Protocolos de segurança são abordados durante treinamento na UNIFEBE
31.10.2023
O campus do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) recebeu professores e colaboradores dos diferentes cursos e setores para um treinamento com foco nos protocolos de segurança, neste sábado (28). Mais de 135 pessoas participaram da formação, que contou com instruções teórica e práticas de sensibilização.
Na capacitação, orientações sobre como identificar as medidas mais adequadas para diferentes tipos de situações de ameaça foram repassados. Durante as atividades práticas, os participantes exercitaram formas de isolamento e segurança para o ambiente interno. A atividade da última semana foi gravada e o conteúdo poderá será utilizado para futuras formações, previstas para início de 2024, explica a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.
“A UNIFEBE considera essencial que seus profissionais recebam treinamento adequado e atualização constante para lidar com situações de risco que possam ocorrer na instituição. Consideramos fundamental que os nossos profissionais, dentre eles os professores pois estão em contato direto com os acadêmicos, sejam treinados para identificar os sinais de alerta, acionar as autoridades competentes e orientar os estudantes de acordo com os procedimentos estabelecidos. Educar, proteger e prevenir contribuem para um ambiente escolar seguro. A intenção é ampliar o treinamento para toda a comunidade acadêmica, e já no início do ano letivo de 2024 ampliaremos os treinamentos para nossos estudantes”, indica.
A realização das capacitações atende a definições do comitê de crise interno, que reúne, entre outros representantes, professores, técnico-administrativos e estudantes. “Temos percebido, na sociedade, vários eventos adversos relacionados a invasões de escolas e questões de estresse que são iniciadas a partir desses eventos, então, a UNIFEBE, preocupada com a segurança de todos os seus alunos, professores e corpo técnico- administrativo vem investindo nesses momentos de capacitação”, descreve o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.
Segundo ele, a capacitação tem um caráter preventivo e pretende dar uma capacidade de resposta mais ágil para a instituição em eventuais demandas relacionadas à segurança. “Para que possamos ter ações prévias, que identifiquem ou possamos trabalhar previamente na identificação de algum caso ou de alguma situação de risco, que possa afetar a instituição ou todo seu corpo acadêmico. Essa capacitação vem ao encontro disso, deixar a UNIFEBE mais bem preparada para reagir em situação de estresse, que possam fugir ao controle”, descreve.
Prevenção, mitigação e resposta
O instrutor da formação foi Ricardo Vicente, diretor de Operações da Onze Consultoria, destaca a importância do preparo das equipes para situações de risco e a capacidade de identificação de possíveis sinais de risco. Em maio, atividade semelhante já havia sido ministrada por ele no Colégio UNIFEBE.
De acordo com Vicente, o trabalho busca preparar instituições de ensino, seus gestores e colaboradores com uma plataforma de treinamentos focada nesse tipo de ambiente, com protocolos que seguem critérios técnicos. O ideal, segundo o especialista, é uma atenção contínua com o tema da segurança, para a criação de uma cultura de proteção para profissionais e pessoas que circulem pelo espaço.
“Os treinamentos fazem com que, na execução de protocolos, as habilidades cognitivas e motoras sejam adquiridas e, em um momento de adversidade, que gere um estresse emocional, a pessoa ainda consiga executar o que aprendeu em treinamento, sem que haja aquele contratempo da pessoa não saber o que fazer durante uma situação que ela ainda não vivenciou”, afirma.
Segundo a supervisora de RH da UNIFEBE, Juliana Peixer, o treinamento reforça outros investimentos feitos na segurança interna da instituição. De acordo com ela, a tendência é que capacitações do tipo também sejam incluídas nos treinamentos de novos profissionais. “Achamos importante a capacitação de professores, técnicos administrativos e a equipe operacional, já que, em um momento de uma situação de emergência, todos estarão em risco e é importante que saibam como se comportar, a observar uma situação de risco”.
Atenção e cuidado
Coordenadora do curso de Psicologia, professora Andreia Martins, salienta a importância da prevenção e da maior atenção com relação à saúde mental. Para ela, a atividade é importante por dar mais condições de reação aos participantes em uma eventual ocorrência.
“Mais uma vez a UNIFEBE, está na frente, promovendo esse treinamento para um protocolo de segurança. Quando temos espaço para falar e debater a teoria, com a sensibilização, dados e vamos para a prática, começamos a entender que isso pode acontecer. Não é questão de amedrontar, mas a ideia é que estejamos melhor preparados e, com isso, possamos diminuir o elemento surpresa”, relata.
O aumento estatístico de casos de transtornos mentais graves é indicado pela professora como um dos agravantes à segurança nos ambientes. Além dele, ela destaca a influência do panorama sociocultural, falta de comunicação, do uso recorrente de uma comunicação considerada violenta dentro do ambiente familiar. A falta de atenção com a saúde emocional é outro elemento que pode influenciar nos casos crescentes.
“Precisamos estar mais próximos das pessoas. Foi muito rico o que o instrutor trouxe e percebemos isso na prática clínica, que os últimos a saber (de possíveis transtornos) são os pais. Toda a tecnologia trouxe muita facilidade, mas, também, nos afastou. Precisamos usar, o problema não é a tecnologia, mas como a usamos. Cada vez mais, na psicologia, procuramos promover o debate, a comunicação, o olhar e o diálogo com cada detalhe”, salienta.