Professoras do PPGED prestigiam lançamento de livro de egresso do curso
21.10.2022
No dia 14 de outubro, às professoras Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida e a Dra. Dilva Bertoldi Benvenutti, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd), da Unoesc Joaçaba, participaram do lançamento do livro “Avaliação: fonte dinamizadora na construção de conhecimentos”, fruto da dissertação de Mestrado do egresso Valmir Pinto, orientada pelo professor Roque Strieder. Além delas, marcaram presença no evento outros egressos do curso, o vice-prefeito, o Secretário de Educação, coordenadores pedagógicos, diretores, professores da Rede Municipal de Ensino de Flor do Sertão, município sede da escola em que foi aplicada a pesquisa.
Em sua fala, a professora Maria de Lourdes ressaltou a honra em participar do lançamento do livro e a importância da escrita e da pesquisa na vida do professor que atua na Educação Básica. Já a professora Dilva comentou sobre a avaliação da aprendizagem como busca de sentido.
— O livro apresenta relevância política, educacional e social e seu lançamento representa os quesitos do Ensino, Pesquisa e Extensão, onde os professores acompanham seus egressos até a divulgação do resultado do trabalho desenvolvido por um longo tempo na academia — afirmou a professora Dilva.
Os participantes do evento parabenizaram Valmir pelo lançamento do livro, destacando a contribuição do material para a rotina diária.
— A pesquisa realizada foi de grande importância, trazendo uma reflexão sobre o trabalho avaliativo aqui nos Anos Iniciais do Centro Educacional Padre Luis Muhl, em torno de sua complexidade, estratégias e recursos, da análise e revisão dos objetivos alcançados junto aos nossos estudantes — afirmou a diretora Rosineia Wroenki Dall Agnol.
— Termos um colega de profissão como o Valmir, Mestre em Educação e escritor de uma obra tão significativa para o chão da escola nos alegra muito, pois sabemos da importância que tem a práxis pedagógica, qual seja, fundamentar nossa prática com a teoria em uma relação de movimento e contradição no processo formativo do professor e do aluno. A avaliação pensada na perspectiva da complexidade tem nos auxiliado a realizar mudanças num contexto dialógico pensando em melhorar o ensino e, principalmente, a aprendizagem, visando um ser humano formado integralmente — destacou a professora Janete Schwertz.
— Esse livro indica a solução de muitas de nossas necessidades de professores na busca de melhores propostas para avaliar o educando que cada vez está sendo mais fragilizado pela nossa falta de conhecimento integral do aluno. Outros colegas também tiveram o sentimento de que este livro veio para abrir um horizonte na qualidade do ensino em nossa escola e mostrar uma nova alternativa de conduzir o processo educacional — finalizou a ex-professora de Valmir, Maria Lucia Freiberger.
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