Univali e Universidade de Perugia renovam convênio para oferta do Mestrado Internacional
06.12.2022
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Università degli Studi di Perugia (UNIPG) renovaram o convênio para oferta do curso de Mestrado Profissional Internacional em Direito das Migrações Transnacionais.
O documento foi assinado nesta terça-feira, 6, pelos reitores das duas universidades, Valdir Cechinel Filho e Maurizio Oliviero, no Campus Itajaí. O convênio, firmado em 2017, foi prorrogado por mais cinco anos.
Este é o único Mestrado em Direito do Brasil que concede um diploma conjunto entre duas universidades. “O curso tem uma proposta inovadora e destaca-se por ser um Mestrado atento às demandas do mercado de trabalho no tema das migrações transnacionais. Com o novo convênio, a matriz curricular será alterada e teremos a redução do valor das mensalidades, oportunizando que mais alunos possam se especializar", explica o coordenador, professor Rafael Padilha dos Santos.
O curso formou a primeira turma em outubro de 2022 e dentre as atividades realizadas destaca-se o projeto de extensão de acolhimento e atendimento a migrantes, executado em parceria com a Polícia Federal em Itajaí. O curso também sedia a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Organização das Nações Unidas (ONU) e realiza diversas ações em conjunto com a Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).
“O Mestrado Internacional em Direito das Migrações Transnacionais é um projeto pioneiro e que permite aos alunos ter vivências sobre questões reais da área migratória, por meio de um programa que conecta a teoria e a prática. O desejo de fortalecer e expandir nosso acordo de cooperação é mútuo e estamos muito satisfeitos com a parceria", afirma o reitor da Università degli Studi di Perugia, Maurizio Oliviero.
“Este curso nasceu do anseio de difundir o direito internacional dos refugiados, estimular a formação acadêmica, bem como oferecer serviços comunitários. Os diplomas com regime de dupla titulação fortalecem o compromisso de internacionalização das duas instituições e simbolizam o sucesso desta cooperação internacional que começou em 1998. Estamos muito felizes com a renovação deste contrato que permite a capacitação de profissionais no tema das migrações", ressalta o reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho.