Professora da Univali desenvolve recurso terapêutico para o tratamento de transtornos na infância
06.04.2023
A professora dos cursos de graduação e mestrado em Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Juliana Vieira Almeida Silva, desenvolveu um recurso terapêutico para o tratamento de transtornos mentais na infância.
O material lúdico é indicado como apoio no tratamento de casos de depressão, ansiedade, Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) para pacientes com idade acima de 5 anos.
“O recurso Momentos Terapêuticos traz 151 cartas relacionadas ao questionamento socrático, técnica que tem por objetivo fazer a descoberta guiada e ajudar o paciente a enfraquecer o pensamento disfuncional, além de cartas de questionamento de comprovação e cartas denominadas pense zen, que visam auxiliar o paciente a ter o pensamento no aqui e agora", explica Juliana.
O material será lançado no 15º Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas, que acontece de 18 a 21 de abril, em Salvador, na Bahia. O recurso já pode ser adquirido no site da Editora Sinopsys.
Juliana Vieira Almeida Silva possui graduação em Psicologia e mestrado em Administração pela Univali, doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-doutorado pela Universidade do Algarve, em Portugal. Ela é presidente da Associação de Terapias Cognitivas de Santa Catarina (ATC).