Acadêmicas de Pedagogia conhecem o Projeto Experienciar: Vivências da Infância
03.10.2022
No dia 20 de setembro, o curso de Pedagogia da Unoesc Xanxerê, por meio do componente curricular de Didática da Educação, ministrado pela professora Monalisa Paulino, recebeu a professora Tamires Rodrigues, coordenadora da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Xaxim-SC, que explanou sobre o Projeto Experienciar: Vivências da Infância.
O projeto, desenvolvido em todos os Centros de Educação Infantil do município, promove a discussão de uma escola de educação infantil que assume as infâncias como foco do processo e a criança como protagonista da sua história e do seu desenvolvimento intelectual, em que a assimilação constante das coisas, das cores, das formas, dos cheiros e aromas do mundo são indispensáveis para que a sensibilidade humana seja aprimorada e, a partir disso, venha a desenvolver suas funções superiores do pensamento.
Tamires salientou acreditar que os espaços de educação infantil são aqueles que viabilizam e concebem a criança como sujeito de direitos e que proporcionam o desenvolvimento integral na medida em que exercitam a construção da cidadania. Para isso, precisa enxergar a criança nas infâncias, sendo coerente nas suas ações e reações, lutando para que a criança seja ela mesma, dentro das especificidades das suas infâncias.
— Os espaços de educação infantil não podem ser silenciosos, sem movimento, sem ludicidade, sem brincar e nem autoritário, pois se constituem em locais dialéticos, de reflexão, de experiências e vivências vividas pela criança, lugar de muitas infâncias, do ensinar, do aprender, do brincar, do descobrir, de imaginar, de criar e de recriar o mundo em que vivemos — comentou a palestrante.
As professoras Tamires e Monalisa também trouxeram o exemplo de uma sessão a partir do conto “A morte dos girassóis”, de Caio Fernando de Abreu, para refletir com as futuras pedagogas outras questões da educação infantil, especialmente sobre a cultura e as datas comemorativas na educação da primeira infância. Nessa sessão, as acadêmicas puderam conhecer a caixa Montesoriana de luz e explorar as suas potencialidades com as crianças pequenas.
A partir das reflexões sobre a sessão montada, também discutiram a organização do espaço e a potencialidade das atividades inovadoras na educação infantil, atividades que viabilizam o protagonismo das crianças.
A coordenadora do curso de Pedagogia da Unoesc Xanxerê, professora Ana Paula de Oliveira Scherer, destaca a importância da partilha de experiências exitosas, em que as acadêmicas vivenciam e potencializam saberes, qualificando, assim, habilidades e competências trabalhadas no curso.
Gostou deste conteúdo? Acesse a nossa página e confira a matéria completa.