidas pelo programa ‘Uniarp for change’ são gratuitas.
Projeto Amora: capacitando pessoas em direitos humanos das mulheres.
Ofertar capacitação em direitos humanos das mulheres, especialmente sobre a violência doméstica e familiar e suas formas de prevenção e enfrentamento, para profissionais que atuam na área da assistência social, junto ao CRAS e ao CREAS de Criciúma-SC, incumbidas/os da função de atendimento de mulheres em situação ou não de violência, usuárias de serviços da assistência social.
Projeto Arquitetura
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Projeto Arquitetura
Projeto Arte Sustentável
A proposta é promover uma reflexão crítica, teórica e prática acerca dos temas: sustentabilidade e cultura afro-brasileira, aplicando a arte.
A proposta do projeto Arte Sustentável com Referência Afro-Brasileira é promover uma reflexão crítica, teórica e prática acerca dos temas: sustentabilidade e cultura afro-brasileira, aplicando a arte como elemento presente nas mais diversas áreas do conhecimento para promover a consciência interdisciplinar/transdisciplinar para a aprendizagem significativa. Assim, o projeto utiliza-se da arte como elemento integrador entre as áreas do conhecimento para confecção de bonecas sustentáveis, inspiradas na mulher afro-brasileira.
Projeto Concurso Literário
O Concurso literário tem por finalidade estimular e provocar a produção artístico literária entre os alunos dos diversos níveis de ensino.
O Concurso literário tem por finalidade estimular e provocar a produção artístico-literária entre os alunos dos diversos níveis de ensino, tais como, estudantes das escolas de nível Fundamental e Médio, mantidas pela Fundação Educacional Barriga Verde, Ensino Técnico das Escolas Colônia Grão Pará e Vale da Uva Goethe; estudantes pertencentes às escolas públicas de nível Fundamental e Médio de Orleans, Grão Pará, Braço do Norte, Cocal do Sul, Lauro Müller, São Ludgero, Urussanga, Pedras Grandes, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Martinho, Armazém, Treze de Maio, Gravatal, Urubici, Bom Jardim da Serra e São Joaquim; acadêmicos e colaboradores do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave; – propõe-se o Concurso Literário, cujo foco é a simples contemplação da arte literária, valorizando a poesia, o conto, a crônica como produção poética de qualidade que, além de ser prazerosa, pode ser útil, pois proporciona conhecimento e deleite.
Projeto Dança e Vida
‘Dance sua a Vida e Viva sua Dança’ é o nosso lema. Através da dança em suas variadas formas aproximamos a comunidade de Laguna da cultura. Oferecemos gratuitamente à comunidade atividades como: dança mix, dança de salão, Jazz e Yoga.
Tem como objetivo aproximar a comunidade de Laguna e região da cultura. O programa usa a dança para fazer essa aproximação. Serão oferecidas gratuitamente à comunidade atividades como: dança mix, dança de salão, danças urbanas e Yoga. (projeto Dança para a Comunidade).
Clique aqui para mais informações sobre o projeto de extensão.
Projeto de Adequação Curricular de Curso
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Projeto de Adequação Curricular de Curso
Projeto de Extensão APAE
O projeto APAE tem como objetivo principal auxiliar a APAE de Orleans na conscientização da população sobre as atividades desenvolvidas pela instituição e auxiliar na arrecadação de doações pela conta de energia elétrica.
O projeto APAE – conscientizar para fortalecer tem como objetivo principal auxiliar a APAE de Orleans na conscientização da população sobre as atividades desenvolvidas pela instituição e auxiliar na arrecadação de doações pela conta de energia elétrica com visitas domiciliares.
Projeto de Formação Docente em Tecnologias Educacionais para a Rede Municipal de São José
Mais de 2.000 professores da rede municipal de ensino de São José serão beneficiados pelo projeto, com mais de 200 horas sendo ofertadas em variadas possibilidades de formação.
Composto por mais de 40 eventos, dentre lives, oficinas e minicursos, o Projeto de Formação Docente em Tecnologias Educacionais para a Rede Municipal de São José, está sendo promovido pelo Centro Universitário Municipal de São José – USJ, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São José – SME/SJ.
O pioneirismo deste projeto deve-se a duas fontes: toda a capacitação docente está ocorrendo na modalidade virtual; e também por tratar-se do maior evento já promovido na história do USJ (mais de 2.000 professores da rede municipal de ensino de São José serão beneficiados pelo projeto, com mais de 200 horas sendo ofertadas em variadas possibilidades de formação).
