Univali comemora 59 anos de Ensino Superior em Itajaí
25.09.2023
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) comemorou 59 anos de implantação do Ensino Superior em Itajaí e 34 anos de reconhecimento como universidade na última sexta-feira, 22.
A solenidade reuniu o Conselho Gestor da Fundação Univali, gerentes, coordenadores, docentes e colaboradores administrativos, além de representantes do poder público e de entidades parceiras.
O evento homenageou os colaboradores que completam 10, 15, 20, 25, 30 e 35 anos de trabalho na Univali em 2023, além dos professores pesquisadores bolsistas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e os vencedores do Mérito Docente 2023.
“A Univali foi o passado, é o presente e será o futuro de muitos profissionais, políticos e de todos que têm suas vidas transformadas por esta instituição de ensino que tanto orgulho proporciona a Itajaí nestes 59 anos. Itajaí é a cidade que é porque uma boa parcela do seu desenvolvimento passou pela Univali”, destacou o vice-prefeito, Marcelo Sodré.
Além das homenagens e da apresentação do Coral Univali, a cerimônia destacou os principais indicadores institucionais e as premiações conquistadas em 2023. A Univali tem hoje mais de 20 mil alunos, cerca de 2 mil colaboradores docentes e administrativos, dois Colégios de Aplicação, 100 opções de cursos de graduação, 50 cursos de especialização, doze mestrados e seis doutorados. São mais de 500 salas de aula, 250 laboratórios, uma estação de Rádio e TV e o maior museu oceanográfico da América Latina.
Poucos dias antes do aniversário de 59 anos, a Universidade foi novamente classificada como uma das melhores universidades da América Latina, de acordo com o QS Latin America University Rankings, elaborado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). Outra conquista de 2023 foi a nota máxima no processo de recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC).
“Com uma trajetória que a consolida como um dos principais centros de educação superior do Sul do Brasil e uma das melhores universidades da América Latina, a Univali já possibilitou a formação acadêmica de mais de 110 mil pessoas e vem tendo um continuado e decisivo papel na democratização e no desenvolvimento do ensino superior”, afirmou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho, e complementou: “Sabemos onde queremos chegar e até onde vai o irrestrito compromisso da Univali com as causas da educação, com os problemas e a realidade regional e com o sonho de consolidação de uma Universidade cada vez mais inovadora e plural, sem nunca esquecer da experiência que só a tradição de quase seis décadas é capaz de ofertar”.