Univali vai sediar programa de ensino e pesquisa relacionado à União Europeia
04.08.2023
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi aprovada para sediar o módulo Jean Monnet, programa que visa apresentar conteúdos inovadores e relevantes relacionados à União Europeia, além de divulgar os resultados das atividades de ensino e pesquisa.
O módulo Jean Monnet será sediado pelo Programas de Pós-Graduação em Ciência Jurídica (PPCJ) e em Direito das Migrações Transnacionais (PPGDMT).
O objetivo do módulo é divulgar informações e conhecimentos sobre a União Europeia e tornar estas pautas mais acessíveis ao grande público. Os focos temáticos do módulo Jean Monnet na Univali serão ensino sobre o direito comunitário e direito das migrações transnacionais.
“Trata-se de um programa de promoção da União Europeia, por meio do ensino superior especializado, qualificando alunos nesta temática e compartilhando experiências para incrementar o conhecimento e as habilidades para quem deseja trabalhar com o sistema europeu", explica o coordenador do módulo na Univali, professor Rafael Padilha.
O módulo Jean Monnet recebe recursos financeiros da União Europeia pela organização de cursos e eventos, publicação de artigos científicos, divulgação dos resultados das atividades desenvolvidas para a sociedade, bem como por realizar eventos conjuntos com outras instituições que também sediam o módulo.
Nesta quinta-feira, 3, o coordenador do módulo Jean Monnet, professor Rafael Padilha, apresentou o projeto e o cronograma de atividades ao coordenador do PPCJ, professor Paulo Márcio Cruz, e ao reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho.
“Ter a aprovação do projeto para sediar o módulo Jean Monnet é uma grande conquista institucional e que demostra o reconhecimento da União Europeia pelo trabalho desenvolvido na Univali nas áreas de ensino e pesquisa, bem como no aprofundamento e divulgação do direito comunitário europeu. Este projeto reforça também a nossa inserção internacional e o olhar atento da Universidade para continuamente ampliar as possibilidades de nossos acadêmicos", afirma o reitor.