Projeto de Monitoramento Ambiental na Área de Abrangência do Porto de Itajaí
O Projeto de Monitoramento Ambiental na Área de Abrangência do Porto de Itajaí é o exemplo da interdisciplinaridade do programa sendo composto por seis programas aos quais diversos sub-projetos estão vinculados.
Clique aqui e acesse as informações completas.
Projeto Despertar - seu futuro é agora
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Projeto Despertar - seu futuro é agora
Projeto Escolhas
Atua com foco no fortalecimento da Política de Redução de Danos, na abordagem integrativa da fissura pela cocaína/crack, usando medicamentos homeopáticos associados à medicação convencional e reabilitação psicossocial.
Trabalha com a prevenção ao uso de substâncias psicoativas e de infecções sexualmente transmissíveis. Atua com foco no fortalecimento da Política de Redução de Danos, na abordagem integrativa da fissura pela cocaína/crack, usando medicamentos homeopáticos associados à medicação convencional (quando necessária) e reabilitação psicossocial. Também reflete sobre possibilidades de ações para além de substâncias psicoativas, no fortalecimento à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A equipe multiprofissional do projeto contribui na estruturação da atenção básica no contexto integral dos usuários de álcool e drogas, preparando e capacitando as Equipes de Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) para o atendimento e acompanhamento desse usuário.
Clique aqui e acesse mais informações.
Projeto Esperança Garcia de atenção à saúde da mulher encarcerada.
Promover a saúde no âmbito do Sistema Prisional de Criciúma, contribuindo para o controle e/ou a redução dos agravos mais frequentes à saúde da população feminina encarcerada no município em questão.
Projeto Facelera.
Facelera.
O Projeto Facelera apresenta uma visão inovadora de formação acadêmica a partir da integração da Unochapecó com empresas e empresários da área das engenharias. O objetivo do Facelera é permitir aos discentes uma imersão no ambiente profissional mediante abordagem de assuntos que desenvolvam habilidades corporativas, sociais e tecnológicas, através da mentoria de empresários com experiência consolidada no ambiente profissional. Isto proporcionará a formação de engenheiros qualificados, os quais apresentarão características que atendam a necessidade atual do mercado de trabalho.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Projeto Fortalecimento da Educação em Direitos Humanos na Univille
Pacto Nacional Universitário de Diversidade e Direitos Humanos (MEC) – PACTO.
Este projeto visa fortalecer a educação em direitos humanos na Univille e implementar o Pacto Universitário em Direitos Humanos na IES
Projeto Ginástica Laboral
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Projeto Ginástica Laboral
Projeto Institucional de Iniciação à Docência (Pibid)
O Projeto Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) tem o compromisso de proporcionar aos discentes a aproximação e o envolvimento teórico-prático com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas, ampliando, assim, suas experiências formativas e sua qualificação profissional. Presente na Unoesc desde o ano de 2010, atualmente integraram o Pibid 48 licenciandos, sendo 24 do Curso de Pedagogia e 24 do Curso de Educação Física, seis professores supervisores, ou seja, que atuaram nas escolas campo, seis professores da Unoesc, sendo dois bolsistas da Capes e quatro que atuam como voluntários no Programa, e uma coordenadora institucional. Esse conjunto de professores e bolsistas tem atuado em seis escolas municipais de ensino fundamental situadas nos Municípios de Joaçaba, Chapecó, São Miguel do Oeste e Xanxerê. Voltado à formação inicial de professores, o Projeto articula teoria e prática como condição para o desenvolvimento epistêmico, metodológico e didático dos professores e das realidades escolares, articulação essa posta como condição para a ciência da educação e para as ações pedagógicas. O Pibid possui duração de 18 meses. Cabe mencionar que a última edição iniciou no mês de outubro do ano de 2020 e será finalizada em março de 2022. Mesmo em meio à pandemia de Covid-19 e à suspensão das aulas presenciais, as atividades do Programa foram mantidas.
Projeto Madeira Solidária
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Projeto Madeira Solidária
Projeto Nova Vida
Compreende a atuação de uma equipe interdisciplinar para aumento do índice de recuperação e na reinserção de dependentes químicos no ambiente familiar, laboral e social.
O Projeto compreende a atuação de uma equipe interdisciplinar para aumento do índice de recuperação e na reinserção de dependentes químicos no ambiente familiar, laboral e social. O trabalho é desenvolvido em parceria com Centro de Recuperação Nova Vida, entidade com mais de 25 anos de existência que trabalha na recuperação de dependentes químicos.
