Projetos de extensão / FURB
220 registro(s) encontrado(s)
200 anos de fritz müller
Articulações entre o texto e o têxtil em experimentos educativos voltados ao ensino médio em Blumenau, SC.
A intenção da proposta é contribuir para a compreensão, valorização, difusão e atualização da vida e obra de Fritz Muller, por meio de experiências educativas que articulem produções artísticas e culturais estimulando o protagonismo dos participantes na construção de poéticas individuais e coletivas. A globalização, os contatos entre culturas, os processos migratórios, as mudanças nas relações sociais com as novas tecnologias lançam desafios para a compreensão, valorização e disseminação da cultura local e regional.
A construção das relações intergeracionais através da educação ambiental e da sustentabilidade
Tem por objetivo formar agentes de desenvolvimento regional por meio do desenvolvimento de uma práxis (formativa/interventiva) que, democratiza o acesso ao conhecimento científico aplicado à dados empíricos e estatísticos, conhece a realidade local da população idosa e de crianças em idade escolar, estimula a tomada de decisão de agentes do setor público, privado e do terceiro setor em Blumenau.
A engenharia integrada ao ensino fundamental: despertando novos talentos e inovação
Estreitar relações entre os cursos de engenharia com o ensino fundamental, assim como despertar o interesse dos estudantes pelas engenharias através de atividades desenvolvidas na FURB e na escola.
O projeto intitulado “A engenharia integrada ao ensino fundamental: despertando novos talentos e inovação”, desenvolvido e executado pela Universidade Regional de Blumenau, começou a ser aplicado no ano de 2019 e conta com a participação expressiva de acadêmicos e professores dos cursos de graduação de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Engenharia Florestal. Este projeto está sendo aplicado com os alunos do 9º ano na Escola Básica Municipal Machado de Assis em Blumenau e visa ressaltar a importância da extensão universitária em conjunto com escolas do ensino fundamental. Como objetivo tem-se estreitar relações entre os cursos de engenharia com o ensino fundamental, assim como despertar o interesse dos estudantes pelas engenharias através de atividades desenvolvidas na FURB e na escola. Dentre as atividades desenvolvidas estão apresentação sobre os cursos de engenharia na escola, oficinas que serão ofertadas na FURB e o incentivo para a criação de projetos voltados para a área de inovação.
A permacultura como forma de inclusão socioeconômica solidária sustentável
Promover a Permacultura como forma de inclusão socioeconômica sustentável de famílias inscritas no Cadastro Único no município de Blumenau.
O projeto tem como objetivo aliar práticas e valores de sociedade em comum, em prol da inserção e melhoria das condições socioeconômicas de pessoas moradoras da região de referência bairro Passo Manso. O objetivo geral proposto é promover a Permacultura como forma de inclusão socioeconômica sustentável de famílias inscritas no Cadastro Único no município de Blumenau. A metodologia do projeto consiste em promover ações socioeducativas de formação em Permacultura e Economia Solidária. Criar formas associativas de inserção no mundo do trabalho e reaplicar tecnologias sociais, em especial da Permacultura às famílias em condição de vulnerabilidade social. No projeto serão desenvolvidas três ações: I. implantação de compostagem termofílica (tecnologia social – revolução dos baldinhos); II. implantação de uma Horta Comunitária Agroecológica; III. apoio à estruturação do IPEVI como centro de referência em permacultura. O projeto prevê cursos de formação com o público-alvo e formadores em Permacultura e em Economia Solidária.
Aceitação do outro: igualdade na diversidade étnica na escola
Conhecer a situação das questões afro, tanto nos currículos escolares quanto acerca da presença de afrodescendentes, bem como os conteúdos e estratégias utilizados pela escola sobre a questão.
O projeto de extensão “Aceitação do Outro: Igualdade na Diversidade Étnica na Escola” motivou-se a partir das leis nº 10.639/03 e nº 11.645/2008 que obrigam a escola a trabalhar com os temas afro-brasileiros e indígenas. Entre professores da área de Humanas e Licenciaturas percebeu-se a necessidade da criação de um programa de extensão que tratasse destes assuntos. Assim constitui-se o programa Vozes Plurais: Currículo Social e Diversidade Étnica na Escola, que além de englobar o projeto “Aceitação do Outro: Igualdade na Diversidade Étnica na Escola”, também engloba os projetos “A Diversidade Cultural Religiosa no Ensino Fundamental”, “Vozes e Saberes Indígenas” e “Vozes e Saberes Afro: O Exercício da Igualdade na Diversidade Étnica na Educação Básica”. Ainda, devido à necessidade de estudar e debater mais a fundo estes temas, foram criados os núcleos de estudo NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros), NEI (Núcleo de Estudos Indígenas) e NERI (Núcleo de Estudos da Religiosidade e Interculturalidade) Os objetivos do presente projeto são: a) tornar o projeto conhecido nas escolas de educação básica; b) conhecer a situação das questões afro, tanto nos currículos escolares quanto acerca da presença de afrodescendentes, bem como os conteúdos e estratégias utilizados pela escola sobre a questão; c) promover rodas de conversa, grupos de estudo, seminários, debates, discussões em reuniões pedagógicas e estimular a consciência acerca da temática afro na escola.
Acervo cartográfico de egon belz
Organização, catalogação e acondicionamento do acervo cartográfico do arquiteto blumenauense Egon Belz.
Este projeto teve como objetivo a organização, catalogação e acondicionamento do acervo cartográfico do arquiteto blumenauense Egon Belz. Este acervo, relacionado com sua produção arquitetônica, será uma referência àqueles que buscam trilhar os caminhos do fazer profissional escolhido por este blumenauense, inovador em suas atitudes em sua terra natal. A obra do arquiteto pode ser caracterizada como uma busca de enquadramento dos preceitos da Arquitetura Moderna numa região acostumada com a herança germânica de seus antepassados. O acervo de Belz, que se encontra organizado, catalogado e devidamente acondicionamento será encaminhado às dependências da Biblioteca da FURB, onde será armazenado em móvel desenhado para tal finalidade.
Acessibilidade e cidadania
Estabelecer uma parceria com os cursos de Arquitetura e Urbanismo para avaliação das condições de acessibilidade das unidades escolares públicas estaduais.
O projeto de extensão “Acessibilidade e Cidadania: condições atuais e desafios futuros das escolas públicas estaduais de Blumenau/SC” teve origem a partir de uma reunião, realizada entre a Secretaria de Estado da Educação (SED/SC) e diversas Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina com o propósito de estabelecer uma parceria com os cursos de Arquitetura e Urbanismo para avaliação das condições de acessibilidade das unidades escolares públicas estaduais. A demanda tem origem a partir de intervenções do Ministério Público, que passou a exigir da SED/SC adequações nos edifícios escolares, garantindo a mobilidade e autonomia, tanto de alunos como professores, funcionários, pais e demais usuários dos ambientes escolares. Diante desta solicitação o presente projeto busca analisar e avaliar as barreiras arquitetônicas de escolas públicas de educação básica de Blumenau/SC, a fim de contribuir com a secretaria no desenvolvimento de ações futuras, visando a promoção de condições básicas de inclusão.
Acesso à justiça e assistência jurídica aos encarcerados na comarca de blumenau.
Favorecer o acesso à justiça através da assistência jurídica aos encarcerados do Presídio Regional de Blumenau e Penitenciária Industrial de Blumenau, especialmente, orientações processuais, requerimentos, petições e defesas criminais.
O projeto tem como objetivo principal favorecer o acesso à justiça através da assistência jurídica aos encarcerados do Presídio Regional de Blumenau e Penitenciária Industrial de Blumenau, especialmente, orientações processuais, requerimentos, petições e defesas criminais, cujas demandas são decorrentes de detentos em situações de vulnerabilidade econômica, e que necessitam da assistência jurídica para encaminhar os pedidos ao Poder Judiciário, através do respeito ao princípio da igualdade e da ampla defesa processual. A metodologia a ser utilizada encontra consonância com a preocupação do Plano Político Pedagógico do Curso de Direito e se constitui das seguintes e concomitantes etapas: 1. Seleção das demandas a serem atendidas; 2. Estudo e elaboração das peças processuais adequadas; 3. Disponibilização das peças elaboradas para encaminhamento processual adequado; 4. Orientação jurídica processual dos detentos através de atendimentos individuais e realização de oficinas coletivas de temáticas previamente definidas pelo grupo desde as demandas recebidas; 5. Discutir e socializar os resultados obtidos com o objetivo de aprofundar e disseminar o conhecimento acerca do Direito, de forma a alinhar dinamicamente ensino, pesquisa e extensão, com vistas a uma formação técnica-jurídica de caráter geral, humanista e ética, capaz de compreender e identificar o fenômeno jurídico, de maneira crítica e responsável.
Ações de reabilitação psicossocial em blumenau e indaial
Contribuir para a promoção e o fortalecimento de ações de reabilitação psicossocial para pessoas em situação de sofrimento psíquico nas cidades de Blumenau e Indaial.
Este projeto tem por objetivo contribuir para a promoção e o fortalecimento de ações de reabilitação psicossocial para pessoas em situação de sofrimento psíquico nas cidades de Blumenau e Indaial. O projeto está integrado a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Regional de Blumenau (ITCP/FURB), o que significa que a sua elaboração e execução contempla uma construção coletiva e interdisciplinar.
Ações territoriais e economia solidária
Reintegração socioeconômica da população usuária dos centros de referência de assistência social - cras.
O Projeto Ações Territoriais e Economia Solidária: reintegração socioeconômica da população usuária dos Centros De Referência de Assistência Social - CRAS, está vinculado ao Programa de Extensão Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares ITCP/FURB. No atual contexto de desigualdade e vulnerabilidade social da população em diversos territórios da cidade, o fomento de ações de inclusão produtiva e apoio a organização e o fortalecimento de Empreendimentos de Economia Solidária- EES, tornase uma importante estratégia de enfrentamento das problemáticas sociais presenciadas. O objetivo do projeto busca promover o processo de educação continuada, fomentar formas coletivas e autogeridas de inserção nos mercados de serviços, favorecendo os processos de produção, comercialização e consumo justo, estimulando a autonomia, a participação e a cooperação dos empreendimentos nas atividades de articulação política em rede, através da Rede de Economia Solidária do Vale do Itajaí- RESVI.
Ações territoriais, redes e cadeias de produção e comercialização solidárias
O programa apresentado integra as ações desenvolvidas pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas é composto por 3 projetos.
O Programa Ações Territoriais e redes e cadeias de produção e comercialização solidárias, ora apresentado integra as ações desenvolvidas pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas é composto por 3 projetos, intitulados: 1) A permacultura como forma de inclusão socioeconômica solidária sustentável; 2) Produção artesanal, comercialização justa e solidária e consumo responsável; 3) Redes de Colaboração Solidária e Desenvolvimento Territorial em Blumenau.
Ações territoriais: organização, produção e comercialização solidária
O intuito de contribuir para a sua organização produtiva, econômica, social e política.
Este projeto integra o programa de extensão “Redes de Colaboração Solidária” e está vinculado à Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB). A sua proposição se deu a partir de demandas de qualificação da produção artesanal e alimentar, bem como da organização autogestionária de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) pertencentes à cidade de Blumenau. O objetivo deste projeto é assessorar quatro EES vinculados à Rede de Economia Solidária do Vale do Itajaí (RESVI), com o intuito de contribuir para a sua organização produtiva, econômica, social e política. Considerando o contexto da pandemia Covid-19, as ações previstas tiveram que ser alteradas com o intuito de respeitar o isolamento social, garantir a saúde dos participantes e promover um processo de assessoria qualificado aos empreendimentos. Foram produzidos dois artigos acadêmicos que tratam de ações vinculadas a este projeto. Foi realizado um mapeamento com o objetivo de compreender a situação dos empreendimentos durante a pandemia. A partir deste mapeamento, foi possível perceber que houve manutenção da produção individual na maioria dos empreendimentos, muitas vezes vinculada a realização de uma atividade ocupacional e, em poucos casos, à pedidos de clientes.
Acolhimento, sensibilização, divulgação e promoção da economia solidária
Apresentado integra as ações desenvolvidas pela Incubadora Tecnológica de Cooperativa Populares e do Programa 635/2021 - Articulação política, mobilização e assessoramento em Economia Solidária, sua elaboração e execução.
O Projeto Acolhimento, Sensibilização, Divulgação e Promoção da Economia Solidária, ora apresentado integra as ações desenvolvidas pela Incubadora Tecnológica de Cooperativa Populares e do Programa 635/2021 - Articulação política, mobilização e assessoramento em Economia Solidária, sua elaboração e execução se configura como uma construção coletiva e interdisciplinar e interprofissional.
Acupuntura e arte desenvolvendo o autocuidado e sensibilidade na FURB
Divulgar, aplicar e disseminar as práticas de auriculoterapia e ventosas junto às experiências sensoriais por meio das pinturas.
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) estão implementadas desde 2006 no Sistema Único de Saúde brasileiro. Contam atualmente com vinte e nove intervenções terapêuticas e sua utilização encontra-se em franca expansão em todo país. O objetivo desse projeto é divulgar, aplicar e disseminar as práticas de auriculoterapia e ventosas junto às experiências sensoriais por meio das pinturas, agregando mais uma oportunidade terapêutica nas comunidades interna e externa da FURB.
Ambiência nos espaços de treinamento e competição
Analisar as condições de ambiência dos espaços de treinamento e competições, com vistas ao desenvolvimento de raciocínio crítico pelos participantes do projeto, bem como de docentes e estudantes envolvidos.
Apresenta como objetivo geral analisar as condições de ambiência dos espaços de treinamento e competições, com vistas ao desenvolvimento de raciocínio crítico pelos participantes do projeto, bem como de docentes e estudantes envolvidos, enquanto realizam atividades inerentes às suas formações profissionais. O desenvolvimento das atividades do projeto ocorreu nos espaços de treinamento e competição das modalidades de Handebol e Voleibol Feminino, também nos polos paradesportivos das modalidades Atletismo e Natação de Blumenau/SC (Centro Esportivo Bernardo Werner – SESI e Complexo Desportivo da Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB). Este projeto caracteriza-se como de natureza qualitativa e exploratória e a metodologia utilizada envolveu pesquisa documental, desenvolvimento de planilhas de avaliação (considerando os conceitos de ambiência, adequação dos materiais e revestimentos utilizados nos espaços destinados à prática de atividades, infraestrutura geral dos polos selecionados), visitas técnicas para levantamento, inventário fotográfico dos locais em estudo e tabulação e análise dos dados obtidos. Os resultados até o momento buscam analisar tecnicamente os ambientes para promover discussões e ampliar o olhar crítico diante da importância da ambiência para o esporte
Ampliando o alcance à liberdade por meio da leitura no presídio regional de blumenau
Dar a oportunidade aos reeducandos do Presídio Regional de Blumenau de remição de pena por meio da leitura, assim desenvolver o senso crítico e contribuir com a sua ressocialização.
Protagonizado pelo Núcleo de Estudos Linguísticos (NEL) e por docentes e acadêmicos do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (CCEAL) da FURB, o projeto “Ampliando o Alcance à Liberdade por meio da Leitura no Presídio Regional de Blumenau” tem por objetivo dar a oportunidade aos reeducandos do Presídio Regional de Blumenau de remição de pena por meio da leitura, assim desenvolver o senso crítico e contribuir com a sua ressocialização. Atendendo à lei 7.210/84 e à recomendação nº 44/13, que instruem sobre os modos de remição de pena e procedimentos de avaliação, o projeto é destinado a 40 reeducandos em regime semi-aberto que participam voluntariamente desta ação. Para viabilizar o trabalho, foi aplicado um diagnóstico prévio para traçar o perfil dos reeducandos, como hábitos de leitura, grau de escolaridade, preferências literárias, entre outros. A partir do resultado do diagnóstico, realizou-se a seleção de obras. Os reeducandos tem trinta dias para realizar a leitura. Ao fim desse período, os reeducandos são avaliados pela produção de uma resenha e em uma avaliação oral.
Anexu - agência de notícias de extensão universitária
Dar corpo a uma ação deste porte pela via de uma Agência de Notícias, considerando a prática do Jornalismo e seus fundamentos, constitui a base deste projeto.
Socializar as informações originadas nas atividades de extensão é condição intrínseca aos propósitos desta singularidade da prática universitária. Dar corpo a uma ação deste porte pela via de uma Agência de Notícias, considerando a prática do Jornalismo e seus fundamentos, constitui a base deste projeto. Alia-se também com o compromisso de indissociabilidade com o ensino, pois abre campo para interação com práticas de sala de aula, no campo do ensino de Jornalismo, ampliando o rico/plural universo presente nas atividades de Extensão concretizadas na FURB. A proposta de criação/viabilização da ANEXU abre campo de problematização/pesquisa das práticas informativas/comunicativas da sociedade contemporânea.
Aplicação de inteligência artificial para identificação de isoladores contaminados em campo
Os isoladores ficam em um ambiente externo, e estão expostos às variáveis do ambiente, como as intempéries, e às variáveis humanas, que é a poluição. A combinação de fatores climáticos com a poluição pode acarretar em problemas que provocam nos isoladores a perda de algumas características elétricas, e até mecânicas. Em situações mais graves, isso pode causar problemas na rede de distribuição e interrupção no fornecimento de energia.Para realizar a avaliação dos efeitos que a poluição tem nesses isoladores, Marcelo estuda o aprimoramento de uma técnica utilizando a visão computacional. Durante a pesquisa de mestrado foi realizada uma categorização, através de fotografias, dos graus de severidade de poluição a partir de um modelo de isolador. A partir disso foi possível utilizar o machine learning para treinar algoritmos, que são capazes de fazer a classificação dos diferentes graus de poluição. Após as avaliações e análises feitas em laboratório, Com aprimoramentos em trabalhos futuros, o objetivo é tornar viável para um técnico realizar uma inspeção nos isoladores da rede elétrica.
Aprendendo com os desastres
Oficinas de prevenção e monitoramento hidrometeorológico nas escolas da rede municipal de Blumenau.
Este projeto busca difundir uma cultura de prevenção através da discussão de suas causas, consequências e formas de monitoramento, tornando professores e alunos das escolas municipais de Blumenau, multiplicadores deste conhecimento, auxiliando desta forma, no processo de minimização dos impactos à comunidade local.
Áreas de preservação permanente
Propostas de gestão e de intervenções arquitetônico-paisagísticas em limites e bordas fluviais.
O objetivo desse projeto de extensão foi a construção de propostas demonstrativas ao longo dos cursos de água em Blumenau que se transformem em referência de intervenções em limites e bordas fluviais, de modo a preservar a mata ciliar existente ou a recuperar, sem a geração ou com o mínimo impacto ambiental. Metodologicamente foram articuladas parcerias com organismos da sociedade civil e da administração pública para, em conjunto com docentes e discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional de Blumenau elaborar propostas de intervenção nas margens direita e esquerda do Rio Itajaí-açu, no centro da cidade, e do Ribeirão Fortaleza, junto ao Condomínio Residencial Ypacaraí, integrando universidade e comunidade, o saber técnico e o ambiente social. O projeto de extensão possibilitou a troca de informações técnicas com àquelas oriundas dos habitantes, e oportunizou aos extensionistas a convivência com a realidade social e a prática profissional, da aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e do aprofundamento destes conhecimentos pela pesquisa e extensão, num processo de complementação do saber oferecido pelo ensino curricular, propiciando bons resultados na comunidade acadêmica e satisfação na comunidade externa.
Arte e tecnologia: construindo redes sociais tecnológicas e artísticas
Sendo aplicadas com os temas relacionados a arte digital, design, metodologias ativas, produções artísticas associadas a arte e a tecnologia, promovendo o aprendizado por meio da experimentação.
Vinculado ao Programa Institucional Arte na Escola-Polo FURB, o projeto 678/2021 “Arte e Tecnologia Construindo Redes Sociais Tecnológicas e Artísticas”, vem desenvolvendo propostas para a formação contínua de professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino. Sendo aplicadas com os temas relacionados a arte digital, design, metodologias ativas, produções artísticas associadas a arte e a tecnologia, promovendo o aprendizado por meio da experimentação. O Projeto "Tech Day", no qual o EFEX, e o Projeto 678/2021, participaram da formação estadual com o tema Podcast, foi um exemplo a ser destacado, apresentou-se aos participantes o passo a passo para a criação, iniciando com a produção, roteiro, preparo do tema a ser gravado bem como a divulgação do Podcast nas plataformas de compartilhamento. Relatos das experiências de professores com uso de Podcast junto a seus estudantes resultaram em uma experiência positiva. Foram realizadas também formações com os professores dos municípios de Indaial, Gaspar, e licenciandos da FURB, mediadas na plataforma Google Meet, com o objetivo de dar dicas e auxiliar no uso de ferramentas tecnológicas para a organização pessoal e profissional.
Assessoria à associação catarinense de conselheiros tutelares - acct
Realização de eventos como encontros, seminários e congressos realizados na área da infância e adolescência, com ênfase na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
A Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares – ACCT foi fundada em 27 de outubro de 1995. É uma entidade privada sem fins lucrativos, composta de conselheiros tutelares e ex-conselheiros, além de outras pessoas “cujas atividades sejam consideradas de interesse para o desenvolvimento das finalidades da entidade”, conforme artigo 1º, parágrafo 3º do Estatuto Social. A ACCT tem se comprometido, ao longo de seus 22 anos, por meio de realização de eventos como encontros, seminários e congressos realizados na área da infância e adolescência, com ênfase na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, bem como no fortalecimento dos Conselhos Tutelares e Municipais dos Direitos da criança e do adolescente. Anualmente são realizados seminários em todas as regionais do estado, sendo um total e 21 seminários regionais, sendo que as regionais seguem a divisão da Federação Catarinense dos Municípios – FECAM.
Assessoria cidadã a conselhos tutelares
Formação continuada de Conselhos Tutelares do Município de Blumenau/SC e de capacitações a outros Conselhos Tutelares da Região, estes últimos em suas demandas pontuais e agendadas.
O Projeto Assessoria Cidadã a Conselhos Tutelares, com origem no Departamento de Direito do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Regional de Blumenau, Curso de Direito, propõem-se à formação continuada de Conselhos Tutelares do Município de Blumenau/SC e de capacitações a outros Conselhos Tutelares da Região, estes últimos em suas demandas pontuais e agendadas. Historicamente essa formação acontecia em âmbito estadual, pela Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares (ACCT) e pelo Projeto Assessoria Cidadã. Na razão de um marco legal, o Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA conceitua Conselho Tutelar enquanto órgão municipal, eleito pela sociedade, para zelar pelo direito infanto-juvenil. O que se observa é que o Poder Público não tem demonstrado coerência em sua obrigação de formar e capacitar o coletivo Conselho Tutelar, enquanto autônomo em sua função de ser a sociedade infanto-juvenil no Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Assessoria de imprensa aos projetos de extensão da FURB
Ampliar a divulgação na mídia dos projetos de extensão da FURB, de maneira qualificada, conquistando mídia espontânea e complementar aos trabalhos já realizados pela Assessoria de Imprensa da Universidade e pela Anexu.
O projeto “Assessoria de Imprensa aos Projetos de Extensão da FURB” realizou, em 2017: a) uma divulgação sistematizada dos Projetos de Extensão da FURB na comunidade do Médio Vale do Itajaí, através da atividade direta de assessoria de imprensa junto aos veículos de comunicação desta região; b) realizar um treinamento de mídia (media training) com os responsáveis pelos projetos para qualificar a relação com a imprensa; c) fazer relatórios com clipagem. Com este trabalho, amplia-se a divulgação na mídia dos projetos de extensão da FURB, de maneira qualificada, conquistando mídia espontânea e complementar aos trabalhos já realizados pela Assessoria de Imprensa da Universidade e pela Anexu (Agência de Notícias de Extensão da FURB). Ao final, os projetos de extensão como objeto de reportagens.
Assessoria e capacitação comunitária
Contribuir para o fortalecimento da participação cidadão democrática nos espaços públicos de decisão e de controle social das políticas públicas.
O objetivo deste trabalho é apresentar as ações desenvolvidas no projeto de Assessoria e Capacitação Comunitária, que integra o Programa Gestão de Risco e Participação Comunitária. O Projeto tem como objetivo principal contribuir para o fortalecimento da participação cidadão democrática nos espaços públicos de decisão e de controle social das políticas públicas. Desenvolve-se em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMUDES) e a União Blumenauense de Associações de Moradores (UNIBLAM), pois as ações são voltadas para os dois públicos: integrantes das associações de moradores; e conselheiros dos conselhos municipais da área social.
Assessoria linguística: inclusão e letramentos
Assessoria, por meio de letramentos práticas específicas de leitura e escrita, que ampliem a competência na leitura, interpretação e produção de textos a partir das dificuldades e necessidades dos estudantes.
O projeto Assessoria Linguística: inclusão e letramentos, desde 2014, é um espaço para o estudo e práticas de aspectos da Língua Portuguesa na e para a Universidade e à Educação Básica. Oferece, pois, assessoria, por meio de letramentos práticas específicas de leitura e escrita, que ampliem a competência na leitura, interpretação e produção de textos a partir das dificuldades e necessidades dos estudantes. O projeto é uma parceria entre o Departamento de Letras, o Departamento de Educação, a CAE - Coordenadoria de Assuntos Estudantis. O projeto tem como objetivos: 1. A inclusão de todos os acadêmicos da FURB, com deficiência ou não, que apresentem problemas/dificuldades de leitura, interpretação e produção dos textos da esfera acadêmica, por meio da formação/assessoria/acompanhamento complementar; 2. A formação complementar para todos os acadêmicos, na área da Língua Portuguesa, por meio de oficinas em parceria com a CAE; 3. A curricularização da extensão, por meio da inserção, neste Projeto, de professores em formação dos cursos de Letras e Pedagogia.
Assistência farmacêutica na atenção básica
Com a intenção de fortalecer a Atenção Básica/Atenção Primária mediante ações de qualificação dos serviços farmacêuticos no Sistema Único de Saúde (SUS), foram elaborados quatro cursos, cada um direcionado a um diferente segmento profissional.
O curso de graduação em Farmácia da Universidade Regional de Blumenau (FURB) visa formar um profissional farmacêutico capacitado ao exercício de todas as funções do seu âmbito profissional, com domínio dos conceitos e práticas da Assistência e Atenção Farmacêutica, possibilitando o exercício pleno da Farmácia Clínica. A Assistência Farmacêutica1 (AF) engloba um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao seu acesso e ao seu uso racional. A AF é essencial à Atenção Primária no Sistema Único de Saúde - SUS.
Assistência jurídica aos presos e egressos da comarca de blumenau
O projeto presta acesso à justiça aos presos considerados financeiramente carentes do Presídio Regional de Blumenau e Penitenciária Industrial de Blumenau, especialmente, orientações processuais, requerimentos e defesas criminais.
O projeto Assistência Jurídica presta acesso à justiça aos presos considerados financeiramente carentes do Presídio Regional de Blumenau e Penitenciária Industrial de Blumenau, especialmente, orientações processuais, requerimentos e defesas criminais. Este mesmo trabalho também tem servido para realização de pesquisas, seminários e debates, relacionadas às disciplinas de Criminologia, Direito Penal e Direitos Humanos do Curso de Direito, que têm permitido discutir a situação do sistema penal e carcerário em nossa região, quer visualizando quem está no cárcere e quais seus direitos, mas também, apresentando propostas de ação para os órgãos públicos no controle de criminalidade e processo de ressocialização dos incriminados na região de Blumenau. Os acadêmicos bolsistas e voluntários que colaboram no desenvolvimento do projeto, aperfeiçoam os saberes obtidos em sala de aula com a prática criminal, no atendimento e na busca de solução de problemas dos detentos e egressos. A metodologia a ser utilizada encontra consonância com a preocupação do Plano Político Pedagógico do Curso de Direito e se constitui das seguintes e concomitantes etapas: 1. Seleção das demandas a serem atendidas; 2. Estudo e elaboração das peças processuais adequadas; 3. Disponibilização das peças elaboradas para encaminhamento processual adequado; 4. Orientação jurídica processual dos detentos através de atendimentos individuais e realização de oficinas coletivas de temáticas previamente definidas pelo grupo desde as demandas recebidas; 5. Discutir e socializar os resultados obtidos com o objetivo de aprofundar e disseminar o conhecimento acerca do Direito, de forma a alinhar dinamicamente ensino, pesquisa e extensão, com vistas a uma formação técnica-jurídica de caráter geral, humanista e ética, capaz de compreender e identificar o fenômeno jurídico, de maneira crítica e responsável.
Ateliê vertical: tecendo conexões com a comunidade e projetando para a cidade
Consolidar uma nova metodologia de ensino por meio de projetos, compreendendo a realidade e construindo soluções coletivas para a resolução de problemas da sociedade.
