Plataforma ON é apresentada para a FURB
23.08.2021
Promover a integração das instituições de ensino superior comunitárias ligadas à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) com os setores produtivos do Estado é o objetivo da Plataforma das Instituições Comunitárias (ON), que a Universidade Regional de Blumenau (FURB) apresentou oficialmente nesta segunda-feira, 23 de agosto, para a comunidade. O evento teve a participação da reitora da FURB, Márcia Cristina Sardá Espindola, e demais autoridades , empresários, sindicatos, pesquisadores, professores e estudantes da Universidade.
Atualmente, as IES comunitárias que compõem a Acafe já realizam mais de 2,7 mil projetos em Santa Catarina, somam 1,9 mil professores e 1,7 mil alunos com apoio financeiro para a pesquisa, 3,5 mil projetos de iniciação científica e 930 projetos ligados à área ambiental. Além disso, em 2020, as clínicas de saúde destas IES realizaram cerca de 126 mil atendimentos à comunidade.
A Plataforma ON tem como principal objetivo promover a integração entre as IES, a comunidade e os setores público e privado de Santa Catarina. Além disso, pretende reunir demandas da sociedade, fazer a prospecção de oportunidades e potencializar as ações já realizadas pelas instituições ligadas ao Sistema Acafe.
A apresentação da Plataforma ON e suas potencialidades foi conduzida pelo assessor de Relações Institucionais e Governamentais do Sistema Acafe, Adriano Rodrigues, que também foi o responsável pela coordenação dos trabalhos do projeto. “Nós não temos dúvidas de que com esse trabalho, com o envolvimento das IES, dos municípios, dos alunos e dos setores público e privado nós vamos conseguir transformar a plataforma em um instrumento, em pilares que realmente irão transformar e edificar as universidades comunitárias”, afirma o assessor.
A iniciativa de construção da Plataforma de Inovação das Instituições Comunitárias (ON) conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil (MCTIC).
Com informações da Ascom/FURB