Danças africanas, cultura e palestras marcam a Semana de Pluralidade da Cultura Preta
12.11.2022
No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) promoveu a Semana de Pluralidade da Cultura Preta. Foram realizadas rodas de danças circulares, palestras, atividades artísticas e culturais.
As atividades foram organizadas pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação (NEPE), Núcleo de Pesquisa e Extensão em Administração e Ciências Contábeis (NUPAC) e Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direito (NUPEDI).
Na terça-feira, dia 8, o facilitador William Marcos Machado realizou uma roda de dança circular com músicas da cultura africana com os Cursos de Pedagogia e Educação Física. “Foi realizada uma prática integrativa. Foi um momento bacana de consciência da importância da cultura africana que tanto contribuiu para o desenvolvimento desse país e para a gente desenvolver o respeito com essa cultura. Foi uma noite especial”, comentou Willian.
Na quinta, dia 10, a noite foi de apresentação da brincadeira Amarelinha Africana e, em seguida, a palestra sobre o dia 20 de novembro. A palestra foi ministrada pelos professores membros do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Unesc, Normélia Ondina Lalau de Farias e Jorge Miguel Nascimento Guerra. Os acadêmicos puderam acompanhar uma noite com reflexões sobre negritude, racismo estrutural e história dos povos africanos.
Os acadêmicos de Educação Física e Pedagogia ainda apresentaram o projeto desenvolvido de confecção de máscaras africanas e bonecas Abayomi, que tem grande importância religiosa, mística e espiritual. Ao final do evento, todos os presentes receberam bonequinhas como forma de agradecimento pela presença no evento.