Lançada a 2ª edição da “Rede Feminina em foco” no Unibave
27.10.2022
A rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans fez, nesta quarta-feira (26/10), o lançamento da 2ª edição da sua revista, durante o segundo Fórum de Saúde da Mulher e do Homem, no Centro de Vivências. O evento fez parte da programação do 13º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Unibave (SENPEX), que ainda contou com uma palestra da psicóloga Fernanda Zanette de Oliveira, com o tema “Recuperar o corpo: experiência sensível de abertura e cuidado”.
Fernanda chegou a trazer os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que apontam o câncer de próstata, entre os homens, e de mama, entre as mulheres, como os mais comuns. Comenta que de 80 a 90% são provocados por causas e fatores externos. A palestrante fez reflexão do que pode se fazer para a mudança desses hábitos que muitos conhecem, mas pouco se põe em prática. Salienta que vivemos na chamada “sociedade do cansaço”.
Após a palestra, a coordenadora de pesquisa do Unibave, a professora Ana Paula Bazo, fez a apresentação da revista “Rede Feminina em foco”, que traz a mensagens da presidente e das ex-presidentes, do secretário de saúde de Orleans e reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, que vem apoiando tanto a rede feminina, quanto a masculina. A revista ainda traz a história da construção da nova sede e ainda histórias de superação de pessoas que superaram a doença.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans fez 439 consultas no período de fevereiro a julho de 2022, assim como 404 exames no mesmo período. Durante o evento, a presidente da Rede Feminina e diretora de Cultura do Unibave, Edina Furlan Rampineli, anunciou o registro em cartório da Rede Masculina de Combate ao Câncer, no mesmo dia do evento.