Clique aqui e acesse mais informações.
Projeto Observatório de Segurança Pública de São José/SC
O projeto atingiu, durante o ano de 2019, 704 participantes em seus eventos e nas visitas técnicas.
Coordenado pela Professora Marinez Chiquetti Zambon, do Centro Universitário Municipal de São José, em parceria com o Comando da Polícia Militar de Santa Catarina, este projeto tem como objetivo de aproximar as duas Instituições USJ e a PMSC, com a possibilidade de sistematizar os conhecimentos em aspectos diferenciados aproximando s comunidade acadêmica com os diferentes valores e conhecimentos da linha militar, numa perspectiva de ênfase na pesquisa com foco na segurança pública.
Clique aqui e saiba mais sobre este Projeto.
Projeto Proler
Objetiva promover atividades que permitam o acesso à leitura, com vistas à conquista da cidadania, por meio do alargamento da percepção do sujeito acerca de sua posição no tempo e espaço em que vive.
O PROLER UNIVALI objetiva promover atividades que permitam o acesso à leitura, com vistas à conquista da cidadania, por meio do alargamento da percepção do sujeito acerca de sua posição no tempo e espaço em que vive. O projeto propõe cinco ações de leitura de extensão que integram, numa perspectiva interdisciplinar, os cursos da UNIVALI envolvendo acadêmicos e professores de diversos cursos, uma vez que a leitura é uma necessidade de todos os cursos, base para a apropriação de qualquer conhecimento. Além disso, ele propõe ações que abrangem comunidades dos municípios nos quais a universidade atua.
Clique aqui e acesse mais informações.
Projeto Sabor de Sobra
Sabor de Sobra
Contribuir com a redução do desperdício de alimentos por meio da capacitação e sensibilização de cidadãos quanto a importância do consumo consciente, aproveitamento integral e reaproveitamento de alimentos.
PROLER - Programa Institucional de Incentivo à Leitura
Programa Institucional de Incentivo à Leitura
Atingir de modo gradual e sistemático o interesse pela leitura, criando a consciência de que o exercício de ler amplia a capacitação política do sujeito.
E-mail: proler@univille.br
PROLIJ - Programa de Literatura Infanto Juvenil
Programa de Literatura Infanto Juvenil
O Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil tem seus objetivos em consonância com os pilares da universidade, enfatizando em suas atividades o ensino, a pesquisa e a extensão. Responsável pela promoção, crítica e circulação da Literatura Infantil Juvenil, especialmente na região norte do Estado de Santa Catarina, contribui social e culturalmente com a comunidade acadêmica e não acadêmica, tornando-se um centro de referência na área em que atua. Entre seus objetivos estão o de investigar a literatura infantil e juvenil e suas possibilidades de “o que”, “como", "por que", "para que", e "para quem" ler e de promover o contato e acesso a livros de literatura infantil e juvenil em diferentes espaços.
E-mail: prolij@univille.br
Promoção da saúde e prevenção de doenças
Desenvolver a assistência interdisciplinar na Clinica Escola de Enfermagem na UNESC, envolvendo professores, alunos e comunidade.
Protagonismo de vida no ensino médio
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Protagonismo de vida no ensino médio
Proteja - Criança e Adolescente
Tem como finalidade analisar o fenômeno da violação de direitos e violências praticadas contra criança e adolescente no município de Balneário Camboriú́ e na Região do Vale do Itajaí́.
O projeto tem como finalidade analisar o fenômeno da violação de direitos e violências praticadas contra criança e adolescente no município de Balneário Camboriú́ e na Região do Vale do Itajaí́. As ações educativas envolvem os profissionais que integram o Sistema de Garantias de Direitos, bem como os alunos e servidores da educação básica da rede publica e privada de ensino para que em conjunto enfrentem o ciclo de violência praticado contra criança e adolescente no município e região.
Clique aqui e acesse mais informações.
Psicologia Esportiva nas categorias de base
Possibilitar o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e psicológicas em adolescentes praticantes de basquetebol e futsal.
Clique aqui e acesse as informações completas sobre este Projeto de Extensão.
Qualificação para o empreendedorismo internacional em empreendimentos rurais de vitivinicultores
Qualificação para o empreendedorismo internacional em empreendimentos rurais de vitivinicultores dos Vales da Uva Goethe - SC.
