Ação de apoio aos migrantes promovida pela Univali é apresentada em evento da ONU
13.02.2023
Uma das práticas desenvolvidas por meio do Núcleo de Apoio ao Migrante (NAM), vinculado à Universidade do Vale do Itajaí (Univali), será apresentada durante um evento promovido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), nesta terça-feira, 14, em São Paulo (SP).
Durante o evento “Operação Horizonte: Boas práticas para a documentação de refugiados e migrantes no Brasil", será apresentada a iniciativa realizada pelo NAM e que também envolve o projeto da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (ACNUR) e o curso de Mestrado em Direito das Migrações Transnacionais da Univali.
O professor Rafael dos Santos Padilha, coordenador do Mestrado em Direito das Migrações Transnacionais, será o responsável por compartilhar os detalhes da iniciativa com os demais participantes do evento. O docente explica que a prática é resultante de uma parceria entre a Univali e a Polícia Federal e já serve de modelo para outras regiões do Brasil.
“Através desta iniciativa, os migrantes são atendidos para regularização documental pela equipe do NAM, que também realiza o agendamento na Polícia Federal. Esta etapa facilita o processamento dos pedidos no órgão federal, pois os migrantes já chegam com todos os requisitos prontos para a regularização dos documentos", conta o docente.
Evento terá participação de autoridades
O encontro terá a presença do Secretário Nacional de Justiça, Augusto Arruda Botelho, do Superintendente da Polícia Federal de São Paulo, Rogério Giampaoli, do Chefe da Coordenação Geral da Polícia de Imigração (PF), Marinho Rezende, do Secretário Executivo da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Raul Christiano de Oliveira Sanches, do Chefe de Missão na Organização Internacional para as Migrações (OIM), Stéphane Rostiaux, do representante da ACNUR, Davide Torzilli e da Diretora de Sociedade Civil do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), Isabella Roberta.
Mais informações: Na coordenação do Mestrado em Direito das Migrações Transnacionais - (47) 3341-4260.