O Ateliê Vertical FURB é uma atividade curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo que acontece no primeiro semestre de cada ano. Está em sua oitava edição, sendo a primeira a realizar a Feira de Ideias para a Cidade, um momento de integração entre alunos, professores, colegas de outros cursos, comunidade externa e proponentes, onde foram apresentados projetos, temas e problemas. Objetivos: Consolidar uma nova metodologia de ensino por meio de projetos, compreendendo a realidade e construindo soluções coletivas para a resolução de problemas da sociedade, aproximando a realidade acadêmica com a realidade das comunidades e parceiros externos envolvidos; Traduzir tudo isso numa metodologia clara, compreensível e aplicável em outros cursos interessados em implementar esta estratégia na graduação, pós-graduação ou pesquisa e extensão, de forma integrada. Estratégia metodológica utilizada: A metodologia visa a criação de grupos de trabalho a partir das propostas apresentadas pela comunidade/entidade. Cada aluno escolhe em qual tema gostaria de atuar.
Atenção básica aos usuários do caps ii:promoção e prevenção em saúde bucal.
Objetiva a integração dos acadêmicos de graduação de Odontologia à equipe multiprofissional do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II).
O projeto de extensão intitulado ATENÇÃO BÁSICA AOS USUÁRIOS DO CAPS II: PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE BUCAL, objetiva a integração dos acadêmicos de graduação de Odontologia à equipe multiprofissional do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II) e realiza suas atividades de promoção e prevenção em saúde bucal em uma unidade móvel (FURBMÓVEL) que ocorre às terças feiras na unidade CAPS II atendendo a pessoas em sofrimento psíquico. Na unidade móvel (consultório) são realizados procedimentos odontológicos de baixa complexidade. O usuário deve participar das oficinas coordenadas pelos estudantes e supervisionadas pela professora orientadora do projeto, onde são realizadas atividades lúdicas que visam a interação dos pacientes com os estudantes e a promoção de saúde.
Atenção básica em saúde bucal aos alunos das escolas multisseriadas municipais de Blumenau
Atender crianças matriculadas em escolas multisseriadas do município de Blumenau e propiciar aos estudantes do curso de graduação em Odontologia da FURB a oportunidade de realizar atendimentos odontológicos extramuros.
A atenção básica em saúde bucal é importante para promover saúde, individual e coletivamente. Essa prática abrange a promoção de saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento reabilitador e manutenção da saúde. O objetivo deste projeto é atender crianças matriculadas em escolas multisseriadas do município de Blumenau. Além disso, propiciar aos estudantes do curso de graduação em Odontologia da FURB a oportunidade de realizar atendimentos odontológicos extramuros, executando procedimentos aprendidos em sala de aula e colocando-os em prática nessas escolas.
Atendimento psicológico dos apenados e egressos do presídio regional de Blumenau
Prestação de assistência psicológica aos detentos e egressos do Presídio, visando a possível efetivação dos direitos sociais e a minimização da reincidência criminal.
O principal objetivo desse trabalho de extensão é a prestação de assistência psicológica aos detentos e egressos do Presídio, visando a possível efetivação dos direitos sociais e a minimização da reincidência criminal. É previsto acolhimento psicológico aos apenados e egressos, com duração de até uma hora, extensivos a familiares quando constatado a necessidade, com o intuito de escutar e acolher as demandas trazidas nas suas particularidades, resguardando a privacidade do recluso. Conforme apresentadas pelo público atendido, as demandas são analisadas sob a luz da corrente psicanalítica e, a partir de então se encaminha quando necessário para outras instituições e/ou órgãos públicos.
Atmosfera - prevenção e mitigação aos riscos de desastres
Construir uma cultura de prevenção e mitigação aos desastres, assim como fortalecer a capacidade de resiliência da comunidade.
O projeto de extensão Atmosfera – prevenção e mitigação aos riscos de desastres, da Universidade Regional de Blumenau, desde o ano de 2015 tem como objetivo construir uma cultura de prevenção e mitigação aos desastres, assim como fortalecer a capacidade de resiliência da comunidade. Neste sentido, atua junto com a Defesa Civil de Blumenau mediante cooperação técnico - científica (Termo n° 01/2019) com a finalidade de elaborar produtos educacionais voltados aos estudantes do ensino fundamental que participam dos projetos “Defesa Civil na Escola” e “Agente Mirim de Defesa Civil”. As ações do projeto Atmosfera são desenvolvidas por um grupo de professores e bolsistas extensionistas de diferentes áreas do conhecimento, como Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Educação, Ciências da Computação e Direito, em prol da interprofissionalidade.
Bioeduca - ensino prático de ciências no ensino fundamental
Levar aulas práticas de ciências a três diferentes escolas públicas da cidade de Blumenau, sendo elas Escola Básica Municipal (EBM) Profª Zulma Souza da Silva, Escola de Ensino Básico (EEB) Adolpho Konder e EBM Machado de Assis.
Criado em 2016 como um projeto interno do grupo PET Biologia FURB, o Bioeduca tornouse um projeto de extensão com fomento da FURB, em 2017. Desde então, com a atuação de um bolsista extensionista, o projeto busca a cada ano aperfeiçoar suas atividades, conforme as avaliações do ano anterior, apresentando novas propostas para tal. O projeto tem como principal objetivo, levar aulas práticas de ciências a três diferentes escolas públicas da cidade de Blumenau, sendo elas Escola Básica Municipal (EBM) Profª Zulma Souza da Silva, Escola de Ensino Básico (EEB) Adolpho Konder e EBM Machado de Assis, nas quais são atendidas, mensalmente, turmas de 7º, 8º e 9º ano, respectivamente. Além da aplicação das práticas, o Bioeduca desenvolveu apostilas com guias para aulas práticas, as quais estão atualmente sendo disponibilizadas a professores de diversas escolas e que, após terem sido utilizadas por eles, são avaliadas, por meio de um protocolo, de forma que seja percebido sua real funcionalidade.
Capacitação comunitária em gestão de entidades organizadas da sociedade civil
Capacitar membros da comunidade Blumenauense para a gestão de entidades Organizadas da Sociedade Civil.
Este projeto de extensão tem como objetivo central capacitar membros da comunidade Blumenauense para a gestão de entidades Organizadas da Sociedade Civil. De acordo com a Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014, artigo II, inciso I, entende-se por organização da sociedade civil a pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos que não distribui, entre os seus sócios ou associados, conselheiros, diretores, empregados ou doadores, eventuais resultados, sobras, excedentes operacionais, brutos ou líquidos, dividendos, bonificações, participações ou parcelas do seu patrimônio, auferidos mediante o exercício de suas atividades, e que os aplica integralmente na consecução do respectivo objeto social, de forma imediata ou por meio da constituição de fundo patrimonial ou fundo de reserva. A origem do projeto emerge de uma demanda identificada junto à comunidade Blumenauense, para capacitar pessoas que participam destas entidades, em aspectos relacionados a gestão organizacional. De caráter multidisciplinar, envolve conhecimentos das áreas de administração, contabilidade, educação, direito e serviço social.
CEOPS - Centro de Operação de Sistema de Alerta
Atuando com as medidas estruturais e os planos de ação e estratégias.
Em 1984 é instalado por intermédio do Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica (DNAEE), o CEOPS – Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia do Itajaí, que veio sendo gerenciado pelo então Projeto Crise, coordenado pela Universidade Regional de Blumenau. O Crise almejava medidas não-estruturais, quais se caracterizam por todos os tipos de intervenções que poderiam ser tomadas de maneira a proporcionar um convívio com as enchentes, reduzindo o impacto e suas conseqüências. O CEOPS seria a contrapartida, atuando com as medidas estruturais e os planos de ação e estratégias. A tensão que empermeia um evento crítico se caracteriza por um episódio inesperado com potencialidade para gerar estragos expressivos a uma sociedade e, portanto, aos membros que constituem esta. Os focos principais de uma estratégia de gerenciar um evento crítico são suas configurações frente ao desvio da normalidade para o estado de emergência. A criação de planos estratégicos e métodos detalhados para que ocorra uma manutenção de prevenção dos eventos críticos, com certeza podem antecipar a identificação de ocorrências ou eventos que possam precaver toda uma sociedade desses episódios atípicos.
Cidadania financeira do Vale do Itajaí
O objetivo é difundir a cidadania financeira nos municípios de Blumenau, Botuverá, Brusque, Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó.
O Projeto Cidadania Financeira no Vale do Itajaí surgiu com base em trabalhos e parcerias desenvolvidas no Programa Contribuindo na Gestão de Finanças. Através disso, junto com pesquisas e o ensino em Ciências Econômicas, têm-se a oportunidade de gerar maior alcance às boas práticas em finanças pessoais. O objetivo é difundir a cidadania financeira nos municípios de Blumenau, Botuverá, Brusque, Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó. São realizadas pesquisas (e, consequentemente, suas publicações periódicas) de indicadores de inadimplência, com dados fornecidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) das respectivas cidades, e de cesta básica, com dados coletados por discentes do curso de Ciências Econômicas, usando como base a metodologia científica do DIEESE, que é referência nacional nesse cálculo. Com base nesses dados, propõe-se como produto final do projeto materiais pedagógicos para aplicação no ensino fundamental desses municípios. A ideia é fomentar a cidadania financeira com instrumentos que auxiliem e capacitem cidadãos financeiros mais habilitados ao seu cotidiano.
Cidades para as pessoas: o empoderamento das organizações sociais
Contribuir para o empoderamento dos grupos comunitários de Blumenau (SC) e sua participação nos processos democráticos de gestão da política urbana inclusiva, sustentável e cidadã.
"Cidades para pessoas: o empoderamento das organizações sociais" é um projeto de extensão da FURB. Tem por objetivo contribuir para o empoderamento dos grupos comunitários de Blumenau (SC) e sua participação nos processos democráticos de gestão da política urbana inclusiva, sustentável e cidadã.
Ciranda 2022
Estruturação e a consolidação de uma brinquedoteca comunitária no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro da Velha, em Blumenau.
O projeto "Ciranda”, aprovado pelo edital PROPEX nº 10/2018 (SIPEX nº 906/2018) foi proposto com base na experiência dos Cursos de Psicologia e Serviço Social na formação de profissionais para atuarem nas políticas sociais, em especial na Política de Assistência Social. O projeto tem como objetivo a estruturação e a consolidação de uma brinquedoteca comunitária no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro da Velha, em Blumenau, com o intuito de promover, por intermédio do brincar, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Por meio de oficinas, no espaço da brinquedoteca, são desenvolvidas ações socioeducativas direcionadas a crianças de 0 a 6 anos de idade e seus cuidadores principais, vinculados ao CRAS.
Clubes de ciências: formação docente e práticas educativas com estudantes
Aprimorar a educação científica de estudantes de escolas públicas via Clubes de Ciências, em conjunto com ações de formação de professores e na disseminação de recursos educacionais com tecnologias digitais, articulada à educação ambiental.
Os Clubes de Ciências são contextos de educação não formal, onde estudantes clubistas, com orientação de um professor, desenvolvem projetos investigativos, contribuindo para elaboração de conhecimentos e ampliação dos seus estilos de pensar para níveis sofisticados do conhecimento científico, favorecendo para indagarem (se) e estabelecerem relações cada vez mais complexas e sustentáveis com e no mundo, consigo e com os outros. Cientes da emergência e importância da educação científica e socioambiental de crianças e adolescentes, objetivamos com esse projeto de extensão aprimorar a educação científica de estudantes de escolas públicas via Clubes de Ciências, em conjunto com ações de formação de professores e na disseminação de recursos educacionais com tecnologias digitais, articulada à educação ambiental. Para tal, temos como contexto Clubes de Ciências da Rede Municipal de Blumenau e como parceiros professores e estudantes clubistas de escolas públicas.
Colaboratório: plataforma digital para aproximar demanda de ofertas
Fornecer aos alunos a possibilidades de resolverem problemas do mundo real, com o objetivo de aplicar os aprendizados em sala de aula.
Atualmente é comum que em diversos cursos da Universidade os acadêmicos desenvolvem projetos que tem algum impacto na sociedade (social, econômico, ambiental,etc), mas que muitas vezes ficam no papel por não serem divulgados publicamente para empresas de interesse ou para as prefeituras. Ainda, acontecem muitos que são problemas hipotéticos, fugindo da realidade atual. Assim, o projeto foi concebido em um diálogo entre gestores da universidade que sentiram a necessidade de fornecer aos alunos a possibilidades de resolverem problemas do mundo real, com o objetivo de aplicar os aprendizados em sala de aula. Nesse contexto, compreendendo que a Universidade precisa se adaptar a mudanças, evoluir e atrair mais alunos, assim como atrair a comunidade em geral, este projeto potencializa essas características permitindo que a comunidade (por meio de empresas, prefeituras e demais) cadastre demandas reais de modo que alunos possam desenvolve-las. Por meio da resolução de problemas reais, a Universidade acaba sendo conhecida no município pois está colocando em prática na própria cidade conceitos aprendidos em sala de aula, mostrando ao público as soluções propostas. Desse modo, o projeto é relevante por auxiliar a evidenciar a Universidade em relação a comunidade local. Por outro lado, o projeto torna-se também relevante, pois contribui socialmente com a comunidade, uma vez que os projetos propostos por ela são resolvidos de forma voluntária pelos alunos em suas disciplinas ou trabalhos de conclusão de curso. Como metodologia primeiramente trabalhou-se com User Expirience na qual os usuários do possível sistema conceberam as interfaces do layout em sessões de design de interações. Em seguida, foram realizadas reuniões com usuários para a concepção das funcionalidades necessárias e elaboração de um projeto piloto. Este projeto foi aplicado e bem sucedido, estando agora no estágio da concepção do protótipo em si.
Coletivo criativo furb
As atividades do Coletivo Criativo FURB contam com o envolvimento direto dos estudantes dos mais diversos cursos no período da imersão, assim como com a interação dialógica com atores do setor criativo da comunidade externa que abordarão a problemática a ser explorada durante a realização. Em 2021, desenvolveu-se a atividade junto à Secretaria de Turismo de Blumenau, com atividades focadas nas mídias sociais da Oktoberfest em tempos de pandemia. Envolveram-se nas atividades 37 alunos, quatro professores e os técnicos dos laboratórios de Comunicação. Foram desenvolvidas no processo de imersão mais de 50 peças publicitárias multimídia nas temáticas de tradição, gastronomia, desfile, música e saúde. O material passou a ser veiculado nas mídias sociais do evento a partir de setembro de 2021, com duração da campanha por três meses. Desta maneira, por meio da pesquisa ação, contribui-se para a formação crítico-reflexiva nas diferentes áreas de conhecimento. Pretende-se somar esforços ao papel da Universidade, como propulsora no desenvolvimento da cidadania regional, bem como se apresentar como uma ferramenta para o desenvolvimento da criatividade e inovação para a economia local. Almeja-se desta maneira, desenvolver experiências interdisciplinares junto aos atores envolvidos, com vistas a impulsionar a criatividade em nível individual, assim como também oportunizar o aumento da criatividade coletiva. O Coletivo Criativo FURB, durante toda a sua execução, integrou-se aos conteúdos disciplinares das disciplinas de Planejamento Publicitário, Criação Publicitária e Produção Publicitária do curso de Publicidade e Propaganda.
Comunica furb 2022-2023
A linguagem do vídeo tem possibilitado uma interface com diferentes plataformas e usuários.
Por intermédio do alto impacto da proliferação e acesso aos dispositivos tecnológicos, a linguagem do vídeo acabou se adaptando aos diferentes formatos de produção audiovisual nos últimos anos. A linguagem do vídeo tem possibilitado uma interface com diferentes plataformas e usuários. Assim, contextualiza-se o projeto de extensão Comunica Furb, em execução desde 2018, que está sendo reapresentado para renovação e vinculado ao programa Comunicação e Comunidade.
Comunicação e comunidade 2020
Promover a integração entre a Universidade e a comunidade por meio dos diferentes projetos vinculados ao programa, possibilitando a troca sistemática de informações.
O programa Comunicação e Comunidade institucionaliza ações desenvolvidas no âmbito do Curso de Publicidade e Propaganda ao longo dos últimos anos e tem o objetivo de promover a integração entre a Universidade e a comunidade por meio dos diferentes projetos vinculados ao programa, possibilitando a troca sistemática de informações, a análise crítica de experiências, a assessoria técnica, o estudo e a divulgação de novas ferramentas e estratégias na área de Comunicação. A operacionalização dos projetos integrantes conta com o apoio das organizações não governamentais da região, da Prefeitura de Blumenau, da iniciativa privada e da própria Universidade. O programa inclui os seguintes projetos: 1. Comunicação para o Desenvolvimento Social; 2. Focus; 3. Comunica FURB. A partir destas iniciativas, o programa atua no sentido de manter relacionamento constante com a sociedade, profissional e social, de tal modo que alguns problemas sociais recebam atenção produtiva por parte da instituição, além de possibilitar novos meios e processos de produção, inovação e transferência de conhecimentos, permitindo a ampliação do acesso ao saber e o desenvolvimento social da cidade.
Comunicação para o desenvolvimento social
auxiliar ONGs de Blumenau e região em suas diferentes necessidades referentes à comunicação. Desde publicações para redes sociais até campanhas completas, o projeto busca uma nova forma de se reinventar e aprimorar o auxílio à estas ONGS.
O Projeto Comunicação para o Desenvolvimento Social surgiu para auxiliar ONGs de Blumenau e região em suas diferentes necessidades referentes à comunicação. Desde publicações para redes sociais até campanhas completas, o projeto busca a cada semestre uma nova forma de se reinventar e aprimorar o auxílio à estas ONGs. Em 2020/1, o projeto desenvolveu uma reestruturação de identidade visual e uma nova proposta de postagens para a ONG Crescer e Semear, que se deu através de um trabalho coordenado entre os membros da ONG, alunos envolvidos e professores. O projeto também envolveu uma campanha publicitária para a organização e demais estratégias de divulgação. O resultado final foi apresentado para a ONG e aprovado com sucesso. Além disso, durante o semestre foi colocado em ação o projeto Upgrade: Estratégias de Comunicação para ONGs - Publicidade e Propaganda FURB.
Comunicação para o desenvolvimento social 2022-2023
As ONGs, da mesma maneira que as organizações privadas, podem utilizar estratégias publicitárias para diversas finalidades.
A comunicação tem fundamental importância no processo de construção da imagem e da confiabilidade das Organizações do terceiro setor. As ONGs, da mesma maneira que as organizações privadas, podem utilizar estratégias publicitárias para diversas finalidades, tais como: recrutar voluntários; buscar novos parceiros e doadores; informar a comunidade sobre as atividades; aumentar o envolvimento dos beneficiários e de suas famílias; prestar contas à sociedade; etc.
Construção do plano de logística sustentável da FURB
Diagnóstico e proposta de modelo de gestão dos resíduos sólidos perigosos de laboratórios da universidade.
O Projeto de Extensão Construção do Plano de Logística Sustentável da FURB: diagnóstico e proposta de modelo de gestão dos Resíduos Sólidos Perigos da Universidade (PLS), com início em maio de 2019, tem como objetivos mapear os insumos dos laboratórios da Universidade, obter informações sobre a classificação dos resíduos gerados, além de como são armazenados e descartados, e, ainda, identificar os responsáveis pelo descarte e pela gestão laboratorial. Ou seja, entender a logística vigente nos laboratórios da Instituição para a constituição do Plano de Logística Sustentável (PLS), que é arquitetado pelo Decreto Federal nº 7.746/2012.
Construir: desenvolvimento com qualidade de vida e ampliação da cidadania
Proposta de unir os espaços físicos à saúde e bem-estar; direcionado ao atendimento de entidades de caráter filantrópico e socioeducativas.
O Construir engloba atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, do Centro de Ciências Tecnológicas; de Farmácia e Nutrição, do Centro de Ciências da Saúde; e de Serviço Social, do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação, com a proposta de unir os espaços físicos à saúde e bem-estar; direcionado ao atendimento de entidades de caráter filantrópico e socioeducativas. Com o objetivo de promover um conjunto de ações que possibilitem o exercício da cidadania pela qualificação de espaços comunitários, quanto às condições funcionais e ambientais, geradas no âmbito da arquitetura, buscando tecnologias sustentáveis, bem como ações socioeducativas de promoção à saúde e ampliação do universo informacional sobre direitos sociais, econômicos, políticos e culturais. Metodologicamente, para o desenvolvimento de cada atividade, definiu-se uma equipe de docentes e discentes que acolheu as demandas e realizou visitas à comunidade, entrevistas e o levantamento de dados; reuniões para definir projetos e ações a serem desenvolvidas. Além de reuniões de supervisão/orientação aos bolsistas e voluntários para avaliação periódica dos trabalhos em andamento; visitas técnicas para aprimoramento dos conhecimentos; pesquisas para qualificação dos projetos e capacidade técnica dos extensionistas.
Consultoria pedagógica novo ensino médio - eleva educação
O novo ensino médio é uma transformação da educação básica brasileira para um modelo que mantém uma parte comum a todos e outra parte flexível, de escolha dos próprios alunos.
Pensando em trazer mais protagonismo aos alunos em um período tão importante para suas formações, o novo ensino médio é uma transformação da educação básica brasileira para um modelo que mantém uma parte comum a todos e outra parte flexível, de escolha dos próprios alunos. Tendo isso em mente e entendendo que muitas conexões são estabelecidas durante os anos de Ensino Médio, precisamos criar um ambiente que conecta toda a comunidade escolar. Dessa maneira, a Plataforma de Ensino Eleva acredita que é mais do que um Sistema de Ensino, porque acreditamos que, juntos, podemos criar uma grande rede de conexão educacional.
Contribuindo na gestão de finanças
O programa "Contribuindo na Gestão de Finanças" tem como objetivo auxiliar a comunidade de Blumenau nas áreas: finanças pessoais, finanças para empresas, e educação em finanças nas escolas. Foi formulado um material próprio para o atendimento dos usuários do projeto, contendo um questionário e uma planilha para coleta de dados da empresa ou da pessoa que estiver sendo atendida, para a realização de um diagnóstico e futuramente para uma pesquisa na área de finanças. Já foram ministradas pelo projeto de "Educação em Finanças" (um projeto que está inserido no programa) 4 palestras e uma capacitação docente aos professores da FURB, sendo essas relacionadas ao tema "Consumo Consciente e Equilíbrio nas Finanças".
Controle social na política pública de saúde do trabalhador
Este trabalho sintetiza as exposições orais dos participantes de uma Roda de Conversa, atividade do projeto, sobre os processos de adoecimento no trabalho e acolhimentos pelas pessoas de convívio e pelos aparelhos sociais em Blumenau/SC.
O Projeto de Extensão “Controle Social na Política Pública de Saúde do Trabalhador” tem como objetivo fortalecer o controle social na política de saúde do trabalhador, no sentido de promoção da saúde e garantia dos direitos. Este trabalho sintetiza as exposições orais dos participantes de uma Roda de Conversa, atividade do projeto, sobre os processos de adoecimento no trabalho e acolhimentos pelas pessoas de convívio e pelos aparelhos sociais em Blumenau/SC. A roda de conversa foi realizada sobre a temática “Política de Saúde do Trabalhador”, com participantes da Associação em Defesa da Saúde do Trabalhador e dos Vitimados pelo Trabalho de Blumenau e Região, e Associação de Portadores de LER/DORT (ADVISAT/APLER), professores e acadêmicos da FURB e profissionais de saúde (17 pessoas). Os participantes expuseram suas opiniões e percepções sobre as vivências como pessoas com LER/DORT, sobre as políticas públicas de saúde do trabalhador e as ações possíveis para promoção de saúde de trabalhadores.
Corpo sonoro: teatro e música na formação continuada do professor-artista
Sua principal meta é a instrumentalização de docente da Educação Básica e estudantes de Graduação, para o uso da Arte como meio pedagógico de transformação social e, consequentemente, cultural, visando a melhoria das práticas pedagógicas.
Possui como principal área Educação, subárea Gestão e Formação de Professores para a Educação Básica, com ênfase no ensino das linguagens do campo da Arte: Música e Teatro. Sua principal meta é a instrumentalização de docente da Educação Básica e estudantes de Graduação, para o uso da Arte como meio pedagógico de transformação social e, consequentemente, cultural, visando a melhoria das práticas pedagógicas.
Criação, desenvolvimento de produto e gestão financeira da vitrine ecosol
Prestar assessoria para criação, desenvolvimento de produto e gestão financeira ao Centro Público de Economia Solidária de Blumenau e Região - Vitrine ECOSOL.
É uma ação interdisciplinar, que possui uma equipe formada por uma professora do Departamento de Artes, uma professora do Departamento de Matemática e uma bolsista do Curso de Psicologia. Tem como principal objetivo prestar assessoria para criação, desenvolvimento de produto e gestão financeira ao Centro Público de Economia Solidária de Blumenau e Região - Vitrine ECOSOL, pretendendo atender as demandas dos Empreendimentos de Economia Solidária (EES) para a promoção de novas estratégias de produção artesanal, comercialização, educação continuada e formas diferencias de planejamento financeiro. A importância da efetivação do projeto se dá pelo fato de que o sucesso econômico de um empreendimento está diretamente ligado à dois aspectos: o de produção de algum bem (material ou imaterial) e à capacidade de gestão de cada etapa do negócio (da criação ao posicionamento de produto no mercado). Inicialmente, era pretendido ministrar oficinas para atender demandas de atualização e qualificação de produto nos aspectos técnicos e conceituais, para na etapa seguinte aplicar os conceitos básicos de Administração Financeira; análise das demonstrações financeiras; formação do preço de venda; planilha de estoque; como organizar as finanças; educação financeira; fluxo de caixa; análise de receita e análise de mercado.
Cuidando do meu dinheiro
Os atendimentos são, em geral, de pessoas com problemas financeiros, que relatam suas dúvidas e problemas, na expectativa da melhor solução possível.
O projeto Cuidando do Meu Dinheiro foi iniciado no ano de 2015, sob a coordenação do professor Sidney Silva e com apoio do professor Bruno Thiago Tomio. A ideia do projeto surgiu ao observar a carência de instrução financeira na comunidade local. Atualmente, o projeto é coordenado pelo professor Ralf Marcos Ehmke. O principal objetivo do projeto é assessorar a comunidade em assuntos relacionados às finanças pessoais. A divulgação do projeto ocorre através de panfletos, pôsteres, redes sociais e instituições parceiras (CDL, PROCON, ABEPOM, rádios FM e jornais locais). O atendimento à população é gratuito e ocorre presencialmente na FURB e na CDL ou por meio do aplicativo de telefone WhatsApp. Os atendimentos são, em geral, de pessoas com problemas financeiros, que relatam suas dúvidas e problemas, na expectativa da melhor solução possível.
Cultura e vida social em movimento
Contribuir para a compreensão, valorização, difusão e atualização de aspectos da cultura local e regional por meio de experiências educativas. de bordado em fotografia e aquarela.
A intenção da proposta é contribuir para a compreensão, valorização, difusão e atualização de aspectos da cultura local e regional por meio de experiências educativas de bordado em fotografia e aquarela. A globalização, os contatos entre culturas, os processos migratórios, as mudanças nas relações sociais com as novas tecnologias lançam desafios para a compreensão, valorização e disseminação da cultura local e regional. Em meio a velocidade das mudanças, é preciso conhecer e valorizar a memória presente no patrimônio cultural, conferindo sentido à nossa história, ao que somos e fazemos. O bordado faz parte da história local e regional do Brasil, bastante ligado ao modo como as relações de gênero foram se constituindo e a forma de ser e de viver de homens e mulheres que viveram e vivem. Ele mostra aspectos da cultura e da vida social passadas que podem estimular reflexões no tempo presente e iluminar caminhos futuros. Dentre os objetivos específicos, destacam-se: (i) ampliar o entendimento dos vários aspectos que constituem o patrimônio cultural do Brasil relacionados ao bordado; (ii) contribuir para a transmissão e valorização do patrimônio cultural e diálogo intercultural; (iii) compreender a atualidade e dinamicidade da cultura e da vida social através da educação; (iv) estimular situações de aprendizagem que permitam a interação entre a educação formal (básica e superior) e seu contexto cultural local e regional em espaços educativos não formais (Redes sociais e oficinas síncronas); (v) divulgar as práticas e resultados da pesquisa e das oficinas.
Cultura pacificadora e práticas de não violência na gestão de conflitos nos espaços educacionais.
Difundir práticas e métodos não-violentos de tratamento de conflitos e, de modo objetivo, após eleita a escola para o desenvolvimento do projeto e o grupo de extensionistas preparados.