Desenvolver atividades de extensão industrial universitária qualificando produtores rurais - vitivinicultores – no empreendedorismo internacional, por meio do desenvolvimento do Plano de Negócio para Exportação, considerando a agregação de valor aos produtos pela incorporação da Indicação de Procedência no Vales da Uva Goethe (IPVUG).
QUAVISAÚDE-Orientações sobre qualidade de vida e saúde para jovens.
Orientações sobre qualidade de vida e saúde para jovens.
Realizar eventos de letramento (palestras, atividades práticas, jogos, testes de avaliação física, etc.) que visem ampliar o conhecimento dos jovens acerca da saúde e da qualidade de vida.
Química Social
A ideia central do projeto consiste em potencializar a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental mediante a contextualização e a experimentação em química. As atividades são desenvolvidas em parceria com o Centro de Educação em Tempo Integral Verde, da Rede de Ensino do Município de Itajaí/SC. O trabalho desenvolvido contribui para as ações do eixo temático dos CEDINs - Investigação no Campo das Ciências da Natureza na escola, fazendo-se uso da contextualização que favorece a conexão do conhecimento e a realidade do indivíduo.
Clique aqui e acesse mais informações.
Quinta do chá : troca de saberes sobre plantas medicinais na atenção primária à saúde
Promover a prática do autocuidado e o uso seguro das plantas medicinais através da troca de saberes/conhecimentos entre universidade, comunidade e profissionais da Área da Saúde e da Área Ambiental na perspectiva de fornecer subsídios para a i nclusão da Fitoterapia no âmbito da Atenção Básica no SUS nos municípios de Urussanga e Siderópolis, S C.
RECICLAR - Programa Institucional Reciclar
Programa Institucional Reciclar
O Programa Institucional Reciclar é um programa de extensão da UNIVILLE que busca a sensibilização ambiental da comunidade interna bem como das comunidades externas, quanto à importância da correta destinação dos resíduos sólidos gerados e a coleta seletiva. Os objetivos são desdobrados em ações específicas envolvendo palestras, participação em eventos e campanhas, oficinas para confecção de papel reciclado / artesanatos com materiais recicláveis, dentre outras.
E-mail: reciclar@univille.br
Reconstruindo a Cidadania.
Promover preparação e capacitação, para as pessoas em vulnerabilidade social e/ou trabalhadores na construção civil, nas categorias profissionais pertinentes às equipes de obras proporcionando oportunidades de integração e compreensão do ambiente de trabalho, para melhor inserção no meio social e do trabalho.
Recreação em ambiente hospitalar
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Recreação em ambiente hospitalar
Rede de apoio a sujeitos afásicos de Itajaí e Região
O projeto é campo de formação profissional tanto para os alunos bolsistas e voluntários que integram o projeto, como para profissionais de áreas afins que buscam o projeto para aprender como ele se organiza.
A afasia é uma dificuldade na comunicação decorrente de lesões neurológicas, tais como o AVC. Desde 2011, a Univali desenvolve um projeto de extensão que assessora na construção e manutenção de rede de apoio a sujeitos afásicos de Itajaí e Região. A equipe do projeto possui um caráter multiprofissional que envolve os cursos de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia. O projeto é campo de formação profissional tanto para os alunos bolsistas e voluntários que integram o projeto, como para profissionais de áreas afins que buscam o projeto para aprender como ele se organiza, para replicarem o atendimento a afásicos em seus municípios.
Clique aqui e acesse mais informações.
Rede ler: espaço on-line de formação de leitores literários.
Promover a ampliação do repertório cultural e a formação crítica de professores leitores literários proficientes, oportunizando o acesso e produção das diversas manifestações culturais literárias no contexto da cultura digital.
Reduzir e Reciclar: Educação em Sustentabilidade
Suas linhas de trabalho discorrem sobre o uso racional de medicamentos e o desenvolvimento de reatores para a fabricação de sabão artesanal.
O projeto possui duas linhas de trabalho - a primeira envolve atividades voltadas ao uso racional de medicamentos, evitando o desperdício e auxiliando na eficácia terapêutica dos tratamentos medicamentosos, focando também no armazenamento, para garantir a qualidade e seu tempo de vida útil. A segunda linha desenvolve projetos de reatores para a fabricação artesanal de sabão, estimulando o reaproveitamento de resíduos pelas famílias como possibilidade de geração de renda. A equipe de trabalho é formado por professores e alunos da Escola de Ciências da Saúde pelo curso de Farmácia, o Escola do Mar, Ciência e Tecnologia pelo curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química, Engenharia Mecânica e também a de Balneário Camboriú junto ao Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade pelo curso de Estética
Clique aqui e acesse mais informações.
