Programa de Pós-graduação em Administração promove imersão para soluções na área da saúde
08.10.2024
Com o objetivo de desenvolver ideias para criação de empreendimentos inovadores na área da saúde, a Unoesc promoveu, nos dias 27 e 28 de setembro, a quinta edição da oficina “Ateliê do Empreendedor Inovador”, com foco no segmento de Health Techs. As atividades foram realizadas no campus de Chapecó, com oficinas presenciais, orientadas pelos professores do Mestrado Profissional em Administração, Fábio Lazzarotti e Graciele Tonial, e pelo professor Tiago Zonta, pelas estudantes do Doutorado em Administração, Elisete Stenger, Anni Kellen Cunico, Ana Paula Granella e Duane Jaqueline Zardo, e pelas mentoras Duana Scussiato e Silvia Lúcia Borowicc.
Este projeto contou com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), do Programa de Apoio aos Eventos no Estado de Santa Catarina, além do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), do I.nova da Unoesc e também de apoiadores do evento, como a Farmácia São Rafael, Amplimed, Solk e Chap Hub.
— O evento trata-se de uma oficina de ensino-aprendizagem que integra várias abordagens metodológicas e ferramentas, que possibilitam vivências empreendedoras na prática. Esta edição teve mais um diferencial, ao combinar competências nas áreas da saúde, gestão e sistemas de informação, por meio da participação de estudantes de diferentes cursos de graduação como Psicologia, Biomedicina, Sistemas de Informação, Administração e também do Mestrado Profissional em Administração, também com participantes da comunidade externa – avalia o coordenador geral de Inovação e Empreendedorismo da Unoesc, professor Fábio Lazzarotti.
Os estudantes foram divididos em times para a identificação e o desenvolvimento de oportunidades de novos negócios na área da saúde. As oficinas para a criação e o desenvolvimento de startups foram marcadas pelas três fases do design thinking: inspiração, ideação e implementação, até a apresentação do pitch final.
Os estudantes avaliaram o evento de forma positiva.
— Eventos como a Health Tech Startup são essenciais para quem busca inovar na área da saúde. Além de conectar profissionais e ideias, eles mostram na prática como a visão empreendedora durante a graduação pode transformar não só carreiras, mas o próprio setor de saúde. Essas iniciativas são o futuro da saúde no Brasil, unindo tecnologia e impacto real nos cuidados com os pacientes — avalia o participante Felipe Schmidt.
— Esse tipo de evento além de servir como forma de “caixa de ideias”, nos fomenta a entender melhor os problemas que a área da saúde enfrenta atualmente. É uma oportunidade para jovens e estudantes entenderem como uma empresa funciona, como é a experiência de liderança e forma de gestão própria — defende o participante Rodrigo Stello.
— Participei desta atividade como mentora e foi uma experiência única! É um processo realmente transformador. Desde a metodologia aplicada até o envolvimento dos participantes, a energia do ambiente, os impasses e soluções das ideias, uma criatividade pulsante — cita a estudante do Doutorado em Administração, Anni Kellen Cunico.
Para o Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA), esta atividade teve como objetivo aliar a teoria com a prática, motivando os estudantes a desenvolverem competências empreendedoras.
— Esta atividade é um dos principais momentos de formação de nossos mestrandos. Temos a expectativa de mostrar para eles como se tira um conceito do plano teórico, se faz uma ferramenta e se aplica ela. Queremos que eles sejam autônomos para fazer isto. O trabalho em conjunto com outros cursos, seja de graduação ou pós-graduação Stricto Sensu, só torna a experiência ainda mais rica, pois eles viverão coisas similares no dia a dia das empresas — destaca o coordenador do PPGA, professor Juliano Danilo Spuldaro.