Professores apresentam resultados de reunião do Projeto Rondon para a reitoria da Univali
07.12.2022
Nesta terça-feira, 6, o reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), professor Valdir Cechinel Filho, o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Rogério Corrêa, e a gerente de Extensão e Responsabilidade Social, professora Attela Jenichen Provesi, receberam os professores que representaram a Univali na 14ª reunião do Projeto Rondon, realizada entre os dias 22 e 25 de novembro, em Salvador, na Bahia.
O evento, organizado pelo Ministério da Defesa, avaliou as últimas edições do projeto e definiu os encaminhamentos para as próximas Operações, incluindo a elaboração de um Guia de Boas Práticas para o Projeto Rondon nas Instituições de Ensino Superior.
No encontro com o grupo gestor da Univali, as professoras Vanessa Alves e Ednéia Casagranda Bueno apresentaram os temas discutidos na reunião nacional e os resultados da Operação Amapá, realizada no mês de julho, em 11 municípios do Estado do Amapá.
“A Univali atuou no Conjunto C, área responsável por fazer toda a cobertura de comunicação da Operação, com nove alunos e dois professores da Escola de Artes Comunicação e Hospitalidade (EACH), sob coordenação do professor André Luiz Vailati. Em janeiro de 2023, um novo grupo de professores e acadêmicos vai embarcar para a Operação Portal do Sertão, na Bahia, sob coordenação da professora Sarah Zewe Uriarte. O grupo ficará responsável pela cobertura jornalística e produção de conteúdo para a divulgação das atividades desenvolvidas pelas equipes rondonistas durante a Operação", explica a professora Ednéia Casagranda Bueno.
A Univali participa do Projeto Rondon desde 2009 e contabiliza a participação de mais 200 professores e alunos em 24 Operações em municípios brasileiros. Um novo edital para as Operações de julho de 2023 está em fase de elaboração pelo Ministério da Defesa.
O Projeto Rondon é coordenado pela Secretaria de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa e permite que universitários voluntários atuem em ações socioeducativas em diferentes regiões do Brasil.