Projetos da Uniplac oferecem mais saúde para os frequentadores do Tanque
28.10.2024
Tradicional ponto de encontro das famílias lageanas nas tardes dos finais de semana, o Parque Jonas Ramos, popular Tanque, teve um atrativo a mais no domingo (27). Isso por conta da intervenção dos integrantes dos projetos 'Uniplac em Ação’ e ’Saúde e qualidade de vida’, voltados para o bem-estar social e desenvolvimento comunitário e que buscam fortalecer os laços entre os moradores e oferecer atividades culturais.
O coordenador dos projetos, professor Luiz Carlos Muniz, confirma a presença de acadêmicos dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Estética, Biomedicina, Educação Física e Psicologia da Uniplac.
O acadêmico da 12ª fase do curso de Medicina, Gustavo Rosa Bianchini, 26 anos, explica que o projeto "Saúde e Qualidade de Vida" tem como objetivo atuar na triagem para a prevenção e diagnóstico de doenças prevalentes da população, como hipertensão e diabetes. O projeto atrai principalmente pessoas de meia-idade, mas seu público-alvo são idosos a partir de 65 anos.”
Bianchini diz que a maior parte das pessoas participa por curiosidade e acaba descobrindo alterações nos níveis de pressão arterial e níveis elevados de glicemia. “Posteriormente, essas pessoas são encaminhadas a uma unidade de saúde, para receberem um diagnóstico mais aprofundado.”
Conscientização sobre a dengue
Os projetos de extensão da Uniplac, ‘Uniplac em ação’ e ‘Saúde e qualidade de vida’, além de cuidar da saúde das pessoas, também atuam em questões de saúde pública, como é caso da conscientização sobre a prevenção da dengue.
“A dengue é um assunto que está muito em alta hoje em dia e a gente resolveu trazer para as crianças de uma forma mais lúdica, para aprenderem sobre o tema”, diz a acadêmica de Biomedicina, Camila Meurer, que faz parte do projeto ‘Uniplac em Ação’.
Programa Universidade Gratuita
As visitas ao Tanque fazem parte dos projetos de extensão universitária ‘Uniplac em ação’ e ‘Saúde e qualidade de vida’, e se constituem em duas alternativas oferecidas pela universidade para que o acadêmico beneficiado com o programa de assistência financeira estudantil do governo do Estado, o Universidade Gratuita (UG), possa cumprir a contrapartida das horas de serviços comunitários exigidos.