A partir de experiências de professores da área do Direito e da Educação, particularmente no que se refere a Direitos Humanos e práticas de gestão de conflitos não violentas, chegou-se a necessidade de proposição do presente projeto que pretende contribuir para a construção de uma cultura pacificadora no ambiente escolar - aqui compreendido como a relação mais ampla entre alunos, professores, pais e funcionários da escola - promovendo ações de intervenção que possam, a partir de procedimentos colaborativos, identificar os conflitos vivenciados no ambiente educacional e, por amostragem, elaborar a cartografia de suas causas. São as atividades pretendidas pelo projeto: oficinas e círculos de formação, quando então serão instrumentalizados os sujeitos envolvidos com a aquisição de práticas de mediação e comunicação não-violenta. Para fins da forma de intervenção proposta, que tem por objetivo difundir práticas e métodos não-violentos de tratamento de conflitos e, de modo objetivo, após eleita a escola para o desenvolvimento do projeto e o grupo de extensionistas preparados, as ações serão desenvolvidas usando os seguintes procedimentos: a) Mapear os conflitos originados nos ambientes educacionais; b) Introduzir o instituto da mediação no ambiente educacional eleito; c) Capacitar os estudantes e professores em técnicas de mediação e comunicação não-violenta; d) formar, estes estudantes e professores em agentes mediadores de conflitos sociais
Defesa articulada dos direitos e garantias fundamentais
Ações de formação e de capacitação, que priorizam grupos de estudantes e cidadãos da comunidade interna e externa à Universidade, para a compreensão e multiplicação dos Direitos da Criança, do Adolescente e da pessoa Idosa.
O Programa Defesa Articulada dos Direitos e Garantias Fundamentais, com origem no Departamento de Direito do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Regional de Blumenau, traz a proposta de ações de formação e de capacitação, que priorizam grupos de estudantes e cidadãos da comunidade interna e externa à Universidade, para a compreensão e multiplicação dos Direitos da Criança, do Adolescente e da pessoa Idosa. O alcance do objetivo de suas ações jurídico-pedagógicas é articular conteúdos, atividades, na dimensão dos Direitos Fundamentais, reforçando a qualificação dos integrantes para a dignidade humana, por intermédio da execução dos projetos de extensão vinculados ao Programa, para que venham, os integrantes, ser atendidos e a ser multiplicadores dos Direitos Fundamentais.
Diagnóstico do ensino de matemática e ciências no ensino fundamental (6º ao 9º ano) da rede estadual
É necessário refletir qual a preocupação para com esse profissional, identificando sua qualificação, remuneração, os contextos escolares e aspectos didático-metodológicos.
O projeto Diagnóstico do ensino de Matemática e Ciências no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) da rede estadual de ensino de Blumenau-SC contextualiza-se frente aos desafios atuais, sobretudo os relativos às necessárias transformações pelas quais a educação necessita passar, e isto implica repensar, entre outras coisas, a formação inicial e continuada de professores, e as condições em que vivem e trabalham. No que se refere ao ensino é preciso que o professor tenha uma boa formação, condições adequadas para desempenhar sua função, formação continuada e uma situação socioeconômica confortável. Nesse contexto, faz-se necessário refletir qual a preocupação para com esse profissional, identificando sua qualificação, remuneração, os contextos escolares e aspectos didático-metodológicos.
Diálogos sobre governança
Primordial de analisar o conceito de governança, seu nascimento, suas implicações no cenário político-jurídico atual e seu impacto na prática política contemporânea.
A partir das discussões empreendidas no âmbito do Projeto Rede Guarani/Serra Geral sobre a administração da água subterrânea no Brasil, o grupo de pesquisa em Direitos Fundamentais, Cidadania e Novos Direitos deparou-se com o conceito de governança, conceito este que vem alterando a estrutura da administração pública hodiernamente, trazendo para a tomada de decisões outros atores sociais como a sociedade civil e o terceiro setor e superando a concepção essencialmente estatizante. Nesse sentido, montou-se um projeto de extensão com o objetivo primordial de analisar o conceito de governança, seu nascimento, suas implicações no cenário político-jurídico atual e seu impacto na prática política contemporânea, sobretudo no que tange à administração de recursos naturais e recursos hídricos, fornecendo subsídios teóricos para a discussão crítica sobre o tema.
Dignidade da pessoa humana e acesso à justiça
As ações deste projeto se constituem em trabalhos técnico-forenses, como petições, arrazoados, revisões criminais e pareceres. Constituem-se, ainda, de trabalhos científicos-acadêmicos como painéis, artigos científicos, etc.
Este projeto objetiva promover ações de afirmação dos direitos dos apenados economicamente vulneráveis do Sistema Prisional de Blumenau. As ações deste projeto se constituem em trabalhos técnico-forenses, como petições, arrazoados, revisões criminais e pareceres. Constituem-se, ainda, de trabalhos científicos-acadêmicos como painéis, artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, estudos de caso e visitas técnicas. Todas essas ações servem como base para um laboratório teórico-prático para docentes e discentes, permitindo à comunidade acadêmica da Furb conciliar ensino, pesquisa e extensão. O Sistema Prisional de Blumenau compreende o Presídio Regional de Blumenau e a Penitenciária Industrial de Blumenau. Seus apenados são de caráter provisório e de caráter definitivo. Quanto ao perfil, os apenados que recebem assistência jurídica são oriundos de camadas sociais mais vulneráveis economicamente.
Direito, reintegração socioeconômica e ressocialização
O programa tem realizado seu plano de ações orientados pelos princípios da Economia Solidária como cooperação, autogestão, viabilidade econômica e solidariedade.
Em execução desde março de 2020, o programa Economia Solidária, Inclusão Socioeconômica e Cooperativismo Social tem suas ações e dinâmicas de trabalho realizadas dentro do contexto de pandemia de coronavírus (SARS-CoV-2), causador da doença COVID-19. Adaptando-se às orientações das normas de biossegurança, o programa manteve suas atividades organizativas em execução de forma remota, retornando para atividades presenciais de forma progressiva, conforme flexibilização de decretos do governo do estado de Santa Catarina. Assim, adequando-se ao contexto, o programa tem realizado seu plano de ações orientados pelos princípios da Economia Solidária como cooperação, autogestão, viabilidade econômica e solidariedade. Ainda em seu primeiro ano de vivência, o programa fortaleceu seus vínculos com esses princípios através da partilha e comunicação com as equipes que englobam os três projetos de extensão que o integram: 1) Direito, Reintegração Socioeconômica e Ressocialização; 2) EDUCOMUNICAR: Comunicação, Educação e Economia Solidária; 3) Economia Solidária e Sustentabilidade: Gestão da Produção e Social para o Fortalecimento de uma Cooperativa de Trabalhadores de Coletores de Resíduos Recicláveis de Blumenau - COOPERRECIBLU. Logo, a comunicação aqui socializada tem por objetivo relatar a experiência do programa ao apropriar-se de princípios teóricos-metodológicos da Economia Solidária em suas dinâmicas de ações e agir, através da extensão universitária, com a prática em acolher demandas da comunidade que vivenciam os processos de precarização do trabalho e as diversas expressões da questão social.
Distrito de inovação e conhecimento de Blumenau
Diante disto, o projeto propõe a coordenação para a co-criação do modelo próprio de Distrito de Inovação e Conhecimento, bem como a elaboração do projeto de implementação do Distrito.
A criação do Distrito de Inovação de Blumenau envolve uma série de atores, ideias e estudos mobilizados em torno do Instituto Gene, da Furb, da Prefeitura, algumas empresas e a rede de inovação e empreendedorismo. Há também o projeto de lei de inovação para a cidade. Apesar destas iniciativas, não há uma coordenação comum, nem o embasamento teórico e um modelo de referência que considere a nossa realidade, características, condicionantes, potencialidades e vocações em questão. Diante disto, o projeto propõe a coordenação para a co-criação do modelo próprio de Distrito de Inovação e Conhecimento, bem como a elaboração do projeto de implementação do Distrito. Pretende-se que a FURB seja protagonista, articulando 4 áreas do conhecimento: arquitetura e urbanismo, jornalismo, economia e ciência da computação para articular vários atores sociais e econômicos e implementar suas estratégias, ações e políticas no território e na cidade
Doce alegria - atenção integral à criança e ao adolescente com diabetes
Pretende-se promover a articulação entre ensino-pesquisa-extensão estimulando a produção científica e a incorporação de estudantes de graduação e pós-graduação. Crianças e adolescentes com diabetes dependem da administração diária de insulina, pois perderam a capacidade de produzi-la. Esta característica da doença requer um cuidado mais sofisticado uma vez que vários mecanismos de regulação metabólica estão ausentes nesta condição clínica, o que exigirá o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas em saúde por parte de crianças, adolescentes e seus cuidadores para lidar com diferentes situações cotidianas resultantes desta disfunção. É esta sofisticação que torna seu tratamento uma prática desafiadora para o sistema de saúde, os profissionais envolvidos, as crianças e adolescentes acometidos e seus familiares, daí a importância de práticas interprofissionais de monitoramento e educação em saúde. Ao longo dos seus mais de 10 anos de atividade, o projeto DOCE ALEGRIA desenvolveu diversas ações que resultou em ganhos expressivos nas dimensões do cuidado, do ensino e da produção técnico-científica, assim como no fortalecimento do papel social e da função inovadora da Universidade.
Doce alegria na comunidade
Tem como objetivo contribuir para a materialização da assistência integral à saúde de crianças e adolescentes em condição crônica, especialmente Diabetes e Obesidade.
O programa Doce Alegria na Comunidade tem como objetivo contribuir para a materialização da assistência integral à saúde de crianças e adolescentes em condição crônica, especialmente Diabetes e Obesidade. É composto por quatro projetos, sendo um deles denominado Doce Alegria na Comunidade que abrange atividades realizadas no Hospital Santo Antônio (HSA) – setor de Pediatria e escolas municipais de Blumenau e região. Este projeto objetiva, prioritariamente, abordar nos encontros, orientações a respeito de alimentação e estilo de vida saudáveis. As atividades no HSA são realizadas uma vez por semana no setor de pediatria, com crianças e jovens em idade escolar. A metodologia de trabalho envolve o conceito de pirâmide alimentar, escolha consciente de alimentos e atividade física. A partir de 2016 optou-se por uma metodologia mais ativa. A criança escolhe seus alimentos, através de figuras colocadas à disposição, dentre várias possibilidades, formando seu prato diário. Após, estes alimentos são fixados na pirâmide, a qual está dividida em categorias. Então, abordamse estas escolhas e realizam-se orientações.
Doce sorriso e apoio ao autocuidado medicamentoso
Intervir em crianças e adolescentes com diagnóstico de Diabetes Mellitus e excesso de peso
O projeto de extensão Doce Sorriso e apoio ao autocuidado medicamentoso tem o objetivo de intervir em crianças e adolescentes com diagnóstico de Diabetes Mellitus e excesso de peso. Anteriormente, suas ações ocorriam na universidade e também em escolas do munícipio de Blumenau com o intuito de conscientizar as crianças sobre sua própria saúde. Devido às circunstâncias atuais, o projeto teve que se adaptar ao ensino remoto, interrompendo totalmente o contato presencial com os pacientes. Para dar continuidade ao projeto e prosseguir com o objetivo de educação em saúde, foi necessário criar métodos utilizando postagens no instagram, e elaboração de textos para escolas e encontros semanais com acadêmicos pelo Microsoft Teams. Todos os temas abordados são discutidos entre os acadêmicos e professoras com a finalidade de discutir o conteúdo, preparar as atividades que serão realizadas nas escolas quando as atividades retornarem. Considerando que o projeto tem como público alvo crianças e adolescentes, os resultados serão avaliados após o retorno das crianças/adolescentes
Docevita: integralidade em saúde para crianças e adolescentes com doença crônica.
Propõe integralidade em saúde para crianças e adolescentes com doença crônica.
Ao longo de seus quase 20 anos de atividade, o DOCEVITA desenvolveu ações que resultou em ganhos expressivos nas dimensões do cuidado, ensino e produção técnico-científica, assim como no fortalecimento do papel social e inovador da Universidade. Esta edição pretende continuar gerando estes impactos positivos.
Documentos de identidade: traduzindo a história
Fontes de ressignificação e compreensão das referências sócio-históricas locais e consequente valorização da diversidade e percepção de identidades local e regional.
As oficinas de educação patrimonial com os estudantes e professores da referida escola, bem como as oficinas que serão enviadas ao Arquivo ou Museus ou mesmo para Secretaria de Cultura serão utilizadas como fontes de ressignificação e compreensão das referências sócio-históricas locais e consequente valorização da diversidade e percepção de identidades local e regional, podendo, inclusive, servir de base para confecção de material didático sobre história da educação no Vale do Itajaí. Em vista disso, as ações do projeto ampliam-se para espaços de educação formal e não formal por meio das oficinas de educação patrimonial
Economia solidária e sustentabilidade
Gestão da produção e social para o fortalecimento de uma cooperativa dos trabalhadores de coletores de resíduos recicláveis de blumenau - cooperreciblu.
Este projeto caracteriza-se como uma ação interdisciplinar junto as ações desenvolvidas pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - ITCP/FURB. Neste projeto desenvolvemos estratégias ligadas a correlação entre a economia solidária e a sustentabilidade buscando o fortalecimento de uma Cooperativa dos Trabalhadores de Coletores de Resíduos Recicláveis de Blumenau – COOPERRECIBLU. O objetivo deste projeto é desenvolver estratégias interdisciplinares de promoção da Economia Solidária na COOPERRCIBLU sob paradigma ético-ambiental voltados para à solidariedade, à autonomia, à auto-gestão e a inserção no mercado de trabalho a partir da gestão organizacional e racional da produção, e aspectos psicossociais da inclusão no mundo do trabalho. Os principais objetivos específicos são: 1) realizar visitas técnicas para acompanhamento da produção; 2) prestar assessoria bimestral e acompanhamento nas áreas: psicossocial, educacional, administrativa, de mercado, econômica, tecnológica, entre outras; 3) criar espaços de ensino em disciplinas, cursos e estágios em ES na FURB; 4) dar visibilidade às ações de realizadas na COOPERRECIBLU do segmento da reciclagem e responsabilidade ambiental na mídia local.
Economia solidária e sustentabilidade.
Gestão da produção e social para o fortalecimento de uma cooperativa dos trabalhadores de coletores de resíduos recicláveis de Blumenau - cooperreciblu.
Este projeto caracteriza-se como uma ação interdisciplinar desenvolvida pelos cursos de Engenharia de Produção, Nutrição e Psicologia e o Programa Economia Solidária, Inclusão Socioeconômica e Cooperativismo Social e de Trabalho, por sua vez compreende também as ações desenvolvidas pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - ITCP/FURB. Nesse sentido, é que desenvolveremos estratégias ligadas a correlação entre a economia solidária e a sustentabilidade buscando o fortalecimento de uma Cooperativa dos Trabalhadores de Coletores de Resíduos Recicláveis de Blumenau - COOPERRECIBLU.
Economia solidária, inclusão socioeconômica e cooperativismo social e de trabalho
Integrado as demais ações desenvolvidas pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FURB e é composto por 3 projetos.
Este programa está integrado as demais ações desenvolvidas pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FURB e é composto por 3 projetos: "Ações de reabilitação psicossocial em Blumenau e Indaial", "Assessoramento da Associação União Maior Motoboys (AUMM)" e "Economia Solidária e Sustentabilidade: Gestão da Produção e Social para o Fortalecimento de uma Cooperativa dos Trabalhadores de Coletores de Resíduos Recicláveis de Blumenau - COOPERRECIBLU".
Educação ambiental para os desafios contemporâneos vivenciados no vale do itajaí
As unidades escolares foram visitadas, a fim de apresentar a proposta de trabalho e reconhecimento do local.
O presente trabalho conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Blumenau (SEMED), Defesa Civil de Blumenau e Brusque, CEOPS, Ministério da Educação, PET Biologia FURB e discentes e docentes do curso de Ciências Biológicas e pretende desenvolver ações de Educação Ambiental escolas localizadas em comunidades socioambientalmente vulneráveis de Blumenau. As atividades estão organizadas em cinco módulos, tendo como eixo norteador as Diretrizes Curriculares de Educação Ambiental, que preveem uma abordagem transdisciplinar da realidade. As atividades previstas no primeiro módulo já estão em andamento. Através da SEMED, foram selecionadas as seguintes escolas municipais de ensino básico Professora Alice Thiele, Henrique Alfarth e Norma Dignart Huber, localizadas, respectivamente, nos bairros Garcia, Progresso e Escola Agrícola. As unidades escolares foram visitadas, a fim de apresentar a proposta de trabalho e reconhecimento do local.
Educação em ciências para o século xxi
Aprimorar o processo de educação científica dos estudantes via aulas e Clubes de Ciências, com foco nas escolas públicas da região em conjunto com ações de formação inicial e continuada de professores de ciências que atuam na educação básica.
O Programa de Extensão Educação em Ciências para o século XXI tem como objetivo aprimorar o processo de educação científica dos estudantes via aulas e Clubes de Ciências, com foco nas escolas públicas da região em conjunto com ações de formação inicial e continuada de professores de ciências que atuam na educação básica e disseminação de materiais didáticos com foco na educação científica. Para tal, desenvolve os projetos: Clubes de Ciências: Incentivo à Educação Científica, O ensino de ciências nos anos iniciais: apoio ao professor e qualificação em serviço e Educação em Embriologia e reprodução humana.
Educação em embriologia e reprodução humana
Desenvolver materiais didático-pedagógicos de maneira a transmitir o conhecimento sobre Embriologia e Reprodução Humana através de métodos atrativos como a construção de maquetes, jogos, cartazes explicativos e palestras.
O projeto tem como objetivo desenvolver materiais didático-pedagógicos de maneira a transmitir o conhecimento sobre Embriologia e Reprodução Humana através de métodos atrativos como a construção de maquetes, jogos, cartazes explicativos e palestras com a utilização de peças anatômicas de fetos. O projeto tem como foco, além de levar o conhecimento para adolescentes do ensino médio das escolas de Blumenau – SC, estreitar ainda mais os laços entre a Universidade e a comunidade, bem como capacitar profissionais e acadêmicos da área da saúde e educação.
Educação em saúde materno infantil - emis
Trabalha a interprofissionalidade odontologia-nutrição-enfermagem. A partir de 2009 iniciou parcerias com Unidades Básicas de Saúde, seguidos da APAE de Blumenau, ONG Associação Sorrir para Down, e com uma empresa têxtil da região.
Iniciou suas atividades há 25 anos na sala de espera do antigo Ambulatório Universitário (AU) da FURB, com gestantes e puérperas que faziam o seu pré-natal naquela unidade de saúde. O projeto evoluiu para o atendimento de bebês, agregando vários cursos, e hoje trabalha a interprofissionalidade odontologia-nutrição-enfermagem. A partir de 2009 iniciou parcerias com Unidades Básicas de Saúde, seguidos da APAE de Blumenau, ONG Associação Sorrir para Down, e com uma empresa têxtil da região. O objetivo principal do projeto é promover educação em saúde e cuidado integral a bebês de risco, bebês com deficiências e gestantes. O acompanhamento pré-natal é fundamental para assegurar o desenvolvimento saudável da gestação, e está associado a desfechos favoráveis para a saúde do recém-nascido e para a saúde da mulher.
Educação em saúde na área materno infantil
Promover atividades educativas e intervencionistas em saúde materno-infantil no pré-natal e primeira infância (0-3 anos). A metodologia inclui grupos de gestantes com temas abordando o aleitamento materno, orientação nutricional na gestação, etc.
O projeto "Educação em Saúde na Área Materno-Infantil - EMIS" atua de forma interdisciplinar entre os cursos de Odontologia e Nutrição na Universidade Regional de Blumenau (FURB). O projeto começou em 1996 em forma de sala de espera com gestantes e bebês no Ambulatório Universitário da FURB, atual Policlínica Universitária, e depois começou a atuar com gestantes de Unidades Básicas de Saúde (UBS), gestantes de uma indústria têxtil da região e com bebês com deficiência. O objetivo principal do projeto é promover atividades educativas e intervencionistas em saúde materno-infantil no pré-natal e primeira infância (0-3 anos). A metodologia inclui grupos de gestantes com temas abordando o aleitamento materno, orientação nutricional na gestação, introdução da alimentação complementar do bebê, cuidados gerais do recém-nascido, higiene bucal da gestante e dos bebês, trabalho de parto e métodos anticoncepcionais. Na puericultura a avaliação e orientação nutricional e odontológica acontece com bebês com deficiências, acompanhados de seus pais/responsáveis, encaminhados pela APAE e/ou pela ONG Associação Sorrir para Down.
Educação em saúde na iniciação esportiva
Desenvolvido com as crianças e jovens do Projeto Paradesporto Escolar de Blumenau (SC), que oportuniza a prática de atividades físicas para crianças e adolescentes com deficiência do município de Blumenau.
O Projeto de Extensão “Educação em Saúde na Iniciação Esportiva” é desenvolvido com as crianças e jovens do Projeto Paradesporto Escolar de Blumenau (SC), que oportuniza a prática de atividades físicas para crianças e adolescentes com deficiência do município de Blumenau. Entre as atividades do Projeto de Extensão, está o desenvolvimento de oficinas de educação sensorial, cujo objetivo é promover estimulação sensorial, percepção dos sabores, aromas, texturas, aparência, sons e também memórias afetivas relacionadas aos alimentos. Foram realizadas oficinas de educação sensorial, com base na metodologia proposta no Pequeno Manual de Educação Sensorial. Houve estimulação em relação aos cinco sentidos.
Educação estética e mediação cultural com professores de educação básica
Formação contínua de professores da Rede Pública buscando potencializar o ensino das Artes Visuais na formação continuada de professores e inserção de ações de extensão na formação do estudante.
O Projeto “Educação Estética e Mediação Cultural com Professores de Educação Básica”, aprovado no Edital PROPEX N.º 17/2019, está atrelado ao Programa Institucional Arte na Escola - Polo FURB. Tem por objetivo a formação contínua de professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino buscando potencializar o ensino das Artes Visuais na formação continuada de professores da Educação Básica e inserção de ações de extensão na formação do estudante de graduação e Pós-Graduação, voltadas para a educação estética e mediação cultural, a fim de contribuir para a melhoria da prática pedagógica na escola. As atividades do Projeto são desenvolvidas na FURB, de forma presencial e remota, em decorrência da pandemia de COVID-19. O trabalho é desenvolvido junto aos estudantes de graduação e do Programa de Pós- Graduação em Educação - PPGE, assim como, desenvolve ações com os municípios de Indaial, Blumenau e Gaspar por meio de parcerias com as Secretarias Municipais de Educação, que viabilizam ações geradoras de conhecimento voltadas para a prática pedagógica no ensino das Artes Visuais. No ano de 2021, foram realizadas oficinas, mediação cultural em galeria de arte e no Museu de Arte de Blumenau, participação em seminários e congressos de Educação, elaboração de materiais educativos, publicações de artigos em anais e periódicos, entre outros, buscando a ampliação do repertório artístico/estético/cultural dos professores, como potência de formação estética, envolvendo vivências cotidianas na escola, no meio social e comunitário, tornando-os cidadãos críticos da sua realidade.
Educação para o consumo consciente e finanças
O projeto busca a continuidade do uso dos quadrinhos, produzidos pelos bolsistas, em escolas participantes do programa, além de sua revisão e edição a partir do feedback dos professores participantes. Para isso, serão necessárias pesquisas sobre economia comportamental, para que se possam produzir materiais relevantes para o ensino (pesquisa). Durante a pesquisa, os bolsistas estarão participando, ativamente, de seu próprio processo de aprendizagem (ensino), e o material produzido será aplicado na comunidade (extensão). Os professores envolvidos farão uma avaliação qualitativa, na qual o material produzido e seu resultado gerado por ele durante as aulas serão avaliados com critérios subjetivos. As escolas também deverão avaliar o projeto como um todo, levando em conta os mesmos objetos. Com essas avaliações, será possível dimensionar a eficiência do material didático, e produzir uma nova versão melhorada. Este material poderá ser disponibilizado para a Secretaria Municipal de Blumenau, e, talvez, de outras regiões. Também será publicado na internet, em forma de artigos periódicos, para que toda a comunidade tenha acesso a eles.
Educação stem: zona de educação para o ecodesenvolvimento de blumenau (sc).
Potencializar o ecodesenvolvimento, nas comunidades escolares por meio de experimentos de educação para o ecodesenvolvimento e do diálogo de saberes.
Apesar das tecnologias desenvolvidas até o século XXI, as pessoas ainda dependem dos serviços ecossistêmicos para atender as suas necessidades básicas, incluindo ar puro, água limpa, alimentação, proteção contra perigos como secas e tempestades e uma variedade de necessidades culturais e recreativas que têm importante papel no bem-estar humano. É sabido que a educação exerce importante papel no desenvolvimento da humanidade e no modo como as populações locais interagem com os recursos naturais e alteram a dinâmica da natureza. Neste sentido, o ecodesenvolvimento constitui um plano de ação essencial ao ensino fundamental. Implica uma educação ecológica que torne cada vez mais visível o lugar e o papel dos seres humanos na teia da vida. É neste contexto, que se inscreve este projeto de extensão intitulado Educação STEM – Zona de Educação para o ecodesenvolvimento de Blumenau, Santa Catarina. O objetivo geral é potencializar o ecodesenvolvimento, nas comunidades escolares por meio de experimentos de educação para o ecodesenvolvimento e do diálogo de saberes. Para lograr êxito, no primeiro semestre de 2017, o grupo dedicou-se a pesquisa das características físico naturais, levantamento de dados socioeconômicos, e realização de entrevistas com moradores locais na comunidade situada no entorno da EEB Almirante Tamandaré.
Educar para incluir
Mostrar de que forma os cursos de Fisioterapia e Pedagogia se articularam na promoção de ações que envolvessem saúde e educação para superação de barreiras atitudinais no contexto escolar.
O projeto Educar para Incluir nasceu de uma demanda detectada pelo Programa de Extensão Incluir e pela Secretaria de Educação de Gaspar/SC, parceira do projeto. O Programa Incluir desenvolvia ações no município de Gaspar que visavam a inclusão educacional. Tinha como público-alvo os estudantes com deficiência, seus pais e professores, porém os demais estudantes estavam à margem desse processo. Dessa forma, o Educar para Incluir surgiu com a intenção de atuar com todos os estudantes, contribuindo na superação de barreiras atitudinais que interferem no processo de inclusão educacional. Com isso, o curso de Fisioterapia uniu-se ao curso de Pedagogia com a proposta de um projeto de extensão que abordasse a importância da inclusão por meio do estímulo dos valores de uma boa convivência. Este trabalho objetivou mostrar de que forma os cursos de Fisioterapia e Pedagogia se articularam na promoção de ações que envolvessem saúde e educação para superação de barreiras atitudinais no contexto escolar. A equipe do projeto (formada por três estudantes e uma professora do curso de Pedagogia, cinco estudantes e uma professora do curso de Fisioterapia) planejou, conjuntamente, suas ações voltadas às crianças do primeiro ano do ensino fundamental, turno vespertino, da Escola de Ensino Municipal Ferandino Dagnoni, situada em Gaspar.
Educomunicar: comunicação, educação e economia solidária
Organizar, articular e realizar ações de educação em Economia Solidária e Comunicação Popular, utilizando-se de experiências de tecnologia social e possibilitando aos envolvidos desenvolver habilidades de comunicação e divulgação.
O projeto Educomunicar: Comunicação, Educação e Economia Solidária surge com o objetivo de organizar, articular e realizar ações de educação em Economia Solidária e Comunicação Popular, utilizando-se de experiências de tecnologia social e possibilitando aos envolvidos desenvolver habilidades de comunicação e divulgação. O projeto previu ações socioeducativas sobre economia solidária e autogestão, assessoria e incubação, mercado de trabalho e marco regulatório, além de formação em mídias sociais, elaboração de planos de comunicação, produção de materiais publicitários diversos. A metodologia do projeto consistiu em orientação e criação de material publicitário; assessorias, planejamento e gestão; estudo dos contextos sociais, econômicos e culturais do públicoalvo, com avaliação de demandas e desencadeamento de processos participativos, ações sócio educativas visando a ampliação do universo informacional dos beneficiários.
Edujornalismo e letramento digital
Visa à inclusão digital cidadã de jovens e adolescentes por meio de um letramento digital acerca da realidade que se apresenta.
O projeto que se apresenta tem intenção de dar continuidade a uma importante iniciativa relacionada ao letramento da comunidade escolar, desenvolvida pelo Departamento de Comunicação desde 2015. Nesta oportunidade, o projeto V, sem esquecer da importante qualificação docente a respeito do uso da tecnologia em e para a sala de aula
Edujornalismo e letramento digital - estratégias de inovação
Promover a integração entre a escola pública e a universidade, por meio de uma importante discussão a respeito do estudo da mídia, suas linguagens e letramentos.
