Univali forma primeira turma do Mestrado Internacional em Direito das Migrações Transnacionais
04.10.2022
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) formou nesta segunda-feira, 3, a primeira turma do Mestrado Profissional Internacional em Direito das Migrações Transnacionais. O curso é realizado em parceria com a Università degli Studi di Perugia, na Itália. A cerimônia de outorga de grau aconteceu no Campus Itajaí e teve a presença do reitor da Università degli Studi di Perugia, professor Maurizio Oliviero.
O curso começou em 2019 e é o único Mestrado em Direito do Brasil que concede um diploma conjunto entre duas Universidades. O curso é coordenado na Univali pelo professor Rafael Padilha dos Santos e na Itália pela professora Maria Chiara Locchi.
“Este curso nasceu do sonho de difundir o direito internacional dos refugiados, estimular a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes neste tema, bem como oferecer serviços comunitários. Os diplomas com regime de dupla-titulação fortalecem o compromisso de internacionalização das duas instituições e simbolizam o sucesso desta cooperação internacional que começou em 1998", destaca o reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho.
Dentre as atividades do curso destaca-se o projeto de extensão de acolhimento e atendimento a migrantes, realizado em parceria com a Polícia Federal em Itajaí. O projeto é realizado no Núcleo de Atendimento ao Migrante e recebe mais de 300 pessoas por mês.
O curso também sedia a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Organização das Nações Unidas (ONU) e realiza diversas ações em conjunto com a Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).