Univali e Associação de Pais e Amigos do Autista de Itajaí firmam termo de cooperação
07.07.2023
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Associação de Pais e Amigos do Autista de Itajaí (AMA) assinaram, nesta sexta-feira, 7, um termo de cooperação técnico-científico para a concessão de bolsas de estudos.
O acordo foi viabilizado por meio do “Programa Parceiro", iniciativa que visa aproximar a Universidade do mercado, proporcionando novas experiências de ensino aos alunos e possibilitando aos colaboradores das empresas parceiras acesso às atividades de ensino e outros serviços oferecidos pela instituição.
A AMA é uma entidade sem fins lucrativos que oferece acolhimento para cerca de 250 famílias, além de serviço terapêutico, assistência social, musicalização e atividades esportivas. Fundada em 2017, a entidade tem hoje cerca de 35 colaboradores e 20 diretores voluntários. Em 2022, a AMA foi aprovada pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) para oferecer também programas de estimulação precoce e iniciação para o mercado de trabalho.
“Estamos muito felizes e honrados com esta parceria diante do potencial da Universidade e da possibilidade de dar mais visibilidade para a causa do autismo. Nossos colaboradores terão a oportunidade de cursar uma segunda graduação ou uma pós-graduação e isso será fundamental para melhorar o atendimento que prestamos", afirmou o presidente da AMA, Anderson Roberto da Silva.
A Associação tem hoje cerca de mil pessoas na fila de espera e pretende ampliar o atendimento com a construção de uma nova sede, no bairro Cidade Nova, em um terreno doado pela Prefeitura de Itajaí em 2020.
“A Univali é uma instituição comunitária e o apoio a causas relevantes para a sociedade, como o autismo, é uma de nossas missões. Esta parceria, conduzida pela Diretoria de Assuntos Institucionais e pela Escola de Ciências da Saúde, vai permitir que a equipe multidisciplinar da AMA torne-se ainda mais capacitada. Fazemos votos de que o espírito altruísta e a perseverança da equipe se fortaleçam ainda mais com este incentivo", declarou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.