Caso real de homicídio é abordado por acadêmicos de Direito em Júri simulado
04.04.2023
Um caso real de assassinato foi tema do Júri Simulado realizado na disciplina de Direito Processual Penal II, com a 7ª fase do curso de Direito da UNIFEBE, na última semana. A atividade, realizada no auditório do Bloco F e orientada pela professora Ana Selma Moreira, teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência semelhante a um júri real, pondo em prática na atividade, artigos do Código de Processo Penal.
A disciplina contempla o tribunal do júri, constituído por sete cidadãos leigos na área do Direito, que atuam na sociedade e que julgam pessoas que cometem crimes dolosos contra a vida, tentados ou consumados. Cada aluno desempenhou um papel correspondente a um júri real. O caso abordado na atividade foi real, uma denúncia de homicídio qualificado com uso de arma de fogo.
De acordo com a professora Anna Lúcia Mattoso, coordenadora do curso, a preparação dos acadêmicos para o júri contou com muitos estudos sobre as funções do advogado de defesa, do promotor de justiça, do juiz, oficiais de justiça e escrivão. “Os critérios de sorteio de jurados são fielmente retratados a realidade. Todos os procedimentos de cada etapa do júri são estudados na teoria e depois são aplicados na prática. Atividades de ensino como essa são diretamente voltadas ao mercado de trabalho”, garante a professora Mattoso.
Além dos alunos da 7ª fase, os acadêmicos da 1ª e da 3ª fase assistiram ao júri. Entre eles, Amanda Assini, que destaca a importância de acompanhar a atividade já no primeiro período do curso. “Foi uma experiência maravilhosa poder ver como tudo funciona e já ter uma noção de como é um júri real. Os colegas da 7ª fase foram fantásticos em suas atuações”, elogia.