Secretário de Saúde de SC ministra aula inaugural do curso de Medicina
14.02.2022
A UNIARP recebeu dia 14 de fevereiro, o secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina Dr.h.c. André Motta Ribeiro. Ele ministrou a aula inaugural do curso de Medicina com o tema: “Propósito de vida”. O evento foi realizado no Teatro da UNIARP e teve a presença de acadêmicos, familiares e professores do curso de Medicina, além de representantes e lideranças do Hospital Maicé, FIESC e Bombeiros Voluntários. Evento teve ainda palestra com o professor Jhonatan Krupzack.
A abertura teve a presença do Dr. Neoberto Balestrin, reitor da UNIARP, prof. Dr. Anderson Antonio Mattos Martins, vice-reitor, Dr. Gilberto Seleme, representando no ato o presidente da fundação UNIARP, Moacir José Salamoni, prof. Nelson de Oliveira Junior, coordenador do curso de Medicina e prof. Hiago Bellaver, coordenador adjunto do curso de Medicina.
O professor Hiago repassou informações acadêmicas para o início do semestre letivo, além de avisos gerais. Na sequência teve início a solenidade com pronunciamento das autoridades.
O 1º vice-presidente da FIESC e conselheiro da UNIARP, Gilberto Seleme parabenizou todos os acadêmicos pela escolha da UNIARP e lembrou da importância do curso de Medicina para o desenvolvimento de toda a região. “A Universidade e a cidade de Caçador estão melhorando a cada dia, melhorando sua estrutura para acolher acadêmicos de diversas regiões do país que estão estudando e serão excelentes profissionais, na luta para salvar vidas”, declarou.
O prof. Nelson de Oliveira Junior, coordenador do curso de Medicina agradeceu o empenho e a dedicação do quadro docente do curso e de toda a equipe da Universidade. Da mesma forma agradeceu os acadêmicos pela escolha da UNIARP e desejou para todos um excelente início de ano letivo.
Dedicação dos acadêmicos
O vice-reitor professor Dr. Anderson Antônio Mattos Martins destacou a dedicação dos acadêmicos que vivem todos os dias a pressão e a responsabilidade pela escolha do curso de Medicina, curso extremamente exigente, durante toda a formação. No seu pronunciamento, agradeceu a parceria dos bombeiros em diversas frentes e da mesma forma, do Hospital Maicé, importante aliado na formação dos futuros médicos. “A Universidade passou por diversos momentos ao longo da sua história. Com as licenciaturas no seu início, depois com as engenharias e agora com a área da saúde, e a prioridade segue sendo a de formar profissionais de excelência e melhorar a qualidade de vida da comunidade e da região. Agradecemos as valorosas lideranças que decidiram que Caçador tinha vocação e a importância para ter a sua própria Universidade e assim nasceu a UNIARP, com união de forças, parcerias e atuação comunitária”, afirmou.
O Dr. Neoberto Balestrin, reitor da UNIARP ao abrir os trabalhos da aula inaugural, agradeceu todas as pessoas que ajudaram a Universidade em diferentes momentos. Ele lembrou da dedicação do empresário Elias Seleme Neto, pai do conselheiro Gilberto Seleme que durante anos ajudou o Hospital Jonas Ramos. “A história da Universidade conta com o envolvimento de pessoas que atuam em prol da comunidade. São pessoas que se dedicam a ajudar as pessoas. Pessoas que atuam em prol da Universidade, em prol da educação superior e isso muda vidas. Saliento ainda o respeito e admiração por todos os profissionais da área da saúde. Abnegados e verdadeiros heróis. Por fim, agradeço e parabenizo todos os acadêmicos pela escolha da UNIARP e da cidade de Caçador”, citou.
Aula inaugural
Na sua aula, Dr. André Motta falou para os acadêmicos sobre as expectativas para além da Universidade, como expectativas profissionais, pessoais, a questão da vocação e os campos de atuação. Ele falou ainda sobre a gestão de carreira, e colocou em destaque a carreira de emergencista. A Medicina de Emergência concentra-se na abordagem e manejo de situações que representam risco imediato à vida. A área passou a ser reconhecida como uma especialidade médica no Brasil há poucos anos e figura como uma das principais áreas de atuação do médico recém-formado.
Dr. André Motta explanou ainda sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre a pandemia no novo Coronavírus que exigiu de todos, ações rápidas e assertivas. Na questão da vacinação, ele destacou que foi um momento histórico para a saúde coletiva do Brasil, para o SUS[AMCdS1] . “Cumprimos com honra e competência a missão de vacinar à nossa população. Somos um dos Estados com o maior índice de cobertura vacinal e com menor taxa de letalidade pelo Coronavirus”, comentou.
Ele falou ainda sobre os desafios e sobre a evolução do atendimento e das ações de saúde com a pandemia. Por fim, apresentou uma mensagem enviada pelo governador Carlos Moises, especialmente para os acadêmicos do curso de Medicina da UNIARP.