O projeto Edujornalismo e Letramento Digital iniciou-se em 2015, com a finalidade de promover a integração entre a escola pública e a universidade, por meio de uma importante discussão a respeito do estudo da mídia, suas linguagens e letramentos. Em 2021, em virtude da pandemia, não foi possível desenvolver nas instituições de ensino ações que contavam com a interação entre os diversos atores envolvidos, principalmente bolsistas e estudantes dos cursos de Jornalismo e História e estudantes das escolas envolvidas. Por isso, participou efetivamente do Projeto Cognitum desde o planejamento e a implementação, dando suporte técnico, oferecendo alternativas e compartilhando conhecimentos e expertises relacionadas às linguagens adequadas para a produção e divulgação de conhecimento nas diferentes mídias, sobretudo as digitais.
Empréstimo do acervo didático zoológico
Enriquecer as aulas de Ciências e Biologia, praticar estágios e ilustrar Feiras de Ciências. A produção do material, efetuada no Laboratório de Taxidermia da FURB, ambiente que processa todos os animais para pesquisa, extensão e ensino.
A Universidade Regional de Blumenau - FURB empresta material didático para o ensino da zoologia a nível fundamental, médio e superior. São estudantes e professores, da rede pública e particular de ensino, de qualquer nível de escolaridade, e pessoas da comunidade e empresas, que podem emprestar animais taxidermizados (empalhados) e animais conservados em álcool (meio líquido), com o objetivo de enriquecer as aulas de Ciências e Biologia, praticar estágios e ilustrar Feiras de Ciências. A produção do material, efetuada no Laboratório de Taxidermia da FURB, ambiente que processa todos os animais para pesquisa, extensão e ensino. Utilizaram-se espécimes encontrados mortos, por meio de convênio com o Zoológico de Pomerode e Polícia Ambiental de Santa Catarina.
Epistemologia e educação na américa latina e/ou no caribe: algumas perspectivas
O trabalho tem por objetivo abordar a questão epistemológica da EC na América Latina e no Caribe.
No contexto latino-americano e caribenho a Educação Comparada -EC enfrentou problemas de consolidação, mas com a globalização, está sendo mais requisitada. Em 1991 Goergen alertava para o uso pragmático da EC e o descuido das reflexões teóricas. A EC é heterogênea no quesito epistemológico. Nesse sentido, o trabalho tem por objetivo abordar a questão epistemológica da EC na América Latina e no Caribe. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental.
Escrita nas feiras de matemática: avaliações e relatos de experiência
Trabalhar com a formação de professores envolvidos nas Feiras de Matemática, relacionada a escrita do Relato de Experiência e da Avaliação.
Este projeto foi formulado com o objetivo trabalhar com a formação de professores envolvidos nas Feiras de Matemática, relacionada a escrita do Relato de Experiência e da Avaliação, visando tornar estes documentos materiais que auxiliem os professores a ressignificar e/ou aprimorar suas práticas pedagógicas de forma a desenvolver um ensino com equidade, possibilitando que os estudantes construam uma aprendizagem com significado. Para nós professores, o registro representa muito mais que um roteiro de aula ou uma enumeração de atividades desenvolvidas com a turma. Escrever sobre a prática faz pensar e refletir sobre cada decisão que foi ou será tomada, permitindo aprimorar o trabalho realizado.
Estudo e aplicação de técnicas de inteligência artificial para o reconhecimento de bugios-ruivos.
Avaliar técnicas de visão computacional e aprendizagem de máquina para o reconhecimento automático de Bugios da espécie Alouatta guariba clamitans através das características faciais de cada indivíduo.
O bugio-ruivo é uma espécie de primatas endêmico da mata atlântica ameaçado de extinção. Embora muitos estudos sobre ecologia e comportamento da espécie venham sendo realizados no Brasil quase nada é produzido de novas tecnologias para a marcação e identificação de indivíduos. A presente proposta pretende avaliar técnicas de visão computacional e aprendizagem de máquina para o reconhecimento automático de Bugios da espécie Alouatta guariba clamitans através das características faciais de cada indivíduo. A partir de registros fotográficos de animais mantidos no criadouro científico de animais silvestres com fins de conservação do Centro de Pesquisas Biológicas de Indaial, em colaboração com o projeto bugio, será montado um banco de imagens que poderão ser utilizadas para a avaliação da melhor abordagem de Inteligência Artificial para o reconhecimento facial dos Bugios.
Experimentação em tecnologias para professores formação continuada em pensamento computacional
A proposta deste projeto é atuar mais fortemente na formação de professores replicadores de tal forma que o projeto possa ser utilizado em um maior número de escolas, o que atualmente não é possível com a estrutura existente de pessoal e infraestrutura. No que se refere ao histórico de relacionamento com o público-alvo, destaca-se que, em 2017, desenvolveu-se, junto à escola Pedro II, as fases iniciais do jogo, direcionadas aos alunos de 9 e 10 anos. A escola demonstrou interesse em expandir o uso da ferramenta para as crianças de 11 anos, incorporando novos desafios ao jogo em 2018. Para o ano de 2019, ampliou-se a diversidade de recursos (com novas plataformas e um ambiente remodelado) e realizou-se um piloto de formação de professores com vistas a avaliar-se o resultado da intervenção em sala de aula. Esta atividade despertou interesse da Secretaria Regional de Educação a qual demandou a possibilidade de ampliarmos as atividades para um espectro maior de escolas do presente projeto. Com isso, em 2020 deu-se início a formação de professores trabalhando com as secretarias municipais de Massaranduba e de Jaraguá do Sul, na qual os professores da rede foram formados com a temática Pensamento Computacional. Em seguida, se iniciaria a formação com os professores da rede de Blumenau, contudo, devido a Pandemia não foi possível realizar esta formação, sendo adiada. Nesse contexto, desenvolveu-se material para que posteriormente os professores possam acompanhar suas turmas utilizando o ambiente Furbot.
Extensão Universitária
São mais de 90 mil atendimentos realizados anualmente.
A FURB cria, organiza e mantém programas e projetos de extensão, colocando em prática o poder transformador que a união entre ensino e pesquisa pode ter sobre a sociedade. Anualmente, a Universidade realiza 350 atividades de extensão, beneficiando mais de 6 mil estudantes e prestando 90 mil atendimentos à comunidade de Blumenau e região.
Com bolsa de extensão, os acadêmicos participam de projetos de relevância social e comunitária. Os bolsistas podem desenvolver atividades relacionadas ao meio ambiente, defesa dos direitos, educação, saúde, organizações comunitárias, assistência, lazer e cultura.
Clique aqui e acesse todas as informações da Extensão Universitária.
Fauna conhecida, fauna preservada
Sensibilizar o público para a importância do respeito à vida em suas múltiplas formas, contribuindo para uma nova percepção sócio-ambiental.
O programa Fauna Conhecida, Fauna Preservada é uma congregação dos projetos “Exposição Itinerante da Fauna Silvestre” e “Empréstimo do Acervo Didático Zoológico”. Os dois projetos possuem o mesmo objetivo, sensibilizar o público para a importância do respeito à vida em suas múltiplas formas, contribuindo para uma nova percepção sócio-ambiental.
Fauna e flora na educação
Empréstimos dos acervos didáticos zoológico e botânico como subsídio para complementação didática à educação formal e ambiental.
O projeto Fauna e Flora na Educação tem como intuito viabilizar material de qualidade para o uso em atividades formais e de educação ambiental, através de empréstimo dos acervos didáticos dos laboratórios de Botânica, Biologia Animal/Taxidermia da FURB às escolas públicas municipais e estaduais e particulares de Blumenau e região. Visando facilitar e enriquecer essa prática, foram desenvolvidos materiais de acompanhamento para as peças disponíveis para empréstimo, contendo informações científicas específicas próprias de cada material.
Fauna e flora: disseminação de recursos para educação científica e ambiental
Este projeto propõe disseminar recursos didáticos por meio do empréstimo de coleções biológicas como subsídio para complementação à educação formal e ambiental das escolas públicas de Blumenau e região.
Em muitas escolas, ainda é possível observar disciplinas como Ciências e Biologia sendo lecionadas de forma tradicional e conteudista, não relacionando os conteúdos com o cotidiano do estudante, exigindo memorização e não reflexão, levando a falta de interesse e desconsideração do ambiente natural e construído. Para transpor essa aprendizagem mecânica, alguns autores propõem o uso de metodologias ativas, como aulas práticas e experimentais, excursões e uso de materiais, como jogos, maquetes, álbuns e coleções biológicas. Aulas práticas mostram-se necessárias, pois permitem aos alunos contato direto com os fenômenos, a manipulação de materiais e equipamentos e observação de organismos, auxiliando na compreensão dos conteúdos destes componentes curriculares. Entretanto, por conta de uma jornada muito longa de trabalho, do papel que o ensino experimental adquire na unidade escolar e por limitações encontradas, seja por conta de espaço físico, por não apresentarem salas temáticas como laboratórios de ciências, ou pela ausência de um acervo didático e equipamentos que permitiriam a aplicação destas atividades, muitos professores não conseguem proporcionar aulas práticas em uma frequência satisfatória. Para ajudar a superar esta dificuldade, as coleções biológicas didáticas dos Laboratórios de Taxidermia, Biologia Animal e Botânica da FURB estão sendo disponibilizadas, principalmente para atividades formais e não formais de educação ambiental. Dessa forma, este projeto propõe disseminar recursos didáticos por meio do empréstimo de coleções biológicas como subsídio para complementação à educação formal e ambiental das escolas públicas de Blumenau e região.
Fisioterapia na atenção básica
Colaborar com a formação acadêmica, o aperfeiçoamento profissional da rede e a qualidade das ações em saúde.
No Brasil, as últimas duas décadas evidenciaram políticas educacionais e de saúde que estimulam e induzem a educação permanente e a formação acadêmica no e para o SUS. Neste sentido, a integração ensino-serviço tem como pressuposto colaborar com a formação acadêmica, o aperfeiçoamento profissional da rede e a qualidade das ações em saúde. No caso da fisioterapia, são evidenciadas ações em saúde reabilitadoras e especializadas sendo a promoção e prevenção mais raras na formação acadêmica. O projeto objetiva: (i) inserir estudantes e professores da fisioterapia no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) em Gaspar/SC; (ii) potencializar as ações de promoção e prevenção na saúde junto aos trabalhadores da saúde e comunidade acompanhados pelo NASF do município; (iii) desenvolver atividades de avaliação, encaminhamentos e educação na saúde para os trabalhadores da saúde e para os usuários das unidades de saúde de Gaspar - SC.
Fitoterapia na sociedade contemporânea - profisc
Unir o conhecimento popular, com o conhecimento cientifico, valorizando as diretrizes da educação popular, fazendo com que haja maior integração entre sociedade, universidade e o sistema de saúde (SUS).
A partir da necessidade em discutir o do uso das plantas medicinais surgiu o projeto de extensão Fitoterapia na Sociedade Contemporânea (PROFISC), com foco de unir o conhecimento popular, com o conhecimento cientifico, valorizando as diretrizes da educação popular, fazendo com que haja maior integração entre sociedade, universidade e o sistema de saúde (SUS). Este projeto busca ampliar a discussão do uso das plantas medicinais na comunidade, facilitar o acesso as informações sobre o uso correto de medicamentos e plantas medicinais aos usuários e profissionais da saúde, resgatar e preservar os conhecimentos populares, buscar a ampliação do uso de plantas medicinais e fitoterápicos no SUS com base nas políticas nacionais. As atividades são desenvolvidas por meio de encontros quinzenais na forma de rodas de conversas, envolvendo discussão informações sobre o uso correto de plantas medicinais e cuidados de saúde, oficinas, viagem de estudos, interação pelas redes sociais grupo de WhatsApp, participação em eventos, e atividades de manutenção da Horta Medicinal implantada no Ambulatório Geral Mario Jorge Vieira, no bairro Fortaleza Blumenau/SC.
Fitub - festival internacional de teatro universitário de blumenau
Uma programação com mais de 25 apresentações nacionais e internacionais, incluindo as apresentações presenciais, on-line e da ação Teatro e Escola - Território Infâncias.
Por ser um evento conhecido da Região, o FITUB possui um público cativo que se solidifica a cada edição. Mesmo estando fora do circuito dos grandes centros, mas devido à qualidade e continuidade de realização, o Festival possui um desdobramento sócio/cultural com grande impacto em nossa região, sendo um evento aguardado pela comunidade, ocupando um lugar relevante no calendário regional. Por outro lado, sua origem principal, é sua natureza didático/pedagógico, a partir das obras artísticas recebidas e convidadas, se desdobra em análises dos espetáculos, oficinas, palestras, debates e formação de professores, momento em que o festival compartilha, discute e aprofunda olhares práticos e teóricos sobre Teatro, de e para toda América latina. Sendo assim, o Festival procura a cada ano evoluir seu aspecto pedagógico, se transformando num objeto único de vínculo na relação entre os estudantes, pesquisadores e artistas, bem como com a comunidade.
Formação continuada de professores que ensinam matemática: práticas, pesquisas e bncc
Contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, propiciando aos professores que ensinam esse componente curricular na Educação Básica.
Esse projeto de extensão visa contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, propiciando aos professores que ensinam esse componente curricular na Educação Básica e acadêmicos dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia, uma aproximação entre as pesquisas metodológicas relacionadas à Educação Matemática e a prática pedagógica que acontece na sala de aula, relacionando-as com a BNCC.
Formação continuada de professores/as para educação ambiental em um espaço hibrido de inovação
promovemos ações com objetivos de organizar um espaço híbrido, com arranjo dos laboratórios da universidade (LIE, LIFE, LENQUI e EFeX) e escolas públicas para a formação docente.
Compreendemos um espaço híbrido como um lugar de formação de professores, ancorado na universidade e que se estende para a escola, aos espaços de educação não formal, ampliado e conectado com os espaços sociais virtuais. Nessa direção, promovemos ações com objetivos de a) organizar um espaço híbrido, com arranjo dos laboratórios da universidade (LIE, LIFE, LENQUI e EFeX) e escolas públicas para a formação docente. Para isso, elaboramos um dossiê com a descrição de cada laboratório em um projeto comum de formação de professores e um site que permite o acesso a essas informações pela comunidade. Por conseguinte, objetivamos b) promover percursos de formação continuada de professores no espaço hibrido, considerando a realidade socioambiental de sua escola e c) desenvolver e acompanhar a implementação de práticas educativas em EA na escola, bem como d) divulgar as experiências formativas dos professores e produtos educacionais em EA para o site e outros contextos educacionais.
Formação continuada de profissionais da educação
Promover formação continuada à profissionais que atuam nas redes públicas municipais de ensino da região e entorno. Atualmente o Programa atua junto às Secretarias Municipais de Educação de Gaspar, Porto Belo e Timbó.
O Programa tem como objetivo promover formação continuada à profissionais que atuam nas redes públicas municipais de ensino da região e entorno. Atualmente o Programa atua junto às Secretarias Municipais de Educação de Gaspar, Porto Belo e Timbó. As temáticas e estratégias de ação foram planejadas em conjunto com as equipes gestoras de cada uma das Secretarias Municipais de Educação e visam atender as especificidades demandadas pelos diferentes segmentos. Em vista disso, no município de Gaspar foram atendidos professores e berçaristas da educação infantil , docentes do ensino fundamental anos iniciais e anos finais, diretores e coordenadores, alunos membros de Grêmios Estudantis e pais e professores pertencentes aos Conselhos Escolares. Destaca-se nesse trabalho as oficinas dos anos finais do ensino fundamental, nas quais se discutiu a estética/arte nas práticas pedagógicas.
Formação continuada para a criatividade
Objetiva auxiliar profissionais da educação em busca de práticas educativas que contemplem os avanços das ciências e das tecnologias, bem como as demandas pessoais, sociais e ambientais deste início de século.
É no contexto da formação continuada em que acontece o intercâmbio entre os saberes da academia e da sociedade, numa troca de saberes e fazeres que enriquecem a formação acadêmica. Para Torre (2007) a formação de professores carece de mais acesso ao paradigma ecossistêmico ou no enfoque da complexidade em situações de aprendizagem vivenciais, auto referenciais, que procuram dar um sentido da integração dos saberes e uma formação que parta das necessidades e expectativas do próprio sujeito. A partir dos pressupostos anteriores, o projeto de extensão Formação continuada para a criatividade, permeado por um trabalho com valores essenciais para a convivência, como a solidariedade e a cooperação trabalha com a proposta educativa da Escola Criativa, que se fundamenta nos princípios da transdisciplinaridade e ecoformação, atrelado ao Programa Institucional Rede de Escolas Criativas da FURB (RIEC). A proposta pedagógica do Programa objetiva auxiliar profissionais da educação em busca de práticas educativas que contemplem os avanços das ciências e das tecnologias, bem como as demandas pessoais, sociais e ambientais deste início de século.
Formação continuada para profissionais da educação básica: a bncc como foco
Tem como objetivo promover formações continuadas aos profissionais da Educação Básica, trabalhando a compreensão e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Tem como objetivo central promover formações continuadas aos profissionais da Educação Básica, trabalhando a compreensão e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este programa deriva do Programa de Extensão “FormAção”, criado no início dos anos 2000, visando à formação de professores da Educação Básica das redes públicas de ensino da região, atingindo mais de 5 mil profissionais em diversos municípios até o ano de 2019. O atual programa engloba 3 projetos voltados à formação de profissionais da educação: "Professores e o uso de Metodologias Ativas no EFEX - Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores", "Gestão Educacional: A BNCC em ação" e "Áreas do conhecimento: a BNCC em ação". O programa e seus projetos se desenvolvem mediante reuniões para a identificação dos tipos de formações, elaboração de cronograma de ofertas de oficinas, organização de materiais e do espaço das formações, execução e avaliação das atividades. Usando como estratégias de formação os pressupostos das metodologias ativas da aprendizagem, o uso das tecnologias digitais e os processo de aprendizagem colaborativa, busca criar produtos (neste caso, práticas e materiais didáticos) mais inovadores e que permitam aos profissionais da Educação Básica e gestores refletirem sobre suas práticas, aprimorando e implementando ações docentes mais significativas.
Formação e capacitação jurídica comunitária
Fortalecer os vínculos comunitários e contribuir para a formação jurídica das lideranças comunitárias que enfrentam crescentes conflitos relacionados com o Direito à Habitação.
O projeto Formação e Capacitação Jurídica Comunitária vem atuando em comunidades vulneráveis da cidade de Blumenau no sentido de fortalecer os vínculos comunitários e contribuir para a formação jurídica das lideranças comunitárias que enfrentam crescentes conflitos relacionados com o Direito à Habitação, problemática que se tornou mais grave nos anos que se seguiram ao desastre sócio ambiental de 2008. Conflitos, tanto interpessoais como os dos moradores com o Poder Público local, em não raras vezes, acabam por encontrar no Poder Judiciário a via preferencial de solução, o que, por sua natureza burocrática e contra majoritária acaba por desarticular e desmobilizar o Movimento Social e, por consequência, neutraliza os mecanismos políticos e jurídicos de cidadania inclusiva e participativa.
Formação sobre a diversidade étnico-cultural para o suas
Aprimoramento da formação dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social - SUAS sobre a discussão em torno da diversidade étnico-cultural para o desenvolvimento de ações na Proteção Social Básica.
O projeto desde 2018 contribui no aprimoramento da formação dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social - SUAS (assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e gestores, sobre a discussão em torno da diversidade étnico-cultural para o desenvolvimento de ações na Proteção Social Básica, normatizados na Política Nacional de Assistência Social (PNAS) de 2004 e nas Orientações Técnicas - Trabalho Social com as famílias indígenas na Proteção Social Básica - 2017. Nos anos de 2018 a 2019 o projeto foi executado em parceria com os Municípios do Alto Vale do Itajaí, especificamente Ibirama, José Boiteux e Vitor Meireles, a partir de oficinas na modalidade presencial uma formação sobre a constituição da sociedade brasileira, no que tange sua pluralidade étnica e as políticas públicas, principalmente abordar a história indígena no Vale do Itajaí, contribuindo na atuação profissional dos trabalhadores do SUAS.
Fortalecendo famílias e redes
Contribuir para o fortalecimento das funções protetivas das famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas no NPJ e da rede socioassistencial.
O Projeto Fortalecendo Famílias e Redes (SIPEX n. 1070/2016) foi aprovado pelo Edital PROPEX n. 05/2016 para o ano de 2017. Resultou da experiência do Programa Assistência Sociojurídica executado em parceria com o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) desde 2003. O objetivo principal é contribuir para o fortalecimento das funções protetivas das famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas no NPJ e da rede socioassistencial. Seu público constitui-se das famílias de baixa renda que buscam o acesso gratuito à justiça e de profissionais da rede socioassistencial. Em parceria com o NPJ são realizadas: abordagens individuais para orientação social às famílias usuárias da justiça gratuita; abordagens educativas na sala de espera, com organização de mural temático e distribuição de materiais informativos voltados à prevenção da violência contra crianças, adolescentes, idosos e mulheres, alienação parental, entre outros. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMUDES) da Prefeitura de Blumenau desenvolve-se o Grupo de Estudos sobre Família, Gênero e Gerações. O Grupo compõe-se de profissionais e reúnese uma vez ao mês. Além destas ações, há outras articuladas ao ensino e à pesquisa em Serviço Social, tais como: seminários, oferta de estágio obrigatório, pesquisas vinculadas à graduação, Trabalhos de Conclusão de Curso.
Fractais africanos para a educação básica: mostras escolares e cursos de formação continuada
Desenvolvimento de materiais didáticos relacionados com a valorização da história e da cultura africana.
O projeto “Fractais africanos para a educação básica: mostras escolares e cursos de formação continuada” tem como objetivo principal o desenvolvimento de materiais didáticos relacionados com a valorização da história e da cultura africana, focando criações artísticas de tradicionais povos africanos, visando à realização de mostras escolares e de cursos de formação continuada para professores da educação básica, particularmente de matemática e de artes. Este projeto também está ligado com a área temática da Cultura, sendo um de seus objetivos específicos a realização de mostras, nas escolas públicas de educação básica, constituídas por painéis apresentando criações artísticas de tradicionais povos africanos envolvendo recursividade e autossimilaridade, dois conceitos fundamentais da geometria fractal. Desse modo, a comunidade escolar poderá conhecer conceitos da ciência contemporânea utilizados nas tradicionais criações culturais africanas. A metodologia utilizada foi pesquisas bibliográficas e visitas online em sites de museus.
FURBMÓVEL - Promovendo Saúde Bucal e Cidadania
Departamento de Odontologia
O reconhecimento da vulnerabilidade de determinados grupos populacionais exige das instituições sociais, representadas pela Universidade, Escola e Serviços de Saúde, um esforço integrado e intersetorial para contemplar o preceito constitucional da universalidade de acesso à saúde, resgatando os princípios da integralidade e da equidade como possibilidade de diminuir as injustiças sociais. A extensão pode ser considerada um espaço capaz de integrar o ensino e a pesquisa, colocando o aluno em contato com a realidade social, possibilitando uma formação mais crítica e contextualizada. Esse programa é apresentado com linhas de intervenção em saúde bucal coletiva, na perspectiva da promoção de saúde, contendo cinco projetos direcionados às populações consideradas vulneráveis, a saber: crianças de Escolas do Campo, pacientes psiquiátricos em tratamento no CAPS II, pacientes usuários de drogas em tratamento no CAPS-AD, Idosos da Casa São Simeão e crianças participantes do Programa Federal Mais Educação, todos do Município de Blumenau. Apresenta como objetivo possibilitar o acesso à atenção básica em saúde bucal, na perspectiva da promoção de saúde, com seguimentos populacionais vulneráveis através do FURBMÓVEL, que já acontece desde fevereiro de 2007. Durante esses oito anos participaram ativamente mais de 200 acadêmicos, atualmente com três bolsistas (por período) e os demais voluntários. Esse Programa é desde o início viabilizado pela existência de um veículo denominado de FURBMóvel. Desde novembro de 2014 a Universidade adquiriu e adaptou um novo veículo e com a parceria de uma empresa recebemos a doação de um novo equipamento odontológico. Com esse novo FURBMóvel daremos continuidade às atividades de Extensão à população acima citada, além de integrar o ensino/ pesquisa/extensão, colocando o acadêmico em contato com a realidade social, possibilitando uma formação mais crítica e contextualizada. |
Furbmóvel na escola: saúde bucal e práticas integrativas e complementares.
Caminhão com consultório odontológico adaptado para realização de projetos de extensão do curso de Odontologia da Universidade Regional de Blumenau (FURB).
O FURBMÓVEL é um caminhão com consultório odontológico adaptado para realização de projetos de extensão do curso de Odontologia da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Foi elaborado a partir da constatação de uma necessidade da comunidade e para aproximar o acadêmico a esta comunidade, visando uma formação mais crítica e humanitária.
Furbot - desenvolvimento cognitivo infantil através de atividades de programação de computadores
O projeto FURBOT, desde o seu início nas escolas públicas tem tido o cuidado de tratar este tema não só desenvolvendo um projeto específico para atender laboratórios obsoletos.
A associação entre fundamentos da computação e pensamento crítico permite uma nova forma de abordagem de ensino que auxilia no desenvolvimento de habilidades de abstração e estruturação do raciocínio lógico que auxilia as crianças na resolução de problemas em todas as áreas da vida, seja de maneira individual ou colaborativa. Várias pesquisas têm sido realizadas, evidenciando lacunas existentes na formação do raciocínio lógico dos estudantes e indicando que tais falhas prejudicam e são reflexos de muitos casos de reprovação e evasão' sendo necessário criar estratégias para que esta habilidade seja desenvolvida desde os primeiros anos de escolarização. O projeto FURBOT, desde o seu início nas escolas públicas tem tido o cuidado de tratar este tema não só desenvolvendo um projeto específico para atender laboratórios obsoletos, mas também no desenvolvimento de tecnologias plugadas e desplugadas (que não envolvem o uso de computadores). A escola demonstrou interesse em expandir o uso da ferramenta para as crianças de 11 anos, incorporando novos desafios ao jogo em 2018. Para o ano de 2019, ampliou-se a diversidade de recursos (com novas plataformas e um ambiente remodelado) e realizouse um piloto de formação de professores com vistas a avaliar-se o resultado da intervenção em sala de aula.
Furbot: desenvolvimento cognitivo com base no pensamento computacional - fase v
Busca promover aprendizagem entre os agentes de produção de conteúdo dos cursos de graduação em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Publicidade e Propaganda e Design.
A fase V do projeto Furbot tem por objetivo dar continuidade ao desenvolvimento de tecnologias plugadas e desplugadas, além de ampliar o escopo para estimular o desenvolvimento de saberes relacionados ao PC em professores do ensino fundamental de tal forma a propiciar uma apropriação da tecnologia utilizada, facilitando a ampliação do escopo de possibilidades de uso do Furbot para além das oficinas desenvolvidas pela equipe de projeto da Furb. Ao mesmo tempo, busca promover aprendizagem entre os agentes de produção de conteúdo dos cursos de graduação em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Publicidade e Propaganda e Design. Ainda, tem como objetivo proporcionar aos alunos do ensino médio, com foco na ETEVI, que conheçam a área da Computação, tendo contato principalmente com os saberes do PC e os elementos da BNCC, bem como possibilite que as oficinas do Furbot sejam ministradas por outras escolas que não sejam somente da cidade de Blumenau. Assim, tem-se a intenção de ampliar o projeto para outros municípios e escolas.
Galileu - extensão científica
O objetivo deste projeto é criar um canal de interação com a comunidade para divulgação da ciência na sociedade, por meio da produção de um programa de televisão sobre ciência, a ser veiculado na Furb TV e redes sociais, bem como a criação de materiais de divulgação científica para redes sociais, de forma a alcançar o público de maneira abrangente. Divulgar as principais pesquisas científicas realizadas por outras universidades e institutos de pesquisa de todo o mundo, que tenham impacto também é um dos objetivos. A metodologia adotada é a produção jornalística de reportagens científicas, desde o seu processo de pauta, apuração e produção de um programa de televisão. Os resultados esperados são a formação que alia teoria e prática no ensino superior, à democratização das informações e conhecimentos científicos produzidos na Furb, em diálogo com a sociedade.
Galileu - popularização da ciência
Tem como objetivo promover a popularização da ciência ao divulgar trabalhos científicos através de notícias, para que seja facilmente entendido pela população.
