Acadêmicos da Univali criam jogo para auxiliar no combate à violência doméstica
02.03.2023
Os acadêmicos do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Thiago Zimmermann Visconti e Maria Luiza De Sant'Anna, criaram um jogo de tabuleiro para auxiliar no combate à violência doméstica. O projeto, desenvolvido durante o período de estágio na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Balneário Camboriú, será lançado nesta sexta-feira, 3.
A ação é uma parceria entre a DPCAMI e o Programa Abraço à Mulher da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social do município.
O recurso lúdico “Maria no Jogo: Saindo do Ciclo de Violência" representa o caminho percorrido pelas mulheres para sair do ciclo de violência por meio de perguntas sobre legislação, medidas protetivas de urgência, crenças sociais que legitimam a violência de gênero e questões de ordem prática relacionadas à rede protetiva local de violência contra as mulheres.
“A Univali mantém, desde 2018, esta parceria com a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso para a realização permanente dos estágios com ênfase em Saúde e Integralidade e Organizações e Comunidade. Em 2022, os nossos acadêmicos receberam esta demanda da equipe do campo de estágio e desenvolveram a ideia do jogo sob minha supervisão e do psicólogo da DPCAMI, Ítalo Roberto Nunes de Oliveira", explica a professora Marina Corbetta Benedet.
O jogo foi aplicado de forma experimental no Lar da Juventude de Assistência e Educação – Parque Dom Bosco, em Itajaí, e com adolescentes usuários do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em Balneário Camboriú.
“O resultado da aplicação dos testes piloto foi tão positivo que a equipe da Delegacia decidiu compartilhar o jogo com outras instituições que atuam com públicos em situação de vulnerabilidade. Estamos muito felizes com o resultado deste trabalho e esperamos poder contribuir de forma efetiva com o combate à violência", ressalta a professora.
O lançamento será a partir das 14h na Casa da Família, na Rua 3100, em Balneário Camboriú.
Mais informações: com a professora Marina Corbetta Benedet - (47) 3341-7542.