Evento em BC celebra o encerramento da segunda edição do Inovatur
14.04.2022
Balneário Camboriú - A segunda edição do Inovatur foi encerrada na quarta 13, em Balneário Camboriú, com a realização do Demoday para empresários, investidores e parceiros. Esta foi a última etapa para as 16 startups selecionadas no programa de inovação aberta que é exclusivo para o turismo.
Ao todo, foram nove meses de imersão no programa que é realizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc), em parceira com os cursos de graduação e pós-graduação em Turismo e Hotelaria e Núcleo de Inovação Tecnológica da Univali (Uniinova) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
O encontro, realizado no Campus da Univali em Balneário Camboriú, colocou frente a frente as startups com os integrantes do mercado de inovação. Um grupo seleto de empresários e investidores puderam ter acesso aos trabalhos realizados com o foco no turismo e fizeram avaliações das apresentações.
"A segunda edição do Inovatur foi uma consolidação de um programa que já é referência no Brasil. São soluções inovadoras que passam por um processo de aprimoramento e, como consequência, são conectadas diretamente com quem importa: o mercado e o trade turístico. Não tenho dúvidas que isso impacta diretamente na economia do turismo, com novos empregos e renda para Santa Catarina", diz Henrique Macielo, presidente da Santur.
Ao todo, o investimento realizado pelo Governo do Estado ultrapassou os R$912 mil e contemplou nove regiões turísticas e 14 municípios. "O Programa Inovatur estimula a criação de novos negócios em SC aproveitando o potencial turístico do estado e incentivando os empreendedores catarinenses a pensarem em problemas e soluções regionais. A parceria entre Fapesc e Santur, estimulada pelo Governo do Estado, gera oportunidades para os empreendedores nas diversas regiões de SC. Estamos satisfeitos com os resultados da segunda edição e preparando a terceira edição com ampliação de recursos", aponta Fábio Zabot Holthausen, presidente da Fapesc.
A segunda edição teve início em julho de 2021, com o lançamento oficial e a publicação do edital. A partir da seleção das 16 startups contempladas, além do aporte financeiro, cada uma integrou um cronograma desenvolvido para a aprimoração do negócio. As soluções passaram, ainda, por capacitações, lives com o trade turístico, eventos institucionais, workshops, mentorias individuais, visitas técnicas e rodadas de negócio (realizadas em Lages, Chapecó, Videira, Florianópolis e Joinville).
"Nossa avaliação da segunda edição do Inovatur é extremamente positiva. Estamos muito satisfeitos com o resultado e o empenho das propostas apresentadas. O comprometimento dos responsáveis pelos projetos é essencial para que o programa contribua para a competitividade do turismo em Santa Catarina. As avaliações de maturidade que fizemos no início e agora no fim do programa mostram o quão positivo é o Inovatur. Vê-los trabalhando por nove meses e agora debatendo com empresários, apresentando propostas e dialogando com centros de inovação e aceleradoras é extremamente recompensador", diz Pablo Limberger, coordenador do Inovatur pela Univali.
Até o momento, somando as duas edições, 29 startups foram beneficiadas, 10 regiões turísticas e 19 municípios contemplados, e R$ 1.212.816,00 em recursos aportados diretamente no aperfeiçoamento ou criação de novos produtos, bens ou serviços, fora os investimentos indiretos em capacitações com mentorias, workshops, visitas técnicas e rodada de negócios.
O Programa Inovatur também foi vencedor, em terceiro lugar, na categoria Destinos do Desafio Turistech Brasil, competição realizada pelo Ministério do Turismo, Wakalua Brasil Innovation Hub e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Por Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur)