Univali e Governo de Santa Catarina auxiliam micro e pequenas empresas no processo de exportação
10.11.2023
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e o Governo do Estado de Santa Catarina, parceiros na execução do projeto SC-Export, estão auxiliando micro e pequenas empresas catarinenses a iniciar o processo de exportação.
Duas missões internacionais marcaram o início do projeto que visa impulsionar o comércio exterior no Estado. Nas últimas duas semanas, 41 empresas projetaram o fechamento de 2,096 milhões de dólares em negócios com o Paraguai e 1,45 milhão em exportações para o Chile, nos próximos 12 meses.
“Foram 328 reuniões no Paraguai e no Chile que proporcionaram este excelente resultado. Em média, eram nove reuniões com compradores por empresa catarinense no Paraguai e seis no Chile. Com isso, abrimos importantes portas para essas micro e pequenas empresas catarinenses. Este projeto piloto se destaca como uma política pública inovadora em promoção comercial internacional", afirmou o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner.
A responsável pelos projetos de extensão da Escola de Negócios, Educação e Comunicação da Univali, professora Giselda Cherem, explica que mais de 50% do trabalho formal em Santa Catarina é proveniente de micro e pequenas empresas, mas apenas 4% das empresas exportam. “Por isso, a Univali e mais três universidades do sistema Acafe estão qualificando essas empresas para exportar de forma segura e planejada. Com o projeto SC-Export queremos provar que o que falta para a exportação acontecer de forma mais otimizada é, com certeza, uma parceria estratégica e pontual como essa".
Ao liderar a missão em Santiago, no Chile, a vice-governadora Marilisa Boehm afirmou que apresentar produtos catarinenses diretamente para compradores chilenos com estes resultados consolidados comprova que a iniciativa foi vitoriosa. “Só temos o que comemorar. Com certeza, as novas oportunidades refletem em mais emprego, mais renda e desenvolvimento para o nosso Estado e nossos municípios, em curto, médio e longo prazo".
A empresa de travesseiros Marcbrayn, de Joinville, foi uma das primeiras da comitiva ao Chile a fechar negócios. O gerente de comercial Jones Vieira conta que a venda aconteceu logo no primeiro contato realizado durante a rodada de negócios. “Não tínhamos noção por onde começar a prospectar e todo o apoio do projeto nos abriu portas e encurtou caminhos".
O SC-Export, executado em parceria com a Secretaria de Articulação Internacional de Santa Catarina (SAI) e Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), tem o apoio da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e da Universidade de Blumenau (Furb). O projeto tem o patrocínio da Portonave.