Bolsistas do Uniedu desenvolvem projeto de preservação cultural no Museu ao Ar Livre
27.06.2022
O projeto está sendo desenvolvido no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi), com o objetivo de oportunizar aos acadêmicos a inserção na cultura regional, habilitando-os a socializar o conhecimento e promover a preservação do patrimônio cultural.
Os participantes estão sendo capacitados em termos como o Patrimônio Cultural; Imigração e Colonização do Sul de Santa Catarina; História e funcionamento do Malpi; importância da preservação e visita guiada às unidades do Museu. Depois de capacitados, eles participaram do projeto, socializando o conhecimento e auxiliando o público visitante do Malpi com informações. Os bolsistas ainda participaram de atividades desenvolvidas no espaço do Museu como as visitas guiadas, Yoga Beneficente e vêm promovendo a divulgação do patrimônio cultural existente no espaço, por meio de publicações nas redes sociais.
Conforme a diretora do Malpi, que também coordena o projeto, Valdirene Böger Dorigon, promover a preservação do patrimônio cultural é dever de todos. “É responsabilidade do Estado criar normativas e, juntamente com a sociedade, promover a preservação dos bens culturais. Entretanto, a proteção também se dá a partir do conhecimento que as pessoas têm sobre o patrimônio cultural. Assim, cria-se um sentimento de pertencimento e, consequentemente, a vontade de querer divulgá-lo e protegê-lo”, destaca.
O projeto “Sou promotor da preservação do Patrimônio Cultural” foi aprovado junto ao UNIEDU no ano de 2021 para ser desenvolvido no ano de 2022. A execução do projeto ocorre com a participação de bolsistas do Unibave beneficiados pela bolsa de estudo do Art. 170.