Hospital Veterinário Unibave completa 10 anos
12.12.2022
O HVU foi o primeiro hospital veterinário do Sul de Santa Catarina e hoje é referência no atendimento tanto para pequenos, quanto para grandes animais para consultas, exames e cirurgias.
Um dos alunos do curso de Medicina Veterinária que esteve atuando no local foi o Guilherme Tezza, tem 33 anos. Ele fez parte da primeira turma do curso e relata que a experiência foi inesquecível. “Experiência que nunca vou esquecer”, disso o egresso, que atende equinos. “Na época o Guilherme (coordenador do curso e hoje reitor) e eu fazíamos os primeiros atendimentos em equinos”, relembra. Segundo ele, o HVU foi fundamental na sua formação, pois unia teoria e prática.
Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária e hoje reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, disse que o espaço é de suma importância na formação dos acadêmicos. “É o principal laboratório de formação profissional para o curso. Ali se encontram diversas áreas, diversos segmentos. Para nossa região ele é importante por conta das complexidade das cirurgias e atendimentos que são realizados ali. Nós se tornamos referência, inclusive para outras instituições de ensino e profissionais que nos indicam atendimentos clínicos e cirúrgicos.
Hoje o HVU tem convênios com as prefeituras dos municípios de Lauro Müller, São Ludgero, Cocal de Sul, Orleans, Grão Pará e Urussanga, além de atendimento à comunidade em geral de forma particular. A média de atendimento é de 35 animais por dia. “Atualmente oferecemos em uma única estrutura serviços qualificados e equipamentos diferenciados, o que garante diagnósticos precoces e precisos, para os pacientes por nós atendidos”, afirma a diretora do HVU, Lívia Gonçalves.
Linha do tempo HVU
12 de dezembro de 2012 – Numa quarta-feira, o Unibave inaugurou o HVU. No dia da solenidade de inauguração se destacou a importância dos colaboradores e parceiros da obra, como os Empresários Ricardo Minatto Brandão, José Carlos Librelato e Beto Colombo, além do Governo do Estado de Santa Catarina.
Junho de 2014 – Melhorias na área para grandes animais, contando com um embarcador e desembarcador de animais de médio e grande porte. A estrutura foi desenvolvida no Unibave para facilitar o trânsito dos animais, tornando o processo mais seguro e evitando o estresse do animal. O local tem mesa cirúrgica especial para grandes animais, sendo este o diferencial para a promoção da medicina veterinária.
2017 – Implantação do laboratório de Patologia Animal para realização de exames de citologia e histopatologia para fazer diagnósticos;
Novembro 2017 – HVU implantou o serviço que é a Transferência de Embriões em equinos. A Transferência de Embrião (TE) é uma técnica na qual se faz a coleta do embrião do útero de uma égua (doadora) e se transfere, instrumentalmente, para o útero de outra égua (receptora), onde o embrião se desenvolverá.
Janeiro de 2021 – Exames cardiológicos, com o aparelho de ultrassonografia com doppler. Neste procedimento em cães e gatos foi possível avaliar função de morfologia cardíaca, em suspeita de doenças ou em situações pré-cirúrgicas.
Dezembro de 2021 – Aquisição de novos equipamentos, fruto de emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil do deputado Rodrigo Minotto, tanto para uso nas aulas do curso de Medicina Veterinária da Instituição quanto para os atendimentos clínicos e cirúrgicos de pequenos e grandes animais.
2022 – O setor de diagnóstico por imagem passou a contar com o serviço de endoscopia veterinária, para grandes e pequenos animais. Conforme a direção do HVU, o exame é relativamente rápido (de 30 a 50 minutos) e em muitos casos substitui uma cirurgia para coleta de biópsias, retirada de corpos estranhos, levando mais segurança para o paciente.
Para 2023 – Na projeção para o próximo ano, segundo a diretora do HVU, Livia Gonçalves, será implantado o Laboratório de Patologia Clínica, o que vai dar mais agilidade no diagnósticos dos pacientes.
Serviços oferecidos à comunidade:
-Atendimento clínico geral em pequenos e grandes animais;
– Atendimento clínico ortopédico;
– Atendimento clínico cardiológico;
– Cirurgia de tecidos moles em geral;
– Cirurgias ortopédicas em pequenos e grandes animais
– Cirurgias torácicas;
– Reprodução Animal;
– Diagnóstico por imagem (raio X digital, ultrassom com Doppler e endoscopia);
– Dentre outros.