Representante da ONU participa de cerimônia em Itajaí
20.09.2023
Representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados – Acnur, órgão vinculado à Organização das Nações Unidas - ONU, da Unidade de Polícia de Migração da Polícia Federal, da Prefeitura Municipal de Itajaí e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) reúnem-se nesta quinta, 21, para celebrar o trabalho conjunto desenvolvido em favor dos migrantes na cidade de Itajaí (SC). O encontro acontece na sede do Fórum Universitário, às 9h.
Em Itajaí, os atendimentos aos migrantes ocorrem por meio de uma parceria que envolve os esforços do Núcleo de Apoio ao Migrante - NAM, projeto de extensão vinculado à Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a Prefeitura de Itajaí, a Polícia Federal e, mais recentemente, a iniciativa privada. As atividades consistem em orientações sobre assuntos como a regularização de documentos e processo de naturalização.
Para o coordenador do mestrado em Direito das Migrações Transnacionais da Univali, Rafael Padilha dos Santos, a parceria promove um serviço essencial à vida dos migrantes e refugiados que chegam à região. “O evento é uma solenidade importante para prestigiar o trabalho de acolhimento e integração de migrantes que vem sendo realizado em favor da população nos últimos anos", afirma.
Segundo Padilha, cerca de 200 atendimentos diretos são realizados todos os meses pela equipe do NAM. O professor destacou a importância do apoio oferecido à iniciativa, destacando a contratação de 10 estudantes para atuarem na Unidade de Polícia de Migração da Polícia Federal da Polícia Federal, realizada pelo Município de Itajaí, em março de 2022.
“O Projeto de Extensão vem crescendo e se fortalecendo. Além das tradicionais parcerias com a PF e com o Município, recentemente passamos a contar também com o apoio da iniciativa privada. O Hotel Plaza Camboriú acordou em financiar bolsas de estudos aos acadêmicos da Univali que, em contrapartida, prestam serviços ao Núcleo de Atendimento ao Migrante", acrescenta.
Projeto reconhecido pela ONU
O serviço oferecido aos migrantes de Itajaí, foi um dos 27 cases do Brasil citados como modelo no Relatório Cidades Solidárias Brasil: proteção e integração de pessoas refugiadas no plano local. O documento, publicado em 2022 pela ACNUR, destacou os esforços de municípios para implementar políticas públicas que promovem a acolhida, o acesso a direitos e mecanismos de integração de pessoas refugiadas, solicitantes da condição de refugiado e migrantes.