Conselheiro da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil visita a Univali
08.11.2023
O conselheiro da Seção de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Saúde da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Glenn Fedzer, visitou a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) nesta terça-feira, 7. A pauta do encontro foi a pesca não regulamentada em águas internacionais.
O diplomata foi recebido pelo reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, pelo diretor da Escola Politécnica, professor Cesar Albenes Zeferino, e pelos professores Rodrigo Sant'Ana, José Angel Alvarez Perez e Paulo Roberto Schwingel. A reunião teve ainda a presença da assessora para Assuntos Políticos e Econômicos do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, Aline Casagrande Dalla Vecchia, e da assessora Larissa Nunes.
A equipe conheceu o trabalho realizado pelos pesquisadores da Escola Politécnica da Univali, em especial os estudos que avaliam a dinâmica da atividade pesqueira brasileira e a interface da atividade pesqueira artesanal e industrial com pescarias não reportadas e não regulamentadas em águas internacionais.
“A Univali é uma referência em todo o Brasil em pesquisas relacionadas à pesca e aos impactos que as práticas atuais podem causar no futuro da atividade. No encontro de hoje nossos pesquisadores puderam compartilhar o que vem sendo observado em relação às interações em águas internacionais e o reflexo disso nos mais diversos ecossistemas", explicou o diretor da Escola Politécnica, professor Cesar Albenes Zeferino.
Além da dinâmica da atividade pesqueira brasileira e da pesca em águas internacionais, os pesquisadores discutiram aspectos como políticas públicas do setor, as principais ameaças identificadas, os desafios da gestão da pesca no país, bem como o atual cenário da pesca em Santa Catarina.
“Para a Univali é uma honra receber o diplomata Glenn Fedzer e poder apresentar nossa expertise nesta área e os projetos realizados em benefício da sustentabilidade dos oceanos e da atividade pesqueira. Ficamos muito felizes com a oportunidade de estreitar a relação com a Embaixada dos Estados Unidos e, assim, poder colaborar com ações focadas no desenvolvimento ambiental sustentável para as futuras gerações", finalizou o reitor.