Professores e acadêmicos embarcam para pesquisa em alto mar
18.10.2022
Dois professores e três acadêmicos de Oceanografia da Universidade do Vale do Itajaí embarcam dia 22 de outubro no Cruzeiro iAtlantic-BR11 – Noc. Alpha Crucis, do Porto de Santos (São Paulo). O projeto é custeado pela Comunidade Europeia desde 2019 e conta com 32 instituições científicas da Europa, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Brasil, África do Sul e Argentina. A Univali participa por intermédio dos professores José Angel Alvarez Perez, coordenador regional do projeto, e Rodrigo Sant'Ana.
O projeto Avaliação Integrada dos Ecossistemas Marinhos do Atlântico (iAtlantic – www.iatlantic.eu) é uma iniciativa internacional de pesquisa científica cujo foco é a caracterização da estrutura e funcionamento dos ecossistemas profundos do Oceano Atlântico e suas mudanças decorrentes dos câmbios climáticos e atividades de exploração de recursos vivos e não vivos.
Os cruzeiros científicos estão direcionados a duas áreas-alvo do Atlântico Sudoeste: A Cadeia Vitória-Trindade e a Bacia de Santos. O primeiro cruzeiro (iAtlantic_BR11), a bordo do Navio Oceanográfico Alpha Crucis (USP), terá como destino a Cadeia Vitória-Trindade, onde serão realizados levantamentos batimétricos e imagens de habitats e fauna entre 200 e 1000 metros de profundidade nos montes submarinos Jaseur e Davies e do Banco Columbia.
O segundo cruzeiro, que partirá dia 5 de dezembro, a bordo do Navio Hidro-Oceanográfico Vital e Oliveira (Marinha do Brasil), será realizado em parceria com a Petrobras e irá explorar áreas do talude superior da Bacia de Santos nas quais existem registros de bancos de corais de profundidade e onde, no passado, houve intensa atividade pesqueira comercial de camarões de profundidade.