Dia do esporte traz multicampeões ao estande da Uno na Efapi
08.10.2023
Construir um mundo melhor por meio da educação de qualidade é o compromisso mais conhecido de uma Universidade, em qualquer lugar do mundo. Mas promover a cidadania, a qualidade de vida e a integração social por meio do esporte são compromissos que a Unochapecó abraça com carinho e dedicação, valorizando seu caráter comunitário. Por meio deste abraço, a Universidade oportuniza vagas nos cursos de graduação aos atletas e absorve das equipes o senso de coletividade e de competitividade construtiva.
No último domingo (08/10), o estande da Unochapecó na Efapi se tornou um misto de sala de troféus, comitê olímpico e arquibancada. Atletas e equipes esportivas patrocinadas pela Universidade estiveram presentes ao longo do dia, compartilhando suas trajetórias, conquistas e experiências. Os troféus, que simbolizam apenas algumas das conquistas da Uno pelo desporto profissional, deram o tom de celebração junto aos visitantes. Além disso, estiveram presentes os cursos da Escola da Saúde e das mais de 15 atléticas acadêmicas.
O vínculo com diversas faces do esporte, de acordo com o Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Márcio da Paixão Rodrigues, é inegociável para o DNA da Unochapecó. “O esporte tem a característica de resgatar a cidadania e de promover a saúde, tanto física quanto mental. A Uno, por ser uma Universidade Comunitária, apoia a prática esportiva em diversos níveis pois acredita que é possível transformar a vida das pessoas por meio do esporte. Realizar esse apoio, tanto nas atividades esportivas do dia a dia quanto nas modalidades olímpicas e de rendimento, é gratificante. É uma felicidade para a Uno ser uma referência no desenvolvimento também do esporte”, comenta.
O abraço da Unochapecó às associações esportivas de Chapecó já dura mais de vinte anos e é motivo de orgulho. De acordo com o professor Felipe Corbellini, diretor acadêmico e coordenador do Núcleo do Desporto Universitário (NDU), se tornou impossível enumerar quantas vezes o nome da Unochapecó já figurou no pódio de competições esportivas de alto nível. “Quando os atletas começam a falar das suas conquistas ao longo do tempo, vemos títulos regionais, estaduais, pan-americanos, sul-americanos, títulos mundiais, e são inúmeros mesmo nas modalidades mais recentes. A quantidade é grandiosa e o nosso sentimento de orgulho é ainda maior”, ressalta o docente.
Muito além de apoiar o trabalho diário nas quadras, tatames, campos e raias, a Unochapecó oportuniza que os atletas acessem o Ensino Superior e tenham uma formação profissional de alto nível. Corbellini afirma que são constantes os relatos de atletas que não teriam a oportunidade de ingressar em um curso de graduação se não fosse pelo programa Bolsa-Atleta.
“A Universidade tem um papel preponderante pois une a cidadania e a saúde que o esporte proporciona à titulação, ao diploma de Ensino Superior, e isso faz com que eles atinjam um patamar diferente em relação à maioria dos brasileiros. Infelizmente, a carreira de um atleta pode ser muito curta e não oferecer a estabilidade financeira necessária para a família. Já formamos muitos profissionais atletas e cidadãos, que sem o esporte poderiam traçar caminhos que não são o que se almeja. Então, construir cases sólidos de projetos que formam pessoas para a vida é algo que a Unochapecó se orgulha em ter como compromisso”, conclui.
Link da matéria: https://www.unochapeco.edu.br/noticias/dia-do-esporte-traz-multicampeoes-ao-estande-da-uno-na-efapi