Univali realiza primeira banca de doutorado totalmente em língua inglesa
05.12.2022
Na próxima quarta-feira, 7, durante o 29º Congresso Nacional do Conpedi, no Campus Balneário Camboriú, vai acontecer a primeira defesa de tese do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Univali totalmente em língua inglesa. Trata-se de defesa de doutorado de Ana Luiza Colzani em dupla titulação com a Widener University/Delaware Law School, dos Estados Unidos.
O evento faz parte do painel “A Global Educational Success: Univali and Widener University/Delaware Law School", aprovado em edital da Fapesc do Programa de Fomento a Cursos de Doutorado em Dupla Titulação em Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina.
Ana Luiza defende a tese “The protection of children´s data for comercial purposes in Brazil from transnational standards" (A proteção de dados infantis para fins comerciais no Brasil a partir de normas transnacionais). A banca internacional será realizada às 15 horas e vai contar com a participação do professor-orientador Osvaldo Agripino de Castro Junior (Univali), Francesco Paolo Micozzi (Universidade de Perugia), Gustavo Silveira Borges (Unesc), Eileen A. Grena-Piretti (Delaware Law School), Orlando Luiz Zanon Junior (Univali), e Luciene Dal Ri (Univali).
“É mais um passo na sedimentação da internacionalização da Univali, cruzando as fronteiras da língua também na pós-graduação stricto sensu. Nosso compromisso com a ciência e a pesquisa de qualidade é reconhecida por nossas parceiras internacionais", explica o reitor, Valdir Cechinel Filho.
Ainda durante o Congresso a Univali irá finalizar e formalizar a criação do Programa de Doutorado Quadripartite entre a Univali, a Universidade de Perugia (Itália), a Universidade de Alicante (Espanha) e Delaware Law School/Widener University (EUA). As instituições estão promovendo o Consórcio Iuris, para a ampliação da cooperação internacional entre seus programas de pós-graduação stricto sensu em Ciência Jurídica/Direito, que até agora acontecem por meio de programas de dupla titulação, com a possibilidade de formação e obtenção de títulos de doutorado pelas quatros Universidades.
O Consórcio prevê ainda a criação da Cátedra Scientia Iuris para a mobilidade docente e a realização de aulas, eventos, projetos de pesquisa e publicações em inglês. “Essa iniciativa solidifica a internacionalização do PPCJ/Univali. A iniciativa ainda propõe a instituição do Prêmio Internacional Scientia Iuris Prof. Cesar Luiz Pasold para as melhores teses de doutorado em Ciência Jurídica/Direito defendidas nos programas de doutorado das quatro universidades", adianta o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Univali, Paulo Márcio da Cruz.