CAU Tijucas vai participar do programa Escola Azul
20.04.2023
O Colégio de Aplicação (CAU) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Tijucas, passou a integrar o programa Escola Azul da All-Atlantic Blue Schools Network. O projeto visa desenvolver ações de conscientização sobre a importância do oceano no currículo escolar.
A iniciativa interliga escolas de mais de 10 países para incentivar a cultura oceânica e a cidadania em prol de um mundo mais sustentável. A rede Escola Azul identifica as instituições pedagógicas que atuam com esta temática e as certificam por realizarem ações que expandem a iniciativa para as comunidades.
O programa responde ao desafio de envolver a sociedade na Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) de 2021 a 2030, visando promover ações para garantir a sustentabilidade dos oceanos e atingir as metas da Agenda 2030, plano de ação global que envolve os eixos social, ambiental e econômico.
“A Escola Azul é um projeto com abordagem baseada em problemas das próprias escolas, com forte ênfase na interdisciplinaridade e no desenvolvimento do pensamento crítico, da pró-atividade e da ação dos alunos em relação ao oceano. Estamos muito felizes por termos sido aprovados para o desenvolvimento das atividades, pois isso reforça o nosso olhar diferenciado para a sustentabilidade e o reconhecimento das ações que já realizamos e que impactam o meio ambiente de forma positiva", explica o diretor do CAU Tijucas, Alexandre Simon.
As atividades serão realizadas por estudantes de todos os anos e capitaneadas pelos alunos dos primeiros anos do Ensino Médio. As ações farão parte do itinerário formativo Despertar, orientado pela professora Jackeline Milczarek. “Nós já iniciamos as atividades com a formação dos alunos multiplicadores e na sequência daremos continuidade envolvendo toda a comunidade escolar. A intenção é promover a cultura dos oceanos associando o currículo escolar e ações na comunidade já a partir do próximo mês", complementa.
O programa conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e é coordenado pelo projeto Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Criado oficialmente no Brasil em 2021, o programa já envolveu mais de 7 mil alunos de todo o país.
Mais informações: na Direção do CAU Tijucas – (48) 3345-3226.