Estudantes de Publicidade e Propaganda conquistam prêmio em Congresso Brasileiro
20.09.2023
texto: João Pedro Zatta Grolli *
Realizado de 5 e 8 de setembro, na PUC Minas, em Belo Horizonte, o 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - o Intercom - debateu como tema central "Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução". O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação tem, dentro de sua programação, a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) Nacional, onde a Unochapecó foi premiada. As acadêmicas do curso de Publicidade e Propaganda Amanda da Cruz, Fernanda Engelage, Ketheryn Fistarol e Sionara Bortolini, são as produtoras do trabalho "De Olho na TAG", que venceu a Expocom Nacional na categoria Fotografia Publicitária.
Para Amanda da Cruz, o sentimento é de dever cumprido, mais uma vez. "Quando ganhamos no Intercom Sul, na nossa categoria, a sensação já foi maravilhosa, mas quando ganhamos no nacional, conseguimos ter o entendimento de que nossas produções acadêmicas podem ser significativas e impulsionar assim, outros estudantes de comunicação", salienta.
Ela aborda que participar do evento possibilitou desbravar diversas possibilidades profissionais, pelo contato com pessoas com grandes trajetórias. "Tivemos contato com grandes pesquisadores, cientistas da comunicação e pessoas incríveis. As pessoas que conhecemos lá nos ensinaram em pouco tempo o valor da coragem e do conhecimento, seja qual for ele", comenta.
A estudante Fernanda Engelage aborda que o sentimento foi um misto de surpresa, alegria e orgulho. "Ouvir o nome do nosso trabalho e da Unochapecó foi incrível e um incentivo, não apenas para nós, mas todos do curso, para participar mais ativamente dos congressos, pois temos trabalhos ótimos desenvolvidos em sala de aula", cita.
A estudante também relata que vencer a Expocom significa uma grande experiência e contato com produções acadêmicas de todo o Brasil, além do incentivo de acreditar nas produções feitas. "Pudemos participar de minicursos, ouvir discussões de Grupos de Pesquisa, conhecer pessoas e sotaques, trabalhos diferentes e ainda ter a oportunidade de voltar com um reconhecimento que, para nós, foi muito importante", comenta.
Já para Ketheryn Fistarol vencer o prêmio é uma grande validação, pois a categoria é muito concorrida, além de ser um incentivo para continuar produzindo. "A vitória representa muito mais do que apenas o trabalho, a gente mostra para a comunidade externa que, o que estamos produzindo, é muito legal e interessante. Representa carregar o nome da universidade com a sensação de dever cumprido", cita.
Além disso, ela comenta que a troca de experiências foi gigantesca, por ser um ambiente científico, de pesquisa. "Ficamos quatro dias imersos em pesquisa e extensão. Tivemos outra visão dessa realidade, pelo contato com diversas pessoas da área. Foi muito bacana ter essa troca", aborda.
Ketheryn ainda salienta que a maior experiência que leva do evento é a vontade de seguir produzindo. "Continuar fazendo, pois tenho vontade de cursar um mestrado e ser cientista em comunicação, então, não podemos parar por aqui", finaliza.
* estagiário da ACIN Jornalismo sob supervisão da jornalista Eliane Taffarel.
Link da matéria: https://www.unochapeco.edu.br/noticias/estudantes-de-publicidade-e-propaganda-conquistam-premio-em-congresso-nacional