Univali Balneário Camboriú recebe mutirão nesta sexta,10
10.03.2023
Nesta sexta-feira, 10, um mutirão de atendimento e assistência a migrantes e refugiados está sendo realizado na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), campus Balneário Camboriú. A ação acontece até às 17h. O objetivo é oferecer orientação jurídica, serviços de assistência social, integração laboral e esclarecer as dúvidas do público migrante, bem como viabilizar a documentação migratória.
A ação de acolhimento e inclusão social envolve a participação de professores e estudantes da Univali e de membros dos órgãos envolvidos na organização da iniciativa. “O acesso à informação confiável é importante para que o migrante possa saber quais são os seus direitos e como proceder para ter acesso aos diversos serviços e programas sociais oferecidos no país, conquistando mais autonomia", comenta o professor do Mestrado em Direito das Migrações Transnacionais da Univali, Rafael Padilha dos Santos.
A iniciativa faz parte do Projeto Integra, que é implementado pela Círculos de Hospitalidade por meio de um termo de colaboração firmado com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. A ação é realizada através da parceria entre a Escola de Ciências Jurídicas e Sociais, o Escritório Modelo de Advocacia (EMA) de Balneário Camboriú e o Mestrado em Direito das Migrações Transnacionais da Univali, por meio do Núcleo de Apoio ao Migrante (NAM).
A parceria também tem a participação da Organização Internacional para as Migrações (OIM), que é vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), da organização AVSI Brasil e da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, através do Programa de Proteção Global.