Uniplac realiza abertura oficial do EDUPALA 2024
05.11.2024
O evento, que segue até o dia 8 de novembro, reúne pensadores, educadores e pesquisadores comprometidos com temas como decolonialidade e justiça social.
A cerimônia de abertura contou com a participação da escritora boliviana Julieta Paredes Carvajal, uma das referências nas discussões de gênero e educação decolonial na América Latina.
A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIPLAC (PPGE), professora Madalena Pereira da Silva, reforçou o propósito do EDUPALA e a continuidade de seu legado. “Desde 2016, com o primeiro Congresso Internacional ‘Penso Onde Sou’, começamos a refletir sobre a construção de uma educação que dialogue com nossa realidade latino-americana. Esse evento é fruto desse comprometimento com uma formação de formadores conscientes de seu papel transformador na sociedade,” afirmou Madalena.
O EDUPALA surgiu em 2016, e cada edição trouxe um novo tema voltado para questões cruciais da educação na América Latina. Em 2018, o foco foi o papel dos formadores na transformação social, enquanto a edição de 2022 enfatizou a necessidade de uma educação democrática e inclusiva, após uma pausa em 2020 devido à pandemia da COVID-19.
Neste ano, o congresso retoma seu formato presencial com o tema voltado à construção de saberes plurais que dialoguem com as realidades do sul global.
A programação desta edição conta com oficinas, mesas redondas, apresentações de trabalhos, palestras e debates com pesquisadores de diferentes países da América Latina.
Além disso, haverá café cultural e lançamento de livros, reforçando o EDUPALA como um espaço de trocas culturais e acadêmicas.
O evento reafirma o compromisso da UNIPLAC e dos organizadores com uma educação crítica e transformadora, e a expectativa é que os debates dos próximos dias resultem em insights significativos para a construção de uma sociedade mais justa e alinhada aos desafios locais e globais.