Univali e Governo de Santa Catarina lançam Plataforma Digital de Dados da Pesca
16.08.2024
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e o Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAQ) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), lançaram, nesta sexta-feira, 16, a Plataforma Digital de Dados da Pesca. A cerimônia de lançamento aconteceu no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis.
A partir de agora, as informações coletadas no Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira de Santa Catarina (PMAP-SC), conduzido pela Univali, irão se tornar dados públicos e oficiais, auxiliando a cadeia produtiva do setor e o próprio Governo do Estado no planejamento de ações de políticas públicas.
As informações estratégicas sobre a atividade pesqueira no litoral catarinense ficarão disponíveis no site da Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca, dentro do Observatório Agro Catarinense, ferramenta gerenciada pela Epagri.
O governador ressaltou que, além dos investimentos já feitos ao setor, a plataforma vai otimizar recursos e políticas públicas que tornem perenes os incentivos por parte do Governo do Estado. “Santa Catarina precisava de uma secretária específica para atender às demandas da pesca. Nós corrigimos essa deficiência, criamos a SAQ e agora com acesso aos dados, ao conhecimento, a gente vai poder ajudar ainda mais, principalmente o pequeno pescador. Com essa ferramenta, vamos entender o que ele precisa e viabilizar os recursos", afirmou Jorginho Mello.
As informações derivam do Boletim Estatístico da Pesca de Santa Catarina, documento que reúne os dados coletados pelo PMAP em toda a faixa litorânea do Estado nos últimos anos. O projeto, desenvolvido com recursos da Petrobras, conta com mais de 30 colaboradores entre professores e técnicos de nível superior. A sede do projeto é o campus da Univali em Itajaí e as equipes atuam em dez municípios do Estado.
“A pesca é um dos pilares socioeconômicos e uma das principais atividades do Estado de Santa Catarina. Por isso, é com muito orgulho que a Univali se conecta ao setor por meio do desenvolvimento de pesquisas e estudos que tornam a nossa contribuição científica uma grande aliada de todos os envolvidos com a atividade. Com o lançamento da plataforma, poderemos compreender melhor o panorama da pesca e atuar juntos na busca por soluções inovadoras e viáveis para as demandas da atividade pesqueira", afirmou o diretor da Escola Politécnica, Cesar Albenes Zeferino.
Mais informações: na Direção da Escola Politécnica - (47) 3341-7541.