RISCOS - Riscos da Automedicação: Tratando o problema com conhecimento.
Riscos da Automedicação: Tratando o problema com conhecimento.
Promover a educação em saúde junto à população de Joinville, visando construir uma prática de autocuidado em reconhecer os riscos da automedicação e disseminar esse conhecimento entre as famílias do município.
E-mail: luiz.wiese@univille.br
Riscos da Automedicação: Tratando o problema com conhecimento.
Promover a educação em saúde junto à população de Joinville, visando construir uma prática de autocuidado em reconhecer os riscos da automedicação e disseminar esse conhecimento entre as famílias do município.
Saúde e Inclusão de Crianças com Deficiência em uma Escola do Bairro Mineira Velha.
Auxiliar na mitigação dos fatores determinantes sociais de saúde de crianças com deficiência e seus cuidadores no bairro da Mineira Velha.
Saúde sexual e reprodutiva para adolescentes.
Educação preventiva acerca de possíveis riscos relacionados à sexualidade, envolvendo conhecimentos de diferentes áreas e diversas dimensões: afetivas, éticas, socioculturais e de saúde.
Semana Acadêmica de Administração
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Semana Acadêmica de Administração
Semana Acadêmica de Direito
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Semana Acadêmica de Direito
Semana Acadêmica de Ensino, Pesquisa e Extensão em Engenharias
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Semana Acadêmica de Ensino, Pesquisa e Extensão em Engenharias
SEMPREVIVA- Design e Orientação Profissional para Emprego e Renda: Mulher SempreViva
Design e Orientação Profissional para Emprego e Renda: Mulher SempreViva
Proporcionar às integrantes do Projeto SempreViva acesso a conhecimentos teóricos e práticos, relacionados ao campo do Design, visando orientação profissional para trabalho e renda.
Serviço Social no Observatório Social: exercendo a cidadania por meio do controle social
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Serviço Social no Observatório Social: exercendo a cidadania por meio do controle social
Sexualidade, direitos humanos e BNCC: organizando outros espaços dialógicos na escola.
Organizar um espaço de formação continuada e atividades sobre o tema “sexualidade e direitos humanos” a partir da BNCC entre os professores da rede
municipal de Siderópolis.
ShoQui -2 - Show da Química: aprendizagem interativa em química por meio de um canal no Youtube.
Show da Química: aprendizagem interativa em química por meio de um canal no Youtube.
Despertar no aluno do ensino médio o encantamento pela química por meio de vídeos educativos.
SORRIA - Programa Sorria Vila da Glória
Programa Sorria Vila da Glória
Promover a otimização da Saúde Integral dos indivíduos residentes na Vila da Glória, promovendo a saúde bucal, com ações preventivas, curativas e reabilitadoras, com a co-participação de docentes e discentes da UNIVILLE, oportunizando a todos os envolvidos a integração de ações fundamentadas no ensino, pesquisa e extensão universitária.
Sorrindo nas escolas.
Instruir e estimular o autocuidado com a saúde bucal e saúde geral em educandos matriculados nas escolas municipais, APAEs e CAPS.
Sorriso Saudável
Promover saúde bucal para o público alvo
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/ccs/projetos#conteudo
O projeto Sorriso Saudável busca promover saúde bucal para o público alvo, através de atividades de educação, prevenção e manutenção da saúde bucal proporcionando uma melhora na qualidade de vida destes indivíduos.
