Cartilha sobre fitoterapia para professores da Rede Municipal de Ensino é lançada em Itajaí
23.08.2023
Foi lançada nesta quarta-feira, 23, no Parque do Agricultor, a cartilha Fitoterapia no SUS-Itajaí: Guia para os professores. O material, organizado pelo programa de extensão Plante Saúde da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação de Itajaí, será distribuído para professores da Rede Municipal de Ensino.
Serão distribuídos 1.500 exemplares nas escolas do município e 500 exemplares nas ações comunitárias do programa Plante Saúde. O guia também está disponível em versão digital. A cartilha para professores é a terceira produção da série que, anteriormente, foi elaborada para prescritores e usuários da fitoterapia.
A cartilha apresenta 17 espécies vegetais reconhecidas pela fitoterapia e que podem ser cultivadas em hortas escolares. As informações estão apresentadas como sugestões de atividades para facilitar o ensino sobre plantas medicinais para professores e estudantes. Além da cartilha, também serão distribuídos jogos educativos com atividades para os professores realizarem com os alunos em sala de aula.
“O nosso objetivo é conectar o ensino nas escolas ao cuidado à saúde e ao meio ambiente, valorizando o conhecimento científico, os saberes e as práticas tradicionais sobre as plantas medicinais. A cartilha traz dicas de cultivo, benefícios, preparo, indicações, contraindicações e cuidados sobre cada espécie vegetal com uso fitoterápico aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Eu tenho a honra de participar desse projeto desde a implantação e é uma felicidade imensa chegar, por meio da extensão universitária, às escolas, aos estudantes e, por consequência, até as famílias", explica a coordenadora do programa Plante Saúde, professora Angélica Garcia Couto.
“A elaboração desta terceira edição da cartilha demonstra a relevância desse projeto. Deixar o conhecimento científico registrado neste guia é permitir que essas informações e os benefícios das plantas medicinais possam chegar também para as futuras gerações", afirmou o vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré.
A fitoterapia como prática no Sistema Único de Saúde (SUS) em Itajaí foi implementada em 2019 por meio do projeto Farmácia Viva, vinculado ao programa de extensão Plante Saúde. A iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e do curso de Farmácia da Univali é executada em parceria com a Gerência de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde.
O objetivo do programa é subsidiar ações que vão desde o cultivo de plantas medicinais até a dispensação ao usuário, com incentivo ao cultivo local, conforme preconizam os programas nacionais voltados à prática da fitoterapia.
“Este material coroa o trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2019, quando o projeto Farmácia Viva teve início. A Univali, enquanto universidade comunitária, exerce um papel fundamental ao dividir a expertise de seu corpo técnico com o poder público, fazendo com que o conhecimento científico chegue, de fato, à comunidade. Com esta magnitude e interdisciplinaridade este projeto é pioneiro em Santa Catarina e o sucesso é mérito de toda a equipe envolvida", ressaltou o diretor de Assuntos Institucionais da Univali, professor Luis Carlos Martins.
Mais informações: com a professora Angélica Garcia Couto - (47) 3341-7534.