Curta-metragem produzido por professor da Univali foi selecionado para o CinePE 2023
31.07.2023
O curta-metragem “Eles não são estrangeiros", produzido e dirigido pelo professor do curso de Produção Audiovisual da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Pedro Bughay Aceti, foi selecionado para o festival CinePE 2023 na categoria Curtas Brasileiros.
O festival, considerado um dos mais tradicionais do cinema brasileiro, acontece de 4 a 9 de setembro em Pernambuco. A 27ª edição do evento teve 752 filmes inscritos e o curta-metragem do professor Pedro Bughay Aceti foi único do sul do Brasil selecionado para a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais. Outras 12 produções foram selecionadas para a categoria. O festival tem ainda a Mostra Competitiva de Longas-Metragens e a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos.
Além da premiação oficial, o Canal Brasil oferece o Prêmio Canal Brasil de Curtas, no qual um júri composto por jornalistas e críticos de cinema escolhe o melhor filme de curta-metragem em competição. Além de ser exibido na grade de programação, o vencedor receberá o Troféu Canal Brasil e um prêmio de R$ 15.000,00.
“O CinePE é uma importante vitrine do cinema nacional e estar entre os selecionados desta edição nos enche de orgulho. O festival fomenta a cadeia produtiva cinematográfica do Brasil, principalmente para os produtores independentes, além de premiar e homenagear quem se destaca no segmento", afirma o professor.
O filme “Eles não são estrangeiros" narra a história da população do sul do Brasil que é atingida por um vírus mortal que transforma todos os descendentes de europeus em zumbis. O curta-metragem foi filmado nas ruas de Balneário Camboriú e teve a participação de 40 profissionais entre atores, figurantes, equipe técnica e estagiários. Seis alunos do curso de Produção Audiovisual da Univali participaram da produção. O filme foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú em 2022.
“Eles não são estrangeiros" foi o quarto curta-metragem produzido e dirigido por Pedro Bughay Aceti. Em 2012, o curta “Quem é Rogério Carlos?" foi selecionado para os festivais de Gramado e para Mostra de Cinema de Tiradentes e, em 2016, “Exílio" foi exibido no Dubai International Film Festival, no Cine Taquary e no CineSerra, onde Pedro ganhou o prêmio de melhor diretor do festival.
A programação completa do festival e as datas de exibição dos filmes estão disponíveis em www.festivalcinepe.com.br.
Mais informações: com o professor Pedro Bughay Aceti – (47) 9133-2461.