Univali e Università degli Studi di Perugia ampliam convênio de cooperação
06.11.2024
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Università degli Studi di Perugia (Unipg), na Itália, assinaram nesta quarta-feira, 6, termos aditivos ao convênio de cooperação que contemplam as áreas de engenharia e de ciências jurídicas.
Os documentos foram assinados pelo reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, e pelo reitor da Unipg, professor Maurizio Oliviero, em reunião no campus Professor Edison Villela – Itajaí.
O encontro teve a presença do vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Rogério Corrêa, do procurador geral da Fundação Univali, professor José Everton da Silva, do diretor da Escola Politécnica, professor Cesar Albenes Zeferino, do diretor da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais, professor Alceu de Oliveira Pinto Junior, do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica (PPCJ), professor Paulo Márcio Cruz, do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito das Migrações Transnacionais (PPGDMT), professor Rafael Padilha, da coordenadora de Internacionalização da Univali, professora Camila Monteiro Santos, e do coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor Jhonatan Acacio Silva.
Um dos termos aditivos inclui a oferta de dupla titulação no curso de Engenharia Mecânica da Univali com os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial da Unipg.
“O grande diferencial desse acordo é que, além da dupla titulação na graduação, o aluno já irá cursar disciplinas na pós-graduação stricto sensu e receberá o diploma do mestrado da Università degli Studi di Perugia. Estamos há algum tempo trabalhando para formalizar esta parceria e esperamos já em 2025 ofertar vagas de mobilidade para alunos veteranos", destacou o diretor da Escola Politécnica, professor Cesar Albenes Zeferino.
As duas instituições assinaram também um termo aditivo para institucionalizar o Programa de Pesquisa Internacional Conjunto entre o PPCJ e a Faculdade de Jurisprudência da Unipg. A institucionalização do programa vai permitir o aprimoramento e uma melhor divulgação das pesquisas conjuntas realizadas pelas duas instituições.
“O PPCJ possui importantes parcerias com universidades da América Latina, dos Estados Unidos e da Europa, como a Università degli Studi di Perugia, e a intenção com este termo é concentrar as informações decorrentes desse programa em um único local", explicou o coordenador do PPCJ, professor Paulo Márcio Cruz.
Além dos termos aditivos, as duas instituições assinaram ainda um protocolo de intenções relativo à submissão de novos projetos em conjunto em editais de fomento da Europa e dos Estados Unidos, voltados ao desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social dentro das áreas de pesquisa dos programas stricto sensu em ciência jurídica das duas universidades.
“É sempre um prazer estar nesta universidade que é também parte da história da minha vida e aqui eu me sinto em casa. Temos uma cooperação muito antiga e que se renova a cada ano, fortalecendo nossas missões institucionais de ofertar ensino com excelência. Hoje, ampliamos os convênios de cooperação e os desafios que surgem com as novas tecnologias como a inteligência artificial. Com o apoio das equipes das duas universidades tenho certeza que teremos excelentes resultados", afirmou o reitor da Unipg, professor Maurizio Oliviero.
“A parceria entre a Univali e a Unipg começou em 1998 e é sempre com muita alegria que ampliamos a abrangência das atividades de cooperação e dupla titulação pactuadas entre as duas instituições. A assinatura dos termos aditivos fortalece nossas relações técnico-científicas e reforça o compromisso institucional de sempre ampliar as modalidades e as áreas de mobilidade acadêmica", complementou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.