Tá Rolando
Departamento de Comunicação
De um programa de TV que interagia com a comunidade por meio de conteúdos e linguagem possíveis pelo meio audiovisual, cumprindo com compromissos da instituição de ensino superior FURB, detentora de canal educativo e de TV universitária para a região, TÁ ROLANDO quer evoluir como produção audiovisual, integrando conteúdos dinamizados no Curso de Jornalismo da FURB, agora reunindo professores de outros Centros. Desse modo, agrupa os projetos TE ORIENTA nas Escolas, VERTER: Inclusão Social pela Fotografia e GALILEU - Popularizando a Ciência, com a presença de saberes de Sistemas e Computação e de Engenharia da Produção e Design.Tendo percorrido caminho anterior pelo qual foram captados parceiros de instituições distintas e sólidas (como escolas as municipais e estaduais, Polícia Rodoviária Federal e veículos de comunicação) almeja-se a integração de ações de extensão, avançando agora com a junção de projetos que permitem avançar na curricularização da extensão e reforçando Projetos Pedagógicos de Cursos, dando conta de novas exigências legais, atendendo também a diretrizes de gestão inovadora da Universidade que criou a Central Multimídia de Conteúdo, com sinergia entre canais de TV, rádio, redes sociais, site e produções informativas para imprensa externa, além de atividades em escolas regionais que dialogam com a formação superior. O engajamento estudantil tem sido fundamental para interação da universidade com a comunidade, aperfeiçoando o propósito universitário. Na versões anteriores Tá Rolando trouxe assuntos explorados por meio de reportagens e entrevistas realizadas com a participação de estudantes do curso de Jornalismo da FURB. Na presente proposta, cujo edital permite bolsistas de projetos integrados, há possibilidade de melhorar aspectos estéticos e inovar com a produção audiovisual multimídia. A parceria com a FURB TV garante espaço privilegiado de alcance comunitário. |
Tamo Junto.
O Tamo Junto surgiu como plano de ação intersetorial direcionado a prevenção e promoção em saúde mental, acolhimento e apoio psicossocial em perspectiva integral, ofertado desde abril de 2020, a crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, com direitos violados ou que vivenciam problemáticas prévias ou emergentes de saúde mental, durante o surto de COVID-19. O plano, batizado como Programa Tamo Junto: Cuidado Integral e Arte, foi inicialmente desenvolvido para atuar junto ao território da RAIA EFAPI, na cidade de Chapecó, ampliando-se no segundo semestre de 2020 para o território da RAIA LÍDER, e visa neste ano a expansão para o território da RAIA SÃO PEDRO/PROPAZ LESTE. A RAIA - Rede de Atendimento à Infância e Adolescência, existe na cidade desde o ano de 2006, enquanto iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina – Comarca de Chapecó, em articulação com a Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ e com o poder executivo municipal. É voltada a potencializar a cooperação e articulação do trabalho intersetorial entre políticas de Assistência Social, Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Segurança Pública. A RAIA está organizada, no município de Chapecó, em 6 Regiões, de acordo com a divisão territorial da Política de Assistência Social (São Pedro, Seminário, Líder, Cristo Rei, Marechal Borman e EFAPI). Este movimento, que reúne diferentes instituições e atores, fomenta constante planejamento de ações em rede, encontros mensais no âmbito dos territórios para estudos da realidade, construção de metodologias de intervenção e definição de estratégias coletivas, buscando a efetivação do Sistema de Garantia de Direitos.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Tartaruga 2.0.
Oferecer a comunidade do Território Paulo Frei I, um programa especializado de exercício físico mais intervenções psicológicas para adultos, em tempos de COVID-19.
TEATRO - Programa de Artes Cênicas
Programa de Artes Cênicas
Pesquisar o fazer teatral e estender à comunidade os espetáculos oriundos desta pesquisa centrada no trabalho do ator e que explora as várias possibilidades de linhas estéticas.
Objetivos Específicos:
- Propiciar o acesso dos atores e do público ao teatro como forma de exercício do autoconhecimento, do livre pensar, do respeito à diversidade cultural, do enriquecimento das várias formas de expressão e da cidadania;
- Criar espetáculos de excelência artística, respeitadas as condições técnicas dos alunos-atores, que oportunizem a reflexão acerca da arte e sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade;
- Representar a Universidade da Região de Joinville em festivais, feiras, mostras de teatro e outras atividades culturais situando-a como polo de difusão artística e cultural para a comunidade de Joinville e região;
- Efetivar parcerias com projetos e/ou programas de arte e educação tanto no âmbito da própria universidade quanto de outras entidades afins com vias ao desenvolvimento cultural de Joinville e região.
E-mail: teatro.univille@gmail.com
Teatro e comunidade
Representa um conjunto de ações integradas que visam à criação de uma rede de grupos teatrais vinculados a comunidades de Florianópolis.
Representa uma resposta à demanda por aprimoramento estético dos núcleos teatrais comunitários e de aprofundamento de temas que sejam do interesse dos partipantes e suas comunidades.
Clique aqui para mais informações sobre o projeto de extensão.
