Livro reúne histórias dos pesquisadores da FURB
21.09.2021
Está marcado para o dia 21 de setembro, próxima terça-feira, o lançamento do e-book do Projeto Cognitum, da Universidade Regional de Blumenau (FURB). O evento será ao vivo pela internet, por meio da plataforma Microsoft Teams e vai falar sobre os impactos da pesquisa científica no desenvolvimento regional e nos desafios da pesquisa frente ao cenário político e suas perspectivas para o futuro.
O projeto conta a trajetória da pesquisa científica na FURB por meio de entrevistas com 14 professores das mais diferentes áreas do conhecimento. A produção do e-book envolveu professores e alunos do Departamento de Comunicação, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB.
A atividade assinala a importância da pesquisa científica no desenvolvimento da região do Vale do Itajaí. Sua intenção é dar visibilidade à expertise acadêmica e científica acumuladas na FURB, por meio da história dos seus pesquisadores.
Além do livro, o projeto tem podcasts e um documentário com os pesquisadores. O curso de Jornalismo foi responsável pela elaboração dos roteiros e pela produção das entrevistas, por meio de um processo de ensino-aprendizagem baseado na prática profissional, o que será uma experiência muito importante para os estudantes. Da mesma forma, o curso de Publicidade e Propaganda colocou a expertise da Repúblika (agência experimental do curso) à disposição do projeto, nas suas mais diferentes etapas de execução.
Para a professora Fabrícia Durieux Zucco, o resgate da trajetória de importantes pesquisadores da FURB demonstra a consolidação da pesquisa científica na Universidade e consolida a instituição como um dos principais vetores do processo de formação e desenvolvimento científico. “Esta expertise se materializa em diversas dimensões como na formação de recursos humanos e na produção de artigos, patentes e no relacionamento com a comunidade. A Universidade é o ponto de encontro de experiências multivariadas, a história da FURB é também a história de seus pesquisadores”, explica Fabrícia.