Profissionais do Museu ao Ar Livre ministram curso de Conservação de Bens Culturais
28.07.2022
Profissionais de instituições museológicas e culturais, como bibliotecas, arquivos históricos e fundações de cultura da região sul, participam da capacitação.
A diretora de cultura do município de Sangão, Deise Formentin, foi uma entre esses profissionais. Conforme ela explica, conservar é uma forma de resgate histórico. “Quando se recebe uma doação para o acervo, é nossa responsabilidade fazer a conservação”, comentou a diretora.
O município de Sangão inaugurou recentemente um espaço de memória, na antiga estação rodoviária. O espaço já conta com cerca de 50 peças, oriundas de doação, resultado de uma campanha feita nas escolas. Um acervo fotográfico também vem sendo montando e a ideia é fazer uma exposição itinerante.
A capacitação, que é gratuita, está sendo realizada com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura/Patrimônio e Paisagem Cultural – Edição 2021; é promovida pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina. Serão dois módulos: a primeira parte acontece hoje e amanhã (28 e 29/07); no próximo mês, dias 11 e 12, o segundo módulo, totalizando 24 horas.
Conforme a diretora do Museu ao Ar Livre, museóloga, conservadora e uma das ministrantes do curso, Valdirene Böger Dorigon, o foco será em acervos de suporte de papel, têxtil, madeira e metal, aliando teoria e prática.
Além de Valdirene, o conservador, restaurador, museólogo, Idemar Ghizzo, também ministra o curso. Idemar destaca a importância de as pessoas que trabalham nessas instituições terem conhecimento de como preservar e conservar o acervo, pois a vida útil de um bem pode ser prolongada em função dos cuidados adequados.