O projeto de extensão Galileu, tem como objetivo promover a popularização da ciência ao divulgar trabalhos científicos através de notícias, para que seja facilmente entendido pela população. A metodologia utilizada é a produção jornalística de notícias científicas, desde o seu processo de pauta, apuração, redação e publicação, de forma a “traduzir” o texto científico para uma linguagem adequada à maioria da população. Após a seleção das pesquisas, é realizado o contato com os pesquisadores para obter as informações e produzir a notícia, que é divulgada pelas redes sociais e site da universidade, bem como pela Furb FM, por meio de parceria com a Central Multimídia de Conteúdo. O projeto contou, no primeiro semestre de 2020, com a participação dos alunos da disciplina de Jornalismo Internacional, que escreveram notícias sobre pesquisa internacional, as quais foram veiculadas na rádio da universidade, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Também foram produzidas notícias sobre ciência para o site e redes sociais do curso e da universidade.
Gestão educacional: a bncc em ação
Promover formação continuada aos profissionais da educação básica na compreensão e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Tem como objetivo geral promover formação continuada aos profissionais da educação básica na compreensão e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O presente projeto objetiva promover formação continuada aos gestores educacionais na compreensão e implementação da BNCC e tem por meio o uso de metodologias ativas e uso das tecnologias, a fim de instrumentalizar os gestores para desenvolvimento de ações e práticas pedagógicas e de gestão. Como meio para o alcance do objetivo busca-se superar a lógica tradicional das formações docentes do formato de cursos e palestras utilizando metodologias ativas, tecnologias digitais e processos de aprendizagem colaborativa com o objetivo de obter um produto em forma de materiais didáticos mais inovadores que permitam aos profissionais da educação básica e gestores mudarem suas práticas, refletirem e implementarem ações docentes significativas.
Ginástica laboral
Um grande desafio social e intelectual, pois necessitamos previamente rever os conceitos e atualizá-los para inovar a nossa realidade e construir então um novo modelo de velhice.
Pensar em qualidade de vida é um grande desafio social e intelectual, pois necessitamos previamente rever os conceitos e atualizá-los para inovar a nossa realidade e construir então um novo modelo de velhice. Para nosso entendimento, o conceito de qualidade de vida é uma satisfação plena em todos os aspectos, bem como a superação das necessidades pessoais e sociais. A Qualidade de Vida no Trabalho assimila duas posições antagônicas: de um lado, a reivindicação dos funcionários quanto ao bem-estar e satisfação no trabalho; e, de outro, o interesse das organizações quanto aos seus efeitos sobre a produtividade e qualidade. O termo qualidade de vida no trabalho tem sido amplamente discutido nos últimos anos, com a expansão da qualidade total e, sobretudo, da ergonomia.
Graco: gestão de risco e participação comunitária
Assessorar e capacitar às organizações comunitárias da cidade de Blumenau na prevenção e enfrentamento das problemáticas decorrentes das condições de risco e vulnerabilidade social.
O GRACO objetiva assessorar e capacitar às organizações comunitárias da cidade de Blumenau na prevenção e enfrentamento das problemáticas decorrentes das condições de risco e vulnerabilidade social e o seu impacto nas tradicionais formas de gestão dos conflitos interpessoais e coletivos. Bem como contribuir para com a construção e o fortalecimento da autonomia e da cidadania da sociedade civil organizada, ao mesmo tempo em que visa possibilitar a elaboração de novos conhecimentos acerca da realidade local e regional. O projeto tem como parceria a Defesa Civil, UNIBLAM (União Blumenauense de Associação de Moradores) e a SEMUDES (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social). Tem como foco contribuir para o fortalecimento da participação cidadã e democrática nos espaços públicos de decisão e de controle social das políticas sociais públicas sociais e para a disseminação de uma cultura democrática e participativa como meio legítimo de inserção nas ações e práticas sociais e políticas, bem como instrumentalizar a sociedade civil organizada para a aquisição de saberes jurídicos e legais para a resolução de conflitos, a defesa de interesses coletivos e o diálogo entre o Estado, Sociedade Civil Organizada e gestores públicos.
Grupo de estudos teorias da justiça - getjus
Pretende-se investigar e analisar em que medida o conceito de justiça é um critério fundamental das relações políticas e sociais, dialogando como a justiça pode constituir-se como um critério para avaliar normas e para ordenar sociedades.
Destina-se a proporcionar aos estudantes e comunidade, estudos críticos e comparativos de algumas tendências do debate contemporâneo em torno do conceito de justiça, nos campos da Filosofia do Direito, Ética e da Filosofia Política. Pretende-se investigar e analisar em que medida o conceito de justiça é um critério fundamental das relações políticas e sociais, dialogando como a justiça pode constituir-se como um critério para avaliar normas e para ordenar sociedades. Iniciamos os estudos com a obra A Ideia de Justiça de Amartya Sen, no qual o autor apresenta argumentos de superação dos conceitos abstratos de justiça, colocando no centro de seu debate, as esperanças e necessidades das pessoas reais, sugerindo uma nova leitura das prioridades da justiça e da política. Por esta razão, o autor afirma que o objetivo da teoria da justiça é esclarecer como podemos proceder para enfrentar as questões da melhoria da justiça e a remoção da injustiça, em vez de oferecer soluções para questões sobre a natureza da justiça perfeita.
H2co - repensando o ciclo de vida do formaldeído
O controle de possíveis danos ambientais decorrentes de produtos utilizados e/ou produzidos nos Laboratórios da Universidade, em especial quanto ao de Anatomia Humana-LAH, considerando os riscos decorrentes do uso ineficiente.
O projeto “Repensando o ciclo de vida do formaldeído” foi pensado a partir do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da FURB, que visa o controle de possíveis danos ambientais decorrentes de produtos utilizados e/ou produzidos nos Laboratórios da Universidade, em especial quanto ao de Anatomia Humana-LAH, considerando os riscos decorrentes do uso ineficiente ou descarte irregular de resíduos perigosos. Um dos agentes químicos utilizado neste Laboratório é o formaldeído, que é o principal constituinte desinfetante e conservante das soluções de formol, utilizadas para a conservação das peças anatômicas. Entretanto, esta substância é classificada como tóxica, potencialmente carcinogênica e agressiva ao meio ambiente. Diante deste panorama, torna-se essencial o controle das concentrações de formaldeído nas soluções. Sendo assim, a pesquisa procura estabelecer um método eficaz de controle da concentração de formaldeído presente nas soluções de banhos de formol no LAH. Em vista deste objetivo, a manutenção da concentração ideal da substância nos banhos garante a qualidade das peças anatômicas, colabora para sanidade do ambiente de trabalho, assim como aumenta a longevidade dos banhos, o que reduz a incidência de descartes e possibilita a economia de recursos. Desta forma, será elaborado um procedimento operacional padronizado, de fácil utilização, para o ensaio da concentração de formaldeído nos banhos de formol.
HABITAT - Educação Científica, Inovação e Meio Ambiente
Departamento de Química
Como se pode integrar a universidade e a escola pública em percursos formativos para Educação Científica e Ambiental que contribuam para processos de criação, inovação e aprendizagens colaborativas? Com base nessa pergunta, propomos a organização de um Programa de Extensão denominado Habitat: Educação Científica, Inovação e Meio Ambiente que tem como objetivo desenvolver percursos de formação continuada de professores e práticas educativas com estudantes em um espaço híbrido de inovação, no encontro e na articulação entre a universidade e as escolas públicas, visando a Educação Científica (EC) e Educação Ambiental (EA). Com base em Zeichner, Payne e Brayko (2015), compreendemos um espaço híbrido como um lugar de percursos formativos de seus sujeitos, que não é na universidade e nem na escola, mas que constitui um terceiro lugar, híbrido, ancorado na universidade e que se estende para a escola, aos espaços de educação não formal e não escolares, ampliado e conectado com os espaços sociais virtuais. Trata-se de um espaço de inovação e compartilhamento no qual se articulam as diversas realidades educacionais e circulam e são valorizados conhecimentos e experiências de todos. O foco da proposta em educação científica e ambiental ocorre por uma demanda de escolas que buscaram, na universidade, subsídios para suas práticas educativas e, igualmente, na articulação com exigências da formação inicial e continuada de professores para contemplar a dimensão das discussões socioambientais do nosso tempo e suas relações com a profissão docente. O contexto do Programa são escolas públicas que integram a GERED Blumenau e a SEMED Blumenau, envolvendo especialmente professores e estudantes da Educação Básica e, por expansão, as comunidades nos quais estão inseridos. Três projetos de extensão estão articulados ao Programa: (a) Clubes de Ciências: Formação Docente e Práticas Educativas com estudantes; (b) Química das coisas: Formação em Educação científica para estudantes e professores; (c) Fauna e Flora: Disseminação de recursos para Educação Científica e Ambiental. Os projetos possibilitam que se forme um coletivo que desenvolverá os percursos formativos e as práticas educativas em um espaço híbrido, o qual será organizado em conjunto com os laboratórios da FURB, a saber: LIE (Laboratório Interdisciplinar de Educação Científica e Ambiental); LIFE (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores); LENQUI (Laboratório de Ensino de Química); LaBot (Laboratório de Botânica); LaMic (Laboratório de Microscopia), Laboratório de Taxidermia; EfeX (Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores), bem como os espaços das escolas parceiras. |
Incubação de empreendimentos econômicos solidários em Blumenau
Tem como objetivo incubar os empreendimentos associativos: Verbo Tecer, Associação Pura Arte, Gaspar Arte e ALTERBLU.
O projeto Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários no segmento da cadeia produtiva do artesanato no município de Blumenau e região tem como objetivo incubar os empreendimentos associativos: Verbo Tecer, Associação Pura Arte, Gaspar Arte e ALTERBLU. Verbo Tecer - Associação Blumenauense de Tecelagem, criada em 2004, com dezesseis integrantes que desenvolvem produtos têxteis, peças de tecelagem artesanal confeccionadas com fibras de algodão e resíduos têxteis. Fazem parte do grupo mulheres negras que desenvolvem produtos com características e conceitos étnicos africanos, mulheres descendentes de alemães que desenvolvem bordados alemães tradicionais e os homens que compõem o grupo trabalham com brinquedos educativos de sobras de madeira, objetos utilitários e decorativos de madeira de demolição e com objetos de bambu; Associação Pura Arte, criada em 2014, que possui 20 integrantes de várias etnias, entre elas a indígena, composta por mulheres da Terra Indígena Ibirama Xokleng LAklãno, que trazem os artesanatos produzidos com fibras naturais e argila (cerâmica) para serem comercializados na feira de ES (Economia Solidária) da FURB; Gaspar Arte - Associação de artesãos do Município de Gaspar, criada em 2012 e que possui quinze integrantes, cujas atividades de artesanato são essencialmente de rendas de agulha (croché) e bordados diversos e a ALTERBLU - Associação dos Artesãos Alternativos de Blumenau e Região, fundada em 21 de fevereiro de 2001, com dezoito integrantes que produzem: acessórios de moda, decoração e objetos utilitários.
Incubação e assessoramento de redes e fóruns da economia solidária
Implementar ações de apoio às atividades de geração de trabalho e renda na perspectiva da ES, constituídos por pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, psicossocial e política.
A Economia Solidária (ES) é compreendida como o conjunto de atividades econômicas, produção, distribuição, consumo, poupança e crédito organizadas e realizadas solidariamente por trabalhadores sob a forma coletiva e auto gestionária. Neste projeto, pretende-se dar continuidade ao processo de Incubação da Rede de Economia Solidária do Vale do Itajaí (RESVI) e do Fórum de Economia Solidária de Blumenau (FESB), colaborando para a organização e articulação política de maneira participativa, auto gestionária e democrática, para debater, encaminhar e planejar assuntos pertinentes à ES. Desta forma, redes e fóruns são movimentos organizados e articulados entre si e com demais atores sociais, constituídos em ações coletivas, para garantir o fortalecimento, acesso a direitos sociais e a viabilização de ações públicas de apoio e fomento. Ambos são apoiados pelo Programa Institucional “Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares” da Universidade Regional de Blumenau (ITCP/FURB), tendo como objetivo de implementar ações de apoio às atividades de geração de trabalho e renda na perspectiva da ES, constituídos por pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, psicossocial e política, visto que é preconizada a democratização das relações de produção, comercialização e gestão, diferenciando-se do modelo capitalista atual.
Incubadora tecnológica de cooperativas populares (itcp/furb)
Desenvolver ações de geração de trabalho e renda voltados ao fomento da Economia Solidária. A atuação da ITCP/FURB apoia as iniciativas de Economia Solidária no município de Blumenau e Região para a geração de trabalho e renda.
A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB) é um programa de extensão universitária da Universidade Regional de Blumenau (FURB) criado em 1999 com o objetivo de desenvolver ações de geração de trabalho e renda voltados ao fomento da Economia Solidária. A atuação da ITCP/FURB apoia as iniciativas de Economia Solidária no município de Blumenau e Região para a geração de trabalho e renda, bem como, presta assessoria multiprofissional aos Empreendimentos de Economia Solidária (EES). A proposta de institucionalização da ITCP/FURB visa reconhecer a Incubadora como ação estratégica da FURB; consolidar a Incubadora como programa permanente de extensão da FURB; fortalecer a articulação da ITCP/FURB com as Redes Nacionais de Economia Solidária e de Incubadoras similares e ampliar o caráter multidisciplinar com a inclusão de novas áreas de conhecimento, em especial, as tecnológicas, sociais aplicadas e saúde.
Industrial game: resolução de cases industriais no ensino de graduação
Através de metodologias ativas, como a "gameficação", irá contribuir na capacitação do aluno a desenvolver habilidades para resolução de problemas industriais reais.
Esta proposta trata-se de um Projeto de Ensino envolvendo e fortalecendo a extensão nas engenharias. O projeto inicialmente será aplicado em disciplinas de engenharias da Universidade de Blumenau, que através de metodologias ativas, como a "gameficação", irá contribuir na capacitação do aluno a desenvolver habilidades para resolução de problemas industriais reais. Este projeto transformará o ambiente de ensino - aprendizagem e impactará na formação de um profissional motivado e diferenciado para o atual mercado competitivo. É fundamental conhecermos e reconhecermos os anseios e metamorfoses de nosso acadêmico, em tempo real, um indivíduo que vislumbra a aplicação realística do conhecimento teórico. Nosso estudante apresenta um perfil dinâmico, ansioso e ativo, onde ele deve ser o protagonista do processo de ensino, movido por desafios e metodologias que estimulem o interesse e a satisfação desencadeada no processo de aprendizagem. Além disto, estaremos propondo uma metodologia diferenciada de extensão abrindo este canal com a comunidade empresarial, focada no intercâmbio de experiências e conhecimentos.
Informação e cidadania
Além dos conteúdos sugeridos pelo grupo de trabalho, o projeto também produz programas sob demanda e séries especiais, dedicadas a temas específicos.
O projeto "Informação e Cidadania" oportuniza o diálogo entre a FURB e a comunidade regional, por meio da produção e veiculação de programetes de rádio e podcasts educativos. A produção das peças começa pela reunião de pauta, na qual a equipe discute os assuntos que serão tema dos programas. A prioridade são as demandas sociais relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Além dos conteúdos sugeridos pelo grupo de trabalho, o projeto também produz programas sob demanda e séries especiais, dedicadas a temas específicos (saúde, trânsito, acessibilidade, educação, etc) e outras atividades de extensão da FURB. A partir da escolha dos temas, se desenvolve a pesquisa e a coleta de dados, a organização das informações, a redação, a gravação e edição das peças, a mixagem e, então, a distribuição do conteúdo para a rede de emissoras de rádio parceiras.
Inoveq - empresa júnior dos cursos de engenharia química e engenharia de alimentos
A InovEQ é uma Empresa Júnior dos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Engenharia Mecânica vinculada à Universidade Regional de Blumenau (FURB). Foi criada em 2016 com a missão de capacitar pessoas para inovar e empreender, impactando a comunidade através do desenvolvimento de projetos de qualidade. A InovEQ é formada apenas por acadêmicos comprometidos em tornar o Brasil um país mais empreendedor, ético, competitivo e colaborativo. Além disso, contamos com a orientação de professores doutores e mestres especializados durante toda a realização dos serviços de consultoria, e também dispomos de toda a infraestrutura da Universidade Regional de Blumenau, referência na região do Vale do Itajaí.
Integração objetivos de desenvolvimento sustentável (ods) brasil
Socializar a produção científica do Programa de Pós-Graduação em desenvolvimento Regional (PPGDR) e do Observatório do Desenvolvimento Regional, por meio de ações de comunicação, informação e socialização do cotidiano de pesquisa e ensino do PPGDR.
O Projeto Integração ODS Brasil integra o Programa Observatório do Desenvolvimento Regional, estrutura de extensão do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR - Mestrado e Doutorado. A totalidade de suas iniciativas refletem um "fazer extensão" desde o cotidiano apropriado a um programa Stricto Sensu cujo objetivo principal é socializar a produção científica do Programa de Pós-Graduação em desenvolvimento Regional (PPGDR) e do Observatório do Desenvolvimento Regional, por meio de ações de comunicação, informação e socialização do cotidiano de pesquisa e ensino do PPGDR. Este objetivo geral está se concretizando por meio dos seguintes objetivos específicos: (i) Divulgar as ações do Programa Observatório do Desenvolvimento Regional; (ii)Divulgar e auxiliar na organização de eventos da área de Desenvolvimento Regional; (iii) Editorar e divulgar a Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (RBDR) do PPGDR da FURB; (iv) Fortalecer a parceria com o Movimento Nós Podemos Blumenau e Nós Podemos Santa Catarina
Integração ods brasil
Socializar a produção científica do Programa de Pós-Graduação em desenvolvimento Regional (PPGDR) e do Observatório do Desenvolvimento Regional.
O Projeto Integração ODS Brasil integra o Programa Observatório do Desenvolvimento Regional, estrutura de extensão do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR - Mestrado e Doutorado. A totalidade de suas iniciativas refletem um "fazer extensão" desde o cotidiano apropriado a um programa Stricto Sensu cujo objetivo principal é socializar a produção científica do Programa de Pós-Graduação em desenvolvimento Regional (PPGDR) e do Observatório do Desenvolvimento Regional, por meio de ações de comunicação, informação e socialização do cotidiano de pesquisa e ensino do PPGDR. Este objetivo geral está se concretizando por meio dos seguintes objetivos específicos: (i) Divulgar as ações do Programa Observatório do Desenvolvimento Regional; (ii)Divulgar e auxiliar na organização de eventos da área de Desenvolvimento Regional; (iii) Editorar e divulgar a Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (RBDR) do PPGDR da FURB; (iv) Fortalecer a parceria com o Movimento Nós Podemos Blumenau e Nós Podemos Santa Catarina.
ITCP - Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
ITCP/FURB
A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB) é um programa de extensão universitária da Universidade Regional de Blumenau (FURB), SC, criado em 1999 (Parecer do CEPE, Nº 145/2000) para implementar ações alternativas de geração de trabalho e renda na perspectiva da Economia Solidária (ES). Atualmente, a ITCP vem atuando com uma equipe interdisciplinar formada por docentes e discentes, visando socializar o conhecimento da academia junto aos setores excluídos do mundo do trabalho. Tem como objetivo geral fortalecer e ampliar a ES no município de Blumenau e região. A ES compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, empresas autogestionárias, redes de cooperação, complexos cooperativos, entre outras. Esse setor vem se desenvolvendo no Brasil desde os últimos anos do século passado e constitui uma resposta de parte da sociedade civil à crise das relações de trabalho e ao aumento da exclusão social.
Ivgp - índice de variação geral de preços
Desde 1983, é realizado o levantamento e acompanhamento mensal do comportamento dos preços na cidade de Blumenau - SC, por iniciativa do Departamento de Economia da FURB.
Oferecer uma estimativa sobre a evolução do poder aquisitivo da moeda em circulação na região, independentemente de considerações sobre classes de renda, categorias salariais ou entidades classistas. O objetivo é preservar a soberania da Universidade, viabilizando um fluxo de informações sobre o comportamento dos preços, de forma sistemática, periódica e de interesse da coletividade em geral. Neste sentido, o IVGP é um índice de inflação, pois oferece uma estimativa sobre o nível de variação médio e geral dos preços da amostra.
Jornalismo comunitário em ação
Promover o empoderamento das comunidades de Blumenau em relação aos processos de produção e difusão de informações e notícias nos meios de comunicação
O Projeto de Extensão "Jornalismo Comunitário em Ação" tem sua origem no segundo semestre de 2016, nas atividades da disciplina de Jornalismo Comunitário, do curso de Jornalismo da Furb. Em síntese, os estudantes visitam comunidades de Blumenau e realizam um diagnóstico comunicacional dessas comunidades. Contudo, a atividade se resumia a explorar e coletar dados, sem um retorno concreto para os moradores que recebiam os alunos. Diante disto, pensou-se em desenvolver um projeto que permitisse um diálogo de longo prazo com as comunidades da cidade, tendo como objetivo promover o empoderamento das comunidades de Blumenau em relação aos processos de produção e difusão de informações e notícias nos meios de comunicação. A comunidade escolhida para a implantação do projeto foi a do Loteamento Piske, do bairro Fortaleza Alta, onde está o Campus V da Furb. Com início das atividades em março de 2017, nesta comunidade estão sendo aplicadas estratégias de jornalismo comunitário, levantamento de assuntos de interesse da comunidade para a produção de notícias veiculadas em programas de rádio, realização de oficinas de empoderamento dos membros da comunidade para as questões relativas à gestão da comunicação e interpretação das notícias e a criação de uma equipe para a gestão dos produtos de comunicação da própria comunidade. A parceria estratégica com a Furb FM permite a veiculação de notícias de interesses da comunidade, bem como a inserção de estudantes de jornalismo das disciplinas de Radiojornalismo I e Radiojornalismo II nas atividades do projeto, promovendo a integração do ensino com a extensão. Além disso, a aplicação de um questionário sobre a realidade da comunicação nesta comunidade e a análise dos dados contribuirá para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa que pretende investigar a realidade da comunicação comunitária em Blumenau e região, englobando hábitos comunicacionais e estratégias de comunicação adotadas pelas comunidades.
Justiça restaurativa: prática de gestão de conflito penal na comarca de blumenau
Resultado das observações e discussões de professores, pesquisadores, extensionistas da área do Direito e Psicologia que vêm desenvolvendo o Projeto "Assistência Jurídica aos Encarcerados no Sistema Prisional Blumenauense".
O Projeto “Justiça Restaurativa: Prática de gestão de conflito penal na Comarca de Blumenau” é o resultado das observações e discussões de professores, pesquisadores, extensionistas da área do Direito e Psicologia que vêm desenvolvendo o Projeto "Assistência Jurídica aos Encarcerados no Sistema Prisional Blumenauense" atuando na assistência jurídica e psicológica junto aos detentos da Comarca de Blumenau por mais de quinze anos. Uma das problemáticas que envolve frequentemente o sistema prisional e os sujeitos apenados é a evidente insuficiência e fracasso do paradigma punitivo dominante, o que por si só, evidencia a irreversível crise de legitimidade do sistema penal e prisões brasileiras, sobretudo, no que diz respeito à sua incapacidade de dar uma resposta adequada aos diversos atores sociais envolvidos em crimes: autor, vítima e sociedade civil.
Laboratório de produção de texto
Propiciar aos acadêmicos, docentes e servidores a possibilidade de aprofundamento nas reflexões sobre a produção de textos nos mais diferentes gêneros.
O Laboratório de Produção de Textos é um projeto de extensão vinculado ao Núcleo de Estudos Linguísticos (NEL), da Universidade Regional de Blumenau (FURB). O Laboratório é um espaço para o estudo de aspectos da língua portuguesa necessários à produção/revisão de textos e à formação de profissionais na área técnica e pedagógica, oferecendo cursos, oficinas, palestras e assessoria na produção/revisão de textos. Nesse sentido, o objetivo principal é propiciar aos acadêmicos, docentes e servidores a possibilidade de aprofundamento nas reflexões sobre a produção de textos nos mais diferentes gêneros, tópicos de gramática normativa e ensino de línguas, além de formar revisores de texto e prestar assessoria na área da língua portuguesa à comunidade interna e externa. Para otimizar o serviço de revisão de textos, foi elaborado um cadastro de revisores, que busca mapear áreas preferenciais e disponibilidade para revisões.
Laboratório de Uso Comum (LUC)
Vinculado ao Departamento de Engenharia Florestal.
Vinculado ao Departamento de Engenharia Florestal.
Laboratório neem: visitas educativas
Participação de estudantes por meio de Visitas Educativas, nas quais os mesmos podem descobrir e/ou entender conceitos matemáticos.
O laboratório NEEM (Núcleo de Estudos de Ensino da Matemática) constitui um espaço diferenciado, no qual são desenvolvidos projetos relacionados à Educação Matemática. A demanda por atividades vinculadas ao uso de jogos e de materiais didáticos, desenvolvidos no próprio laboratório, permitiu a estruturação deste projeto, que visa à participação de estudantes por meio de Visitas Educativas, nas quais os mesmos podem descobrir e/ou entender conceitos matemáticos. Para tanto, há a manipulação de materiais didáticos ou uso de jogos e de atividades, por meio dos quais o aluno participa ativamente do processo de construção do seu conhecimento, deixando de ser um mero expectador da exposição realizada pelo professor. O projeto Laboratório NEEM - Visitas Educativas, tem o intuito de também, desenvolver atividades que possam ser aplicadas nas salas de aulas das escolas de Educação Básica, para que os alunos possam participar da construção do conhecimento ativamente durante todo o tempo das etapas do saber científico, fazendo, analisando, questionando, relacionando e interpretando.
Liga acadêmica de anatomia humana claudio martins
Uma iniciativa acadêmica que tem por objetivo desenvolver ações no meio acadêmico referentes a anatomia humana e demais áreas correlatas.
A Liga de Anatomia Humana Cláudio Martins – FURB (LAHCM) fundada em 2016 é uma iniciativa acadêmica que tem por objetivo desenvolver ações no meio acadêmico referentes a anatomia humana e demais áreas correlatas. Alisserçada nos três pilares fundamentais do ensino superior (ensino, pesquisa e extensão), a liga busca a integração dos acadêmicos de diversos cursos que possuem em sua grade curricular a disciplina de anatomia humana.
Liga interdisciplinar de pediatria dr hamilton rosendo fogaça (liped)
Uma associação civil sem fins lucrativos, com duração ilimitada e organizada por acadêmicos da Universidade Regional de Blumenau (FURB) interessados em desenvolver atividades extracurriculares nesta área.
A Liga Interdisciplinar de Pediatria (LIPED) é uma associação civil sem fins lucrativos, com duração ilimitada e organizada por acadêmicos da Universidade Regional de Blumenau (FURB) interessados em desenvolver atividades extracurriculares nesta área.
Mapeamento das políticas de saneamento dos municípios da costa catarinense
O objetivo desta pesquisa é investigar a situação da accountability no setor de saneamento, através de um mapeamento dos atores e das informações que publicam.
O setor de saneamento é complexo e com muitos atores que imprimem forças distintas ao campo, sendo assim, o objetivo desta pesquisa é investigar a situação da accountability no setor de saneamento, através de um mapeamento dos atores e das informações que publicam. O desenho metodológico da pesquisa utilizou a Teoria Ator-Rede (TAR) para a construção do perfil dos atores e compreensão das suas atividades dentro da rede estudada em duas etapas. Primeiramente, a identificação dos atores cumpriu quatro quesitos: identificação dos objetivos e/ou histórico do ator (natureza central das informações); esfera de atuação; contingente de usuários beneficiados e atingidos; local de extração das informações utilizadas para o mapeamento. Na sequência, para identificação das dinâmicas das relações, foram utilizados conceitos da TAR: problematização; atração de interesses; recrutamento; e mobilização. Foram estudados 61 agentes e categorizados os atores conforme a sua atuação. Foram identificados quatro principais atores do setor de saneamento: o Sistema de Informações sobre o Setor de Saneamento (SNIS); as Empresas presentes na Bolsa de Valores; as Empresas presentes no SNIS e as Agências Reguladoras. O mapeamento de informações efetuado sugere que o setor ainda está voltado predominantemente para as questões financeiras, sem iniciativas robustas que incluam as perspectivas sociais e ambientais, o que é preocupante para um setor crucial para o desenvolvimento sustentável.
Matemática paralela
Oportunizar a ressignificação da Matemática no contexto de ensino para professores e de aprendizagem para estudantes a partir da realização de oficinas escolares e da disponibilização de materiais didáticos auxiliares.
O projeto Matemática Paralela está vinculado ao programa Núcleo de Estudos de Ensino da Matemática – NEEM, ativo desde 1996, cuja proposta consiste promover o intercâmbio entre a universidade e a comunidade escolar da região de Blumenau no atendimento de demandas referentes a formação de professores que ensinam Matemática e na realização de oficinas escolares com alunos desde o Ensino Infantil até o Ensino Superior. Nesse contexto, o objetivo principal do projeto Matemática Paralela consiste em oportunizar a ressignificação da Matemática no contexto de ensino para professores e de aprendizagem para estudantes a partir da realização de oficinas escolares e da disponibilização de materiais didáticos auxiliares. Devido às restrições de isolamento social ocasionadas pela COVID-19, às atividades previstas no planejamento inicial do projeto precisaram ser adaptadas para o cenário virtual.