Traduação de Língua Portuguesa
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Traduação de Língua Portuguesa
TRILHAS - Programa Trilhas – Educação e Interpretação Ambiental nos CEPAs
Programa Trilhas – Educação e Interpretação Ambiental nos CEPAs
Desenvolver atividades interdisciplinares de Educação e Interpretação Ambiental nos Cepas/Univille (Vila da Glória e São Bento do Sul) e nos Campi da Univille (Campus Bom Retiro/Joinville, Campus São Bento do Sul), mediante parcerias
institucionais, voltados à comunidade interna e externa da Univille, servindo de instrumento de extensão universitária, através da articulação entre o ensino e a pesquisa dos temas relacionados, tendo por princípio a busca da reflexão da relação homem/ natureza e contribuindo com a conservação ambiental.
E-mail: trilhas@univille.br
Trilhas da Vida: disseminando ações transformadoras na transição para sociedade sustentável
As atividades são desenvolvidas em parceria com o Laboratório de Educação Ambiental da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia e objetivam ampliar e fortalecer a formação de educadores ambientais e coletivos educadores.
Ações integradas de extensão-ensino-pesquisa-gestão realizadas dentro da Abordagem Metodológica “Trilha da Vida: (Re) Descobrindo a Natureza com os Sentidos”, comumente denominada de “Trilha da Vida”. As atividades são desenvolvidas em parceria com o Laboratório de Educação Ambiental da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia e objetivam ampliar e fortalecer a formação de educadores ambientais e coletivos educadores, potencializando os “espaços e estruturas educadoras” e contribuindo com as Políticas Públicas e os processos de Gestão Socioambiental Participativa.
Clique aqui e acesse mais informações.
Um olhar para a saúde mental: capacitação para agentes comunitários de saúde.
Promover a capacitação de agentes comunitários de saúde de Criciúma/SC em saúde mental para a prevenção de transtornos psiquiátricos em ambientes familiares.
Unidades de Conservação
O projeto atua na criação e implantação de UCs na zona costeira, especialmente centro-norte catarinense, pela promoção de eventos e oficinas de formações, do conhecimento da realidade e da percepção dos atores envolvidos.
As Unidades de Conservação (UCs) são regidas pelo Sistema Nacional de Unidade de Conservação – SNUC (BRASIL, 2000), sendo necessário conhecimento técnico-legal e procedimentos político-administrativos para sua criação e efetivação. Neste contexto, o projeto atua na criação e implantação de UCs na zona costeira, especialmente centro-norte catarinense, pela promoção de eventos e oficinas de formações, do conhecimento da realidade e da percepção dos atores envolvidos (comunidade, organizações não-governamentais, proprietários interessados em implementar reservas particulares, poder público e demais grupos). As atividades acontecem em parceria com o Laboratório de Conservação e Gestão Costeira da Univali.
Clique aqui e acesse mais informações.
Uniti - Universidade da Terceira Idade
Presente na Unoesc Joaçaba, Capinzal, Campos Novos, Chapecó, São Miguel do Oeste, Pinhalzinho, Maravilha e Videira.
Preocupada em atender as demandas sociais, efetivas, culturais, de lazer e saúde desta população que atualmente é a que mais cresce na região, a Unoesc criou um espaço que visa formar o idoso de forma integral, proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida. O curso de extensão/aprimoramento denominado Universidade da Terceira Idade é voltado para pessoas acima de 50 anos.
Apresenta como seu principal objetivo proporcionar aos participantes oportunidades de aprofundar conhecimentos que agreguem valores para melhorar a sua qualidade de vida e envelhecimento saudável. Bem como, um espaço para interação social e cultural.
Clique aqui para maiores informações.
Universidade da Vida - UNIVIDA
O Programa de Extensão Universidade da Vida - UNIVIDA, visa promover o envelhecimento saudável e a atuação voluntária dos participantes.
O UNIVIDA insere-se, como as demais Universidades da Terceira Idade, no conceito de educação permanente e faz uma relação estreita com os Objetivos do desenvolvimento Sustentável (ODS 3, 4 e 5). Os objetivos são alcançados por meio de aulas expositivas e praticas com professores de diversas áreas do conhecimento. Como metodologia é realizada por meio de interação dialógica, interativa e criativa as atividades do UNIVIDA são orientadas para o desenvolvimento de relações entre a universidade e setores sociais marcadas pelo diálogo e troca de saberes, novos aprendizados.
Mais informações e inscrições, clique aqui.
Uno Ambiente.
O programa de extensão Uno ambiente se propõe a desenvolver ações que visam levar informações para a comunidade a respeito do manejo, preservação, prevenção, produção animal e vegetal, educação científica e ambiental, buscando produzir e difundir conhecimentos para melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Uno Saúde.
