Professora da Univali é eleita presidente da Associação de Terapias Cognitivas de Santa Catarina
29.04.2022
A professora dos cursos de graduação e mestrado em Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Juliana Vieira Almeida Silva, foi eleita presidente da Associação de Terapias Cognitivas de Santa Catarina (ATC). A entidade, que representa a Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), tem o objetivo de divulgar e fortalecer esta abordagem terapêutica no estado.
Juliana Vieira Almeida Silva possui graduação em Psicologia e mestrado em Administração pela Univali, doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-doutorado pela Universidade do Algarve, em Portugal. A cerimônia de posse foi nesta quinta-feira, 28.
“A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma abordagem que entende como cada pessoa vê, sente e pensa com relação à uma situação que causa desconforto, dor, incômodo, tristeza ou qualquer outra sensação negativa. É uma teoria psicológica iniciada na década de 60 e nosso objetivo é cada vez mais intensificar a divulgação das ações e difundir a TCC entre os profissionais”, afirma Juliana Vieira Almeida Silva.
Os processos psicológicos na clínica nas perspectivas funcionais e cognitivas foram o tema do 14º Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas, realizado de 19 a 23 de abril. No evento a professora Juliana apresentou, em conjunto com as psicólogas Aline Henrique Reis e Veruska Santos, uma palestra sobre Terapia do Esquema e o trabalho “Construção de um programa de intervenção baseado na terapia cognitivo comportamental para criança com depressão”, elaborado em parceria com os egressos da Univali Edson Rodrigo Costa e Gabriela Júlia dos Santos.
Mais informações: com a professora Juliana Vieira Almeida Silva – (47) 992308037.