Projeto de professores da Univali é aprovado em chamada pública transnacional
02.06.2023
Um projeto desenvolvido por professores do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Gestão do Trabalho (PPGSGT) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi aprovado na chamada pública transnacional ERC-CONFAP-CNPq 2022, promovida pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A chamada tem o objetivo de apoiar o intercâmbio de pesquisadores doutores brasileiros para integrarem equipes de pesquisadores na Europa, com projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC).
O projeto “Epigenética, Experiência e Responsabilidade: Implicações para Distúrbios do Neurodesenvolvimento" é derivado de uma pesquisa maior realizada em parceria entre pesquisadores da Univali e da Universidade de Antuérpia, na Bélgica.
O projeto aprovado nesta chamada analisa como os indivíduos com diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), os pais e os profissionais de saúde vivenciam a interação entre o ambiente biológico e social e o transtorno. O grupo da Univali é formado pelos pesquisadores Fabíola Hermes Chesani, Carina Nunes Bossardi, João Rodrigo Maciel Portes, Juliana Vieira de Araújo Sandri e Juliana Vieira Almeida Silva.
De acordo com a professora Carina Nunes Bossardi a epigenética é a ciência que trata dos mecanismos moleculares envolvidos na interação entre fatores ambientais e a expressão da informação contida no DNA. O estudo avalia como as experiências vividas pelos pais (dieta, traumas emocionais, tratamento hormonal, entre outros) podem ser transmitidas para os descendentes por meio da memória epigenética.
“A base do TDAH é neurobiológica, genética e neuroquímica, mas a expressão dos padrões herdados é modulada por fatores ambientais através de processos epigenéticos. Esperamos que este projeto possa incrementar as implicações da epigenética para as condições do neurodesenvolvimento de pessoas com TDAH, suas famílias, profissionais de saúde e outras pessoas que vivenciam o transtorno na região do Vale do Itajaí. O estudo visa também fomentar a discussão sobre as políticas públicas existentes no âmbito local e regional no atendimento integral a essas pessoas", explica a professora.
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) lançou um edital suplementar para financiar os pesquisadores catarinenses aprovados na chamada ERC-CONFAP-CNPq 2022. O objetivo do edital é apoiar projetos de pesquisa nas áreas de ciência, tecnologia e inovação entre pesquisadores de Santa Catarina e da União Europeia. Os acordos visam desenvolver o intercâmbio científico e estreitar os laços entre as instituições de ensino.
Mais informações: com a professora Carina Nunes Bossardi – (47) 99600-8216.