Meninas digitais vale do itajaí
Aumentar sua rede de colaboração proporcionando as alunas do ensino médio e fundamental assuntos relacionados a tecnologias, programação, noções bases de algoritmos através de atividades lúdicas e prazerosas durante oficinas e workshops.
Após quatro anos de trabalho com o projeto Meninas Digitais Vale do Itajaí e com seu reconhecimento na cidade de Blumenau, este projeto tem por finalidade aumentar sua rede de colaboração proporcionando as alunas do ensino médio e fundamental assuntos relacionados a tecnologias, programação, noções bases de algoritmos através de atividades lúdicas e prazerosas durante oficinas e workshops.
Meninas digitais vale do itajaí - ano 3
Após um ano do projeto Meninas Digitais Vale do Itajaí nas cidades de Blumenau e Massaranduba, este projeto tem por objetivo aumentar sua rede de colaboração proporcionando as alunas do ensino médio e fundamental assuntos relacionados a tecnologias, programação, noções de algoritmos através de atividades lúdicas e prazerosas durante oficinas e workshops. Com isso, busca-se atrair mulheres para os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da FURB. Em um ano de projeto, observou-se uma entrada de mulheres nos cursos do Departamento de Sistemas e Computação superior as médias dos anos anteriores, sendo um total de 53% superior aos últimos 10 anos. Além das oficinas, o projeto continuará desenvolvendo materiais publicados no Instagram que visam o empoderamento da mulher na área da computação. A metodologia consiste em encontrar novos locais interessados, manter locais parceiros, preparar material de apoio, desenvolver workshops ou palestras. Como resultados, espera-se firmar parcerias com empresas da região e aumentar a quantidade de mulheres participantes nas oficinas, com o objetivo de aumentar a entrada de mulheres nos cursos de Computação. Tendo o grupo Meninas Digitais Vale do Itajaí reconhecido como projeto parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação, foram divulgadas as ações deste projeto no Women in Information Technology (WIT) do Congresso Brasileiro de Computação. O projeto também visa contribuir para a consolidação da curricularização da extensão por meio de atividades interdisciplinares envolvendo pesquisadores, bolsistas e docentes dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Publicidade e Propaganda. Devido a situação atual da Pandemia do Covid-19, não foi possível realizar as atividades propostas inicialmente. As atividades e objetivos eram atender as meninas dos últimos anos do ensino fundamental e ensino médio, promovendo eventos, oficinas, entre outros, para atrai-las para a área da computação. Contudo, como essas já estavam passando por um momento delicado, estudando de suas casas (quando havia internet e computador e nas condições precárias da educação EAD), decidiu-se mudar o rumo do projeto neste ano. Dessa forma, mediante as mídias sociais onde divulgamos vagas de emprego, frases de motivação, dicas de tecnologia e informática, curiosidades sobre mulheres das ciências e tecnologias, entre outros. Assim, trabalhando fortemente em publicações no Instagram do projeto para atrair mais seguidores e fazer com que o projeto se torne mais conhecido na sociedade, entendemos que se o projeto for mais conhecido, no próximo ano será mais fácil de entrar nas escolas, bem como teremos uma adesão maior das meninas na realização de nossas oficinas.
Meu primeiro projeto de marcenaria: oportunidades de capacitação e realização pessoal para mulheres
O projeto Meu primeiro projeto de marcenaria busca o resgate do senso de realização, da autoconfiança, da iniciativa e independência. Esses objetivos são alcançados pela montagem, do projeto ao acabamento, de móveis de madeira pelas mulheres diretamente beneficiadas. Durante as oficinas, várias etapas visaram atender alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Entre os principais ODS destacam-se a liderança e capacidade de contribuir para a sociedade, a saúde mental e a valorização da marcenaria como trabalho decente e de baixo impacto ambiental.
Mídias digitais para o terceiro setor
Visa desenvolver de forma cooperada conteúdos digitais para organizações não governamentais (ONGs) de Blumenau e região, transferindo conhecimentos técnico-científicos para a produção e monitoramento de conteúdos destinados às mídias digitais
O Projeto Mídias Digitais para o Terceiro Setor visa desenvolver de forma cooperada conteúdos digitais para organizações não governamentais (ONGs) de Blumenau e região, transferindo conhecimentos técnico-científicos para a produção e monitoramento de conteúdos destinados às mídias digitais. Capacitar as ONGs para que possam desenvolver de forma plena, autônoma e eficaz as suas mídias digitais, significa também ampliar as suas oportunidades para alavancar a captação de recursos financeiros e novos voluntários para os seus projetos. Além disso, contribui para aproximar ainda mais a entidade da comunidade a qual está inserida e garantirá maior transparência às suas ações. Neste ano, em virtude das restrições impostas pelo isolamento social como forma de inibir a propagação da Covid-19, o formato do projeto foi adaptado para o meio online. Foram desenvolvidos nove workshops, disponibilizados na plataforma YouTube, no canal Comunica FURB.
Monitoramento da implantação da política de saneamento básico na bacia do itajaí
Busca a avaliação dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) dos municípios, quanto ao esgotamento sanitário.
O projeto de extensão intitulado “Monitoramento da Implantação da Política de Saneamento Básico na Bacia do Itajaí”, acompanha os municípios frente ao cumprimento dos TAC, onde uma das metas estabelecidas no projeto de extensão, foi a avaliação dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) dos municípios, quanto ao esgotamento sanitário. Busca apoiar o MP/SC e o Comitê do Itajaí na implantação da política pública de saneamento básico, com foco nos serviços de esgotamento sanitário, mediante o monitoramento e avaliação da execução dos Termos de Ajustamento de Conduta do Saneamento efetuados com 21 municípios situados na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí.
Mostras e oficinas escolares
Matemática em objetos tridimensionais e em obras arquitetônicas.
O projeto de extensão “Mostras e oficinas escolares: matemática em objetos tridimensionais e em obras arquitetônicas” apresenta como objetivo exposições de painéis e oficinas em escolas de educação básica, onde a comunidade escolar observará a aplicação de formas geométricas estudadas nas aulas de matemática, em obras da Arquitetura e do Design. Proporcionando prazer estético, as aplicações da geometria nestas áreas revelam o aspecto belo da matemática e podem ser associadas a diversos conteúdos matemáticos que compõem o currículo da educação básica, por exemplo: frações, segmentos de reta, ângulos, sequências numéricas, área, perímetro, volume, potenciação, logaritmos e progressão geométrica.
Mostras escolares: matemática em obras arquitetônicas
Realizar exposições de painéis, em escolas de educação básica, focando a utilização de objetos geométricos em obras arquitetônicas criadas por diversas culturas e evidenciando conceitos elementares da geometria fractal.
O projeto foi elaborado por professores dos departamentos de matemática e arquitetura (FURB) e está sendo executado juntamente com dois acadêmicos bolsistas e um voluntário (artigo 170). O principal objetivo é realizar exposições de painéis, em escolas de educação básica, focando a utilização de objetos geométricos em obras arquitetônicas criadas por diversas culturas e evidenciando conceitos elementares da geometria fractal. Durante os primeiros meses de 2018, foram realizadas pesquisas em revistas, livros e sites de escritórios de arquitetura visando à redação de textos explicativos sobre formas geométricas (euclidianas e fractais) presentes em obras arquitetônicas; também foram elencadas imagens dessas obras. Desse modo, a comunidade escolar poderá apreciar imagens das obras de arquitetos que usaram, em seus projetos, as formas geométricas euclidianas que são estudadas na educação básica, por exemplo, cones, pirâmides, cubos e cilindros.
NEEM - Núcleo de Estudos de Ensino da Matemática
Departamento de Matemática
O alinhamento de práticas pedagógicas para o ensino e a aprendizagem da Matemática com as demandas da sociedade atual já vem sendo indicado nos documentos oficiais de reestruturação curricular e nos pressupostos teóricos de metodologias de ensino inovadoras. Nesse contexto, as ações propostas pelo Programa Núcleo de Estudo de Ensino de Matemática (NEEM) estão pautadas no objetivo de promover a aprendizagem matemática com equidade e compreensão, a partir das seguintes ações direcionadas para professores e estudantes da Educação Infantil ao Ensino Superior: (a) realização de formações continuadas para professores que ensinam Matemática, alinhadas com a proposta das Feiras de Matemática, (b) criação de grupos colaborativos direcionados ao estudo de propostas didáticas para o ensino de Matemática, (c) realização de oficinas com estudantes do ensino básico, apresentando propostas didáticas que valorizem a participação ativa do estudante no processo de aprendizagem, e (d) através da organização de Feiras de Matemática a nível municipal, regional, estadual e nacional, envolvendo professores e estudantes da Educação Infantil ao Ensino Superior, incluindo a Educação Especial. Com este viés pretende-se atender a demanda de professores e estudantes que buscam superar as práticas tradicionais de ensino e aprendizagem da Matemática, como também auxiliar na promoção de uma Educação de Matemática de qualidade em nosso país, ressignificando-a como uma ciência viva, em contínuo processo de desenvolvimento e fruto de necessidades práticas de diferentes culturas e em diferentes momentos da história. |
NEL - Núcleo de Estudos Linguísticos
Departamento de Letras
O Programa de Extensão Núcleo de Estudos Linguísticos (NEL) é um canal para a aproximação da comunidade externa e interna com a Universidade a fim de aprimorar os conhecimentos relativos à linguagem. Prioriza o papel múltiplo da Universidade no que tange à educação linguística, buscando desenvolver a competência comunicativa pela aquisição e aperfeiçoamento do uso dos mais variados recursos da língua. Leva em conta que a extensão, por ser considerada um processo educativo, cultural e científico, é um espaço interessante na articulação entre ensino e pesquisa, pois aproxima a Universidade e a Sociedade.
Neur - núcleo de estudos urbanos e regionais
Aplicar a teoria acadêmica diretamente em ações que visem melhorar a qualidade de vida em nossas cidades através da inserção de acadêmicos e professores extensionistas.
O Programa de Extensão Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais (NEUR) tem como objetivo principal aplicar a teoria acadêmica diretamente em ações que visem melhorar a qualidade de vida em nossas cidades através da inserção de acadêmicos e professores extensionistas na capacitação da sociedade civil que participa dos processos de discussão e de implementação de políticas públicas na esfera do planejamento urbano, ambiental, habitação e de regularização fundiária. Neste sentido, o NEUR, sempre em parceria com entidades governamentais e não-governamentais, visa disponibilizar aos gestores públicos e principalmente à sociedade civil, assessoria e capacitação técnica para atuar em processos de planejamento, em especial, na consolidação e monitoramento das ações previstas pelos seus Planos (Planos Diretores, Planos Municipais de Habitação de Interesse Social).
Núcleo de estudos de ensino da matemática - neem
Estabelecer integração entre a Universidade, as instituições de educação básica e superior e a comunidade, objetivando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de Matemática.
O Programa de Extensão Núcleo de Estudos de Ensino da Matemática - NEEM tem por objetivo estabelecer integração entre a Universidade, as instituições de educação básica e superior e a comunidade, objetivando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de Matemática e estimulando as pessoas a utilizar conhecimentos matemáticos na resolução de situações de seu cotidiano. Para isto ser possível o espaço Laboratório NEEM, localizado na Sala I-504, no câmpus 1 da FURB, possui em seu acervo vários livros didáticos e paradidáticos além de materiais instrucionais para o ensino da Matemática, que podem ser emprestados para professores e acadêmicos que necessitam dos mesmos para aprimorar suas aulas. Também desenvolve workshop e oficinas relacionadas a conteúdos matemáticos (mediante demanda).
Núcleo de estudos e ensino de matemática - neem
Desenvolver atividades que promovam a formação de professores que ensinam Matemática desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, trabalhando com a formação de professores no contexto do campo profissional.
Este programa de extensão e os projetos relacionados têm como meta desenvolver atividades que promovam a formação de professores que ensinam Matemática desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, trabalhando com a formação de professores no contexto do campo profissional contribuindo assim, para uma educação matemática mais significativa nas escolas de Educação Básica, alinhando as ações desse projeto com o Objetivo 9, meta 33, do PDI institucional (FURB, 2018). Além disso se busca firmar a ligação entre a universidade e a educação básica promovendo oficinas para estudantes, relacionadas à matemática estudada por eles em sala de aula, norteada aos preceitos teóricos das metodologias de ensino indicadas nos documentos oficiais.
Nucleo de estudos e praticas integrativas e complementares em saude 2020
Busca o desenvolvimento de práticas, pesquisa, ensinagem e desenvolvimento de políticas a nível regional transversalizadas pelas PICs, pela educação popular em saúde e educação ambiental. Até o mês de agosto o público atendido foi 2.610 participações mensais, totalizando 13.052 participações. Esse número é contabilizado somando o número de expectadores das lives somado ao número de interações com os posts do feed de notícias do Instagram. Além da comunidade interna e externa à FURB, alcançamos pessoas de outros países, como Portugal, Alemanha, Irlanda, Marrocos e Austrália, revelando um tópico de inovação. Reuniões, com o curso de Psicologia, Serviço Social e com a CAE, com o planejamento, de oito rodas de conversa para acolhimento em saúde mental para os estudantes, agendadas em outubro e novembro; oito programetes para a Rádio FURB FM, articulando temas em saúde com a programação musical da Rádio, três programetes já executados, sendo cada um exibido seis vezes ao longo da programação semanal da Rádio. Realizados encontros quinzenais de horta medicinal nos ambulatórios da Velha e Fortaleza, criação de mídias sociais para divulgação das atividades e eventos realizados, além de postagens semanais que contemplam assuntos acerca de saúde e qualidade de vida, arte e arquitetura, duas oficinas de tintas naturais, e uma live sobre psicologia das cores.
Núcleo de estudos linguístico
Promove a formação complementar aos acadêmicos(as) da FURB que apresentam problemas/dificuldades de leitura, escrita ou produção dos textos acadêmicos.
O projeto Assessoria Linguística na Universidade: inclusão e letramentos faz parte do Programa de Extensão Núcleo de Estudos Linguísticos (NEL) do Departamento de Letras, desde 2014. Este Projeto, assim como o Programa, promove a formação complementar aos acadêmicos(as) da FURB que apresentam problemas/dificuldades de leitura, escrita ou produção dos textos acadêmicos, por meio de acompanhamento de professores do Curso de Letras e Pedagogia e de professores em formação da licenciatura em Letras, com práticas específicas, ampliando-lhes a competência linguística e trabalhando com as dificuldades e necessidades de cada acadêmico(a). São objetivos: promover a socialização do conhecimento desenvolvido na Universidade, prestando assessoria na área da língua portuguesa à comunidade interna/externa, garantindo-lhes a permanência bem-sucedida a partir de conhecimentos sobre a linguagem adequada a cada texto e ocasião e envolver corpo docente e discente nos programas de extensão da Universidade. Além disso, devido também à demanda de acadêmicos atendidos pela CAE na área da Educação Especial, que, depois do atendimento da equipe técnica daquele setor e reconhecidos problemas nos campos da linguagem, são acompanhados durante esse processo pelo setor e atendidos no NEL.
Núcleo de estudos linguísticos
Atendem-se acadêmicos que necessitam desenvolver a competência linguística em textos por meio do acompanhamento de professores formados e professores em formação da licenciatura em Letras, com práticas específicas de leitura e escrita.
O Núcleo de Estudos Linguísticos (NEL) é um programa de extensão do Departamento de Letras da Universidade Regional de Blumenau (FURB) que está aberto à comunidade interna, priorizando a educação linguística com o intuito de ampliar os conhecimentos sobre os múltiplos usos da linguagem. Diante disso, objetiva-se socializar as experiências vivenciadas pelas bolsistas de Extensão no projeto Assessoria Linguística: práticas de leitura e escrita na Universidade. O projeto está vinculado às ações do Programa de Inclusão e Permanência Acadêmica (PIPA), mediado pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), que encaminha os alunos que apresentem alguma dificuldade de aprendizagem na área da linguagem. Neste projeto, aprovado pelo Edital 05/2016, atendem-se acadêmicos que necessitam desenvolver a competência linguística em textos da esfera acadêmica, por meio do acompanhamento de professores formados e professores em formação da licenciatura em Letras, com práticas específicas de leitura e escrita. Para esta socialização, relatam-se as experiências vivenciadas e analisa-se o questionário inicial, para compreender e identificar as dificuldades apontadas pelos acadêmicos(as) atendidos(as).
O ensino de ciências nos anos iniciais: apoio ao professor e qualificação em serviço
Aprimorar o processo de educação científica das crianças e contribuir na formação inicial dos licenciandos da universidade que atuarão na iniciação à ciência.
O projeto O ensino de ciências nos anos iniciais: apoio ao professor e qualificação em serviço, tem como objetivo de aprimorar o processo de educação científica das crianças por intermédio das aulas de ciências a partir de ações de formação continuada de professores de ciências que atuam na educação básica e disseminação de materiais didáticos em educação científica. Ainda, contribuir na formação inicial dos licenciandos da universidade que atuarão na iniciação à ciência para e com as crianças. Para isso, neste ano, desenvolveram-se estratégias de formação continuada docente nas redes de ensino de Indaial, com o desenvolvimento da proposta curricular de Ciências, e de Blumenau, na discussão de projetos de escolas sustentáveis.
O imaginário teatral na saúde mental
1) prestar assessoria para o fortalecimento de ações de reabilitação psicossocial; e, 2) proporcionar a formação da comunidade acadêmica e externa em temas relacionados à reabilitação psicossocial.
O projeto “O Imaginário Teatral na Saúde Mental” surgiu em 2019 com o intuito de promover atividades de reabilitação psicossocial junto aos usuários do Serviço de Saúde Mental de Blumenau por meio do Teatro. Trabalhando sempre a partir da perspectiva da Economia Solidária, em que está intrínseca a economia criativa, o Grupo Teatral Estações da Vida, no qual o projeto realiza suas ações, existe desde 2009 juntamente com a ENLOUCRESCER (Associação de Usuários da Saúde Mental de Blumenau) e busca resgatar individualidades em fragilidade emocional e ou psíquica através da escuta, da expressão e da ponderação que a atividade dramática proporciona. Assim sendo, os objetivos do projeto vêm sendo alcançados visto que o mesmo cumpre com o planejamento que previa: 1) prestar assessoria para o fortalecimento de ações de reabilitação psicossocial; e, 2) proporcionar a formação da comunidade acadêmica e externa em temas relacionados à reabilitação psicossocial.
O jogo teatral na escola
Despertar o interesse e gosto dos professores pelo teatro, está proporcionando uma experiência de formação prazerosa, por meio da vivência de jogos teatrais e estimulando a fruição artística.
Desde o início de 2011, o projeto está oferecendo oficinas de jogos teatrais amparadas no trabalho da diretora norte-americana Viola Spolin (1906-1994), do professor e diretor teatral francês Jean-Pierre Ryngaert (1945-) e do diretor e estudioso brasileiro Augusto Boal (1931-2009), para formação continuada de professoras da Educação Básica das Secretarias Municipais de Educação (SEMEDs) de Santa Catarina de Gaspar, Indaial e Schroeder. A identificação de que no Vale do Itajaí há uma enorme carência de professores habilitados para atuarem na disciplina de Artes e, especialmente, com graduação em Teatro, motivou, dentre outras questões, a aplicação de questionários, entre novembro de 2011 e março de 2012, sobre o teatro no cotidiano escolar com as professoras participantes do projeto. Considerando que muitas crianças tomam o primeiro contato com o teatro por meio da escola, esse projeto está contribuindo para despertar o interesse e gosto dos professores pelo teatro, está proporcionando uma experiência de formação prazerosa, por meio da vivência de jogos teatrais e estimulando a fruição artística.
Observatório do desenvolvimento regional
Visa articular o Observatório do Desenvolvimento Regional com o tripé ensino, pesquisa e extensão da FURB, instituições públicas e entidades regionais.
O Programa tem como objetivo, articular o Observatório do Desenvolvimento Regional com o tripé ensino, pesquisa e extensão da FURB, instituições públicas e entidades regionais, visando estabelecer uma rede de pesquisa e de extensão acerca das questões dos Objetivos De Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como contribuir para a reflexão e a interação institucional sobre os processos e as dinâmicas do desenvolvimento regional. Como estratégia metodológica, buscamos estabelecer contatos para novas parcerias e convênios com universidades, instituições e organizações nacionais e internacionais; organizar e instrumentalizar a base de dados, permitindo acesso facilitado a pesquisas, projetos, programas e políticas públicas de desenvolvimento regional; estruturar e disponibilizar um site para divulgação de notícias, dados e resultados de pesquisa, rede de contatos, publicações e eventos; acompanhar, integrar e facilitar a execução dos projetos vinculados ao Programa.
Observatório dos bebês de risco
Será cenário das disciplinas de Vivência em Fisioterapia e dos estágios obrigatórios.
Este projeto consta na reformulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Fisioterapia que entrará em vigor em 2022/2 como uma das ações de curricularização da extensão, pois será cenário das disciplinas de Vivência em Fisioterapia e dos estágios obrigatórios. Faz parte da parceria com o Centro Especializado de Reabilitação-II.Tem a intenção de oferecer a pelo menos 20 estudantes dos Cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Medicina, Serviço Social, Farmácia, Odontologia, Nutrição, Ciências Biológicas, Direito, Informática, Educação Especial, Pedagogia, Engenharias, Medicina Veterinária uma oportunidade de vivenciar a integração ensino-serviço na realidade da extensão universitária.
Odontogame: pensamento computacional e saúde bucal
Pretende-se ampliar as possibilidades de interação com a comunidade introduzindo um jogo sério baseado no Furbot que trabalhe os temas de educação em saúde bucal a partir de conceitos de pensamento computacional.
Na FURB, dois projetos de extensão identificaram um ponto de convergência para a construção da presente proposta: o projeto FURBOT e o projeto FURBMOVEL. O FURBOT há 10 anos vem desenvolvendo tecnologias para suporte ao desenvolvimento de habilidades em pensamento computacional através de jogos sérios e há três anos vem aplicando estas tecnologias na educação básica (1o ao 5o anos) e na formação de professores do ensino fundamental. O FURBMOVEL consiste em um ônibus com consultório odontológico adaptado para realização de projetos de extensão do curso de Odontologia e vem sendo utilizado para mediar ações de educação em saúde em escolas públicas do município de Blumenau. Para apoiar as ações são utilizados materiais como jogos de memória, livros ilustrativos, jogos interativos, vídeos, confecção de cartazes, macromodelos e escovação supervisionada com kits doados pela Colgate. Assim sendo, no escopo do presente projeto, pretende-se ampliar as possibilidades de interação com a comunidade introduzindo um jogo sério baseado no Furbot que trabalhe os temas de educação em saúde bucal a partir de conceitos de pensamento computacional.
Oficinas escolares: tópicos da teoria dos grafos para o ensino básico
Este projeto consiste na proposta da realização de oficinas escolares e cursos online de formação continuada para professores das instituições de ensino básico da rede estadual e municipal de Blumenau.
Os movimentos de reorganização curricular sugerem a abordagem, em sala de aula, de temas desenvolvidos na atualidade. Nesse sentido, este projeto consiste na proposta da realização de oficinas escolares e cursos online de formação continuada para professores das instituições de ensino básico da rede estadual e municipal de Blumenau. As oficinas e cursos oferecidos objetivam capacitar os professores do ensino básico para trabalhar em sala de aula com conteúdos contemporâneos da Matemática, mais particularmente com conceitos básicos da Teoria dos Grafos, e relacioná-los com situações emergentes da atualidade. Desse modo, as ações propostas são compostas por desafios lúdicos que objetivam tornar acessível aos estudantes do ensino básico tópicos elementares da teoria em questão, que se refere a uma teoria caracterizada pelo estudo qualitativo dos objetos e constantemente referenciada em diversas áreas do conhecimento humano, pois ela é utilizada como modelo matemático em vários problemas importantes da computação, planejamento urbano, sistemas de comunicação e mobilidade, por exemplo.
Orquestra da FURB
O projeto coloca em prática o poder transformador que a união entre ensino, pesquisa e extensão pode ter sobre a sociedade, agregado ao fomento à cultura, oportunizando o desenvolvimento e a integração social.
A Orquestra da FURB é um conjunto sinfônico clássico, que iniciou suas atividades em 1999, sob a regência do maestro emérito Frank Graf e consolidou-se como programa de extensão. O projeto coloca em prática o poder transformador que a união entre ensino, pesquisa e extensão pode ter sobre a sociedade, agregado ao fomento à cultura, oportunizando o desenvolvimento e a integração social. Formada por dois segmentos a partir dos próprios integrantes do grande grupo – a Orquestra de Cordas e a FURB Jazz Band – que executam repertório específico como barroco e os estilos jazz, soul e bossa nova. Composta por estudantes do curso de Música e de outros cursos da Universidade, profissionais e voluntários da comunidade, sob a regência e coordenação do professor Roberto Rossbach e assistência do regente Luiz Lenzi.
Paidéia: Introdução ao estudo da cultura e do idioma grego antigo
Introdução ao estudo da cultura e do idioma grego antigo em Blumenau-SC e região do Vale do Itajaí.
O projeto “Paideia – Introdução ao estudo da cultura e do idioma Grego Antigo em Blumenau -SC e região do Vale do Itajaí” tem como objetivo geral ofertar um curso introdutório ao estudo da cultura e idioma Grego Antigo em Blumenau, a partir do LABEAM (Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais) e da ETEVI (Escola Técnica do Vale do Itajaí) para o público acadêmico, estudantes desta escola, e outros secundaristas das escolas de Blumenau e Região e membros da comunidade do Vale do Itajaí, possibilitando acesso democrático e gratuito à temáticas desta natureza. A metodologia utilizada tem por base o “Aprendendo Grego” da Joint Association for Classical Teachers, sendo um método que consiste na tradução de textos gregos antigos numa sequência introdutória à cultura helênica. Com isso, os objetivos específicos são: (a) Identificar e compreender alguns dos principais fundamentos da cultura grega abordados no método; (b) aprender noções básicas do idioma grego antigo; (c) compreender a importância do estudo da cultura e língua grega para uma formação humanística na contemporaneidade; (d) relacionar conhecimentos relativos à cultura grega antiga com conhecimentos disciplinares da Educação Básica e Universitária.
Panorama publicitário
Promover a integração de diferentes atores da comunidade que atuam no setor da comunicação com vistas a fomentar uma reflexão crítica sobre a comunicação e a mídia a partir das inovações tecnológicas que as envolve.
Na economia baseada no conhecimento, as universidades têm potencial para estimular o desenvolvimento econômico e social ao desenvolver um trabalho colaborativo na comunidade em que está inserida. O Projeto Panorama Publicitário tem o objetivo de promover a integração de diferentes atores da comunidade que atuam no setor da comunicação com vistas a fomentar uma reflexão crítica sobre a comunicação e a mídia a partir das inovações tecnológicas que as envolve, relacionando tendências ou novas dinâmicas de comportamento social. A partir desta compreensão contextual, este projeto visa identificar as peculiaridades do mercado publicitário regional por meio da integração universidade-comunidade, debates profissionalizantes, capacitação de pequenas empresas e comércios de bairros, divulgação massiva das vagas de trabalho (oportunidade para estudantes e egressos), integração com as entidades de classe. Os procedimentos metodológicos adotados seguem as seguintes etapas: Leitura acerca dos temas emergentes, Definição do tema de forma cooperada com os atores externos, Seleção dos debatedores, Campanha divulgação.
Par/caixa - programa de arrendamento residencial
Um plano no qual o pretendente paga taxas mensais de arrendamento, como se fosse um aluguel, no fim do contrato, que é de 15 anos, tem a opção de compra do imóvel.
O Programa de Arrendamento Residencial (PAR) é um plano no qual o pretendente paga taxas mensais de arrendamento, como se fosse um aluguel, no fim do contrato, que é de 15 anos, tem a opção de compra do imóvel.
Participação juvenil e gestão de riscos
O projeto tem como perspectiva a articulação e mobilização dos atores sociais jovens no processo de construção de estratégias na gestão de riscos.
