Estudantes de Agronomia aprendem sobre construções rurais, nutrição e alimentação animal
17.11.2022
As turmas da 2ª e 4ª fase do curso de Agronomia, da Unoesc Maravilha, realizaram visita técnica guiada à Granja Modelo, localizada no município de Palma Sola. Os estudantes das disciplinas de Construções Rurais, ministrada pela professora Suélen Mazzardo, e Nutrição e Alimentação Animal, ministrada pela professora Joziane Battiston, visitaram a propriedade, que conta com um sistema de confinamento para produção de leite do tipo Compost Barn, com capacidade para 650 vacas e com proposta de ampliação.
A professora Suélen Mazzardo explica que os estudantes puderam observar as instalações rurais necessárias ao sistema, com ênfase nos aspectos construtivos e de melhoria do conforto e bem-estar dos animais, que, assim, contribuem para o aumento dos índices de produção. O grupo foi acompanhado pelos profissionais da empresa responsável pela obra, a Construtora Agrocenter, especializada em projetos e construções para gado leiteiro, e por um responsável pela Granja Modelo.
Segundo a professora Joziane Battiston, os acadêmicos também conheceram alguns ingredientes a granel, como o caroço de algodão e o resíduo de destilaria de milho, além de observar todo o processo de mistura dos ingredientes volumosos e concentrados.
Para o estudante da 2ª fase, Cleiton Teleken, alguns pontos que chamaram sua atenção foram: a altura e largura do barracão para benefício do animal, assim como o espaço de alimentação e o recolhimento dos dejetos. Cleiton ressalta que foi discutido sobre a possibilidade de industrializar o próprio leite na propriedade.
Matheus Lenz Uebel Guarda, acadêmico da 4ª fase, dá destaque às formas de armazenamento, preparo e fornecimento de alimentos para os animais. Quanto à utilização dos dejetos animais, separado o líquido do sólido, o líquido é encaminhado ao biodigestor, para produção de gás, que gera energia elétrica, e o sólido é utilizado como fertilizante.
— É uma ótima oportunidade, principalmente para quem não tem acesso a esses espaços, para conhecer e agregar conhecimento sobre o conteúdo aprendido na teoria em sala de aula e, depois, visto na prática — comenta Guarda.
Para a professora Suélen Mazzardo, a visita técnica é uma forma de contato do aluno com a prática das construções rurais.
— In loco os acadêmicos conhecem os materiais e sistemas construtivos utilizados nas edificações, além das tecnologias e recursos disponíveis para oferecer conforto, eficiência e funcionalidade — explica Suélen.
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