Desenvolvido pela Escola da Saúde, tem por objetivos realizar ações de promoção à saúde e prevenção de agravos numa perspectiva interprofissional. As atividades serão realizadas por discentes e docentes dos cursos que compõem a Escola da Saúde. Espera-se que as ações desenvolvidas regularmente, fortaleçam o vínculo com a comunidade, o desenvolvimento profissional, a pesquisa, e a inovação e a tecnologia.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Unoesc Abraça
A comunidade interna e regional tem demandado a organização de atividades práticas que envolvam a cultura, o esporte e o lazer em seus municípios, especialmente, com vistas à promoção de estilos de vida ativos e saudáveis.
Nesse sentido, curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba promove nos municípios de Joaçaba e Campos Novos, atividades culturais, esportivas, recreativas e de lazer promovidas, aos sábados à tarde, com o objetivo de estimular a interação Universidade e comunidade e proporcionando aos acadêmicos atividades de extensão comunitária, em que possam, pelo conhecimento adquirido em seus cursos, prestar serviço para a comunidade e atuar como verdadeiros agentes de transformação social.
SERVIÇOS OFERECIDOS
- Atividades culturais, esportivas, recreativas e de lazer.
- Ações de educação em saúde por meio de parcerias com os cursos da Área da Saúde.
Clique aqui para maiores informações.
Unoesc na Escola
Unoesc na Escola é uma atividade educativa, que se justifica pelo propósito de aproximar a Universidade das Escolas (publicas e privadas) por meio de palestras e atividades orientadas aos estudantes.
Além disso, o projeto pretende envolver os acadêmicos e professores em atividades que permitem a aproximação entre teoria e prática, isto é, proporciona aos acadêmicos a aplicabilidade dos conceitos, conhecimentos, habilidades e técnicas desenvolvidas em cada curso de graduação.
As Escolas que receberão as atividades poderão usufruir de um momento de partilha de ideias e ampliação dos conhecimentos cotidianamente abordados em sala de aula. Já os acadêmicos que estarão envolvidos neste projeto, poderão comprovar a participação em projeto social com visão educativa, requisito este para a manutenção de bolsas de estudos.
Clique aqui para maiores informações.
Vamos conciliar
Promove a conciliação entre os litigantes de ações trabalhistas, oportunizando à população da comarca de Itajaí e São José o acesso à justiça com o fomento à utilização do método da mediação na abordagem com a população necessitada de amparo.
O projeto promove a conciliação entre os litigantes de ações trabalhistas, oportunizando à população da comarca de Itajaí e São José o acesso à justiça com o fomento à utilização do método da mediação na abordagem com a população necessitada de amparo jurídico. As atividades são desenvolvidas junto as Varas do Trabalho com a participação efetiva dos acadêmicos visando a aquisição de conhecimentos relacionados ao processo de mediação e conciliação em ações trabalhistas.
Clique aqui e acesse mais informações.
VIII Simpósio do Curso de Educação Física
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
VIII Simpósio do Curso de Educação Física
Viveiro Florestal.
O Viveiro Florestal Universitário produz anualmente cerca 90 mil mudas de espécies florestais nativas do Bioma Mata Atlântica, enfatizando as espécies da região oeste catarinense. A coleta de sementes é desenvolvida pela equipe de trabalho do Viveiro Florestal Universitário, visando atender a demanda de sementes para a produção de mudas e das atividades de pesquisa e extensão. As mudas produzidas são destinadas, principalmente, para escolas, ONGs, instituições públicas e privadas, prefeituras, agricultores, setores da própria Universidade e comunidade em geral. O Viveiro dispõe de bolsas de extensão remuneradas, além de estágio voluntário (artigo n° 170) para estudantes que tenham interesse nas atividades desenvolvidas pelo projeto. O objetivo do Viveiro é promover conhecimento sobre a produção de sementes, mudas florestais e educação ambiental para impactar socialmente a comunidade acadêmica e a sociedade de modo geral. É o ensino, a pesquisa e a extensão conscientizado por meio da Educação Ambiental.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Vivências Musicais Em Canto E Coral
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Vivências Musicais Em Canto E Coral
XII Seminário de Estágio do Curso de Psicologia
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
XII Seminário de Estágio do Curso de Psicologia
XIII Seminário Interdisciplinar
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
XIII Seminário Interdisciplinar
XX Semana Acadêmica de Psicologia
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
XX Semana Acadêmica de Psicologia