A ideia do projeto surgiu a partir das observações e discussões de professores e acadêmicos do curso de Serviço Social que vêm desenvolvendo o Programa de Extensão GRACO - Gestão de Risco e Participação Comunitária, sobre as dificuldades e desafios junto às comunidades com maiores vulnerabilidades da cidade de Blumenau que desde o desastre de 2008 passaram a conviver com maiores e crescentes conflitos relacionados à violência. Em vista disso, o projeto tem como perspectiva a articulação e mobilização dos atores sociais jovens no processo de construção de estratégias na gestão de riscos considerando que a violência urbana tem sido uma das expressões da questão social presentes principalmente nestas comunidades com maiores vulnerabilidades. Com isto, procura-se desenvolver ações para o enfrentamento dos riscos sociais, e ações que estejam direcionadas a considerar questões relacionadas ao convívio social conflituoso, por questões geracionais, equidade de gênero, e outras violações de integridade física e psíquica.
Pet-saúde interprofissionalidade
O PET-Saúde como parte da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde chega em sua nona edição, alcançando resultados positivos que contribuem para a reorientação da formação e do trabalho em saúde no país.
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) como parte da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde chega em sua nona edição, alcançando resultados positivos que contribuem para a reorientação da formação e do trabalho em saúde no país. A Educação pelo Trabalho para a Saúde, alcançada por meio da integração do ensino com o serviço e com a comunidade, pela implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais e por outros aspectos que a fortalecem, ocorreu, uma vez mais, de forma articulada e comprometida pelos participantes desta edição do programa, que, com clareza e intencionalidade, desenvolveram processos formativos ancorados nos pressupostos teóricos, metodológicos e conceituais da Educação Interprofissional (EIP) e das práticas colaborativas em saúde (PC), viabilizando a institucionalização desta estratégia educacional por meio do PETSaúde.
Plug in - 2022
O projeto contribui no envolvimento dos estudantes e professores, serve como instrumento de ensino e aprendizagem, intercâmbio entre os envolvidos e a comunidade e a preparação do futuro profissional.
O Plug in, projeto de extensão do curso de Publicidade e Propaganda, se refere a um programa de televisão veiculado semanalmente na FURB TV e, posteriormente, disponibilizado nas redes sociais digitais como o Youtube e o Facebook. O programa iniciou suas atividades no ano de 2001. No Plug in, desde a reunião de pauta até a veiculação, os acadêmicos aplicam seus conhecimentos e adquirem outros durante todo o processo. O projeto contribui no envolvimento dos estudantes e professores, serve como instrumento de ensino e aprendizagem, intercâmbio entre os envolvidos e a comunidade e a preparação do futuro profissional. O programa de televisão Plug in tem se tornado, nos últimos dezesseis anos, um importante instrumento de divulgação do cenário regional da publicidade na região de Blumenau/SC por meio da extensão universitária. O Plug in é realizado no Laboratório de Vídeo, semanalmente, com temas que partem da área da Publicidade e Propaganda. O programa é totalmente produzido pelos acadêmicos e cabe aos professores responsáveis o controle do andamento do mesmo. Além dos bolsistas, existem vários voluntários que se revezam em sua participação. As etapas metodológicas do projeto se dão da seguinte forma: decisão da pauta semanal (o assunto) de cada programa, listagem dos possíveis nomes de entrevistados, contatos para as entrevistas e matérias, produção das matérias em externa, mas também em estúdio e levantamento de informações úteis sobre um tema que será incluído como texto de ilustração no programa. Os temas sempre atendem os interesses da comunidade de Blumenau e região.
Plug in 2020
O programa aborda de modo geral temas relacionados com a comunicação e o mundo da Publicidade e Propaganda.
O Plug In é um programa de televisão totalmente produzido por alunos do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da FURB. Transmitido pela FURB TV/Canal FUTURA. O programa aborda de modo geral temas relacionados com a comunicação e o mundo da Publicidade e Propaganda.
Plug in 2022-2023
Desenvolver conteúdo multimídia com a combinação de diferentes elementos sobre o mercado.
Com a finalidade de dar continuidade às ações desenvolvidas desde 2001, ininterruptamente, apresenta-se o projeto PLUG IN que tem como objetivo desenvolver conteúdo multimídia com a combinação de diferentes elementos (texto, áudio, vídeo, imagem e formatos híbridos), sobre o mercado da publicidade e propaganda regional integrado à universidade.
Praticando as terapias integrativas e complementares
Vivenciar, através da proatividade do paciente as práticas integrativas complementares, de forma com que os participantes experimentem momentos de afloramento da sensibilidade, criatividade e exteriorização dos sentimentos de cada indivíduo.
Praticando as atividades integrativas é um projeto que faz parte do programa Toque Terapêutico, onde o paciente deixa de ser um agente passivo, para se tornar um membro ativo da sua própria transformação, seja cognitiva, emocional ou financeira. Dentro dessa abordagem estão a arteterapia e a aromaterapia, atividades que buscam desenvolver habilidades sensoriais, emocionais e cognitivas, tratando o corpo, a mente e as emoções. O objetivo geral deste projeto é o de vivenciar, através da proatividade do paciente as práticas integrativas complementares, de forma com que os participantes experimentem momentos de afloramento da sensibilidade, criatividade e exteriorização dos sentimentos de cada indivíduo. É através de oficinas que aconteceriam vivências e desenvolvimento de produtos como, materiais gráficos, mandalas, produtos cosméticos, conexões com a natureza das estações do ano e técnicas de cuidado com o corpo e a alma. Mediante o cenário atual, com a pandemia ficou inviável a execução dos objetivos gerais do projeto, sendo necessário reformular a forma com que pudéssemos contribuir com as informações necessárias e levar conhecimento sobre conceitos que seriam executados na forma presencial.
Práticas educativas para educação científica e ambiental em um espaço hibrido de inovação
Desenvolver práticas educativas com estudantes e seus professores em um espaço híbrido de inovação educacional, no encontro e na articulação entre a universidade e as escolas públicas, para Educação Científica e Ambiental.
Frente às reflexões sobre a articulação da universidade e a escola pública em percursos formativos para Educação Científica (EC) e Ambiental (EA) e a procura continuada por práticas educativas inovadoras, um coletivo de formadores de docentes e acadêmicos de cursos de licenciatura da FURB vêm desenvolvendo ações extensionistas com estudantes e professores da educação básica em um espaço híbrido de inovação educacional. A partir da aprovação de projeto no edital 10/2018/PROPEX, o principal objetivo foi desenvolver práticas educativas com estudantes e seus professores em um espaço híbrido de inovação educacional, no encontro e na articulação entre a universidade e as escolas públicas, para Educação Científica e Ambiental.
Práticas integrativas - ser e conviver pós covid 19 crie/furb
Fornecem conhecimento e rica vivência para diversas disciplinas, sendo discutidas e utilizadas em sala buscando ensino mais próximo da realidade encontrada e da necessidade apresentada pela população.
As atividades realizadas fornecem conhecimento e rica vivência para diversas disciplinas, sendo discutidas e utilizadas em sala buscando ensino mais próximo da realidade encontrada e da necessidade apresentada pela população, em acordo com as diretrizes nacionais curriculares e na perspectiva da curricularização da extensão, no cursos de Farmácia, de Medicina Veterinária e de Fisioterapia em especial nas áreas de Farmacognosia, Fitoterapia, Saúde Coletiva, Educação em Saúde, Fisioterapia em Saúde Mental, Fisioterapia em Estética, Medicina Veterinária Preventiva e Práticas Integrativas e Complementares.
Práticas integrativas e complementares na escola
Recuperar o equilíbrio orgânico e promover a saúde.
O conhecimento das práticas integrativas e complementares provém de medicinas orientais e ocidentais tanto antigas quanto recentes, de modo a englobar um arsenal de técnicas naturais de tratamento e prevenção de doenças. As práticas integrativas e complementares têm por objetivo recuperar o equilíbrio orgânico e promover a saúde. Dentre as terapias utilizadas encontram-se a auriculoterapia, aromaterapia, reiki, florais, ayurveda, yoga e técnicas de respiração, meditação e relaxamento. Desta forma, o projeto visa promover um estado de bem estar físico e mental e contribuir para a disseminação do conhecimento de tais terapêuticas, de maneira a desenvolver a autonomia dos participantes.As atividades realizadas foram mediadas por tecnologia através de vídeos e reuniões síncronas que contavam com a explicação da técnica abordada, orientação sobre como desenvolvê-la e condução para realizá-la.
Práticas restauradoras na gestão de conflitos e violência no espaço doméstico.
Professores, pesquisadores, extensionistas e acadêmicos da área do Direito, Serviço Social e Psicologia que vêm atuando junto ao Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Furb no atendimento de situações de conflitos familiares.
A presente proposta é o resultado das observações e discussões de professores, pesquisadores, extensionistas e acadêmicos da área do Direito, Serviço Social e Psicologia que vêm atuando junto ao Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Furb no atendimento de situações de conflitos familiares, particularmente nos que há violência doméstica. Uma das problemáticas que envolve frequentemente os conflitos familiares em que ocorre violência é a evidente insuficiência e fracasso do paradigma punitivo dominante, o que por si só, evidencia a irreversível crise de legitimidade do sistema penal e dos instrumentais jurídicos tradicionais, sobretudo, no que diz respeito à sua incapacidade de dar uma resposta adequada aos diversos atores sociais envolvidos em violência doméstica: autor, vítima e sociedade civil, bem como prevenir a reincidência.
Pro-in: a fisioterapia na inclusão educacional
Tornar o acadêmico de fisioterapia um elemento ativo na inclusão educacional, prestando assistência fisioterapêutica à crianças e adolescentes vinculados a ABLUDEF e CEMEA.
O projeto de extensão PRO-IN tem o objetivo de tornar o acadêmico de fisioterapia um elemento ativo na inclusão educacional, prestando assistência fisioterapêutica à crianças e adolescentes vinculados a Associação Blumenuense de Deficientes Físicos (ABLUDEF) e ao Centro Municipal de Educação Alternativa de Blumenau (CEMEA). O projeto auxilia pais e/ou responsáveis, professores, gestão e crianças, realizando visitas regulares nas escolas comuns e orientando em relação às deficiências, aos manuseios e posicionamentos adequados, adaptações de materiais, mobiliários, bem como eliminação de barreiras atitudinais.
Proequo - projeto de equoterapia da FURB
Oferecer atendimentos especializados de equoterapia em equipe, visando estimulação constante em saúde e educação para a comunidade blumenauense.
O PROEQUO (Projeto de Equoterapia da Universidade Regional de Blumenau - FURB) faz parte do Programa REABILITAR do curso de Fisioterapia e tem como propósito oferecer atendimentos especializados de equoterapia em equipe, visando estimulação constante em saúde e educação para a comunidade blumenauense. Além disso, objetiva contribuir na formação dos futuros profissionais através da extensão universitária e do exercício pleno de cidadania atuando na sociedade.
Proesde licenciatura
Bolsas de estudo para estudantes matriculados em Cursos de Graduação e de Licenciatura, sob a coordenação da Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional – DIPE da Secretaria de Estado da Educação – SED.
O Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional – PROESDE tem como objetivo a concessão de bolsas de estudo para estudantes matriculados em Cursos de Graduação e de Licenciatura, sob a coordenação da Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional – DIPE da Secretaria de Estado da Educação – SED. O Programa abrange, preferencialmente, todas as regiões de Santa Catarina, beneficiando estudantes matriculados em cursos nas Instituições de Ensino Superior – IES, mantidas por Fundações Educacionais de Ensino Superior, instituídas por Lei Municipal, considerando os recursos de até 20% e que manifestarem interesse em desenvolver o PROESDE. O PROESDE consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à formação do estudante/bolsista enquanto cidadão e profissional capaz de intervir e contribuir em seu contexto regional, mediante a articulação entre sua formação acadêmica e o desenvolvimento educacional e socioeconômico de sua região. Tais atividades são desenvolvidas por meio de Projetos de Intervenção, abrangendo todas as Regionais de Educação.
Professores e o uso de metodologias ativas no efex
Espaço de formação e experimentação em tecnologias para professores.
Este projeto foi idealizado após a inauguração do EFEX - Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores, uma parceria entre SED/SC - Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, CIEB – Cent ro de Inovação para a Educação Brasileira e FURB. O EFEX é um conceito de espaço físico para criação e compartilhamento de práticas pedagógicas inovadoras mediadas pela tecnologia, concebido para ser integrado às redes públicas de Educação Básica, permitindo ao professor aprimorar suas competências no uso de instrumentos e recursos digitais aplicados à Educação. O Projeto propõe-se a realizar formação continuada com professores da Educação Básica das redes públicas (estadual e municipais) e complementar a formação inicial dos Licenciandos da FURB, mediante ações sistemáticas que envolvam metodologias ativas com uso de tecnologias no espaço EFEX, contribuindo para a melhoria da prática pedagógica e aproximando o público-alvo das competências da nova Base Nacional Comum Curricular, em especial a competência geral 5, que trata da tecnologia.
Profisc - promovendo qualidade de vida
Promoção da saúde através do resgate, conservação e uso adequado dos ambientes, ampliando a utilização da fitoterapia e das artes na atenção à saúde.
O objetivo geral do projeto faz referência à promoção da saúde através do resgate, conservação e uso adequado dos ambientes, ampliando a utilização da fitoterapia e das artes na atenção à saúde. Além disso, compromete-se com a prestação de assessoria técnica para o planejamento e execução de hortas medicinais e alimentícias.. O PROFISC busca alcançar os objetivos propostos a partir da tríade em que se sustenta: Fitoterapia, Artes Visuais e Arquitetura e Urbanismo. Para a concretização do projeto, utiliza-se de metodologias ativas a partir da perspectiva sistêmica, sendo estas materializadas a partir da promoção de 16 rodas de conversa abertas à comunidades, 10 oficinas participativas, encontros semanais do grupo de manutenção da horta do Campus 3, 3 assessorias técnicas à execução de hortas medicinais (Ambulatório Geral da Fortaleza, ESF Alfredo Hoess e ESF Nair Neves Pereira), 4 atendimentos grupais sobre saúde e bem-estar, além de 3 atendimentos individuais.
Programa assistência sociojurídica
Contribuir para a valorização da família como locus da produção da sociabilidade, promover a articulação entre a extensão universitária e organizações não-governamentais que atendem crianças e adolescentes.
O Programa Assistência Sociojurídica, extensão do Departamento de Serviço Social, é desenvolvido em parceria com o Núcleo de Prática Jurídica da FURB. Compõe-se dos Projetos: Atendimento Compartilhado, Orientação Sociofamiliar e Informação. Dentre seus objetivos destacam-se: contribuir para a valorização da família como locus da produção da sociabilidade, promover a articulação entre a extensão universitária e organizações não-governamentais que atendem crianças e adolescentes e evidenciar os desdobramentos da violência doméstica na vida familiar. Em 2011, verificou-se a ocorrência de violência intrafamiliar, principalmente envolvendo casais, em 18,2% das famílias atendidas no Programa. A política de assistência social do município dispõe de serviços voltados às pessoas em situação de violência doméstica e intrafamiliar, no entanto, observa-se carência de ações preventivas, especialmente, destinadas às crianças e aos adolescentes, os quais estão expostos à violência desde cedo, quando em suas famílias este fenômeno está presente.
Programa comunicação e comunidade 2022-2023
Possibilita a troca sistemática de informações, a análise crítica de experiências, a assessoria técnica, o estudo e a divulgação de novas ferramentas e estratégias.
O Programa de Extensão Comunicação e Comunidade, com projeto original de 2005, aprovado PROPEX - Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, institucionaliza ações desenvolvidas no âmbito dos Cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo ao longo dos últimos anos. O Programa tem o objetivo de promover a integração entre a Universidade e a comunidade por meio dos diferentes projetos vinculados ao programa, possibilitando a troca sistemática de informações, a análise crítica de experiências, a assessoria técnica, o estudo e a divulgação de novas ferramentas e estratégias na área de Comunicação.
Programa construir: sensibilizando, planejando e estruturando espaços e vidas
Desenvolve levantamentos técnicos, análises e projetos de arquitetura de equipamentos comunitários, além de promover palestras sobre questões sociais, ambientais e na área da saúde e das artes.
O PROGRAMA CONSTRUIR integra as atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Design, Farmácia e Artes Visuais, através da vinculação de três Projetos de Extensão: Sensibilizar (661/2021), Planejar (660/2021) e Estruturar (659/2021). Desenvolve levantamentos técnicos, análises e projetos de arquitetura de equipamentos comunitários, além de promover palestras sobre questões sociais, ambientais e na área da saúde e das artes. O objetivo geral do Programa é promover a cidadania pela qualificação de espaços comunitários quanto às condições funcionais e ambientais, possibilitando a aplicação, na prática, dos conhecimentos gerados e transmitidos pela Universidade e pela comunidade, propondo diretrizes que permitam o alcance, percepção e entendimento para a integralidade entre os espaços e usuários, promovendo a resiliência dos ambientes, o cuidado integral à saúde, e a utilização dos espaços com segurança e autonomia.
Programa de apoio ao esporte e ao exercício
Analisar as condições de ambiência dos espaços de treinamento e competições, com vistas ao desenvolvimento de raciocínio crítico pelos participantes do projeto.
Apresenta como objetivo geral analisar as condições de ambiência dos espaços de treinamento e competições, com vistas ao desenvolvimento de raciocínio crítico pelos participantes do projeto, bem como de docentes e estudantes envolvidos, enquanto realizam atividades inerentes às suas formações profissionais. O desenvolvimento das atividades do projeto ocorreu nos espaços de treinamento e competição das modalidades de Handebol e Voleibol Feminino, também nos polos paradesportivos das modalidades Atletismo e Natação de Blumenau/SC (Centro Esportivo Bernardo Werner – SESI e Complexo Desportivo da Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB). Este projeto caracteriza-se como de natureza qualitativa e exploratória e a metodologia utilizada envolveu pesquisa documental, desenvolvimento de planilhas de avaliação (considerando os conceitos de ambiência, adequação dos materiais e revestimentos utilizados nos espaços destinados à prática de atividades, infraestrutura geral dos polos selecionados), visitas técnicas para levantamento, inventário fotográfico dos locais em estudo e tabulação e análise dos dados obtidos.
Programa economia solidária, inclusão socioeconômica e cooperativismo social
O programa tem realizado seu plano de ações orientados pelos princípios da Economia Solidária como cooperação, autogestão, viabilidade econômica e solidariedade.
Em execução desde março de 2020, o programa Economia Solidária, Inclusão Socioeconômica e Cooperativismo Social tem suas ações e dinâmicas de trabalho realizadas dentro do contexto de pandemia de coronavírus (SARS-CoV-2), causador da doença COVID-19. Adaptando-se às orientações das normas de biossegurança, o programa manteve suas atividades organizativas em execução de forma remota, retornando para atividades presenciais de forma progressiva, conforme flexibilização de decretos do governo do estado de Santa Catarina. Assim, adequando-se ao contexto, o programa tem realizado seu plano de ações orientados pelos princípios da Economia Solidária como cooperação, autogestão, viabilidade econômica e solidariedade. Ainda em seu primeiro ano de vivência, o programa fortaleceu seus vínculos com esses princípios através da partilha e comunicação com as equipes que englobam os três projetos de extensão que o integram: 1) Direito, Reintegração Socioeconômica e Ressocialização; 2) EDUCOMUNICAR: Comunicação, Educação e Economia Solidária; 3) Economia Solidária e Sustentabilidade: Gestão da Produção e Social para o Fortalecimento de uma Cooperativa de Trabalhadores de Coletores de Resíduos Recicláveis de Blumenau - COOPERRECIBLU.
Programa institucional arte na escola - polo furb
As ações previstas nos três projetos canalizam para a formação do professor de Educação Básica com envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação, permeando as linguagens de Artes Visuais, Música, Teatro, Design e Arte e Tecnologia.
O PIAE - Programa Institucional Arte na Escola - Polo da FURB, apresenta proposta ao Edital PROPEX nº 17/2021, com os Projetos: a) Educação Estética e Mediação Cultural com Professores de Educação Básica; b) Corpo Sonoro: Teatro e Música na Formação Continuada do Professor-Artista; c) Arte e Tecnologia: Construindo Redes Sociais Tecnológicas e Artísticas. As ações previstas nos três projetos canalizam para a formação do professor de Educação Básica com envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação, permeando as linguagens de Artes Visuais, Música, Teatro, Design e Arte e Tecnologia.
Programa institucional de apoio ao esporte da furb
As práticas de atividades físicas e desportivas na FURB deixaram de ser restritas às atividades acadêmicas e ganharam mais espaço na agenda da Universidade.
Cabe destacar que o esporte, ou melhor, as modalidades esportivas apoiadas pela FURB, tem constituído cenário de aprendizagem para diversos cursos de graduação da FURB, que desenvolvem ações junto ao conjunto de modalidades esportivas apoiadas (nove em 2020, sendo Atletismo Misto, Badminton Misto, Basquete Masculino, Futsal Feminino, Ginástica Rítmica Feminino, Handebol Feminino, Natação Misto, Paradesporto Misto, Vôlei Feminino).
Programa institucional rede de escolas criativas - RIEC FURB
Reconhecer e difundir o potencial inovador e criativo da escola do século XXI, auxiliando profissionais da educação em busca de práticas educativas que contemplem os avanços das ciências, bem como as demandas pessoais, sociais e ambientais.
O Programa Institucional Rede de Escolas Criativas-RIEC/ FURB objetiva reconhecer e difundir o potencial inovador e criativo da escola do século XXI, auxiliando profissionais da educação em busca de práticas educativas que contemplem os avanços das ciências, bem como as demandas pessoais, sociais e ambientais deste início de século. O Programa pretende aprofundar as questões reflexivas acerca da ecoformação e transdisciplinaridade na busca de formação inicial e continuada de professores, enfocando questões conceituais e metodológicas. O presente estudo visa apresentar ações baseadas no intercâmbio de participantes da RIEC/FURB no que se refere à pesquisa em rede colaborativa, à formação transdisciplinar e ecoformadora que é impulsora de mudanças sustentáveis e geram reflexos nos aspectos profissionais e institucionais na sociedade do conhecimento.
Programa: pensamento computacional na formação para a cultura digital
Institucionalizar ações de extensão envolvendo Universidade e Comunidade que vem sendo desenvolvidas ao longo dos últimos anos.
Anteriormente denominado "Programa Pensamento Computacional na Infância, é um programa de continuidade que tem por objetivo institucionalizar ações de extensão envolvendo Universidade e Comunidade que vem sendo desenvolvidas ao longo dos últimos anos no âmbito dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Jornalismo e Odontologia através da articulação das ações de extensão no âmbito dos três projetos vinculados ao mesmo.
Programa: pensamento computacional na infância
Tem como objetivo institucionalizar ações de extensão envolvendo Universidade x Comunidade que vem sendo desenvolvidas ao longo dos últimos anos.
O Programa 'Pensamento Computacional na Infância' tem por objetivo institucionalizar ações de extensão envolvendo Universidade x Comunidade que vem sendo desenvolvidas ao longo dos últimos anos no âmbito dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Jornalismo e Odontologia através da articulação das ações de extensão no âmbito dos três projetos vinculados ao mesmo. O Programa também visa contribuir para a consolidação da curricularização da extensão (PPC BCC,PPC SIS, PPC Odontologia e contribuir para a construção do PPC Jornalismo), por meio de uma série de atividades complementares e inter-relacionadas envolvendo uma equipe interdisciplinar de pesquisadores e bolsistas, nos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Jornalismo e Odontologia trazendo demandas e dores da realidade escolar para que possam ser trabalhadas em sala-de-aula (Problem-based Learning - PBL), desenvolvendo tecnologias para uso na escola e para o enriquecimento de conteúdos de ensino com exemplos reais e contribuindo para a criação de um espaço de formação crítico-reflexiva integral. Assim, este Programa prevê a inserção do acadêmico como protagonista de sua formação técnica e cidadã na medida em que atua na comunidade através da pesquisaação. O elemento de vinculação dos projetos é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que atualmente encontra-se em processo de implantação na rede pública de ensino em Santa Catarina
Projeto direitos fundamentais e cidadania
Formação de multiplicadores e socializadores dos Direitos Fundamentais da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa, com a consciência da responsabilidade cidadã de contribuir com essa legislação.
O Projeto Direitos Fundamentais e Cidadania, com origem no Departamento de Direito do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Regional de Blumenau (FURB) vincula-se em sua operacionalização ao Programa Defesa Articulada dos Direitos e Garantias Fundamentais. Com fulcro no Plano Político Pedagógico do Curso de Direito, que concebe a necessidade de se ter a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, e, temática que insiram, também transversalmente Direitos Humanos. O Projeto traz a proposta de formação de multiplicadores e socializadores dos Direitos Fundamentais da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa, com a consciência da responsabilidade cidadã de contribuir com essa legislação, e, poder ser, em algum espaço e lugar protagonista da garantia dos direitos dos sujeitos de direito criança, adolescente e idoso. Metodologicamente o Projeto trabalha com dois grupos de estudos, mobilizados pela sua divulgação pelos meios virtuais e presenciais, com participação livre de cidadãos da comunidade interna e externa à Universidade.
Projeto educativo preventivo em traumatismos dentários
Instruir e capacitar a população escolar através de atividades lúdicas, brincadeiras, palestras e folhetos desenvolvidos pelos acadêmicos de Odontologia e professores orientadores.
A educação e motivação em saúde bucal e prevenção aos traumatismos dentários, tem se mostrado muito importante para a conscientização e consequente prognóstico favorável, capacitando professores e escolares a aplicarem os primeiros socorros nessas situações. O objetivo desse projeto foi instruir e capacitar a população escolar através de atividades lúdicas, brincadeiras, palestras e folhetos desenvolvidos pelos acadêmicos de Odontologia e professores orientadores do projeto de extensão FURBMóvel. Foram apresentadas palestras dirigidas às crianças, abordando o tema num linguajar apropriado, contendo imagens ilustrativas proporcionando um melhor entendimento e fixação das informações. Desenvolvemos um macromodelo facilitando assim a memorização dos protocolos, condutas emergenciais adequadas.
Projeto focus 2022/2023
Coletar, processar, sistematizar e socializar informações relacionadas às inter-relações políticas, sociais, econômicas, culturais ou religiosas dos atores sociais, corporativos e institucionais.
Tem o objetivo de coletar, processar, sistematizar e socializar informações relacionadas às inter-relações políticas, sociais, econômicas, culturais ou religiosas dos atores sociais, corporativos e institucionais que constituem a fração espacial na qual a FURB se encontra historicamente inserida. Intenciona, assim, estabelecer diferentes relações pautadas numa visão ampliada do contexto socioeconômico e na capacidade de compartilhamento de saberes que propiciem a empatia e a prática da cidadania, reconhecendo que o conhecimento é sempre resultante da trama das relações socioculturais.
Projeto Gaia
Educação ambiental e desenvolvimento psicossocial para adolescentes em contexto de semiliberdade.
O Gaia tem como objetivo central promover desenvolvimento psicossocial e educação ambiental em adolescentes que vivem em contexto de semiliberdade, com vistas à promoção da saúde integral desses adolescentes. A articulação entre desenvolvimento humano, saúde e educação ambiental se constitui em eixo condutor do presente Projeto, pois entende-se que a relação com o meio em que se vive tem impactos significativos nas trajetórias de desenvolvimento e nas condições de saúde.
Projeto instrumental solidário - piso
Buscamos com a implantação de um banco de instrumentais odontológicos reduzir a evasão do curso de odontologia da FURB.
O projeto instrumental solidário, iniciou-se como um projeto voluntário em 2017 e em 2019 foi contemplado com uma bolsa pelo UNIEDU/art170. Buscamos com a implantação de um banco de instrumentais odontológicos reduzir a evasão do curso de odontologia da FURB.
Projeto panorama
O Projeto Panorama se alinha à proposta extensionista da Universidade quando desenvolve uma aproximação da academia com o mercado para estudar e debater novos comportamentos e princípios da comunicação.
A partir desta compreensão contextual, este projeto visa identificar as peculiaridades do mercado da comunicacao e do marketing regional por meio da integração universidade-comunidade com debates profissionalizantes, capacitaçoes de pequenas empresas e comércios de bairro, divulgação massiva das vagas de trabalho (oportunidade para estudantes e egressos) e integração com as entidades de classe. O Projeto Panorama se alinha à proposta extensionista da Universidade quando desenvolve uma aproximação da academia com o mercado para estudar e debater novos comportamentos e princípios da comunicação a partir das novas tecnologias e de uma nova dinâmica social.
Projetos criativos ecoformadores para formação docente em espaços de educação não-formal
São promovidas aprendizagens a partir de processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivas cotidianas foram os contextos de aprendizagem escolhidos para a implementação do projeto.
