Unesc apresenta soluções inovadoras para o agronegócio durante o Campo Agroacelerador
25.02.2023
Comprometida com as demandas do agronegócio catarinense a Unesc participou da 19º edição do Campo Agroacelerador da Cooperja, em Jacinto Machado. Na tarde deste sábado (25/02), a Universidade oportunizou aos visitantes um painel com o tema: Ciência e soluções inovadoras para o campo. A intermediação ficou a cargo da coordenadora do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc e professora do Programa de Desenvolvimento Socioeconômico, Melissa Watanabe, que destacou o papel da inovação no campo do agronegócio.
“Estamos trabalhando a questão do agro e inovação como potencialidade para o homem do campo, no sentido de aperfeiçoar a sua própria eficiência. A inovação entra como um parceiro do produtor rural, para que ele consiga melhorar a sua performance. O agronegócio brasileiro é inquestionável no que diz respeito a sua potência e com a tecnologia sendo incorporada diretamente no produtor, dentro da gestão rural. É neste ponto que a Unesc entra, como um potencializador desse gestor”, destaca Melissa.
Para o gerente do Campo, Jian Izidro de Borba, a parceria com a Unesc é fundamental para os avanços no meio rural. “É muito gratificante para a cooperativa ter essa parceria e transferir tecnologia para o produtor. Essas tecnologias oferecidas vêm de uma demanda que temos aqui no campo, no dia a dia do produtor. As inovações trazem ao agricultor maior rentabilidade no campo e colaboram para que ele consiga reduzir o custo de produção. Deixo meu agradecimento a Unesc por essa parceria e com certeza em 2024 vocês estarão aqui, trazendo mais inovação, tecnologia e pesquisa”, comenta o gerente.
O professor, Lucas Firmino, coordenador do curso de Gestão do Agronegócio, destacou a capacitação ofertada pela universidade, com imensa capacidade de colaboração nesta área. “O Campo Agroacelerador é um evento de primeiro mundo. Vimos muita tecnologia por aqui e isso casa com o que o curso busca, que é a capacitação dos profissionais para o agronegócio, tanto na parte do investimento, quanto na de sustentabilidade. A graduação que capacita os gestores do agronegócio tem essa importância, por que, a partir da tradição da cultura familiar, em muitos casos temos várias gerações trabalhando no campo, e precisamos capacitar cada vez mais o agricultor para que ele consiga acompanhar o cenário. E para capacitar precisamos trazer conhecimento, inovação, ciência e tecnologia, tudo o que a Universidade possibilita de forma acessível”, finaliza Lucas.
O curso de Gestão do Agronegócio tem formato EAD, com duração de três anos. Mais informações sobre a graduação podem ser acessadas no site https://virtual.unesc.net/graduacao/gestao-do-agronegocio
Colaboração: Juliana Oliveira.