Reitor recebe o título de Cidadão Orleanense
29.08.2022
A solenidade foi nesta segunda-feira (29/08) em sessão especial da Câmara de Vereadores, dentro da programação do aniversário de 109 anos de município.
Guilherme foi uma das 11 personalidades que recebeu o reconhecimento. O reitor foi indicado pela vereadora Mirele Debiasi (Psdb). “É com muita felicidade que recebo este título e tenho a certeza que ainda tenho mais a contribuir com Orleans”, comentou Guilherme, que agradece a vereadora pela indicação aos demais vereadores pela aprovação do seu meu para receber a honraria.
Trajetória
Natural de Rio Bonito, no Estado do Rio de Janeiro, Guilherme é o casula dos três filhos de Telmo Marden de Souza e Anna Maria Valente de Souza (William e Marden). Com 45 anos, o médico veterinário veio para o sul de Santa Catarina 2007, para trabalhar no Haras Aurora em Nova Veneza, com clínica de reprodução equina, de propriedade do empresário Ricardo Minatto Brandão.
Em março de 2009, começou a dar aula no curso de Medicina Veterinária no Unibave em Orleans. Em 2009, assumiu a coordenação do curso, que exerce até a atualidade. Em 2012 foi convidado para fazer parte como membro do Conselho Diretor da Fundação Educacional Barriga Verde (Febave), como cargo diretor de agronegócios. Foi eleito como vice-presidente da Febave e por consequência vice-reitor do Unibave. Em 2020 passou a exercer o cargo de presidente da Febave e reitor do Unibave.
Guilherme é casado, com Lívia Gonçalves da Silva Valente desde outubro de 2007, com quem tem dois filhos, Gabriel Gonçalves da Silva Valente de Souza, que completará 12 anos este ano, e Elen Gonçalves da Silva Valente de Souza, que vai inteirar 9 anos em 2022.
Antes de Santa Catarina, Guilherme morou na cidade natal até 1992, mudando-se para o município de Pinheiral, também no estado do Rio, onde estudou no Colégio Agrícola Nilo Peçanha (CANP). Em 1996, mudou-se para Campos dos Goytacazes, para iniciar a graduação em Medicina Veterinária na Universidade Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro. Em 2001 concluiu a graduação. Ainda pela mesma instituição concluiu o mestrado em 2003, e depois o doutorado em 2006 em Ciência Animal.
Depois morou em Palmeiras de Goiás, no Estado de Goiás, para trabalhar no Haras Santa Vitória, em 2006, e no ano seguindo veio para Santa Catarina.