Outubro Rosa
13.10.2022
O câncer de mama o tipo de câncer mais frequente nas mulheres brasileiras, ocupa primeira posição (desconsiderando câncer de pele não melanoma), com 66.280 casos registrados em 2020. Com quase 18 mil óbitos registrados no mesmo ano.
Para o diagnóstico é realizada a mamografia, que consiste em um exame radiográfico (Raio-X) da mama, capaz de identificar o tumor ainda bem pequeno. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, a partir dos 40 anos a mulher deve fazer a mamografia anualmente.
Mas além disso, é importante que a mulher olhe e conheça o seu corpo, e realize REGULARMENTE o autoexame de mama, para que ela consiga reconhecer qualquer alteração nas mamas de modo precoce.
Lembre-se: nem todo caroço é um câncer de mama. É importante procurar um profissional da saúde para realizar o exame clínico das mamas e/ou mamografia para o diagnóstico correto e precoce.
Além de se conhecer e realizar o autoexame de mama, a melhor forma, segundo o Instituto Nacional do Câncer, de prevenção do câncer de mama, assim como, dos demais canceres é:
- Evitar tabagismo.
- Alimentação saudável e equilibrada, evitando o excesso de alimentos ultra processados;
- Manutenção do peso adequado;
- Realizar atividade física regularmente, no mínimo 150 minutos por semana;
- Amamentar, pois o aleitamento reduz as chances;
- Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;
- Evitar carnes processadas (salsichas, embutidos e similares);
- Evite exposição a agentes cancerígenos no trabalho.