Foi dada a largada para os Jogos Interatlética Solidários Unochapecó
28.09.2023
A noite desta quinta-feira (28/09) foi de muita empolgação no Ginásio da Unochapecó, que recebeu o evento de abertura da Copa JISU. Partindo da iniciativa das atléticas de Odontologia, Engenharias e Agronomia, surgiram em 2022, os Jogos Interatlética Solidários Unochapecó (JISU). Os jogos também são solidários, e arrecadaram a sua primeira edição meia tonelada de alimentos não perecíveis, que foram doados a instituições de caridade. No evento, que tinha como objetivo apresentar as chaves dos jogos e entregar os crachás dos jogadores, as atléticas presentes desfilaram com seus atletas.
"O propósito da abertura foi também, trazer o máximo possível de pessoas para conhecer o JISU e se interessar em assistir, participar e doar, não apenas esse ano mas nos próximos, mostrar as pessoas que estão à frente desse evento com intuito de ano que vem esse time aumentar", argumenta a acadêmica de biomedicina e uma das organizadoras dos jogos, Emanuelli Capeletto. A estudante relata ainda que ver os jogos ganhando forma depois de tantas reuniões e decisões, e ver quantas pessoas conseguiram juntar por uma boa causa é emocionante. "Foi lindo ver todas as atléticas amigas umas das outras e tão animadas para participar desse evento que é apenas o segundo de muitos que virão", relata.
O professor, que é Coordenador da Diretoria de Apoio Acadêmico (DAC) e está supervisionando a comissão do JISU, Felipe Corbellini, conta que a Abertura foi além das expectativas, e que é esperado que a competição seja extremamente disputada, porém, de forma sadia e leal, promovendo a integração entre a comunidade acadêmica. "Entendemos que os jogos contribuem para a identificação dos estudantes junto ao seu curso e para com a Unochapecó, afinal, são mais de 500 estudantes que participarão de inúmeras modalidades", argumenta.
Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unochapecó, professor Marcio da Paixão, comenta que os jogos são muito gratificantes para a universidade. "O esporte permite que os estudantes deem continuidade a sua rotina esportiva, ele faz parte do DNA da universidade e além de resgatar a cidadania das pessoas, tem uma importância social muito grande", argumenta. A universidade já apoia outras modalidades fora do campus, e agora estão investindo muito no esporte dentro da instituição.
Para a acadêmica de Engenharia Civil e Vice-presidente do JISU, Maiara Torma, a expectativa é de que os jogos sejam um sucesso, e consigam proporcionar o que prometem: muita interação e solidariedade entre atléticas. "Durante a abertura pudemos ver como todos os participantes estavam mega empolgados, esperamos que no sábado e domingo de jogos, seja uma grande festa", finaliza.
Após a realização do evento de Abertura, o próximo passo para os organizadores do JISU, são os jogos, durante os dias 30 de setembro e 01 de outubro. Serão disputadas nove categorias: Basquete, Futsal, Handebol, Vôlei, Vôlei de Areia e Atletismo, com times masculinos e femininos. Além de Sinuca, Tênis de Mesa e Truco misto. As partidas irão ocorrer simultaneamente: na Unochapecó; no Só Se7e Pub & Bar; ABCelesc; GER Sadia; SEST SENAT; e no Complexo Esportivo Verdão.
* texto: Emily Bueno, estagiária da ACIN-Jornalismo, sob supervisão da jornalista Eliane Taffarel.
Link da matéria: https://www.unochapeco.edu.br/noticias/foi-dada-a-largada-para-os-jogos-interatletica-solidarios-unochapeco