Os espaços de educação não-formal onde são promovidas aprendizagens a partir de processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivas cotidianas foram os contextos de aprendizagem escolhidos para a implementação do projeto “Desenvolvimento de projetos criativos ecoformadores (PCE) para formação docente em espaços de educação não-formal”. Estudos recentes têm se preocupado em investigar como a inovação educacional tem se dado no cenário educacional brasileiro e uma das iniciativas implementadas pelo Ministério da Educação (MEC) foi criar o Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica (MICEB) que mapeou experiências em inovações educacionais em instituições de todo Brasil. Seguindo essa tendência, incentivamos o desenvolvimento de projetos educativos influenciados pela imersão em espaços de educação não-formal no contexto da educação básica do município de Blumenau/SC. Segundo Torre e Zwierewicz (2009), os PCEs "representam um referencial de ensino e de aprendizagem baseado na autonomia, na transformação, na colaboração e na busca do desenvolvimento integral da pessoa". Trabalhando com projetos, o professor passa a ter uma função mais dinâmica, deixando de ser um transmissor de conhecimentos e passa a ser um mediador no processo de ensino e aprendizagem.
Projetos territoriais de inclusão produtiva pela economia solidária da população dos cras blumenau
Fomentar ações de inclusão produtiva, apoiar a organização e o fortalecimento de Empreendimentos de Economia Solidária para gerar trabalho e renda ao público usuário nos territórios dos CRAS.
O Projetos Territoriais de Inclusão Produtiva pela Economia Solidária da População dos CRAS Blumenau, está vinculado ao Programa de Extensão Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB) que foi criado em 1999 (Parecer do CEPE, No 145/2000) para implementar ações alternativas de geração de trabalho e renda na perspectiva da Economia Solidária (ES). Diante do trabalho que já é desenvolvido pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e num contexto de desigualdade e vulnerabilidade da população em diversos territórios da cidade este projeto tem o intuito de fomentar ações de inclusão produtiva, apoiar a organização e o fortalecimento de Empreendimentos de Economia Solidária para gerar trabalho e renda ao público usuário nos territórios dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS, em Blumenau/SC. Em especifico busca realizar diagnóstico participativo e mobilização nos territórios dos CRAS, desenvolver ações de formação na perspectiva da Economia Solidária, direcionadas aos profissionais e técnicos dos CRAS e aos usuários da política de assistência social, promover processos de organização econômica nos territórios e sistematizar e dar visibilidade a experiência de extensão em economia solidária e inclusão socioeconômica nos territórios.
Promoção de ações em prol do aleitamento materno
O objetivo principal foi transmitir à lactentes e mulheres da comunidade Blumenauense informações sobre a violência contra a mulher e criança, principalmente para àquelas que sofrem agressões, mostrando ferramentas para enfrentar essa situação.
O projeto de extensão promoção de ações em prol do aleitamento materno vem desenvolvendo ao longo desses 2 anos ferramentas para levar conhecimentos sobre o aleitamento materno às mamães por meio de palestras, eventos, panfletos e, por conta do novo cenário mundial ocasionado pela pandemia do covid-19, além de reforçamos as publicações online nas redes sociais, observam a necessidade de repensar o contexto das mães/mulheres nesse momento, visto o aumento significativo de casos de violência contra a mulher nessa pandemia, com aumento de 48,8% do número de agressões dentro de casa em relação ao ano passado, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), já que uma mulher sob pressão e violência não pode dar total assistência ao seu bebê, pois ela mesma precisa de atenção e cuidado nesse momento marcante e importante da sua vida. O objetivo principal foi transmitir à lactentes e mulheres da comunidade Blumenauense informações sobre a violência contra a mulher e criança, principalmente para àquelas que sofrem agressões, mostrando ferramentas para enfrentar essa situação.
Promoção de saúde bucal e atenção básica em saúde a pessoas em sofrimento mental
Oferecer atenção básica em saúde bucal, realizar atividades lúdicas com o intuito de aproximar a equipe de acadêmicos dos utentes e exercitar suas mentes.
É realizado o projeto de extensão “Promoção de saúde bucal e atenção básica em saúde à pessoas em sofrimento mental” que consiste em oferecer atenção básica em saúde bucal (promoção de saúde e atenção às necessidades odontológicas dos usuários), realizar atividades lúdicas com o intuito de aproximar a equipe de acadêmicos dos utentes (usuários) e exercitar suas mentes (ginástica cerebral). A oficina intitulada: “Mapa Falante”, baseou-se em estimular o grupo a gerar uma discussão acerca da páscoa (tema central da oficina) e teve como objetivo apresentar os acadêmicos participantes do projeto aos usuários do CAPS II e propor um exercício mental (atividade lúdica).
Promoção de saúde bucal para escolares no furbmóvel
Abranger escolares em situação de vulnerabilidade social, revela uma oportunidade para crescimento e desenvolvimento de acadêmicos, da população alvo e profissionais envolvidos tanto em âmbito de ensino, como pesquisa e extensão.
A proposta do projeto de extensão “Promoção de Saúde bucal para escolares no FURBMÓVEL” da Odontologia da FURB, realizado por professores e acadêmicos, tem como estratégia mudar as condições de saúde bucal de escolares em situação de vulnerabilidade social, que implica no envolvimento do cirurgião-dentista na prevenção de doenças. A Odontologia Preventiva tem ganhado cada vez mais destaque, despertando maior consciência sobre a necessidade de manter a saúde bucal satisfatória, minimizando os riscos de doenças, uma vez que a mesma é refletida na saúde geral. A atuação deste projeto, o qual possui um consultório odontológico itinerante, o FURBmóvel, junto às escolas, além de abranger escolares em situação de vulnerabilidade social, revela uma oportunidade para crescimento e desenvolvimento de acadêmicos, da população alvo e profissionais envolvidos tanto em âmbito de ensino, como pesquisa e extensão.
Qualidade ambiental: coleta seletiva dos resíduos dos ambientes administrativos da furb
Modificar o processo de coleta de resíduos gerados dentro dos ambientes administrativos da FURB, de forma a qualificar a separação e promover destinação adequada dos mesmos
O projeto Qualidade ambiental: coleta seletiva dos resíduos dos ambientes administrativos da FURB, que teve início em setembro de 2019, tem como principal objetivo modificar o processo de coleta de resíduos gerados dentro dos ambientes administrativos da FURB, de forma a qualificar a separação e promover destinação adequada dos mesmos. Para tanto, os coletores dispostos nos ambientes administrativos, com a devida identificação por meio de adesivos (plástico, papel, rejeito/orgânico) passaram a ser de uso compartilhado por setor ou grupo de servidores num mesmo ambiente, ao invés de uso individual de cada servidor em seu posto de trabalho. Essa simples ação permitiu a sensibilização dos servidores sobre o ato de descartar os resíduos que são gerados em suas atividades administrativas, dentro dos seus respectivos ambientes de trabalho. Além disso, por meio de educação ambiental, o projeto visa mobilizar as agentes de limpeza, responsáveis pela coleta dos resíduos nos diversos ambientes da Universidade, para que estejam capacitadas para o novo sistema de coleta. Ficou evidente que, nos blocos onde a organização foi implementada, houve melhoria na separação dos resíduos, bem como qualificação no trabalho da agente de limpeza, além da redução de gastos com sacos de lixo e sacos plásticos.
Química das coisas: formação em educação científica para estudantes e professores
Promover a compreensão e a apropriação de conhecimentos da Química para estudantes e professores da educação básica em um espaço híbrido de inovação.
O projeto Química das coisas: formação em Educação Científica para estudantes e professores surgiu articulado ao Programa HABITAT - Educação Científica, Inovação e Meio Ambiente e esse coletivo tem o intuito de reforçar uma abordagem voltada à Educação Científica para o fomento de vocações científico-tecnológicas a partir de práticas educativas articulando conhecimentos químicos com os saberes escolares, incentivando as escolhas profissionais dos estudantes na área STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e ampliando as oportunidades formativas de professores e professoras da educação básica. Tem como principal objetivo, promover a compreensão e a apropriação de conhecimentos da Química para estudantes e professores da educação básica em um espaço híbrido de inovação. São objetivos específicos: a) Propiciar a aprendizagem de conhecimentos da Química a partir de práticas inovadoras de educação científica fomentando o uso das TICs e voltadas aos estudantes e professores da educação básica; b) Investigar situações-problema visando aplicações do conhecimento científico e a interação entre os conteúdos escolares envolvendo estudantes e professores da educação básica; c) Consolidar o LENQUI - Laboratório de Ensino de Química - como espaço de aprendizagem para fomento às vocações científico-tecnológicas de estudantes da educação básica.
Reciclando hábitos
Identificação de ações e estratégias de segregação de resíduos nas moradias dos estudantes da E.B.M Machado de Assis, conscientizando e motivando-os a realizar a separação correta dos resíduos e a adquirirem o hábito de consumo sustentável.
O projeto de extensão Reciclando Hábitos (RH) visava o monitoramento dos resíduos na FURB. No ano de 2019, o projeto direcionou-se ao monitoramento dos resíduos nos laboratórios do Departamento de Ciências Naturais da Instituição. Em 2020, o projeto deixou de ter bolsistas extensionistas e permaneceu como uma atividade interna do grupo PET/Biologia, realizando as atividades por meio digital, devido à pandemia, para turmas de nono ano da Escola Básica Municipal Machado de Assis na disciplina de ciências. Dentre os objetivos do projeto RH em 2020, destaca-se a identificação de ações e estratégias de segregação de resíduos nas moradias dos estudantes da E.B.M Machado de Assis, conscientizando e motivando-os a realizar a separação correta dos resíduos e a adquirirem o hábito de consumo sustentável. Assim, as ações desenvolvidas têm como propósito evidenciar a forma correta de descarte de resíduos sólidos.
Rede de feiras de matemática
Criar um espaço onde professores e alunos pudessem socializar trabalhos que estavam desenvolvendo em sala de aula, gerando um ambiente de troca de ideias e incentivo para o desenvolvimento de metodologias diferenciadas no ensino da matemática.
A Rede de Feiras de Matemática é um projeto de extensão que iniciou suas atividades em 1985 com a organização da I Feira Regional e da I Feira Catarinense de Matemática, com o objetivo criar um espaço onde professores e alunos pudessem socializar trabalhos que estavam desenvolvendo em sala de aula, gerando um ambiente de troca de ideias e incentivo para o desenvolvimento de metodologias diferenciadas no ensino da matemática.
Redes de colaboração solidária
Contribuir para o planejamento e acompanhamento das ações desenvolvidas pelos projetos, visando colaborar para a promoção de redes de colaboração solidária constituídas por empreendimentos e organizações vinculados à economia solidária.
O programa tem como objetivo contribuir para o planejamento e acompanhamento das ações desenvolvidas pelos projetos, visando colaborar para a promoção de redes de colaboração solidária constituídas por empreendimentos e organizações vinculados à economia solidária para estimular intercâmbios econômicos solidários e simbólicos de informações, produtos, serviços, bens e/ou equipamentos. Em relação a metodologia de trabalho, mesmo com o retorno gradativo das ações presenciais durante o ano de 2021, precisamos utilizar diferentes metodologias, seja a partir de tecnologias digitais, tais como aplicativo WhatsApp e as plataformas Google Meets e Microsoft Teams, além de priorizar ações individuais ou em pequenos grupos, a fim de respeitar os protocolos de segurança em relação à COVID-19.
Redes: integrando universidade e educação básica
Atender às necessidades de atualização permanente de professores nos processos de ensino e aprendizagem, à formação continuada e à produção e utilização de materiais didático-pedagógicos.
O projeto ‘Redes: Integrando Universidade e Educação Básica’, visa atender às necessidades de atualização permanente de professores nos processos de ensino e aprendizagem, à formação continuada e à produção e utilização de materiais didático-pedagógicos.
Reflexo FURB
Diagnóstico do perfil do professor do ensino médio da rede estadual de ensino de Blumenau.
Em 2017 o projeto mapeou as escolas do Ensino Fundamental nos componentes curriculares de Ciências Biológicas e Matemática. Já em 2018 o projeto foi ampliado, integrando os componentes de História e Língua Portuguesa/ Inglês e desenvolveu um panorama dos perfis dos docentes nas respectivas áreas nesta etapa da educação básica. Em 2019 objetiva elaborar um diagnóstico do perfil dos professores do Ensino Médio nos componentes curriculares acima citados. Conta-se com o total de 21 instituições de Ensino Médio no município. A Gerência Regional de Ensino – GERED - é a parceira das ações do projeto, uma vez que é responsável pelas Unidades Escolares - UEs - e pela formação continuada dos docentes da rede estadual. A metodologia da construção da pesquisa envolve a aplicação de um questionário, com questões qualitativas e quantitativas sobre a formação inicial e continuada dos professores, suas práticas pedagógicas e perfil sócio-econômico. Além disso, investiga-se a aplicabilidade da Lei 11.645 de 10 de março de 2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Gatti (2008), Imbernón (2011) e Larrosa (2015) embasam as reflexões sobre a formação inicial e continuada, enfatizando o papel do professor enquanto sujeito.
Reiki para todos
Busca a utilização da Energia Vital (ki), para o realinhamento das vibrações e chacras, além da cura, num sentido holístico, de processos físicos, emocionais, mentais e espirituais, principalmente através da imposição das mãos.
O REIKI é uma filosofia e técnica de cura desenvolvida no Japão por Mikao Usui, que busca a utilização da Energia Vital (ki), para o realinhamento das vibrações e chacras, além da cura, num sentido holístico, de processos físicos, emocionais, mentais e espirituais, principalmente através da imposição das mãos. Inúmeros hospitais ao redor do mundo têm aceitado e fomentado a utilização do Reiki no atendimento aos seus pacientes. Este projeto visa oferecer cursos de Reiki, bem como workshops e momentos de vivência dessa energia. Desde fevereiro de 2015 até junho de 2016 foram realizados 3 cursos de nível I (224 participantes no total), 3 cursos de nível II (148 participantes), e 2 cursos de nível III-A (76 participantes), abrangendo a comunidade interna e externa à FURB. Três pessoas foram certificadas no nível III-B, o que as habilita também a ensinarem a prática do Reiki para outros. A gratuidade deste serviço é uma das exigências do Projeto. Semestralmente são realizadas aplicações de Reiki no workshop Therashop, quando reikianos formados em nossos cursos participam dessas atividades como voluntários. Realizamos em 2015 uma atividade na Praça Cirilo Theiss, ao lado do Ambulatório Geral do Bairro da Velha, divulgando e oferecendo Reiki à população do bairro.
Robótica educativa: experimentação científica-tecnológica com robôs
Visa promover ao educando o estudo de conceitos multidisciplinares, como física, matemática, geografia, eletrônica, informática, etc, existindo variações quanto a sua aplicação e principalmente interação entre os estudantes.
O projeto de extensão visa promover ao educando o estudo de conceitos multidisciplinares, como física, matemática, geografia, eletrônica, informática, etc, existindo variações quanto a sua aplicação e principalmente interação entre os estudantes, estimulando a criatividade e a inteligência e promovendo a interdisciplinaridade através de atividades desafiadoras em um ambiente com equipamentos (robôs) e um ambiente de experimentação (programação). Dessa forma, devido a pandemia ocasionada pelo vírus COVID-19, o cronograma do projeto foi adaptado no qual a equipe trabalhou em 2021 no desenvolvimento de vídeos explicativos dos conteúdos existentes no caderno de atividades e que serão disponíveis em plataformas digitais. Para isso, inicialmente realizou-se um levantamento e análise de possíveis ferramentas de eletrônica a serem utilizadas na prototipação dos circuitos, optando-se pela ferramenta Tinkercad. Ressalta-se que o uso desses instrumentos evita o queimando de componentes ao materializar o esquema na prática. Posteriormente, definiu-se o formato e roteiro a ser utilizado na gravação dos vídeos.
Saúde mental e economia solidária: fortalecimento de ações de reabilitação psicossocial
Realiza atividades vinculadas, além da reabilitação psicossocial, também a organização das associações de usuários, familiares e amigos da saúde mental de Blumenau e Indaial.
O projeto “Saúde Mental e Economia Solidária: fortalecimento de ações de reabilitação psicossocial”, coordenado pelo professor Jaison Hinkel, realiza atividades vinculadas, além da reabilitação psicossocial, também a organização das associações de usuários, familiares e amigos da saúde mental de Blumenau e Indaial.
Scmc - Santa Catarina moda contemporânea
Antecipar e compartilhar tendências e comportamentos de consumo e mercado, promovendo desta maneira a inovação e o fortalecimento das indústrias têxtil e do vestuário no cenário catarinense.
O Santa Catarina Moda Contemporânea – SCMC – surgiu com a missão de antecipar e compartilhar tendências e comportamentos de consumo e mercado, promovendo desta maneira a inovação e o fortalecimento das indústrias têxtil e do vestuário no cenário catarinense. Assegurando-se sobre valores como a responsabilidade, o compromisso, a ética e a transparência, assim como a cooperação, o foco, a inovação e não menos importante a confiança, o Santa Catarina Moda Contemporânea – SCMC – cresce a cada ano em simbiose com as inovações e mudanças do mercado e do campo das tecnologias têxtil. Os pilares estratégicos do projeto baseiam-se de seus valores, assim como de sua missão, para tornar em nível concreto o SCMC.
Scriptorium [digital] - leitura, análise, interpretação e debate de textos antigos e medievais
Possibilitar um espaço formal e institucional; público, democrático e gratuito, onde membros da comunidade de Blumenau e região possam ler, analisar e debater fontes documentais Antigas e Medievais.
O projeto Scriptorium iniciou-se em Setembro de 2019 e tem como objetivo geral possibilitar um espaço formal e institucional; público, democrático e gratuito, onde membros da comunidade de Blumenau e região possam ler, analisar e debater fontes documentais Antigas e Medievais. Os objetivos específicos se compreendem em quatro tópicos: 1) Identificação e compreensão das característica principais das fontes abordadas 2) Assimilação das diferenças e semelhanças, aproximações e afastamentos entre diferentes tipos de documentos Antigos e Medievais 3) Compreender a importância do estudo das culturas antigas e medievais para uma formação humanística na contemporaneidade 4) Produzir textos sobre temáticas Antigas e Medievais. Para que isso seja possível, utilizamos métodos heurísticos e hermenêuticos, próprios da Ciência da História; com os quais é possível investigar, interpretar e compreender como o ser humano nas mais diversas temporalidades elabora sistemas de orientação e sentido para si e para os outros.
Ser e conviver pós covid 19 - centro regional interprofissional especializado pós covid 19
Avaliações regulares sobre o programa com os integrantes da equipe do CRIE e com os participantes dos projetos vinculados, além de uma pesquisa mensal.
Serão realizadas avaliações regulares sobre o programa com os integrantes da equipe do CRIE e com os participantes dos projetos vinculados, em reuniões bimestrais. Além disso, será realizada mensalmente uma pesquisa de satisfação com a comunidade que utiliza o serviço, de forma a fornecer elementos para a equipe qualificar o cuidado e aplicação de instrumentos de avaliação das ações de cada projeto integrantes deste programa.
Sigad - sistema de informações gerenciais e de apoio à decisão
Levantar, compilar, produzir e divulgar dados dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fundamentados e atualizados para a realização de diagnósticos da Região do Médio Vale do Itajaí polarizado por Blumenau.
O projeto SIGAD - Sistema de Informações Gerenciais e de Apoio à Decisão – é parte integrante do Programa Observatório do Desenvolvimento Regional. O projeto tem como objetivo geral, levantar, compilar, produzir e divulgar dados dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fundamentados e atualizados para a realização de diagnósticos da Região do Médio Vale do Itajaí polarizado por Blumenau. Como estratégia metodológica, buscamos atualizar as bases de dados e os diagnósticos referentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS de Blumenau e divulgar por meio da web; propiciar o uso do sistema SIGAD na produção acadêmica nos diversos níveis de ensino; apresentar o SIGAD para as entidades públicas e privadas, bem como, demais interessados; atender demandas específicas dos meios de comunicação por dados socioeconômicos e entrevistas (FURB e comunidade externa); verificar a conformação da territorialidade e de qualidade de vida do idoso em Blumenau e suas expectativas para um envelhecimento sustentável a partir das políticas aplicadas atualmente no território; definir e disponibilizar indicadores socioeconômicos específicos da região metropolitana de Blumenau, identificando "clusters" (Arranjos produtivos) local e regional; elaborar indicadores de inovação nas organizações, para implementação do Distrito de Inovação e Conhecimento de Blumenau.
Simples assim
O projeto descreve os objetivos, a estratégia metodológica utilizada, os resultados esperados ou alcançados e demais itens avaliados.
A forma, o desenvolvimento e a profundidade do trabalho estão adequadas e atendem ao objetivo de comunicar com a comunidade. Houve pormenorização e explicitação de itens contidos nos critérios de avaliação. As descrições dos itens objeto de avaliação do projeto foram claras e propositivas.
Soluções em finanças para o bom empreendedor
Voltado para o atendimento de pequenos negócios e organizações sem fins lucrativo, Que, por falta de boas práticas financeiras, encontram-se em situação crítica de endividamento ou possuem dúvidas sobre finanças corporativas.
O projeto de extensão “Solução em Finanças para o Bom Empreendedor” está compreendido dentro do programa de extensão “Contribuindo na Gestão em Finanças”. Este projeto é voltado para o atendimento de pequenos negócios (empreendedores individuais ou microempresas) e organizações sem fins lucrativos que, por falta de boas práticas financeiras, encontram-se em situação crítica de endividamento ou possuem dúvidas sobre finanças corporativas. Em relação aos atendimentos, primeiramente, há a seleção e o cadastro desses pequenos negócios. As empresas atendidas estão localizadas nos mais variados segmentos, como, por exemplo: promoção de eventos, setor alimentício, prestação de serviços de automóveis, ótica e joalheria, decorações e reciclagem de fios.
Tá Rolando
Departamento de Comunicação
De um programa de TV que interagia com a comunidade por meio de conteúdos e linguagem possíveis pelo meio audiovisual, cumprindo com compromissos da instituição de ensino superior FURB, detentora de canal educativo e de TV universitária para a região, TÁ ROLANDO quer evoluir como produção audiovisual, integrando conteúdos dinamizados no Curso de Jornalismo da FURB, agora reunindo professores de outros Centros. Desse modo, agrupa os projetos TE ORIENTA nas Escolas, VERTER: Inclusão Social pela Fotografia e GALILEU - Popularizando a Ciência, com a presença de saberes de Sistemas e Computação e de Engenharia da Produção e Design.Tendo percorrido caminho anterior pelo qual foram captados parceiros de instituições distintas e sólidas (como escolas as municipais e estaduais, Polícia Rodoviária Federal e veículos de comunicação) almeja-se a integração de ações de extensão, avançando agora com a junção de projetos que permitem avançar na curricularização da extensão e reforçando Projetos Pedagógicos de Cursos, dando conta de novas exigências legais, atendendo também a diretrizes de gestão inovadora da Universidade que criou a Central Multimídia de Conteúdo, com sinergia entre canais de TV, rádio, redes sociais, site e produções informativas para imprensa externa, além de atividades em escolas regionais que dialogam com a formação superior. O engajamento estudantil tem sido fundamental para interação da universidade com a comunidade, aperfeiçoando o propósito universitário. Na versões anteriores Tá Rolando trouxe assuntos explorados por meio de reportagens e entrevistas realizadas com a participação de estudantes do curso de Jornalismo da FURB. Na presente proposta, cujo edital permite bolsistas de projetos integrados, há possibilidade de melhorar aspectos estéticos e inovar com a produção audiovisual multimídia. A parceria com a FURB TV garante espaço privilegiado de alcance comunitário. |
Tá rolando - conteúdos integrados
Produção audiovisual, que integra conteúdos dinamizados no Curso de Jornalismo da FURB, agora reunindo professores de outros Centros.
De um programa de TV que interagia com a comunidade por meio de conteúdos e linguagem possíveis pelo meio audiovisual, cumprindo com compromissos da instituição de ensino superior FURB, detentora de canal educativo e de TV universitária para a região, TÁ ROLANDO quer evoluir como produção audiovisual, integrando conteúdos dinamizados no Curso de Jornalismo da FURB, agora reunindo professores de outros Centros. Desse modo, agrupa os projetos TE ORIENTA nas Escolas, VERTER: Inclusão Social pela Fotografia e GALILEU - Popularização da Ciência, com a presença de saberes de Sistemas e Computação e de Engenharia da Produção, Design e Letras.
Tecnologias de apoio a interação social de autistas
Desenvolver tecnologias de apoio a interação social de autistas.
A proposta deste projeto de extensão visa desenvolver tecnologias de apoio a interação social de autistas. Acredita-se que através da identificação das preferências visuais e da utilização de recursos tecnológicos possa-se ajudar no desenvolvimento das capacidades cognitivas e auxiliar profissionais da saúde quanto ao atendimento de paciente com Transtorno do Espectro Autista. Foram desenvolvidas 4 ferramentas computacionais no primeiro ano de execução do projeto. Porém, devido a pandemia não foram testadas e validadas pelo público-alvo, pacientes e profissionais. Neste ano, trabalhou-se na submissão do projeto para comitê de ética para possibilitar as testagens em atendimentos reais, na elaboração de materiais de divulgação, na busca de parceiros interessados em avaliar ou analisar as possibilidades de uso dos recursos propostos, assim como em questionários de avaliação das práticas pautadas na utilização dos recursos em ambientes de atendimento. A metodologia baseou-se em reuniões de planejamento, pesquisas de protocolos de avaliação, elaboração de formulários de validação e acompanhamento e, testagem dos equipamentos. No entanto, espera-se que até o final do projeto, possa-se realizar os testes e a capacitação de profissionais para uso das ferramentas. Além disso, também se buscará uma validação inicial da aplicabilidade e aceitação dos recursos tecnológicos pelas crianças, responsáveis e profissionais da saúde. Dessa forma, também será possível identificar novas alternativas de utilização, como por exemplo, na averiguação de déficit de atenção, problemas auditivos e de cognição. Ressalta-se que devido a pandemia, as interações presenciais ficaram restritas e consecutivamente as atividades do projeto ficaram limitadas a aspectos teóricos e com poucas possibilidades de intervenção prática.
Toque terapêutico: para o corpo, mente e espírito
1-Toque Terapêutico na FURB, 2-PICs na Escola, e 3-Praticando as PICs.
Este programa está organizado ao redor de três projetos: 1-Toque Terapêutico na FURB, 2-PICs na Escola, e 3-Praticando as PICs. O primeiro visa dar continuidade aos atendimentos com práticas integrativas, visando a saúde integral, à comunidade externa e interna à FURB. O segundo se caracteriza tanto numa Escola de formação em PICs, como por intervenções, em outras escolas e atividades de ensino de forma a mitigar os transtornos que tanto exasperam educadores e estudantes em nossos dias.
Vale do itajaí software - hub (vis-hub).
Programa de monitoramento e interação com o setor de tecnologia da informação do Vale do Itajaí.
O presente projeto visa abrir e promover caminhos alternativos para o desenvolvimento do Setor de Tecnologia da Informação do Vale do Itajaí (STIVI) e a Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mais precisamente, visa criação de uma estratégia de Path-creation conhecida como Regional Learning (RL) por meio da aplicação da abordagem da Actor_Network Theory (ANT) na extensão.
Verter: inclusão social através da fotografia
Desenvolver formas de inclusão social com adolescentes de escolas públicas de Blumenau/SC, através de oficinas de fotografia.
Verter: Inclusão Social através da Fotografia é um projeto de extensão universitária da Universidade Regional de Blumenau vinculado ao Programa interdisciplinar Tá Rolando - conteúdos integrados. Desenvolvido desde o ano de 2006 na FURB, o Verter já atuou em diferentes áreas da cidade, com variados parceiros e enfoques ao longo de sua trajetória, mas sempre tendo como elemento em comum a fotografia e os(as) adolescentes. Atualmente, o projeto tem como objetivo geral desenvolver formas de inclusão social com adolescentes de escolas públicas de Blumenau/SC, através de oficinas de fotografia.
Yoga, aromaterapia e politica pública de saúde integrativa
Potencializar a atuação inicial de professores de yoga e aromaterapia e favorecer que os praticantes (comunidade acadêmica da FURB e comunidade externa) ampliem sua capacidade de resiliência em saúde.
O objetivo do projeto Yoga, Aromaterapia e Políticas Públicas em Saúde Integrativa da FURB é potencializar a atuação inicial de professores de yoga e aromaterapia e favorecer que os praticantes (comunidade acadêmica da FURB e comunidade externa) ampliem sua capacidade de resiliência em saúde, instigando seu sentir e respirar diante de situações estressantes através das PICS. As práticas de Yoga e Aromaterapia aconteciam de forma presencial de 2018 a março de 2020 e com o surgimento da pandemia de Covid-19 o projeto adaptou suas práticas para a modalidade virtual à distância. Durante a maior parte do ano de 2021, o projeto continuou a oferecer suas práticas através da rede social virtual Instagram, aumentando ainda mais o número de interações e participações no canal. O resultado esperado era de 320 participações mensais.