Encontro do Promobis é realizado na Univali
09.02.2023
Nesta quinta-feira (9), representantes do Banco Mundial, especialistas e autoridades envolvidas no Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí (Promobis) estiveram reunidos no campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Itajaí (SC).
O evento, coordenado pela Associação de Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), teve como foco a criação da Comissão Regional de Instrução e Acompanhamento dos Processos Legislativos (Comleg), uma das etapas que compõem o processo de implantação do Promobis/Amfri.
“O objetivo principal desta reunião é a instalação da Comleg, uma comissão legislativa para análise deste projeto de mobilidade que estamos em vias de aprovar com o Banco Mundial, agora no mês de março. O objetivo é trazer ao conhecimento das Câmaras de Vereadores todo o arcabouço técnico, jurídico e legal para que os vereadores se sintam confortáveis para analisar e deliberar quando os projetos de lei chegarem ao Legislativo de suas casas", explicou João Luiz Demontova, Diretor Executivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (Cim-Amfri).
Os membros da Comleg foram indicados pelas Câmaras de Vereadores dos 11 municípios da Amfri e vão acompanhar de perto o fluxo do Projeto. A etapa é necessária para viabilizar a aprovação da estruturação da operação de crédito externa, que propiciará os recursos financeiros para implantação do Projeto. A tramitação nas casas legislativas está prevista para ocorrer em março deste ano.
Univali integra o Grupo Técnico
A Univali é uma das integrantes do Grupo Técnico do Promobis, junto com representantes da Amfri e do Cim-Amfri. A Universidade atua na gestão e execução de demandas técnicas referentes as obras do túnel submerso para interligar Itajaí e Navegantes, do sistema de transporte integrado e de mobilidade ativa em Balneário Camboriú, por meio do Programa Caminhos do Mar.
O professor da Univali Paulo Rech, Gerente Técnico do Projeto, afirma que desde 2016 a instituição vem desenvolvendo levantamentos multidisciplinares.
“São muitas áreas de conhecimento dando suporte e apoio para oferecer informações ao Banco Mundial, para compor o financiamento junto com o Cim-Amfri e constituir todo o trabalho que precisa ser feito em nossa região. É uma satisfação para a Univali contribuir no âmbito em que está inserida, participando ativamente para o desenvolvimento da nossa região", comentou Rech.
Para a especialista de transportes do Banco Mundial, Taís Fonseca de Medeiros, a contribuição da Univali tem sido essencial, pois tem oferecido todo o suporte técnico necessário para que o Consórcio consiga executar o Promobis/Amfri.
“Desde os estudos prévios, quando foram feitas as análises de demanda e viabilidade econômico-financeira, passando pela preparação do projeto, carta consulta, Comissão de Financiamento Exterior chegando até esta etapa, de aprovação com o Banco Mundial e, claro, também nas próximas etapas de implementação", reconhece.
O reitor da Univali Valdir Cechinel Filho afirmou que é motivo de muita satisfação e orgulho para a Univali contribuir com um projeto tão grandioso. “Nós temos uma equipe competente trabalhando em várias áreas. Atender essa demanda da Amfri e poder ajudar a construir e colocar em prática um sonho que foi almejado por tanto tempo, realmente, é motivo de muita alegria", afirmou.
Mais informações: no setor de Projeto de Gestão de Obras - (47) 3341- 4732.